Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Luiz Gustavo


        Uma dos atuais sucessos do Canal Viva este  mês foram os episódios inéditos do Sai de Baixo, que trouxe novamente  para o nosso convívio os inesquecíveis moradores do Largo do Arouche. O Seriado foi um presente   para os nostálgicos e saudosos de Caco (Miguel Falabella) , Magda (Marisa Orth), Cassandra (Aracy Balabanian ) , Neide (Márcia Cabrita) e o Tio Vavá (Luiz Gustavo).
        Quem nunca sonhou em ter um Tio tal qual o Vavá , que sempre estava lá disposto para ser enganado por Caco, Cassandra e cia ?
        Os novos episódios valeram para matar saudades de Luiz Gustavo , que esta longe da TV desde uma participação na Malhação em 2012.  O Luiz Gustavo sempre teve seus personagens dosados em comédia, apesar de alguns terem uma história dramática, sempre mesclam esse drama com  um carisma e um tom de comédia.
        Na Tv desde 1953, Luiz Gustavo tem um leque de personagens  que marcaram a teledramaturgia brasileira, filtrá-los para chegar em 10 foi uma tarefa difícil, então vamos à ela :

10º. Tony de O Mapa da Mina (1993)
O mapa da mina
Com Pedro Paulo Rangel
Foto : http://www.teledossie.com.br
        Luiz Gustavo participou da última novela do seu cunhado Cassiano Gabus Mendes. O Autor foi o que escreveu os melhores personagens para o ator. Em O Mapa da Mina de 1993 Luiz Gustavo deu vida ao Tony Machado ,  um homem que se acha um mafioso perigoso, mas não passa de um trapalhão.
       
9º. Galileu Van Burger de O Beijo do Vampiro (2002)
O beijo do vampiro
Foto : http://3.bp.blogspot.com
        Irresistivelmente cômico , o Galileu Van Burger  de O Beijo do Vampiro do autor Antônio Calmon  sem dúvidas foi o caçador de vampiros mais atrapalhado de toda a história.  Além do dinheiro da família, Galileu herdou também um legado nada agradável: seus antepassados, na Europa, eram famosos caçadores de vampiros, e ele é descendente direto do Dr. Van der Burger, um caçador de vampiros que morreu do coração ao ficar cara a cara com Bóris (Tarcísio Meira). As “armas” de combate aos vampiros foram passando de geração em geração, de pai para filho, até chegar a Galileu.

8º. Firmino de Mico Preto (1990)
Mico preto
Com Glória Pires
Foto : /www.google.com.br
        Homem simples, ingênuo, tímido, romântico, sonhador e trapalhão. É filho de Cristina (Yara Cortes) e funcionário público de uma repartição em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. É um sujeito bom caráter e honesto, sem grandes ambições. É noivo de Sarita (Glória Pires), sua vizinha há muitos anos, mas nem desconfia que ela trabalha em uma boate.  Luiz Gustavo estava à frente desse trama de Marcílio Moraes , Leonor Basseres e Euclydes Marinho. A Novela considerada de um cinismo exagerado acabou causando desentendimentos entre seus autores, e o Walther Negrão foi chamado para apaziguar os ânimos. O Firmino foi um dos poucos personagens que salvou a trama, destaque para a dobradinha entre ele e Glória Pires, que fazia a noiva pilantra do protagonista.

7º. Elvis Doidão de Começar de Novo (2004)
Começar de novo
Foto : www.johnowl.blogger
        Na trama de Começar de Novo Luiz Gustavo viveu o carismático Elvis Doidão ou  Vô Doidão. O personagem vivia como se ainda estivesse nos anos 70 , e tinha uma idolatria por sua amada Vô Doidona vivida pela Marília Pêra. Mais uma vez Luiz Gustavo brilhou ao lado de uma grande estrela vivendo personagens  que cativaram o público da novela.
       
6º. Ricardo de Anjo Mau (1976)
Anjo mau (1976)
Foto : ://www.google.com.br
        Luiz Gustavo estreava na Globo na trama de Anjo Mau depois do sucesso de Beto Rockfeller (1968) na Tupi. Cassiano Gabus  Mendes escrevia mais uma vez um personagem para o ator,  e ele    tirou o Ricardo de letra e teve muito destaque na trama.

5º. Juca Pirama de O Salvador da Pátria (1989)
O salvador da pátria
Foto : http://www.teledossie.com.br
        O personagem  morre assassinado no capítulo 17 , mas  Juca Pirama  acabou virando o grande fio condutor da trama de O Salvador da Pátria do autor Lauro César Muniz. O “Meninos eu ví!” bordão do personagem que era radialista na pequena cidade de Tangará  perdurou por toda a novela deixando o telespectador na dúvida sobre sua morte. Mas no último capítulo é revelado que Juca realmente estava morto e sua voz na rádio pirata não passava de uma junção de gravações de programas da época em que ainda era vivo.

4º. Tio Vavá do Sai de Baixo (1996)
Todo o elenco do SAI DE BAIXO
Foto : http://img444.imageshack.us/
        Um dos seriados de  maior sucesso da Globo. No estilo sitcom o “Sai de Baixo” entrou para história da emissora, assim como seus personagens que são inesquecíveis até hoje. No mês passado  o Canal Viva produziu  4 novos episódios do seriado que foram para o ar com uma ótima audiência. Entre os personagens mais queridos do programa estava o Tio Vavá, vivido pelo Luiz Gustavo que também foi um dos criadores do programa. O Personagem a cada programa tinha uma nova empresa que só pelos nomes já nos dava a ideia do fracasso que seria. Assim nós assistimos a criação e falência da VavaTur, VaváTaxi, Vavá Restaurantes entre outros. O tio Vavá a cada programa sempre era enganado por algum de seus execráveis parentes , a irmã Cassandra (Aracy Balabanian) ou Caco (Miguel Falabella) o esposo de sua sobrinha. Engraçado é que era exatamente esse lado ingênuo do personagem o seu maior encanto.

3º. Beto Rockfeller de Beto Rockfeller (1968)
Beto Rockfeller
com Bete Mendes
Foto : http://imguol.com/blogs
        Beto Rockfeller de autoria do Bráulio Pedroso e concepção do Cassiano Gabus Mendes  foi uma  inovação no gênero das telenovelas. A história da teledramaturgia pode ser dividida entre antes e depois da novela. Luiz Gustavo viveu seu primeiro grande momento na tv interpretando o anti-herói protagonista da trama. Com a trama mais realista , os atores também foram obrigados a abandonar os exageros  e interpretar de maneira mais crível, e assim o público pode conferir uma linguagem mais coloquial e com gírias da moda na época. Até os famosos “cacos”  (improvisos  que os atores fazem que vão além do script) foram inaugurados em Beto Rockfeller. Luiz Gustavo  conquistou com o personagem  o auge de sucesso na sua carreira se firmando com um dos grandes atores daquele geração.

2º. Mário Fofoca de Elas por Elas (1982)
Elas por elas
Foto : http://www.teledossie.com.br/
        Em 1982 Luiz Gustavo ganhou mais um personagem do autor Cassiano Gabus Mendes e fez do Mário Fofoca o maior destaque da trama de Elas por Elas. Apesar do elenco feminino afiado,  as trapalhadas do detetive que não conseguia achar uma agulha no palheiro  divertiu os telespectadores. O sucesso do personagem  fez com que depois do término da novela fosse criado um seriado  exclusivo para ele  , uma pena que sem o êxito da novela. A Caracterização do Mário Fofoca , que estava sempre com um indefectível paletó xadrez lilás ajudou muito na composição do personagem. Apesar de ser uma criação de Cassiano , Luiz Gustavo deu muitas dicas que foram incorporadas a composição do detetive, inclusive esse paletó foi ideia do ator.

1º.  – Ariclenes e Victor Valentin de Ti Ti Ti (1985)
Ti ti ti (1985)
Com Reginaldo Faria
Foto : http://contigo.abril.com.br/b
         Muita gente acha o Mário Fofoca de Elas por Elas o melhor personagem do Luiz Gustavo, mas para mim o Victor Valentin é o primeiríssimo dessa lista. O Estilo conquistador do personagem  que seduzia todas suas clientes marcou a trama, e mais uma vez o visual do costureiro , que se vestia como um toureiro espanhol ajudava nas hilárias cenas de provas de roupas no atelier .  Em 2010 no remake de Ti Ti Ti escrita por Maria Adelaide Amaral , o público clamou pela participação de Luiz Gustavo, e assim ele entrou na trama vivendo o Mário Fofoca de Elas por Elas.



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa  : teledramaturgia.com e memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

10 Personagens que marcaram “A Terra Prometida”

        As tramas bíblicas da RecordTv não tem como seu forte grandes interpretações, o que chama atenção mesmo é seu enredo mostrando as passagens bíblicas costuradas com o bom e velho folhetim. Porém em A Terra Prometida , a trama do Renato Modesto , alguns atores, mesmo no texto limitado que tem que seguir o viés bíblico,  conseguem apresentar grandes intepretações e composição de personagens  que nos emocionam e mostram que o talento é capaz de  brotar e rasgar o texto marcando  momentos memoráveis à trama.         São eles: A Léia da Beth Goulart         Elogiar a Beth Goulart em cena chega a ser repetitivo. A atriz que  tem o talento correndo nas veias,  sempre consegue transformar os papéis por menores que sejam em grandes momentos na tv. E na pele da Léia isso não foi diferente. Inicialmente, Léia era a principal cú...

Aberturas Inesquecíveis – As aberturas das novelas do Manoel Carlos

Maria, Maria (1978), A Sucessora (1978), Baila Comigo (1981), Sol de Verão (1982), Felicidade (1991), História de Amor (1995), Por Amor (1997), Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas da Vida (2006) e Viver a Vida (2009)       Hoje estreia a nova novela das nove. A Trama de Em Família será escrita por Manoel Carlos ,  um mago na arte de escrever sobre as crônicas do cotidiano.        As tramas do autor sempre são marcadas por uma Helena como protagonista. Em Em Família   a Helena da vez será Julia Lemmertz , filha da saudosa Lilian Lemmertz , primeira Helena do autor.  A escolha da atriz é um homenagem dele a sua grande musa inspiradora  que  marcou o papel na trama de Baila Comigo (1981).        Outro ponto em comum nas novelas do Maneco são as aberturas da suas tramas que sempre apresentam  em sua maioria imagens do c...