Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meus Filhos, Minha Vida (1984)

40 Anos da primeira novela original do SBT realmente competitiva



        Em junho  de 1984, o SBT viu seu índices de audiência do horário  de teledramaturgia subir consideravelmente assim que Meus Filhos, Minha Vida entrou no  ar. Novela protagonizada por Míriam Pires, escrita por Ismael Fernandes, com colaboração de Henrique Lobo e Crayton Sarzi.

        Devido a boa repercussão de sua primeira novela longa, Vida Roubada (1983), após anos produzindo obras curtas entre 50  e  90 capítulos e com apenas um núcleo, o SBT decidiu dar um passo adiante e encomendou para o autor Ismael Fernandes uma  autoral em moldes tradicionais. Assim, Meus Filhos, Minha Vida foi a primeira  a ter núcleos paralelos que não necessariamente se interligavam.  Ousou na contratação de nomes globais e atores da Bandeirantes  para seu elenco e assim  além de  Míriam Pires, nomes como Denis Derkian, Carlo Briani, Cláudia Alencar e Carmem Silva integraram a trama.  Dos 120 capítulos programados, a novela foi esticada devido ao sucesso junto ao público e terminou com 237 e nove meses no ar.



        A novela conta o drama da batalhadora Luzia  (Miriam Pires), que sustentou seus filhos e sofre ao vê-los seguir caminhos tortuosos. Luzia tenta ajudar os três, André (Denis Derkian), Pedro (Carlo Briani) e Mário (Raymundo de Sousa), apesar das provações pelas quais passam.

André abandona os irmãos e a mãe ao se casar com uma milionária ciumenta, Olga (Sônia de Paula). Mário, ingenuamente, participa de um assalto e termina preso. O episódio acaba por envolver Pedro, que se vê obrigado a abandonar a cidade. Superando os problemas, Luzia tenta ajudar a encaminhar os três, apesar das desilusões amorosas e injustiças sofridas no trabalho.

Luzia termina sozinha e sem qualquer recurso financeiro, mas apegada à fé  e à imagem de Nossa Senhora Aparecida, sua única companheira nos momentos de maior desolação.



Míriam Pires, que deu vida a protagonista Luzia,  ganhou o prêmio de melhor atriz pela APCA e , sem dúvidas foi um  dos seus melhores momentos na tv, principalmente por  se tratar de sua  primeira e única protagonista oficialmente.

A escolha dos atores que interpretariam os 3  filhos de Dona Luzia foi outro    acerto da produção – Dênis Derkian (André), Raymundo de Souza (Mário) e Carlo Briani (Pedro), apresentaram um trabalho primoroso no desenvolvimento da história de cada  um,  com destaque para Raymundo de Souza que viveu um dos seus melhores momentos na tv.



Meus Filhos, Minha Vida teve também o maior elenco já reunido pela emissora. Entre participações fixas e especiais, mas de 80 atores integraram  a novela.  No elenco feminino além de Miriam Pires, destacaram-se Cláudia Alencar, Helena Ramos, Sônia de Paula, Arlete Montenegro, Eliane Giardini, Marly Marley, Carmem Silva, Yara Grey entre outras.

No elenco masculino, além do trio que  interpretou os filhos de Luzia, Derkian, Raymundo e Briani, destaque também para Rogério Márcico, Hélio Souto, Fábio Mássimo, João Signorelli, Cláudio Curi, Alberto Baruque entre outros. Mauro Alencar, renomado estudioso sobre teledramaturgia, estreou como ator em Meus Filhos, Minha Vida.



A  novela ganhou uma nova versão, novamente produzida  pelo SBT, em  1996, chamada Razão de Viver, protagonizada  por Irene  Ravache, Adriana Esteves e Joana Fomm e com os atores MarcoRicca, Petrônio Gontijo e Gabriel Braga Nunes vivendo os filhos de Luzia.

Meus Filhos , Minha Vida deixou a desejar em termo de produção, principalmente se equiparada as produções globais, mas os diretores Antonino Seabra e Jardel de Mello, conseguiram transformar esse  digamos “defeito” em um diferencial para  a  trama. A Simplicidade dos cenários e figurinos aproximavam os telespectadores fiéis do SBT à história,  eles  se viam retratados ali.   Claro que essa simplicidade não se  ateve ao texto, que bem escrito e  magistralmente  interpretado seduzia. Não à toa que a trama saltou de 120 para 237 capítulos, e  em nenhum momento cansou.

A trilha sonora da novela não foi lançada comercialmente, mas todos  os temas eram cantados  por Aguinaldo Rayol, exceto “Even The Nights Are Beffer  e “Therms of Endearment Theme” , que são instrumentais. O LP do cantor   “Água Caliente”, lançado naquele ano , vinha com  a menção “Incluindo Obrigado Meu Deus – Tema de  abertura  da novela Meus Filhos , Minha Vida”.

A  imprensa não perdoou Meus Filhos, Minha Vida e chegou a compara-la na época da reprise de 1990, ao humorístico do  Tv Pirata da Globo. Pura maldade!

A novela,  dada as devidas proporções foi um marco na teledramaturgia do SBT , que só viu novamente,   o gênero feito aqui no Brasil fazer sucesso de novo na década de 90, em 1994  com o remake de Éramos Seis.

Ficha Técnica:

Novela do autor Ismael Fernandes

Direção Geral : Antônino Seabra e Jardel Mello

Elenco:

MIRIAN PIRES – Luzia
DENIS DERKIAN – André
CARLO BRIANI – Pedro
RAYMUNDO DE SOUZA – Mário
CLÁUDIA ALENCAR – Zilda
SÔNIA DE PAULA – Olga
PATRÍCIA SCALVI – Rosa
ROBERTO SCUDERO – Zé Carlos
HELENA RAMOS – Cleusa
ELIANE GIARDINI
ARLETE MONTENEGRO
ROGÉRIO MÁRCICO – Pascoal
CLEYDE YÁCONIS – Adelaide
HÉLIO SOUTO – Renato
MARLY MARLEY
JOSÉ PARISI
CÉLIA COUTINHO – Janete
GILBERTO SÁLVIO – Rulfo
FÁBIO MÁSSIMO
LU MARTAN – Alípio
JOÃO SIGNORELLI – Cláudio
BÁRBARA FAZIO – Flora
ARNALDO WEISS
DANTE RUY
WILMA DIAS – Matilde
ALEXANDRE DRESSLER
EUDES CARVALHO
CLÁUDIO CURI – delegado de polícia da colônia
ALBERTO BARUQUE
TEREZA TELLER
CARMEM SILVA – Ana
XANDÓ BATISTA
WENDEL BEZERRA
DALILÉA AYALLA
EDGARD FRANCO
NANCY GALVÃO
BRUNO GIORDANO
APARECIDA DE CASTRO
WILMA DE AGUIAR
GÉSIO AMADEU
ELEU SALVADOR
IVETE BONFÁ
ANDRÉ LOPES
PAULO HESSE
LÍGIA DE PAULA
ANALY ALVAREZ
AMAURY ALVAREZ
NIRCE LEVY
FRANCISCO DREUX
PAULO EUDES
OTELO VILLELA
PACO SANCHEZ
ELVIRA GENTIL
TINA RINALDI
GESSY FONSECA
ROBERTO BERALDO
TEREZA CAMPOS – Yara
FELIPE DONOVAN – Camargo (delegado de polícia)
ABRAHÃO FARC – advogado de Mário
BENÊ SILVA – Benjamin
CARLOS KOPPA – Agenor
HENRIQUE LISBOA
MAURO ALENCAR
SÔNIA LIMA
MARIA YUMA
MARIA HELENA STEINER
EDUARDO COEN
JOSMAR MARTINS
CARLOS SILVEIRA
JOSÉ PARISI JR.
MARCELO COUTINHO
SÉRGIO BUCK
DANIEL MAGALHÃES
MARÍLIA FERNANDES

e
HELÔ PINHEIRO
DUDU FRANÇA
NHÁ BARBINA

Exibição: 8 de Junho de 1984 à 8 de Março de 1985

Capítulos: 237

Veja Também:

A Dona do Pedaço


Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 



Perola Negra (1998) 

Éramos  Seis 


Claudia Alencar


Miriam Pires 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...