Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Irandhir Santos

Tião Galinha de “Renascer  



        Premiado e aclamado pela crítica, só o  recifense Irandhir Santos poderia assumir um personagem tão complexo e imortalizado em nossa teledramaturgia, e dar   uma nova roupagem de forma magistral  e impar, como o Tião de Galinha.



        Na primeira versão de Renascer, em 1993, Osmar Prado nos brindou com o complexo personagem que,  queria mudar a vida da família através das crenças  e mandigas populares, e apesar de ter se desentendido com a produção naquela época, o ator marcou sua presença  na trama  com letras de outro.

        Ao ser  anunciado o remake da  trama, reescrito agora por Bruno Luperi, uma das minhas primeiras curiosidades  era exatamente quem seria o Tião Galinha desta versão.  Claro que o  anúncio do Irandhir a frente do personagem me tranquilizou – Afinal assim com o Osmar Prado, o ator tem um currículo seleto, de personagens complexos, que ele também não só incorporou como imortalizou em nossa teledramaturgia. 

        Com quase 20 anos de carreira, Irandhir é um dos nomes mais reverenciados da sua geração na tv , marcado por grandes momento  como o Zelão de MeuPedacinho de Chão (2014); O Bento de Velho Chico(2016), Samir de Onde Nascem os Fortes  (2018) e o Joventino e José Lucas  nas 2 fases de Pantanal null(2022) entre outros.

        Irandhir é graduado em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, seu estado natal, e estreou  nos teatros na década de 90, na peça   Liberdade, Liberdade (1996), desde então passou a integrar o elenco de diversas montagens.



        Em  2005,  estreou nas telonas em  Aspirinas e  Urubus. Dois  anos depois deu vida ao Maninho em Baixio das Bestas, sendo eleito o melhor Ator Coadjuvante pelo Festival de Brasília.

        Em 2007, veio a estreia na  tv, na minissérie  A Pedra do Reino, interpretando Dom Pedro Dinis Quaderna.

        Irandhir Santos recebeu vários prêmios ao longo de sua carreia, incluindo  um Prêmio APCA, cinco Prêmios Guarani e um Prêmio Extra, além de ter recebido indicações para sete prêmios Grande Otelo , Prêmio ACIE  e um Qualidade Brasil. Nos cinemas já recebeu  uma dos principais prêmios do gênero  - O Kikito do Festival de Gramado.

         No post de  hoje vamos reverenciar a carreira do ator através de seus inesquecíveis personagens.


Dom Pedro de A Pedra do Reino (2007)



        Irandhir  Santos estreou na tv já como protagonista. Ele já tinha uma boa bagagem  nos teatros e no cinema. Foi apresentado no projeto quadrante A Pedra do Reino, do Ariana Suassuna, escrito por Luis Alberto de Abreu, Bráulio Tavares e LuizFernando Carvalho. Irandhir deu vida ao Dom Pedro Dinis Coderna na trama da minissérie e,  chamou atenção por seu trabalho. Ficou nítido logo, que estava nascendo um grande profissional para a tv.

 

Zelão de MeuPedacinho de Chão (2014)



        Irandhir Santos só voltou à tv em 2014 , no remake de Meu Pedacinho de Chão, do autor Benedito Ruy Barbosa. Era sua estreia em novelas, até então ele só havia feito além de A Pedra do Reino (2007) a também minissérie Amores Roubados (2014). O  Zelão foi um caso a parte dentro da trama.  Precisava muito de um ator em uma total entrega  para vive-lo da forma que o texto e a nova direção  propunha, e Irandhir foi esse ator. Ele contou em entrevistas que para o Zelão, foi atrás de cavalos. A postura brabo, do bravo, do forte, daquele que impõe respeito com elegância. Foi o animal que inspirou o visual do personagem também, que inclusive tinha o cabelo que lembrava uma crina. Pelo personagem Irandhir foi eleito o melhor ator de tv do ano pela APCA.

 

Bento  de Velho Chico (2016)



        Na terceira fase de Velho Chico, Irandhir Santos deu vida ao personagem Bento, um  dos irmãos do protagonista Santo, do saudoso Domingos Montagner, da história de Benedito Ruy Barbosa.null O personagem seguiu cedo para  Recife para estudar agronomia. Foi lá que entrou em contato com a política. Volta a pequena cidade Grotas e torna-se vereador pelo partido que faz oposição ao Coronel Afrânio (Antônio Fagundes).

       

Samir de Onde Nascem osFortes (2018)



        Na trama de Onde Nascem os Fortes, dos autores George Moura e Sérgio Goldenberg, Irandhir foi Samir, um espécie de líder  religioso de Lajedo dos Anjos, a localidade fictícia da história. Caridoso e benevolente, decidiu dedicar a vida a fazer o bem ao próximo após uma grande decepção. No passado, foi próximo a Pedro Gouveia (Alexandre Nero), com quem, hoje, mantem contato de amizade. É constantemente assediado por Ramiro (Fábio Assumpção), interessado nas terras do lajedo, ricas em bentonita.

 

Álvaro de Amorde Mãe (2019 /2021)



        O Álvaro de Amor de Mãe, da autora Manuela Dias, foi o primeiro grande vilão do Irandhir nas novelas. Apesar de  ser  apresentado como um tipo “muito humano” de atitudes questionáveis, sua humanidade ficou em segundo plano na história e ele foi capaz de atrocidades dentro da novela. Ficou famosa a fachada da casa do personagem – Além de projetada por Oscar Niemayer , a casa foi a mesma utilizada em 1988 como fachada pra a casa da personagem Celina,  Nathália Timberg na trama de Vale Tudo. O Personagem  comentou em algumas sequências que havia comprado a casa dos Roitmann.

 

Joventino (1ª. Fase) / José Lucas de Nada (2ª. Fase) de  Pantanal (2022)



        Em 2022, Irandhir  Santos encantou o horário nobre nas 2 fases de Pantanal, novela do autor Benedito Ruy Barbosa, reescrita por seu neto Bruno Luperi, na pele do Joventino na primeira fase e José Lucas de Nada na segunda.

         Na primeira fase, a dança doo Joventino para o boi marruá marcou a novela, com um Irandhir Santos entregue e em estado de graças em cena.

        Na  segunda fase, como José Lucas de Nada, é o filho desconhecido de Jose Leôncio (Renato Góes/MarcosPalmeira) com uma prostituta, não é batizado “De Nada” por ódio ou rancor, mas por ser, de fato, filho de pai desconhecido. Educada  pela mãe e avó, e pelos muitos peões que pousavam na casa onde trabalhavam. Foi com esses homens que aprendeu o ofício de peão e saiu, em companhia deles, para ganhar o mundo como caminhoneiro.

 

Veja Também:

Edney Giovennazzi


 Ana Cecilia Costa 



 Juliana Paiva 
Rodrigo Simas



Deborah Secco

Christina Prochaska

Fernanda Rodrigues 





Leona Cavalli



Ágatha Moreira 

Marcos Palmeira


Dira Paes 



Pantanal 
Meus Personagens Favoritos da Nathalia Timberg (Parte 1) 

Homenagem da Semana - Nathalia Timberg 

Domingos Montagner 



Corta por Diretor  . . . Luiz Fernando Carvalho 

Pantanal 

10 Atores destaque de ONDE NASCEM OS FORTES 

Osmar Prado


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus Personagens Favoritos do Mário Gomes

O Renato de “ O Sexo dos Anjos ” no Viva         Ele está longe da TV desde 2018, quando participou da trama de Tempo de Amar (2018) na Globo , mas ele pode ser visto diariamente em um dos seus papéis mais importantes do início da década de 90 na teledramaturgia – O Renato de O Sexo dos Anjos , na reprise da trama no Canal Viva .         Estou falando do grande ator e cantor   Mário Gomes , um dos profissionais mais famosos do meio da Tv, com uma carreira irrepreensível, apesar de várias polêmicas, altos e baixos , mas acima de tudo   uma profissional que fez bem tudo que lhe foi dado.         Mário estreou na televisão em 1970,   na telenovela A Mansão dos Vampiros , uma das últimas produzidas pela extinta Tv Excelsior . Em 1972, estreou na Globo , e brilhou em pequenos papéis nas tramas de Bicho do Mato e A Patota . Ganhou seu primeiro protagonista na TV em 1976 , na trama de Duas Vidas , onde inclusive cantou o tema do seu personagem, sendo nesta trama onde surgiu uma das m

Rapidinhas - 08.09.2024

Henrique Barreira e um bom momento em “ Família é Tudo”         Transformando em   mocinho de Família é Tudo , do Daniel Ortiz, Henrique Barreira   começou apresentar um tímido Murilo, que poderia ter virado    uma vilão, afinal era apaixonado pela namorada   do irmão, mas as reviravoltas do texto lhe jogaram   na linha de fogo   disputando a   mocinha Electra ( Juliana Paiva) e ao invés de ganhar a aversão do público, o personagem ganhou a empatia e uma   grande torcida por um final feliz com seu grande amor.         O Ator pegou a   oportunidade com uma e dentes e mostrou que está   pronto pra novos voos em sua carreira.   Casarão que   fez história nas   novelas está de volta em “Volta Por Cima ”, nova novela das sete.         Substituta de  Família é Tudo  às sete,  Volta por Cima  vai contar com uma locação que fez história nas novelas da  Globo . A casa localizada no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, atende às produções da emissora desde a década de 1980. Na trama

