Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “Família é Tudo



        Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete  do Daniel Ortiz, mas o certo  é que Juliana Paiva  está a frente de  mais uma protagonista em sua carreira mostrando que   é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.



        Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,  no teatro  amador  em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.

        Seu  primeiro trabalho televisivo  já foi na Rede Globo, numa participação na novela  Viver a Vida, em  2009, do Manoel Carlos, e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato, da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid.

         Sua beleza, carisma e muito  talento logo foram  percebidos e,  a cada novo personagem ganhava  a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da MariaAdelaide Amaral, Juliana Paiva entrou de vez para o  hall das atrizes jovens que  iriam marcar esse década, e assim foi indicada ao prêmio revelação  Contigo daquele ano,  começando a partir de então    a viver protagonistas e personagens de  maior destaque na tv ,   como a Alice de Além do Horizonte (2013), a Fatinha de Malhação  - Intensa com a Vida (2012), a Cassandra de Totalmente Demais (2015) ou a Marocas de O Tempo Não Para(2018) entre outras.



        Juliana Paiva trabalha atualmente na Globo por obra, ou seja,  não tem mais contrato com a empresa, isso a permitiu  participar de outros projetos  como  as séries Sutura na Prime Vídeo e De Volta ao 16 na Netflix.

        Com 15 anos de uma carreira  muito  bem alicerçada,  é muito bom ver a Juliana no ar, vivendo uma personagem de peso, complexa, dúbia e que ela sabe desenvolver com maestria.


Val de Ti Ti ti (2010)



        A Val de Ti Ti  Ti, era  o terceiro trabalho na tv da Juliana, personagem que havia sido vivido pela Malu Mader na primeira versão e  repetiu o sucesso e a repercussão no remake da Maria Adelaide Amaral. Apesar da personagem ter outra vibe, a Val de 2010 era mais antenada, moderna e rebelde,  a Juliana Paiva tirou de letra sendo indicada para vários prêmios de revelação do ano.

 

Fatinha de Malhação Intensa com a Vida (2012 e   2013)



        Em 2012, Juliana Paiva  viveu na temporada de Malhação Intensa com a Vida, a personagem  Fatinha, uma das que marcou a novela teen.  A  personagem caiu no gosto  do  público e  deu ainda mais reconhecimento  a Juliana.

 

Cassandra de Totalmente Demais (2015)



        Em Totalmente  Demais, dos  autores Rosane Svartmann e Paulo Halm, Juliana Paiva roubou a  cena na pele da divertidamente sem noção Cassandra, uma jovem aspirante a modelo mas que só se metia em confusão.  A personagem inicialmente parecia uma cópia da Fatinha de Malhação, mas logo Juliana deu contornos próprios ao perfil, e  a Cassandra só cresceu dramaturgicamente.

 

Simone de A Força do Querer (2017)



        Em 2017, Juliana Paiva entrou  na trama de A Força do  Querer, da Glória Perez.  Porém a atriz esteve no núcleo onde a autora mais deslizou, a trama da viciada em jogos Silvana, vivida pela Lília Cabral.  O Entrecho ficou praticamente toda a novela em um mesmo patamar para  ser resolvido  apenas no último capítulo, exatamente na cena em que Juliana brilhou ao lado da Lília, Humberto Martins e Karla Karenina. Filha de Silvana,  a personagem da Juliana é tomada em sequestro pelo criminoso e traficante que  Silvana devia drogas.


Marocas de O Tempo não Para (2018)



        A  Marocas, protagonista  da Juliana em O Tempo não Para, seduziu o público logo em suas primeiras cenas.  A Composição da mocinha do século de 19 que acordava anos depois  foi feita com muita perícia pela atriz que aos poucos foi se moldando conforme a Marocas era apresentada  a um novo mundo. A Ideia da trama logo se esvaiu, mas os dramas dos personagens, muito bem interpretados segurou a novela. A ótima  química da Juliana com o Nicolas Prattes, seu par na trama, foi outro importante fator da trama do Mário Teixeira.

 

Luna / Fiona de Salve-se quem Puder  (2021)



        De volta  ao horário das sete com mais uma protagonista, Juliana Paiva foi uma das estrelas de Salve-se Quem Puder, do autor Daniel Ortiz. Luna/Fiona , sua personagem , tinha um perfil muito romântico, que lembrava até as  melodramáticas tramas mexicanas. Salve-se Quem Puder foi uma das novelas que foi interrompida pela Pandemia, e coube  à Juliana estrelar  a última cena da novela antes da interrupção.

 

Veja Também:

Maria, Maria (1978) 

A Sucessora (1978)
Baila Comigo (1981)
Sol de Verão (1983)
Felicidade (1991)

História de Amor (1995)


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...