Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem do Blog : Dina Sfat


25 anos sem uma estrela

Dina Kutner de Sousa, mais conhecida como Dina Sfat, (São Paulo, 28 de agosto de 1939  Rio de Janeiro, 20 de março de 1989)

       No último dia 20 de março,   fez 25 anos que perdemos uma das grandes estrelas da Tv,  teatro e cinema, a deusa Dina Sfat.

      A Atriz perdeu a guerra para um câncer aos 49 anos de idade no dia 20 de março de 1989, deixando um currículo recheado de grandes personagens.

Bebê a bordo


       Eu infelizmente, só tive o prazer de vê-la em cena em seu último trabalho, na novela Bebê a Bordo (1988) do autor Carlos Lombardi. A Laura era uma mulher bem ao estilo do Lombardiano, sarcástica, amargurada e má. Mas eu ficava encantado com a interpretação da atriz, tão forte e tão sensível, tão humana e tão perita ao mesmo tempo.


         Filha de judeus polacos, Dina sempre quis ser artista. Estreou nos palcos em 1962, em um pequeno papel no espetáculo Antígone América, dirigida por Antonio Abujamra. Daí pulou para o teatro amador e foi parar no Teatro de Arena, onde estreou profissionalmente vivendo a personagem Manuela de Os Fuzis da Senhora Carrar de Bertold Brecht. A atriz se transformou em uma grata revelação dos palcos e mudou seu nome artístico para Dina Sfat. Alguns alegam que a mudança seria uma homenagem à localidade cidade natal de sua mãe, entretanto não há nenhuma localidade denominada Sfat na Polônia.
Participou de espetáculos importantes na década de 1960 em São Paulo e conquistou o Prêmio Governador do Estado de melhor atriz por seu desempenho em Arena Conta Zumbi em 1965, um musical de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. Foi para o Rio de Janeiro e estreou nos palcos de um teatro na peça O Rei da Cidade.
Em 1966 estreia no cinema em Corpo Ardente do diretor Walter Hugo Khouri e no cinema se consagra em 1969 vivendo a guerrilheira Ci de Macunaíma, filme premiado de Joaquim Pedro de Andrade, ao lado do marido, o ator Paulo José que ela conheceu nos tempos do Teatro de Arena.



Na televisão Dina estreou também na década de 60. Em 1966 protagonizou a novela Ciúme , da autora Thalma de Oliveira, ao lado de Cacilda Becher e Sebastião Campos, na extinta TV Tupi. Ainda na Tupi participou das novelas : O Amor tem Cara de Mulher (1966) do Cassiano Gabus Mendes e A Intrusa (1967) do autor Geraldo Vietri.  
Em 1968, Dina Sfat protagonizou a novela Os Fantoches, um dos grandes sucessos da Ivani Ribeiro na Tv Excelsior, e em 1969, agora na Rede Record, protagonizou Os Acorrentados, novela da Janete Clair ,  ao lado de Leila Diniz. A Isabel de Os Acorrentados , foi o primeiro personagem de Janete Clair defendido por Dina Sfat. Na Globo a autora ainda escreveria papéis que foram divisores de águas na carreira da atriz.
Dina Sfat estreou na Globo em 1970, na novela Assim na Terra como no Céu do autor Dias Gomes, vivendo a personagem Helô. No final do ano de 1970 ela viveu mais uma protagonista do autor na novela Verão Vermelho.
Assim na terra como no céu
Renatão e Helô
com Jardel Filho 

Em 1971, Janete Clair escreveu O Homem que Deve Morrer, e mesmo Dina Sfat estando grávida da sua segunda filha, a autora fez questão de sua presença. Assim  a atriz gravou grávida, deixou a trama para dar a luz, e voltou meses depois para finalizar sua participação na novela.



Em 1972, a atriz  pode finalmente viver uma grande personagem escrita por Janete Clair. A vilã Fernanda , do grande sucesso que foi a novela Selva de Pedra , foi um divisor de águas em sua carreira. Dina esbanjou charme , talento e beleza na pele da desiquilibrada antagonista da Simone (Regina Duarte).
Selva de pedra
Fernanda, Cristiano e Caio
Com Francisco CUoco e Dado Dolabella

No ano seguinte Dina  viveu Isabel , protagonista da novela Os Ossos do Barão (1973), do autor Jorge Andrade; Foi a Chica Martins de Fogo sobre Terra (1974) da Janete Clair e em 1975 foi a inesquecível Zarolha de Gabriela do autor Walther George Durst.
Fogo sobre terra  Os ossos do barão (1973)  Gabriela


Em 1976,  Dina Sfat encanta o Brasil como a Risoleta da novela Saramandaia , do autor Dias Gomes. Na trama a personagem se apaixona pelo professor Aristóbulo , vivido pelo Ary Fontoura, que era o lobisomem da história. A Dupla rendeu ótimas cenas  dramáticas e hilárias para a novela.
Saramandaia
Risoleta
Adicionar legenda

O astro

Em 1978, nasceu um astro !  Brincadeira, eu nasci  neste ano, e foi exatamente nele que Janete Clair escreveu a novela O Astro que trazia Dina Sfat com a protagonista Amanda. A personagem é  a minha preferida da atriz. Não assisti à novela original, mas em algumas cenas que vi pela internet me apaixonei pela Amanda. Como era linda,  e como a Dina foi impecável vivendo a personagem.

Amanda e Herculano
Com Francisco Cuoco 

Depois de O Astro , a atriz protagonizou a novela Os Gigantes (1979) do Lauro César Muniz; foi a Paula da minissérie Avenida Paulista , dos autores Daniel Más, Leilah Assumpção e Luciano Ramos e em 1983  protagonizou Eu Prometo ao lado de Francisco Cuoco,  a última novela de Janete Clair.
Os gigantes Avenida Paulista Eu prometo

Em 1984, Dina Sfat viveu outra personagem muito popular, a Eleusina da minissérie Rabo de Saia , do autor Walther George Durst. A Eleusina era uma das esposas  do mulherengo Quequé (Ney Latorraca).
Rabo de saia
Com Ney Latorraca 

Dina Sfat ficou marcada pela alta carga dramática da maioria de suas personagens, e a atriz sabia fazer um drama como ninguém, divando mesmo sofrendo e chorando rios. É um clichê dizer que Dina foi embora cedo demais, nos deixando órfãos de seu talento. Mas é a mais pura das verdades. Se viva estivesse a atriz ainda nos teria presenteado com grandes personagens e ótimos momentos na Tv.


Dina Sfat foi casada por 17 anos com o ator Paulo José, e com ele teve três filhas : Bel e Ana Kutner , também atrizes e Clara.
Em  janeiro de 1982, a atriz protagonizou  um ensaio sensual para revista Playboy. Dina nunca foi capa da revista, o ensaio era secundário, e único trabalho nesse estilo feito pela atriz.


Dina Sfat , uma grande saudade de sua beleza e talento!

Adicionar legenda


Fonte :
Texto  : Evaldiano de Sousa
Pesquisa  : teledramaturgia.com , Wikipédia.com

Comentários

  1. As fotos em questão do ensaio sensual não foi para a Playboy e sim para a Revista Status, fotos de Bubby Costa, em 1975.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...