Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Voltei pra Você (1983)

 


        Em 1983, Benedito Ruy Barbosa , já consagrado como grande autor do horário das seis com sucessos como Cabocla (1979) e Paraíso (1982), nos apresentou a trama de Voltei pra Você, que tinha como principal atrativo seis personagens revividos de Meu Pedacinho de Chão (1971), outra trama de sucesso do Benedito da década de 70, apresentada simultaneamente pela Globo e a Tv Educativa.

         Os personagens eram: Pituca (Cristina Mullins), Serelepe (Paulo Castelli), Coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), Padre Santos (Percy Aires), Zelão (Nelson Xavier) e Tuim (Cosme dos Santos). Castro Gonzaga e Percy Aires reviveram em Voltei Pra Você os mesmos personagens que interpretaram em 1971, O Coronel Epaminondas e Padre Santos , respectivamente. Na trama de 1971, Zelão foi vivido por Maurício do Valle,  e Patrícia Aires e Aires Pinto  deram vida a Pituca e Serelepe.

         A Trama tinha como uma de suas propostas explorar a cidade de São João Del Rey em Minas Gerais como ponto  turístico e cultural, divulgando o trabalho da Fundação Roberto Marinho de restauração de obras e monumentos artísticos da cidade. Por isso a cidade foi escolhida como principal locação da trama.  Benedito Ruy Barbosa passou 10 dias na cidade para conhecer hábitos e costumes dos moradores.

        Além do encanto dos protagonistas  crescidos que vinham de Meu Pedacinho de Chão, outros personagens também marcaram a trama. PauloFigueiredo deu vida ao Dr. Camargo, um advogado que viu sua carreira ruir depois de perder uma causa importante na cidade. Quando Pedro das Antas lhe contrata para o processo de retomada de suas terras, ele começava a ver um novo rumo para sua vida e carreira. Conquista novamente o respeito dos moradores da cidade e o amor de Vivinha (Thais de Campos).     

        Outro personagem importante na novela foi o bêbado Curió, vivido pelo ator Ruy Resende, figura folclórica da cidade, que passa os dias fazendo discursos na rua. É casado com Paciência (Maria Alves), mas a mulher tem vergonha de revelar sua união para os moradores da cidade.



        No post de hoje vamos relembrar sua  trilha sonora  nacional,   que teve supervisão de repertório do Francisco Santos Junior e Arnaldo Schneider. O disco tem nomes como Fagner, Olívia Hime, Marina, Dudu França entre outros.

 

Guerreiro Menino(Um Homem Também Chora)

Intérprete: Fagner

Compositor: Gonzaguinha



         A  trilha já abre com um clássico – “Guerreiro Menino”, do Gonzaguinha, mais conhecida pelo refrão Um Homem Também Chora”, imortalizada e popularizada  na voz do Fagner.  Na trama,  a música foi tema do Camargo, personagem vivido pelo ator Paulo  Figueiredonull.

 

“Noite  do Prazer”

Intérprete: Brylho

Compositores:  Paulo Zdanowski , Cláudio Zoli e Arnaldo Brandão



        Como tema do Vado, personagem rebelde e inconsequente  vivido pelo João Signorelli, ganhou essa faixa como tema. Clássico das baladas brasileiras nas vozes da banda Brylho, mas imortalizada na voz de vários outros cantores.   Essa música é aquela famosa onde todos cantam  “Tocando de biquini sem parar” ou invés do correto  Tocando B.B. King sem parar”.

 

“Nós Dois”

Intérprete: Marcelo

Compositor: Carlão



        Essa música acabou esquecida dentro do disco, não foi veiculado a nenhum personagem e se não me engano  sequer  tocou na novela.

 

“Da Fazenda”

Intérprete e Compositores : Fátima Guedes



        Da Fazenda”, na voz da Fátima Guedes, foi tema de locação das cenas gravadas na fazenda da trama.

 

“Até Pensei”

Intérprete: Olivia Hime

Compositor: Chico Buarque



        Os protagonistas Pedro e Liliane, vividos pelo Paulo Castelli e Cristina Mullins, ganham como tema principal esse clássico do Chico BuarqueChico Buarque numa gravação impecável da Olívia Hime.

 

“Voltei Pra Você”

Intérprete: João Paulo

Compositores: João Paulo e Daisy May



        Voltei Pra Você”, composta e gravada pelo cantor João Paulo, foi o tema de abertura da novela.  A trama  teve maior parte das suas cenas gravadas nas ruas da cidade de São João Del Rey, uma das mais bonitas mineiras. Com a isso a abertura seguiu a mesma linha da história e mostrava os principais pontos turísticos da cidade, que no vídeo eram visitados por um casal mostrados apenas  das pernas para baixo. Uma abertura  simples,  porém  muito criativa e condizente com a história central. A  Abertura popularizou o tênis Kids, moda entre a garotada na década de 80. O intérprete e compositor da canção, vive há 19 anos recluso, averso a fama, e pouco se ouviu  falar dele depois desse destaque  cantando o tema.

 

“Água Ardente”

Intérprete: Biafra

Compositores: Paulo Ciranda e Biafra



        Biafra nullentrou na trilha com “Água Ardente”, composição dele em parceira com Paulo Ciranda.  A Música foi faixa integrante do disco do cantor “Existe  uma Idéia”,  que teve como carro chefe seu  maior sucesso – “Sonho de Ícaro”.

 

“Sensual”

Intérpretes: Roupa Nova

Compositores: Cleberson Horth, Ricardo Feghali e Cláudio Rabello



        Trilha sem o Roupa Nova não é trilha, certo? Voltei pra Você ganhou a canção “Sensual” da banda, que foi o tema da personagem Vivinha , vivida pela Thaís de Campos.

 

Emoções

Intérprete: Marina

Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos



        A trilha nacional de Voltei pra Você é realmente um achado. Os protagonistas Pedro e Liliane ganharam ainda outro tema, a regravação do clássico “Emoções”, do Roberto e Erasmo Carlos, na voz poderosa da Marina, em mais do que uma regravação, uma interpretação visceral.

 

Eu e Ela”

Intérprete: Dudu França

Compositores: Carlos Coalla e Dudu França



        Dudu França vem na antepenúltima faixa do lado B do Disco com “Eu e Ela”, utilizado como tema romântico geral na  trama.

 

“Terras de Minas”

Intérprete: Filó

Compositores:  Filo Machado e Judith  de Souza



        O Cantor e compositor Filó Machado teve muito destaque na década de 80  com  a faixa “Terras de Minas”, sendo um dos temas de Voltei pra Você. A música foi utilizada dentro da história como tema de locação.

 

“Cavaleiros do Rio Seco”

Intérprete e Compositora : Denise Emmer



        Denise Emmer, filha do Dias Gomes e Janete ClairJanete Clair, cantora, compositora e poetisa fecha a trilha de Voltei pra Você com mais um  tema de locação, a bucólica “Cavaleiros do Rio Seco”.

 

Veja Também:

Voltei pra VocêVoltei pra Você


 A Sucessora 



Marron  Glacê 



Novelas Inesquecíveis - Mulheres Apaixonadas (2003)

Livre para Voar


 Livre para Voar 



História de Amor 



Esperança (2002) 



Partido Alto 



Anjo Mau Internacional (1976)




Anjo Mau Nacional 

Carlos Augusto Strazzer 



Thais de Campos 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia,com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação” fim!

        E foi ao ar hoje (28.01), o último capítulo da reprise de Malhação Sonhos , e que encerra de vez a novela teen depois de 27 anos e 27 temporadas no ar.         Sei que a briga pela audiência foi   um dos principais motivos que , finalmente levaram com que a novela fosse encerrada. A última temporada   inédita foi ao ar em 2019, Malhação Toda Forma de Amar , que teve que ser encerrada ás pressas por causa das paralisações da Pandemia. Com isso a Globo adiou a temporada que já tinha o subtítulo de Transformação ,   e reprisou 2   das temporadas de maior audiência da última década – Malhação Viva a Diferença , das Five e Malhação Sonhos .         A Série ou novela teen como preferirem, sempre focou na vivência e dilemas adolescentes, na maioria das vezes no Ensino Médio ou início da vida pós-escolar. Entre as temáticas abordadas em todas as temporadas tivemos  a amizade, namoros, traições e relações familiares conturbadas. Além disso, a maioria das temporadas abordou as

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Corpo a Corpo (1984)

        Um suposto pacto com o diabo  foi o mote principal e a trama que mais chamou atenção dentro da novela Corpo a Corpo, um dos sucessos do Gilberto Braga que está quase com 30 anos de estreia.         Débora Duarte   no auge da sua beleza e ascensão de carreira viveu uma de suas melhores personagens em Corpo a Corpo,  à protagonista Eloá, e Flávio Galvão, que interpretou o Raul, o suposto “Diabo” sem dúvidas fez um dos seus poucos papéis marcantes na tv. A Química entre eles deu o tom certo a cada cena.         Outro suposto pacto com o diabo também foi criado na trama de Suave Veneno , do autor Aguinaldo Silva  em 1999.         A história de Corpo a Corpo   começa com Teresa (Glória Menezes), um mulher muito apaixonada por  Osmar (Antônio Fagundes), um   homem   bem mais novo e que preferiu se casar com Eloá (Débora Duarte). Anos mais tarde, Teresa vai trabalhar como   enfermeira   na casa   do   rico   empreiteiro   Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carv

Há 27 anos, “Vamp” revelava em seu elenco 3 nomes que fariam história como diretores

Amora Mautner  - Frederico Mayrink – Pedro Vasconcellos         Há 27 anos, exatamente em 15 de julho de 1991, estreava no horário das sete a novela Vamp , do autor Antônio Calmon , a comédia sobre vampiros que misturou suspense e rock para abordar conflitos familiares e dramas típicos da juventude,   que virou febre   naquele início da década de 90.         Curiosamente, Vamp revelou para o grande público três jovens que praticamente estreavam como atores, e anos mais tarde se transformariam nos três nomes mais importantes na direção de novelas da última geração : Amora Mautner ,   que deu vida a personagem Paula; Frederico Mayrink , o Pedro e Pedro Vasconcellos ,   o João. Amora Mautner    - Ela estreou em Vamp , creditada com uma das crianças   da trama ao lado de Fernanda Rodrigues   e do Frederico Mayrink . Depois de Vamp , Amora participou de um dos episódios do Você Decide no ano de 1992 e só voltou a aparecer na teledramaturgia em 1995, já como assistente de