Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Livre para Voar Internacional (1984)

 


        Como é bom falar das trilhas da década de 80, não?  A Escolhida para esse post  é Livre para Voar Internacional, lançada em 1985,  trama essa que eu estou acompanhando em minha reprise particular pela Globoplay.

        A trama principal de Livre para Voar, apesar de ter TonyRamos e Carla Camurati à frente, acabou se tornando muito fraca, e o destaque ficou por conta de outras tramas paralelas como a relação doentia entre Danilo e Helena, personagem vividos pelo Carlos Augusto Strazzer e Dora Pelegrino.

Livre para Voar tem  todos os ingredientes  constantes nas tramas do Walther Negrão.  A Cada cena  com locações da cidade, o clima bucólico  parecia que  estava na calçada da minha cidade, que também é de um interior do Brasil, mostrando ainda mais a proximidade da genialidade inventiva do autor com a nossa realidade.

Em seu conjunto da obra Livre para Voar  é um boa novela. O Pardal do Tony Ramos é um dos personagens mais lembrados feitos pelo ator, apesar de ser uma trama das seis.  O Apelido Pardal, abreviatura do verdadeiro nome do personagem, Paulo Alberto Ramos de Almeida Lima, fixou na memória do telespectador e por anos vários colegas e amigos foram apelidados assim também.

A trilha internacional é composta por faixas que marcaram aquela metade de década e até hoje estão tocando nas rádios nostálgicas,   como “Drive” do The Cars ou a inconfundível “Carelles Whisper” do GeorgeMichael , que  ganhou várias versões por aqui.  Outros nomes marcaram a disco como  Whitney Houston, Morris Albert, Jefrey  Osrborne entre outros.

Vamos ao  faixa a faixa dessa trilha:



 

“Drive”

Intérpretes: The Cars

Compositores: The Cars, Robert  John “Mutt” Lange



        A  Trilha abre com a clássica “Drive”, canção da banda estadunidense The Cars, lançada em 1984, como o terceiro single do álbum Hearbeat City. A música marcou a trilha de Livre para  Voar null como o tema  dos protagonistas Pardal e Bebel, vividos pelo Tony Ramos e Carla Camurati.null

 

“Careless Whisper”

Intérprete: George Michael

Compositores:  A. Ridgeley e George Michael



        Edu e Julinha, o casal vivido pelo Cássio Gabus Mendes e a Thais de Campos, conquistou o público  de Livre para Voar como o principal casal teen da trama.  Como tema ganharam “Careless Whisper”, canção dos músicos e compositores britânicos George Michael e Andrew Ridgelley, gravada pelo George.  Aqui no Brasil a canção ficou marcada por versões de  bandas de forró.

 

“Boys do Fall in Love”

Intérprete e Compositor :  Robin Gibb



        O Núcleo  jovem da trama foi acompanhado por essa faixa,   gravação e composição de Robin Gibb.

 

“Hold Me”

Intérprete: Teddy Pendergrass e Whitney Houston

Compositor: Michael Masseres



        Hold Me”, do Teddy Perdergrass com uma participação especialíssima da Whitney Houston, entrou na trilha como tema do casal Jajá e Janda, os personagens do saudoso Rodolfo Bottino e da atriz  Denise Milfont.

 

“You Get The Best From Me”

Intérprete: Alicia Myers

Compositores:  Kevin MacCord e Al Hudson



        Alícia  Myers, músico americano de R&B, que iniciou a carreira na banda Al Hudson & The Soul Partners, e mais tarde evoluiu para One Way, veio na quinta faixa do Lado A do disco da trilha.

 

“Once Again”

Intérprete:  Damaris Carbaugh

Compositores:  Déborah McDuffie e Isolda



        Esse tema apesar de estar na trilha internacional, tocou logo nas primeiras cenas de encontro entre Bebel e Pardal. A canção é da famosa cantora  Gospel americana  Damaris Carbaugh.

 

If We Believe”

Intérpretes: Morris Albert e Rebeca Godinez

Compositor: Morris Albert



        Outra faixa  apaixonante da trilha é “If We Believe”, dueto de Rebeca Rodinez e Morris Albert, cantor e compositor brasileiro asquenazita, descendente de franceses e austríacos. Tornou-se conhecido em mais de 50  países por seu sucesso de 1974 - “Feelings”, seguido de “She´s My Girl”, onde vendeu mais de 10 milhões de cópias.

 

“Do What You Do”

Intérprete: Jermaine Jackson

Compositores: Larry Ditomso e Ralph Dino



        O Lado B do disco abre com o tema do casal Helena e Danilo, vividos pela Dora Pelegrino e o saudoso Carlos Augusto Strazzer - “Do What You Do”, do Jermaine Jackson, irmão do rei do pop Michael Jackson.

 

“The Last  Time I Made Love”

Intérpretes: Joyce Kennedy e Jeffrey Osborne

Compositores: Jeffrey Osborne



        Verona e Álvaro, os personagens vividos pela Cássia Kiss e o Edney Giovenazzi,  começam um romance na segunda metade da trama, e ganharam essa faixa como tema.

 

“I Can Dream About You”

Intérpretes: Dan Hartman



        Outra faixa muito marcante na historia das trilhas sonoras de novelas -  “I Can Dream About You”, foi  um dos temas gerais  da trama.

 

“You´re My Woman, You´re My Lady”

Intérprete e compositor : Tyzik



         A  Introspectiva Bia, vivia pela Nívea Maria, foi se libertando aos poucos  dos traumas de uma desilusão amorosa  no decorrer da trama.  Seu drama ganhou como tema internacional essa faixa.

 

“Just The Way You Like It!”

Intérpretes: The S.O.S Band

Compositores: J.Harris III e T.Lewis



        Essa faixa marcou a presença na trilha da banda R&B e electro funk The S.O.S Band, que  alcançou fama nos anos 80 e é mais conhecida pelas gravações – “Take Your Time”, “Just Be Good to Me” entre outras.

 

“Nobody  Loves Me Like You Do”

Intérpretes: Anne Murray e Dave Loggins

Compositores: James P.Dunne e Pamela Phillips



        Verona e Danilo,  os personagens da Cassia Kiss e Carlos Augusto Strazzer, também acabam enveredando por um romance  na reta final de Livre para Voar ganharam  essa faixa como tema.

 

“Love Theme”

Intérpretes: Love Sound Orchestra



        A Trilha fecha com essa instrumental da Love Soud Orchestra que foi mais um tema da protagonista Bebel (Carla Camurati).

Veja Também:

 Livre para Voar 


História de Amor 



Esperança (2002) 



Partido Alto 



Anjo Mau Internacional (1976)




Anjo Mau Nacional 

Carlos Augusto Strazzer 



Thais de Campos 



Joanna 



Carla Camurati 



Tony Ramos



Livre para Voar (1984) 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Malhação” fim!

        E foi ao ar hoje (28.01), o último capítulo da reprise de Malhação Sonhos , e que encerra de vez a novela teen depois de 27 anos e 27 temporadas no ar.         Sei que a briga pela audiência foi   um dos principais motivos que , finalmente levaram com que a novela fosse encerrada. A última temporada   inédita foi ao ar em 2019, Malhação Toda Forma de Amar , que teve que ser encerrada ás pressas por causa das paralisações da Pandemia. Com isso a Globo adiou a temporada que já tinha o subtítulo de Transformação ,   e reprisou 2   das temporadas de maior audiência da última década – Malhação Viva a Diferença , das Five e Malhação Sonhos .         A Série ou novela teen como preferirem, sempre focou na vivência e dilemas adolescentes, na maioria das vezes no Ensino Médio ou início da vida pós-escolar. Entre as temáticas abordadas em todas as temporadas tivemos  a amizade, namoros, traições e relações familiares conturbadas. Além disso, a maioria das temporadas abordou as

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Nesta segunda a novela “Água Viva” entra na Globoplay

         Um dos grandes sucessos do  Gilberto Braga  , a novela  Água Viva    ,   entra nesta segunda (17.06) na plataforma da Globoplay .      ÁguaViva   foi a novela do Gilberto logo depois do grande sucesso de  Dancin´Days   (1978) , ou seja a novela tinha a responsabilidade de ser igual ou melhor , e  assim  o foi.    A Novela marcou o início da década de 80 ,  ditou  moda e costumes    e imprimiu um novo jeito de fazer  teledramaturgia, com suas inúmeras cenas externas e os cenários ensolarados do verão carioca, mostrando a alta classe rica e sua vida à beira mar.         Protagonizada por Betty Faria,   Reginaldo Faria   e os saudosos   Tônia Carrero e Raul Cortez , tem direção do Roberto Talma e outros grandes nomes no elenco como Lucélia Santos , Beatriz Segall , Fábio Jr , Ângela Leal , Glória Pires , Isabela Garcia entre outros.         Relembre a trama: A pequena órfã Maria Helena sente-se amedrontada e insegura com a iminência de ser transferida para outro

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh