Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Déborah Bloch


         Déborah Bloch desde criança esteve envolvida com a arte. A Atriz é filha do também ator Jonas Bloch, e sempre acompanhava o pai nos ensaios e montagens de peças teatrais.
        Apesar de ter passado para comunicação e história  aos 17 anos se decidiu pelas artes cênicas depois de um curso com Ivan de Albuquerque, Rubens Correa e Amir Haddad.
        Pronto,  estava criada esta grande atriz chamada Déborah Bloch. Atualmente Déborah dá vida a Risoleta  no remake de Saramandaia do autor Ricardo Linhares. A personagem foi imortalizada por Dina Sfat na primeira versão, mas ao analisar pelas três primeiras semanas da trama , a Risoleta já  é uma das mais carismáticas da trama.
        Seus personagens sempre foram marcados por grandes interpretações e  uma veia cômica  singular, principal característica da atriz.
        Esse é um dos post que mais gostei  de fazer , sou fã incondicional da Déborah Bloch e falar de suas personagens é um prazer inenarrável !

10º. Lívia de Jogo da Vida (1981)
Jogo da vida
Com Paulo Gulart
Foto : pararecordarnovelasefamosos.blogspot.com 
        A Lívia de Jogo da Vida do autor Silvio de Abreu foi a primeira personagem na tv de Déborah Bloch. Na trama Lívia era uma garota alegre, brincalhona, gozadora, extrovertida e bom caráter. Apesar de ter realizado todas as suas vontades na adolescência, teve uma infância carente e pobre. Herdou da mãe uma confiança excessiva nas pessoas e do pai o nariz para cima, o que a deixa antipática em algumas ocasiões. Sofre com a separação e custa a aceitar a relação do pai com Carla (Maitê Proença), uma de suas melhores amigas. A personagem rendeu a atriz o prêmio de revelação do ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

9º. Silvia de A, e, i, o ... Urca (1990)
A, e, i, o... Urca
Foto : https://lh3.googleusercontent.com
        A  bela minissérie de Doc Comparato e Antônio Calmon A , E, I, O ... Urca que tinha como pano de fundo o Rio de Janeiro dos anos 40 trazia Déborah Bloch como a protagonista Silvia, uma moça que disposta a conseguir a libertação do pai, Frederico Donazzi (Ivan Cândido), preso por defender o comunismo, vai para o Rio de Janeiro, onde se emprega como corista no Cassino da Urca. Lá ela conhece o crupiê Tide (Carlos Alberto Riccelli), por quem se apaixona. O complicado romance dos dois conduz a narrativa. Uma bela constituição de época e Déborah Bloch magnifica no papel que mesclava drama com shows musicais.

8º. Dora Amar de JK (2006)
J.K.
Foto : http://tv.i.uol.com.br
        Em 2006 Déborah Bloch deu vida a corista Dora Amar na minissérie JK da Maria Adelaide Amaral. A personagem dava o tom de comédia à minissérie que contou a vida pessoal e política do presidente Juscelino Kibstschek.

7º. Beatriz de Amazônia -  de Galvez a Chico Mendes (2007)
Amazônia (2007)
Com Malu Valle
Foto : http://imguol.com/
        Uma mulher que abandona o marido para viver uma grande paixão. Esse era o perfil de Beatriz, personagem que Déborah viveu na minissérie Amazônia de Galvez a Chico Mendes da Glória Perez. Depois de rejeitada pelo amante Galvez (José Wilker) jurou vingança a um dos guerreiros que ajudaram a demarcar o Acre como território brasileiro.  Déborah Bloch deu um show à frente da personagem, que abusa do direito de ser recalcada e vivia espalhando seu rancor na casa da irmã que lhe acolheu com receio de um escândalo familiar. Afinal em 1899 uma mulher abandonada pelo marido nunca mais seria aceita na sociedade.

6º. Lena de Queridos Amigos (2008)
Queridos amigos
Com todo o elenco da minissérie
Foto : http://imagem.vilamulher.com.br
        A Lena de Queridos Amigos da autora Maria Adelaide Amaral é a única personagem dramática de Déborah Bloch desse top 10. A personagem  era uma das componentes de um grupo de amigos que se encontraram na década de  70 e acabaram virando uma “família”. Quase vinte anos depois esse grupo é reunido  por Léo (Dan Stulbach) uma espécie de chefe da “trupe” , e Lena  tem que reencontrar novamente com Ivan (Luis Carlos Vasconcellos)  o amigo casado com que ele se envolveu no passado. A relação de amor entre Lena e Ivan foi o ponto forte da  minissérie. Os diálogos, brigas e cenas de entrega do  casal foram primorosas, provando o talento de Déborah Bloch também em papéis dramáticos, um tipo que ele pouco vive na TV.

5º. Verônica de Avenida Brasil (2012)
Avenida Brasil
Foto : http://www.meionorte.com/imagens/
        Em 2012 ela participou de um dos núcleos mais criticados do início de  Avenida Brasil novela do autor João Emanuel Carneiro. Mas  o núcleo Cadinho (Alexandre Borges),  como ficou conhecido o personagem e suas três mulheres, acabou virando uma grata surpresa. O carisma de suas interpretes foi tão grande que o público se apaixonou por eles, que acabaram virando uma novela dentro da novela. Déborah Bloch fazia a primeira esposa de Cadinho, a sofisticadíssima Verônica, uma dondoca de mão cheia. Mas a empatia da Verônica junto ao público cresceu quando a personagem teve que abandonar o apartamento de cobertura nos jardins para viver em um casebre no bairro do Divino. As cenas da Verônica disputando comida com as outras mulheres do Cadinho foram  um show a parte dentro da trama.  
4º. Duquesa Úrsula de Cordel Encantado (2011)
Cordel encantado
Foto : http://furiarosa.com.br/
        Perigosamente má e ardilosa a Duquesa Úrsula de Cordel Encantado das autoras Thelma Guedese Duca Rachid  sempre sonhou com o posto de Rainha Seráfia , e como perdera  resolveu usar as próprias mãos e muitas , muitas armações para dar esse posto a sua filha. Deborah Bloch esbanjou beleza e sofisticação à frente da personagem inspirada na Marquesa de Meteuil do filme Ligações Perigosas. No final Úrsula morre ao tentar salvar seu grande amor Herculano (Domingos Montagner).

3º. Karin de Separação?! (2010)
Com Vladimir Brichta
Foto : http://1.bp.blogspot.com/
        Que a Déborah Bloch nasceu para fazer comédia isso  é fato, vide os bons tempos do TV Pirata e a maioria de seus personagens em  novelas sempre pontuados por esse lado, mas o seriado Separação?! da Fernanda Young e Alexandre Machado mesmo autores de Os Normais , foi uma grata surpresa. A Karin descobria que não podia mais viver junto com seu marido Agnaldo (Vladimir Britcha) , mas ao mesmo tempo  não conseguiam se separar. A química do casal em cena foi o grande destaque do seriado apresentados às sextas feiras no ano de 2010.

2º. Ana Machadão de Cambalacho (1986)
Cambalacho
Com Edson CelulaRI
Foto : http://boaforma.abril.com.br
        Em 1986 na trama de Cambalacho  o autor Silvio de Abreu resolveu inverter as profissões tradicionalmente  masculinas e femininas. Assim Déborah Bloch viveu a mecânica de carros Ana Machadão, uma “machona” que vivia  sempre de macacão e suja de graxa. A personagem foi um dos grandes destaques da trama e Déborah  impecável na caracterização.   Ana acabava se apaixonando por Thiago  personagem do Edson Celulari que na trama era bailarino profissional.

1º. Teodora de Salsa e Merengue (1996)
Salsa e merengue
Foto : http://contigo.abril.com.br
        A Número 1 dessa lista de melhores personagens da Déborah Bloch tinha que ser ela, a Teodora de Salsa e Merengue do autor Miguel Falabella. A personagem roubou a cena e a novela , tanto que de  grande vilã passou a  antagonista cômica, graças sua empatia junto ao público. Como prêmio no final a personagem ganha de volta o amor do ex-marido Eugênio (Marcelo Antony). Déborah usou  todo o seu talento para dar vida a perua,  suas frases de efeito e trejeitos eram o grande forte da personagem, isso sem falar nos apelidos que ela dava a cada desafeto seu dentro da novela. Até hoje uso a expressão “Mocoronga Descalça” que a personagem usava  para se referir a Madalena (Patricia França) sua rival.  Não posso deixar de falar também do seu dueto com a saudosa Mara Manzan que fazia sua empregada  chamada Sexta – Feira.


Fonte  :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa