Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Edney Giovenazzi

O Augusto Medeiros de “Direito de Amar”  no Viva e o Messias de “Cheias de Charme



        No  ar em 2 reprises – Direito de  Amar no Viva e Cheias deCharme na Globo, Edney Giovennazi está de volta a tv em 2  trabalhos que marcaram sua brilhante trajetória no veículo – O sonhador Augusto, na trama de Direito de Amar(1987) e o Sr. Messias  em Cheias de Charme,null que inclusive foi seu último trabalho na tv, sua despedida, depois de se declarar aposentado há 12 anos.

        Com  quase 50 anos de carreira quando se aposentou em 2012, Edney Giovenazzi é um dos nomes mais fortes da sua geração, tendo um currículo com os  mais variados papeis na tv e passagem por todas as emissoras.

        Formando em Odontologia,  não teve como fugir do seu destino e estreou nas artes, no teatro em 1953, na peça “O Sábio”, de Joracy Camargo, com direção de José Pacheco. Participou ainda de mais  de 15 peças, sendo a última e  2014 – O Canto do Cisne.

        Nos cinemas a estreia foi em 1965, como escritor, no filme “Tédio”, com ator participou ainda de mais 7 filmes sendo o último em 1999- No Coração dos Deuses.

        Na Tv estreou em 1967, na Rede Tupi na novela Yoshico – Um Poema de Amor, e na emissora trabalhou ainda em O Jardineiro Espanhol  e O Pequeno Lord. Em 1968 foi para o Rio de Janeiro e, na Tv Globo  atuou em O  Santo Mestiço, A Cabana do Pai  Tomás, A Grande Mentira, Pigmalião 70, A Próxima Atração entre outras.

        Edney Giovenazzi  sempre diversificou seus personagens na tv, nunca se apegou  simplesmente ao galã, ao mocinho ou  ao vilão, é um ator multifacetado.

        Como dentista  foi responsável  pela arcada dentária de 2 personagens imortalizados por ele na tv  - em   A Próxima Atração (1970), que ele viveu um personagem japonês e o  Chico Treva de Felicidade(1991).

        Vamos relembrar no post de hoje alguns desses principais personagens do Giovenazzi que marcaram nossa teledramaturgia e o transformaram em um dos grandes atores de tv que temos.

       

Vitório – O Conde de Parma de  ABarba Azul (1974)



        Em A Barba Azul, da autora Ivani Ribeiro, Edney Giovenazzi ganhou o popularíssimo Conde Parma, na verdade Vitório, que era um simples garçom, mas se passava por Conde para impressionar a milionária Gláucia, vivida pela Jussara Freire. A  novela teve um remake em 1985 – AGata Comeu – Nesta versão o Conde foi vivido pelo saudoso Laerte Morrone.

 

Raul Torreão  de As Três Marias (1980)



        Em As Três Marias, do Wilson Rocha, Giovenazzi deu vida ao artista plástico sem grande talento Raul Torreão, que para continuar se dedicando as artes, aceita ser sustentado  pelo ex-mulher, a excêntrica milionária Alzira (Jacqueline Laurence). Porém provoca a ira desta quando se apaixona por Guta, uma das três  Marias vividas pela Nádia Lippi.

 

Horário de Sétimo Sentido (1982)



        Em 1982, Edney Giovenazzi volta  às novelas no horário nobre com o Horário de Sétimo Sentido,null da Janete Clair.null Seu personagem é o advogado de Tião Bento (Francisco Cuoco), e no decorrer da trama se envolve com Helenice, a personagem da Beth Goulart, quando esta finalmente dá um fim em seu casamento fracassado.

 

Álvaro de Livrepara Voar  (1984)



         Em Livre  para  Voar,null  do Walther Negrão, Edney deu vida ao complexo Álvaro, um dos sócios  da  fábrica de vidros, no qual Bebel (Carla Camurati) herda depois da morte do pai , seu principal sócio. No passado, em um momento de separação da mulher  Marta (SuzanaFaini), se envolve com Bia (Nívea Maria), porém acabou reatando com  esposa. Alcoólatra, vive no inicio da trama internada em uma clínica de recuperação, e ao voltar ao convívio da família e amigos  sofre com a rejeição e as dificuldades de se erguer novamente.   O Ator entre outros e um dos amuletos do Walther Negrão, participou de várias tramas do autor.

 

Augusto Medeiros de Direito de Amar (1987)



        Em Direito de Amar (1987), outra trama do autor  Walther Negrão, com o Giovenazzi no elenco. Na história ele deu vida ao fraco Augusto Medeiros, um homem que sem ter tino para os negócios  acaba perdendo a filha em troca do pagamento de um empréstimo para o vilão Senhor de Montserrat (Carlos Vereza), que casa-se com a  jovem.  A novela está atualmente em reprise pelo Canal Viva e como é gratificante acompanhar esse trabalho dele.

 

François de Que Rei Sou Eu?null (1989)



        Na clássica Que Rei Sou Eu?, do Cassiano Gabus Mendes, Giovenazzi foi o milionário inglês François, marido de Maria Fromet, a personagem vivida por AracyBalabanian, que era a mãe de Jean Pierre, o filho bastardo do rei e verdadeiro herdeiro de Avilan.

 

Chico Treva de Felicidade (1991)



        Em Felicidade, Edney Giovenazzi foi um  dos destaques na trama do Manoel Carlos. O personagem era um desafio – Um homem muito feio, terror da cidade de Vila Feliz e que, ainda por cima , é coveiro do pequeno cemitério local. Todos temem ou tem nojo do Chico Treva, porém apesar da figura apavorante, ele é  um dos personagens do coração mais limpo e, Helena (Maitê Proença)  ver isso, tornando-se sua grande amiga, e Bia (Tatyane Goulart), filha de Helena, também se apega a doce figura do Chico. Edney Giovenazzi foi elogiadíssimo pela composição do personagem, livre de vaidades e entregue totalmente a proposta.

 

Bomfim de Tropicaliente  (1994)



        Em 1994, na trama de Tropicaliente, do  autor Walther Negrão, o ator viveu  o personagem Bomfim, grande amigo de Gaspar(Francisco Cuoco), e braço direito de Letícia Velasquez(SilviaPifeffer) nas empresas da família.  Na trama, a dobradinha  Giovenazzi e Lúcia Alves, que viveu Isabel, esposa do Bomfim na trama, rendeu  grandes momentos a história.

 

Messias de Cheias de Charme (2012)



        No ar na reprise de Cheias de Charme, na Globo, dos autores Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, onde vive o bondoso Messias, dono da mercearia do Condomínio Casa Grande, onde moram Chayene  (Claudia Abreu) e a família Sarmento. O  Messias foi o último personagem do Giovenazzi na tv, com o término da trama ele  anunciou sua aposentadoria.

 

Veja Também:

 Ana Cecilia Costa 


 Juliana Paiva 
Rodrigo Simas



Deborah Secco



Deborah Secco



Christina Prochaska

Fernanda Rodrigues 





Leona Cavalli



Ágatha Moreira 


Tropicaliente (1994) 



Aberturas Inesquecíveis (1994) 


Felicidade (1991)

Novelas Inesquecíveis - Que  Rei Sou Eu? (1989) 



Que Rei Sou Eu Internacional (1989) 



Que Rei Sou Eu (1989)

Os vilões do Walther NEG~ROA 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus Personagens Favoritos do Mário Gomes

O Renato de “ O Sexo dos Anjos ” no Viva         Ele está longe da TV desde 2018, quando participou da trama de Tempo de Amar (2018) na Globo , mas ele pode ser visto diariamente em um dos seus papéis mais importantes do início da década de 90 na teledramaturgia – O Renato de O Sexo dos Anjos , na reprise da trama no Canal Viva .         Estou falando do grande ator e cantor   Mário Gomes , um dos profissionais mais famosos do meio da Tv, com uma carreira irrepreensível, apesar de várias polêmicas, altos e baixos , mas acima de tudo   uma profissional que fez bem tudo que lhe foi dado.         Mário estreou na televisão em 1970,   na telenovela A Mansão dos Vampiros , uma das últimas produzidas pela extinta Tv Excelsior . Em 1972, estreou na Globo , e brilhou em pequenos papéis nas tramas de Bicho do Mato e A Patota . Ganhou seu primeiro protagonista na TV em 1976 , na trama de Duas Vidas , onde inclusive cantou o tema do seu personagem, sendo nesta trama onde surgiu uma das m

Rapidinhas - 08.09.2024

Henrique Barreira e um bom momento em “ Família é Tudo”         Transformando em   mocinho de Família é Tudo , do Daniel Ortiz, Henrique Barreira   começou apresentar um tímido Murilo, que poderia ter virado    uma vilão, afinal era apaixonado pela namorada   do irmão, mas as reviravoltas do texto lhe jogaram   na linha de fogo   disputando a   mocinha Electra ( Juliana Paiva) e ao invés de ganhar a aversão do público, o personagem ganhou a empatia e uma   grande torcida por um final feliz com seu grande amor.         O Ator pegou a   oportunidade com uma e dentes e mostrou que está   pronto pra novos voos em sua carreira.   Casarão que   fez história nas   novelas está de volta em “Volta Por Cima ”, nova novela das sete.         Substituta de  Família é Tudo  às sete,  Volta por Cima  vai contar com uma locação que fez história nas novelas da  Globo . A casa localizada no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, atende às produções da emissora desde a década de 1980. Na trama

Rapidinhas – 17.08.2024

Viva Fest 80 –   Pão Pão Beijo Beijo (1983) e Selva de Pedra (1986) Canal dedicado às novelas dos anos 1980, disponibilizado pela  Globo   gratuitamente na Globoplay , o  Viva   80 Fast    vai exibir  Pão-Pão Beijo-Beijo   (1983)   e Selva dePedra   (1986). As tramas substituem Amor com Amor se Paga (1984) e  Baila Comigo   (1981).   Betty Faria de volta às Novelas         Longe das novelas desde Salve-se Quem Puder , em 2020, Betty Faria se prepara para retornar ao gênero na próxima trama das sete da Globo , Volta por Cima , cuja estreia ocorrerá em 30 de setembro. No folhetim escrito por Claudia Souto , a veterana será Belissa, uma socialite falida.   Veja Também: Novelas Inesquecíveis - Amor com Amor se Paga (1984)  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Meus Personagens Favoritos da Betty Faria  Novelas Inesquecíveis - Baila Comigo (1981) 10 Motivos para não perder a reprise de "BAILA COMIGO" no Viva  Trilha Sonora Eterna - BAILA COMIGO Nacional  Trilh

Rapidinhas – 10.08.2024

Sem Juliana   Paes , Renascer fica com Lucy Alves na reta final         Sem um acordo com Juliana Paes , a novela Renascer perde o tão aguardado retorno da Jacutinga na reta final da novela do Bruno Luperi .         Sem Juliana,   a Globo então escalou Lucy Alves, que estrelou Travessia , para substituir   a personagem. Lucy vai dar vida a sanfoneira, assim com a atriz e cantora na vida real, que vai chegar   para dar    uma chacoalhada na história. Lilith, sua personagem,   além de engatar um romance com Zinha (Samantha Jones),   revelará que é filha de Jacutinga (Juliana Paes) e irmã de Morena ( Ana Cecília Costa ). "Nós somos irmãs, somos duas filhas de dona Jacutinga.   A diferença é que você conheceu minha mãe, e eu não" , disparará a sanfoneira, deixando a dona de casa perplexa. Ficará no ar que o parentesco pode não ser de sangue, pois Morena afirmará que Jacutinga foi mesmo uma mãe para ela e todas as meninas que passaram pela casa.   Milham Cortaz

FELIZ NATAL !!

Fonte : Texto : Evaldiano de Sousa 

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabilidade.   Ótimo o crescimento dos personagens da Alexandra Richter e    Jayme   Periard   em “Família é Tudo”         Além da volta de Arlete

Rapidinhas – 03.08.2024

“ Êta Mundo Bom 2 ”         Vários atores que participaram de ÊtaMundo Bom , trama do   autor WalcyrCarrasco , exibidas em 2016, estão sendo consultados para voltarem a viver seus personagens na continuação da trama – Sérgio Guizé , Camila Queiroz, Flávia Alessandra , Elizabeth Savalla entre   outros   foram alguns dos consultados.   “Rainha da Sucata ” na Globoplay em Novembro         Um dos títulos mais aguardados no projeto Resgate da Globoplay , Rainha da Sucata , clássico do Sílviode Abreu , já tem data marcada para o retorno.   A   trama será um dos títulos do mês de novembro próximo.   “Paulo, o Apóstolo”         Próxima produção bíblica da RecordTv já entrou em produção e terá cenas gravadas no Marrocos.   Com roteiro de  Cristiane Cardoso , a trama contará a história de  Paulo de Tarso , que passou de perseguidor dos discípulos de Jesus a um dos maiores pregadores do Cristianismo. A produção está programada para estrear em 2025.   Veja Também: Rapidin

Trilha Sonora Eterna – Viver a Vida Nacional 1 (2009)

        Viver a Vida    está de volta em reprise pelo Canal Viva   a  partir do próximo dia 22.07. A novela de autoria do Manoel Carlos , foi a primeira a  ter  uma Helena Negra do autor, assim com a  primeira protagonista  negra no horário nobre da emissora – vivida  pela TaisAraújo .         A novela teve em  seu total 5  trilhas – 2  nacionais , uma internacional , uma complementar e uma instrumental.          No post  de hoje vamos dissecar a trilha nacional que ficou marcada   por   2 faixas  -  “ Shimbalaiê ” que  deu  popularidade ao nome da cantora Maria Gadú e “ A  Mulher que eu Amo” ,  do Roberto Carlos , que  apesar de ser inédita, já estava gravada antes  da novela, mas casou com perfeição com o casal Marcos e Helena – José Mayer e Tais Araújo .         O CD com a Tais Araújo na capa tem ainda nomes como MariaBethânia, Gal Costa , Tom Jobim, Maria Gadú, Raul Seixas , Milton Nascimento , Cássia Eller , Lulu Santos, Dalto entre  outros.         Vamos  ao fa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa