Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis : Direito de Amar (1987)

Um grande sucesso de Walther Negrão inspirada na rádio novela de Janete Clair



  “Feliz 1901, 1902, 1903 , 1904 ...” com esta frase era selado o amor de Rasália e Adriano, casal que se encontrou na festa de réveillon de passagem para o novo milênio na novela  Direito de Amar. Trama do autor Walther Negrão , inspirada livremente na rádio novela “A Noiva das Trevas” de Janete Clair.


        No Rio de Janeiro do início do século XX, o industrial Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi)  se vê forçado a casar sua filha Rosália (Glória Pires)  com o temível Francisco de Montserrat (Carlos Vereza), um banqueiro autoritário, por conta de uma dívida. Mas Rosália está apaixonada por Adriano (Lauro Corona), médico recém-formado que conhecera num baile de máscaras, no reveillon de 1900, sem saber que ele era filho do Sr. de Montserrat.
Enquanto isso, Montserrat mantém em seus cuidados uma mulher, Joana (Ítala Nandi) , tida como louca, presa num quarto de sua mansão - uma mulher que sabe demais sobre seu obscuro passado. Ao final descobre-se que Joana era na verdade esposa de Montserrat, que se fizera passar por viúvo. Mas o banqueiro tem ainda que enfrentar seu antigo rival, o médico Jorge Ramos (Carlos Zara), com quem disputara Joana no passado. Além disso, o médico exerce grande influência sobre Adriano, inclusive em sua escolha profissional.

Foto : http://s2.glbimg.com/
        Um grande sucesso do horário das seis dos saudosos anos 80 (Os melhores em se tratando de teledramaturgia) que consagrou Glória Pires no papel da protagonista. A personagem de uma jovem menina do início do século cheia de ilusões e romantismo se transforma em uma mulher decidida , ao descobrir que já  é casada com um homem bem mais velho  e o mais terrível da cidade, se vendo obrigada a lutar por sua “liberdade” de amar.  Inesquecível a cena em que Rosália depois de casar-se com Montserrat ainda na igreja  abandona o altar ,  dizendo ter se emancipado e agora manda em sua vida. A Rosália teve uma grande importância na carreira da atriz que logo depois     estreou como protagonista no horário nobre na novela Vale Tudo (1988)  , vivendo a grande Vilã Maria de Fátima.

Foto : http://1.bp.blogspot.com/
        Falando em vilã , Direito de Amar também teve a sua , a invejosa prima de Rosália, Paula vivida pela Cissa Guimarães em um grande momento na TV. Paula se interessara por Adriano assim que o conheceu, e se apaixonou perdidamente quando descobriu que ele era o misterioso que dançara com Rosália no réveillon. Assim ela aprontou de tudo para segurar o rapaz, inclusive forjando uma gravidez,  obrigando-o a casar-se com ela. Mas para desespero da moça , no último capítulo da trama, no dia do seu casamento , o verdadeiro pai do seu filho aparece , gritando para todos que ela não poderia se casar.  Assim Paula sai arrastada por Sirineu Farfan (Carlos Gregório) igreja a fora. Uma curiosidade, o autor usara este mesmo nome em outro personagem seu na novela Despedida de Solteiro (1992) vivido pelo ator Mauro Mendonça.
                       
Foto : http://3.bp.blogspot.com/
     
        O Saudoso Lauro Corona,  que viveu  o galã Adriano , segurou o personagem com maestria. Além de em boa parte da trama ter sido preterido ao grande vilão para ficar com o coração Rosália, o personagem passou por várias revelações bombásticas.  Depois de apaixonado por Rosália descobre que ela é casada com seu pai,  descobre que seu pai pode ser o responsável pela morte da mãe, descobrindo depois que a mesma está viva,  é Joana, sua tia desiquilibrada que mora na mansão e por final ainda fica sabendo que não é filho de Montserrat e sim de um relacionamento de sua mãe com seu grande amigo Ramos. O Adriano foi o penúltimo personagem de Lauro na TV, no ano seguinte ele ainda protagonizou a novela Vida Nova (1988) do Benedito Ruy Barbosa , tendo que abandoná-la do meio para se tratar das complicações devido do vírus da AIDS , vindo a morrer em 20 de julho de 1989.

Foto : http://4.bp.blogspot.com/
        Mas quem  foi feliz mesmo na trama foi Carlos Vereza,  que  fez do seu Senhor de Montserrat   um dos seus melhores  momentos na TV, se não o melhor. O Ator deu um ar tão sedutor ao personagem , que o público feminino torceu para que Rosália o perdoasse e eles finalmente se entendesse. O Autor percebendo essa empatia  do público com o vilão , tratou de  dosar ainda mais suas maldades, chegando ao ponto dele chicotear Joana, em um das cenas fortes da novela.   No final  o vilão não foi perdoado , e apesar de ser um franco atirador , em um duelo com Ramos , deixar ser atingido por um tiro fatal. 

        Direito de Amar teve várias cenas  inesquecíveis : 

·        A Festa do réveillon de virada do século
·        O Casamento de Rosália e Montserrat
·        As  crises de Joana enclausurada em um dos quartos da mansão
·        E  duelo final entre Montserrat e Ramos


Foto : http://www.teledossie.com.br
Outros atores também se destacaram na impecável trama , como Itala Nandi que viveu as gêmeas  Joana e Bárbara, a atriz passou quase que metade da trama sofrendo os mal tratos do seu algoz, em cenas que nos emocionavam  com pena de sua situação. No final com a chegada da verdadeira Bárbara , os segredos sobre a farsa da morte da mulher de Montserrat é revelada e o mesmo acusado de bigamia. 

Carola e Danilo
Foto : teledramaturgia.com 
Cristina Prochaska , viveu a  moderna e muito a frente do seu tempo Carola. A personagem era bonita,  alegre  e causava espanto na sociedade por viver sozinha e trabalhar, o que ainda não era muito aceito em meados de 1904.

Foto : http://www.teledossie.com.br/

Um leque perfeito composto por um bom folhetim , aliados a uma direção e reconstituição de época impecáveis e um elenco bem escalado, fez de Direito de Amar essa novela inesquecível.

Ficha Técnica:
Novela do autor Walther Negrão
Direção Geral : Jayme Monjardim
Exibição : 16 de Fevereiro  à 05 de Setembro de 1987  
Capítulos : 172




Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com e memóriaglobo.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis – Gaivotas (1979)

40 anos   da trama da Tupi com um dos melhores elencos já reunidos pela emissora           Em 1979, a Rede Tupi   já estava   em uma das suas últimas crises financeiras e administrativas, que culminaram   na cassação dos direitos de transmissão em   1980,   tentava a todo custo manter sua audiência e apostava na teledramaturgia.   Assim juntou um elenco de   grandes nomes da Rede Globo   e escalou Jorge Andrade   que apresentou a trama de Gaivotas , uma das melhores estruturas dramaturgas com base no suspense   armadas para uma novela, a primeira do autor fora da Globo .         Jorge Andrade vinha de dois grandes sucessos na Globo Os Ossos do Barão (1973) e O Grito (1975) , e apresentou em Gaivotas uma trama que prendeu a atenção do grande público e deu um certo fôlego ao   sistema da Tupi , porém já não se tinha muito o que se fazer. ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...