Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Esperança Nacional (2002)

 


        Esperança, trama do autor Benedito Ruy Barbosa, é um dos títulos resgatados pela Globoplay este mês de maio no Projeto Resgate dos clássicos da teledramaturgia da Globo.

         Benedito Ruy Barbosa pretendia mostrar como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, porém ao assistir a estreia de Aquarela do Brasil (2000), do LauroCésar Muniz, o autor viu que tinha perdido seu tema. A ambientação  e o pano de fundo da  minissérie eram o mesmo.  A Globo não quis abrir mão da história que lembrasse a  saga de Terra Nostra(1999), então Benedito usou os mesmos ingredientes de sua trama anterior, só que optando por começar a história em outro momento dramático do século 20, a crise econômica mundial provocada pela quebra da Bolsa de Volores de Nova Iork, em 1929, tendo como principal romance o amor entre o italiano Tony, vivido pelo Reynaldo Gianecchinni e a judia Camille da Ana Paula Arósio.

 

                  Infelizmente, a história promissora, a direção do Luiz Fernando Carvalho, o elenco ímpar  e as credenciais anteriores de Terra Nostra (1999),  não foram suficientes para aparar as arestas de problemas que Esperança  passou.

        Acidentes e doenças  com atores, atrasos nos capítulos, que duraram quase três meses e que obrigaram a produção inserir  inúmeros flashbacks criando  “barrigas” inesgotáveis dentro,  foram responsáveis pelo enfraquecimento da trama, porém a gota d´agua foi o afastamento de Benedito Ruy Barbosa  em dezembro de 2002, por problemas particulares, com isso   WalcyrCarrasco assumiu a trama.

        Walcyr mexeu bastante em Esperança. Criou novos entrechos, incluiu novos personagens, mudou a personalidade de outros, e conseguiu que o telespectador voltasse a se interessar pela trama, e salvou Esperança do título de menor audiência do horário.

        Diferentemente de Terra Nostra, Esperança teve uma trilha sonora Nacional e Internacional, lançadas na ordem. Essa trilha nacional, lançada  na estreia da novela,  vem com temas brasileiros (exceto a  primeira faixa com o tema de abertura em 4 idiomas) , nas vozes de grandes interpretes  como Chitãozinho e Xororó, Leonardo, RPM, Chico Buarque, Milton Nascimento , Marina entre outros.

        Priscila Fantin foi a grande revelação da novela vivendo sua primeira protagonista depois do destaque na temporada de Malhação em 1999 e uma personagem coadjuvante em As Filhas da Mãe (2001). A atriz foi a estrela de capa da trilha sonora nacional da novela.

        Para comemorar essa inclusão da trama na plataforma da Globoplay a partir de 22 de maio próximo, vamos relembrar essa emocionante e inesquecível trilha.

 

Esperança

Intérpretes: Gilbert, Laura Pausini, Alejandro Sanz e Fama Coral

Compositores: Marcelo Barbosa, Nil Marcondes e Luiz Schiavon



        Como tratava de várias colônias estrangeiras que chegaram para tentar vida nova no Brasil, o tema de abertura inovou em apresentar quatro versões diferentes da mesma música “Esperança”. Na primeira semana, a música-tema era cantada em italiano por LauraPausini, na semana seguinte passou para o Hebraico, na voz do cantor e ator Gilbert, depois uma versão em espanhol na voz do Alejandro Sanz e a versão em português gravada pelo Coral Fama. Inesquecível!

 

Eu e o Sabiá”

Intérpretes: Chitãozinho e Xororó

Compositores: Vaine Darde e Cézar Oliveira



        Chitãozinho e Xororó entraram na trilha com “Eu e o Sabiá” tema do casal Beatriz e Marcello, vividos  pela Miriam Freeland e Emilio Orciollo Neto na trama.

 

“Vem Sonhar (Parlami D´amare Mariú)”

Intérprete: Leonardo

Compositores:  Cesari Andre Bixio e Ennio Neri

Versão: Luiz Schiavon, Marcelo Barbosa e Nil Bernardes



        Maria e Toni, os protagonistas vividos pela Priscila Fantin e Reynaldo Gianecchinni, ganharam como tema de amor essa versão de “Parlami D´Amare Mariú” na voz do Leonardo. A versão “Vem Sonhar”, do Luiz Schiavon, Marcelo Barbosa e Nil Bernardes foi um dos destaques da trilha.

 

“Onde Está o meu Amor?”

Intérprete: Paulo Ricardo

Compositores: Paulo Ricardo e Luiz Schiavon



        Nina e José Emanuel, o Murruga, os personagens vividos pela MariaFernanda Cândido e o ator português Nuno Lopes, ganharam como tema essa faixa na voz do cantor Paulo Ricardo. A música é uma composição do Paulo e seu eterno parceiro do RPM, Luiz Schiavon. O Também ator, participou da trama vivendo o personagem Samuel.

 

“Milagreiro”

Intérprete: Djavan

Compositor: Cássia Eller e Djavan



        Toni, o protagonista vivido pelo Gianecchinni, ganhou como tema  solo “Milagreiro” do Djavan.

 

“Muito Amor”

Intérprete: Fagner

Compositores: São Beto



        Fagner  veio na trilha com “Muito Amor”, o forte tema de Justine e Marcos, os personagens da Gabriela Duarte e Chico Carvalho em Esperança.

 

“Viola Quebrada”

Interpretes: Pena Branca e Xavantinho

Compositores: Ary Kerney e Mário de Andrade



        A saudosa dupla caipira paulista Pena Branca e Xavantinho entraram  na trilha com a clássica “Viola Quebrada”.

 

Novamente

Intérprete: Clara Becker

Compositores: Fred Martins e Alexandre Lemos



        Novamente” foi a oitava faixa do CD. A canção é interpretada por Clara Becker, filha dos atores Walmor Chagas e Cacilda Becker.

 

Notícias

Intérprete: Marina Lima

Compositores: Marina Lima, Dalto e Cláudio Rabello



        Francisca,  a personagem da Lúcia Veríssimo, passa por uma grande transformação amorosa dentro da trama de Esperança, encontrando finalmente o amor nos braços de Farina (Paulo Goulart). A Dupla ganhou com tema “Notícias”, canção da Marina Lima, lançada em seu álbum de estúdio “Setembro”,  um ano antes.    

 

Templo

Intérprete: Chico César

Compositores: Chico César, Milton de Biase e Tatá Fernandes



        Sheron Menezes, estreou na tv na trama de Esperança, dando vida a bela Júlia. A personagem ganhou como tema a clássica “Templo”, do Chico César.

 

“Onde Ir”

Intérprete e Compositora: Vanessa da Mata



        Onde Ir”, da Vanessa da Mata, foi o tema da personagem Caterina, vivida pela Simone Spoladore, que marcou a estreia da atriz em novelas, depois do sucesso na minissérie Os Maias, um ano antes.

 

O Cio da Terra

Intérpretes e Compositores: Chico Buarque e Milton Nascimento



        Chico Buarque e Milton Nascimento estão presentes na trilha com o clássico “O Cio da Terra”.

 

Bicho do Mato

Intérprete: Arleno Farias

Compositor: Arlindo Farias



        Arleno Farias,  é considerado um rapper do sertão. O cantor Potiguar é filho do  compositor e cantor Arlindo Farias. Arleno cantou essa faixa na trilha de Esperança.

 

O que Foi Feito Deverá”

Intérprete: Elis Regina

Compositores: Milton Nascimento, Fernando Brant e Márcio Borges



        A Clássica composição do Milton Nascimento imortalizada na voz da Elis Regina  - “O que Foi Feito Deverá”, foi o tema da rebelde Nina, vivida pela Maria Fernanda Cândido. Em Esperança  ela é uma jovem contestadora que luta contra o quase regime de escravidão que vive na fábrica onde trabalha. Quando explode a revolução de 1932, vai servir como enfermeira no front paulista.

 

Esperança

Intérpretes: Fama Coral

Compositores: Marcelo Barbosa, Nil Marcondes e Luiz Schiavon



         A penúltima faixa do CD e a versão completa do tema de abertura  em português cantada pelo Fama Coral. O Coral  era formado pelos participantes do primeiro reality musical lançado pela Globo no início dos anos 2000 – o Fama.

 

Cuitelinho

Intérprete: Nara Leão

Compositores: Paulo Vanzolini e Antônio Xandó



        E a última  faixa do CD trás Nara Leão em “Cuitelinho”, o apaixonante tema da Caterina (Simone Spoladore).

 

Veja Também:

Partido Alto 


Anjo Mau Internacional (1976)




Anjo Mau Nacional 

Guiçjerme Aranates 



Susana Vieira 

A Sucessora 



Uga uga Trilha 

Esperança (2002) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...