Rapidinhas – 17.08.2024

Viva Fest 80 –   Pão Pão Beijo Beijo (1983) e Selva de Pedra (1986) Canal dedicado às novelas dos anos 1980, disponibilizado pela  Globo   gratuitamente na Globoplay , o  Viva   80 Fast    vai exibir  Pão-Pão Beijo-Beijo   (1983)   e Selva dePedra   (1986). As tramas substituem Amor com Amor se Paga (1984) e  Baila Comigo   (1981).   Betty Faria de volta às Novelas         Longe das novelas desde Salve-se Quem Puder , em 2020, Betty Faria se prepara para retornar ao gênero na próxima trama das sete da Globo , Volta por Cima , cuja estreia ocorrerá em 30 de setembro. No folhetim escrito por Claudia Souto , a veterana será Belissa, uma socialite falida.   Veja Também: Novelas Inesquecíveis - Amor com Amor se Paga (1984)  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Meus Personagens Favoritos da Betty Faria  Novelas Inesquecíveis - Baila Comigo (1981) 10 Motivos para não perder a reprise de "BAILA COMIGO" no Viva  Trilha Sonora Eterna - BAILA COMIGO Nacional  Trilh

Rapidinhas – 10.08.2024

Sem Juliana   Paes , Renascer fica com Lucy Alves na reta final         Sem um acordo com Juliana Paes , a novela Renascer perde o tão aguardado retorno da Jacutinga na reta final da novela do Bruno Luperi .         Sem Juliana,   a Globo então escalou Lucy Alves, que estrelou Travessia , para substituir   a personagem. Lucy vai dar vida a sanfoneira, assim com a atriz e cantora na vida real, que vai chegar   para dar    uma chacoalhada na história. Lilith, sua personagem,   além de engatar um romance com Zinha (Samantha Jones),   revelará que é filha de Jacutinga (Juliana Paes) e irmã de Morena ( Ana Cecília Costa ). "Nós somos irmãs, somos duas filhas de dona Jacutinga.   A diferença é que você conheceu minha mãe, e eu não" , disparará a sanfoneira, deixando a dona de casa perplexa. Ficará no ar que o parentesco pode não ser de sangue, pois Morena afirmará que Jacutinga foi mesmo uma mãe para ela e todas as meninas que passaram pela casa.   Milham Cortaz

FELIZ NATAL !!

Fonte : Texto : Evaldiano de Sousa 

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabilidade.   Ótimo o crescimento dos personagens da Alexandra Richter e    Jayme   Periard   em “Família é Tudo”         Além da volta de Arlete

Rapidinhas – 03.08.2024

“ Êta Mundo Bom 2 ”         Vários atores que participaram de ÊtaMundo Bom , trama do   autor WalcyrCarrasco , exibidas em 2016, estão sendo consultados para voltarem a viver seus personagens na continuação da trama – Sérgio Guizé , Camila Queiroz, Flávia Alessandra , Elizabeth Savalla entre   outros   foram alguns dos consultados.   “Rainha da Sucata ” na Globoplay em Novembro         Um dos títulos mais aguardados no projeto Resgate da Globoplay , Rainha da Sucata , clássico do Sílviode Abreu , já tem data marcada para o retorno.   A   trama será um dos títulos do mês de novembro próximo.   “Paulo, o Apóstolo”         Próxima produção bíblica da RecordTv já entrou em produção e terá cenas gravadas no Marrocos.   Com roteiro de  Cristiane Cardoso , a trama contará a história de  Paulo de Tarso , que passou de perseguidor dos discípulos de Jesus a um dos maiores pregadores do Cristianismo. A produção está programada para estrear em 2025.   Veja Também: Rapidin

Trilha Sonora Eterna – Viver a Vida Nacional 1 (2009)

        Viver a Vida    está de volta em reprise pelo Canal Viva   a  partir do próximo dia 22.07. A novela de autoria do Manoel Carlos , foi a primeira a  ter  uma Helena Negra do autor, assim com a  primeira protagonista  negra no horário nobre da emissora – vivida  pela TaisAraújo .         A novela teve em  seu total 5  trilhas – 2  nacionais , uma internacional , uma complementar e uma instrumental.          No post  de hoje vamos dissecar a trilha nacional que ficou marcada   por   2 faixas  -  “ Shimbalaiê ” que  deu  popularidade ao nome da cantora Maria Gadú e “ A  Mulher que eu Amo” ,  do Roberto Carlos , que  apesar de ser inédita, já estava gravada antes  da novela, mas casou com perfeição com o casal Marcos e Helena – José Mayer e Tais Araújo .         O CD com a Tais Araújo na capa tem ainda nomes como MariaBethânia, Gal Costa , Tom Jobim, Maria Gadú, Raul Seixas , Milton Nascimento , Cássia Eller , Lulu Santos, Dalto entre  outros.         Vamos  ao fa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa