Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Cássio Gabus Mendes


  
       Cássio Gabus Mendes foi aquele tipo de  ator que começou na carreira com o peso de ter o pai com uma grande figura do mundo das novelas. O ator é filho  do autor Cassiano Gabus Mendes, escritor de grandes sucessos da nossa teledramaturgia. Inclusive o ator estreou em uma novela do pai , em Elas por Elas (1982) , e fez personagens inesquecíveis nas tramas de Ti Ti Ti (1985), Brega e Chique (1987) e Meu Bem Meu Mal (1990).

        Mas o ator teve logo seu talento reconhecido  e já soma 32 anos de uma carreira bem sucedida.  Cássio no decorrer desses anos pode representar personagens em novelas de outros autores que pontuaram sua carreira.

       Eu só guardo uma mágoa do ator. O Fato de ele ter  “nos tirado” a Lídia Brondi. Eles se  apaixonaram nas gravações de Meu Bem Meu Mal (1990), embora já tivessem trabalhado em Vale Tudo (1988) e Tieta (1989).  Assim a atriz decidiu abandonar a carreira no seu auge para cuidar do maridão e a família. Sorte dele!

      Mas voltando a vida profissional do Cássio , vou relembrar neste post  os meus 10 personagens preferidos que ator viveu e que  marcaram a teledramaturgia nacional. 

10º. Luti de Ti Ti Ti (1985)
Ti ti ti (1985)

Luti, Valquíria e Eduarda
Cássio com Malu Mader e Betty Gofmann
Foto : teledramaturgia.com 

        O Luti de Ti Ti Ti foi o primeiro personagem de maior destaque na tv do ator. Numa época em que ainda não havia a Malhação,  o Cássio Gabus Mendes e Malu Mader viviam  o casal teen mais querido do ano de 1985. As eternas brigas do casal e depois sua reconciliação conquistaram o Brasil.


9º. Bruno de Brega e Chique (1987)
Brega e chique

Adicionar legenda


       Brega e Chique é considerada a melhor novela do Cassiano Gabus Mendes. (Em minha opinião e de muitos outros). E o Cássio viveu um personagem inesquecível. O bronco mecânico Bruno seduziu a Mercedes (Patricia Travassos) e o Brasil inteiro. O Personagem era analfabeto , e Mercedes se ofereceu para ensiná-lo a ler e escrever. As aulas eram hilárias, e a pobre Mercedes acabou se apaixonando pelo jeitão do aluno.


8º. Renato Moreno de Desejos de Mulher ( 2002 )
Desejos de mulher



      Nos anos 2000, o ator fez poucos trabalhos, porém marcantes. Em 2002, ele foi um dos protagonistas da novela Desejos de Mulher do autor Euclides Marinho. Na trama,  seu personagem Renato era acusado, aparentemente inocentemente por um crime,  e sua  esposa Julia fazia de tudo para inocentá-lo. Cássio repetiu a dobradinha em cena com Glória Pires, relembrando seus personagens de Vale Tudo (1988).


7º. Paulinho de Um Anjo Caiu do Céu ( 2001 )
Um anjo caiu do céu





       Em 2001 , o ator foi presenteado com um personagem em homenagem ao seu pai, Cassiano Gabus Mendes. O Paulinho de Um Anjo Caiu do Céu, novela do autor Antônio Calmon , era um hetero que fingia ser um costureiro afeminado, tal qual o Jacques L´clair , que o Reginaldo Faria viveu na primeira versão de Ti Ti Ti (1985) , um dos grandes sucessos do seu pai.  Aliás,  o Jacques L´Clair do segunda versão da novela, escrita pela Maria Adelaide Amaral tinha que ter sido dele.

6º. Chico Mendes de Amazônia de Galvez a Chico Mendes ( 2007 )




Adicionar legenda

      Na minissérie da Glória Perez  que contou a história de   conquista do Acre  em suas três fases, Cássio Gabus Mendes deu vida ao seringueiro Chico Mendes, um dos grandes nomes da história do Estado. A Caracterização  do personagem foi incrível tamanha  semelhança entre o personagem e o Chico Mendes da vida Real.  Inesquecível a cena do assassinato  nos corredores da sua casa em Xapury.


5º. Sérgio Murilo de A Indomada ( 1997 )
A indomada

      Os anos 90 também foram recheados de bons personagens para o currículo do Cássio Gabus Mendes. Em 2007, ele viveu o Sergio Murilo na trama do Aguinaldo Silva. O personagem seduziu a camélia Dinorah (Carla Marins) para lhe roubar um dos  rins ! Isso mesmo,  um dos rins !!


4º. João Alfredo de Anos Rebeldes ( 1992 )

      Em 1992,  o ator viveu um personagem muito especial na trama da minissérie Anos Rebeldes, que contou a história dos anos da ditadura no Brasil. Cássio viveu o engajado João Alfredo, um jovem idealista que se infiltrou na luta armada .  Como numa obra do destino , ele se apaixona perdidamente por Maria Lúcia (Malu Mader) uma alienada , que não concorda e nem  aceita as ideias do seu grande amor. A Minissérie do Gilberto Braga foi  uma  obra memorável, e consagrou vários atores que participaram dela. Cássio e Malu fizeram um dupla inesquecível, que  viria a se repetir  no ano seguinte na novela O Mapa da Mina , última obra do autor  Cassiano Gabus Mendes.
 
3º. Doca de Meu Bem Meu Mal ( 1990 )
Meu bem meu mal

Doca e Victória
com Lizandra Souto

      Em mais uma trama do seu pai , Cássio Gabus Mendes nos brindou com outro personagem inesquecível. O Doca de Meu Bem Meu Mal era um espécie de Bruno de Brega e Chique (1987) mais maduro.  No início ele era um bronco  grosseirão, mas aceitou entrar em um plano de vingança contra Isadora Venturi (Silvia Pfeiffer)  armado por Berenice (Nívea Maria), e se transformou em Eduardo Costrabrava  um milionário da alta sociedade.  Foi em Meu Bem Meu Mal que ele e Lídia Brondi começaram a namorar e casaram logo que  trama terminou.


2º. Ricardo de Tieta (1989)
Tieta

      Em Tieta , novela do Aguinaldo Silva inspirada no romance do Jorge Amado,  o ator viveu o Padre Ricardo. Na trama Ricardo abandona a batina para descobrir o amor nos braços da tia fogosa , vivida pela impecável Betty Faria. A Química entre Cássio e Betty  foi o grande destaque da relação e fez muito marmanjo querer um tia daquelas em casa.


1º. Afonso de Vale Tudo (1988)
Vale tudo

      Como esquecer os gritos do Afonso de Vale Tudo ? A Cada nova descoberta de traição da  Fátima (Glória Pires)  parecia que ele subia um tom. Juro que eu pensei que até o final da trama ele iria ficar sem voz. Mas brincadeiras à parte, o Afonso é o meu preferido feito pelo ator. Mesmo sendo um dos mocinhos da trama , o Afonso não era aquele mocinho bobão. Por muitas vezes  o personagem foi a “forra”. Quem não se deliciou  com a surra que ele deu no César (Carlos Alberto Ricelli) depois  que a Fátima o fez pensar que ele era amante da sua noiva Solange (Lídia Brondi) ? Lavou a alma de muita gente. O Afonso era assim, aquele tipo de personagem do Gilberto Braga que poucos atores saberiam fazer.


Fonte :
Texto  : Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...