Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Beth Goulart



        Ela é um dos grandes nomes  da Record, e em A Terra Prometida, que encerrou-se ontem (13.03), Beth Goulart   comemora mais um excelente papel na tv.
        Na pele da Hebreia Léia, a atriz emocionou o telespectador com as nuances da personagem e sua redenção na reta final. O Forte das tramas bíblicas da Record nunca forma  as interpretações, mais  uma profissional como Beth Goulart engrandece qualquer texto ao interpretá-lo.



        Beth nasceu em uma família onde  a arte de interpretar era ensinada talvez antes mesmo de andar. A Atriz é filha do consagradíssimo casal de atores Paulo Goulart e Nicette Bruno, e irmã da Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho.
        Beth Goulart logo em seu primeiro trabalho no teatro foi premiada como atriz revelação pela APCA, na peça O Efeito dos Raios Gama sobre as Margaridas de 1974.
        A Partir de então Beth Goulart foi escrevendo a custas de muito trabalho e uma formação impecável,  seu nome no teatro, cinema e Tv, se transformando na década de 80 uma das atrizes mais escaladas para novelas na Tupi e na Globo.
        Com uma carreira consolidada na década de 90,  a atriz pode se dar ao luxo de sair da Globo e tentar outros personagens em outras emissoras, voltando para Globo , mas sem o vínculo de longo contratos que seu pai e sua mãe sempre tiveram. Talvez por causa dessa liberdade ela tenha vivido os mais diversos tipos na tv.
        E são esses tipos que o e10blog vai relembrar no post de hoje, homenageando a atriz e comemorando o impecável trabalho que ela fez em A Terra Prometida.


Irmã Carolina de Papai Coração (1977)


        Em 1977, Beth Goulart praticamente estreava na tv na novela Papai Coração, do José Castellar, que seus pais eram os protagonistas. Era o segundo trabalho da atriz na tv e Beth deu  vida a Irmã Carolina, uma das noviças que ajudavam nas estripulias da Titina, a órfão protagonista da novela vivida pela então criança Narjara Turetta.


Débora de Baila Comigo (1981)


        A Atriz fez mais alguns trabalhos marcantes  na Tupi, porém depois do fechamento da emissora, Beth  Goulart estreia na Globo na trama da novela Marina (1980), mas sua projeção nacional foi a Débora de Baila Comigo, trama do autor Manoel Carlos. Na novela,  Débora era a irmã mais nova de Quinzinho, personagem do Tony Ramos,  e totalmente alienada,  ela nem desconfia da verdadeira história sobre os gêmeos que seus pais escondiam.


Carla de Louco Amor (1983)


        Outra personagem de destaque da Beth Goulart foi a Carla de Louco Amor, do autor Gilberto Braga. Na trama, a personagem era uma mulher batalhadora, mas acabou cruzando o caminho da grande vilã da trama, Renata Dumont vivida pela Tereza Rachel, quando se  apaixona pelo filho desta, Lipe, o personagem do saudoso LauroCorona.


Marília de O Outro (1987)


        Em 1987, Beth Goulart viveu a impetuosa Marília na trama de O Outro, do autor Aguinaldo Silva. A personagem era a filha mais velha de Paulo Della Santa (Francisco Cuoco) e vivia em pé de guerra com sua atual esposa, Laura vivida pela Natália do Valle. Marília  sabia que Laura havia casado com seu pai por interesse e não a perdoava por isso, porém não via as verdadeiras intenções de João (Miguel Falabella), irmão de Laura, que fica seu noivo também por puro interesse. O Visual da Marília virou moda logo que a personagem apareceu na novela. Beth usava um  corte repicado  num tom louro quase platinado e lembrava muito a cantora do Roxette que na época usava o mesmo corte.


Helena de Riacho Doce (1990)


        As vilãs ou mulheres implicantes marcaram o currículo da Beth Goulart. A Helena de Riacho Doce, do autor Aguinaldo Silva, era a esposa de um dos engenheiros que chegavam à Riacho Doce à procura de uma embarcação afundada anos atrás. Sem nada para fazer,  um dos principais passatempos de Helena era infernizar a vida de todos que a cercavam com fofocas e intrigas. A cunhada Cristina (Suzy Rêgo) e Eduarda (Vera Fischer), esposa do chefe do seu marido, eram alguns dos alvos de Helena.


Diana de Perigosas Peruas (1992)


        Em Perigosas Peruas, do Carlos Lombardi, Beth Goulart deu a vida a não menos perigosa Diana Torremolinos. Entediada do casamento com Hector (Guilherme Karan), fazia de tudo para a chamar atenção do marido. Sua melhor companhia era o litro de whisky e não fazia a menor questão de esconder seu interesse por Belo, o personagem do Mário Gomes.  No decorrer da trama se mostra ainda mais perigosa   no intuito de conseguir seus objetivos obscuros.

 
Maria Isabel de O Campeão (1996)


        Em 1995, Beth Goulart deixa a Globo e passa integrar o  o elenco da Rede Bandeirantes. Fez uma ótima participação em A Idade da Loba, mas foi no ano seguinte que a atriz ganhou sua primeira protagonista, a Maria Isabel de O Campeão, do autor Ricardo Linhares e Mário Prata. Na trama, Beth voltou a trabalha com o pai. Paulo Goulart  junto com a saudosa Marília Pêra eram os outros protagonistas da novela.


Lidiane de O Clone (2001)
Adicionar legenda

        A Lidiane de O Clone fez Beth Golulart testar sua veia cômica  com as aventuras da personagem que se mordia de ciúmes do marido Tavinho (Victor Fasano)  e era viciada em produtos de beleza. No decorrer da trama não percebia   e  leva um golpe de Karla (Juliana Paes), a interesseira  que armava um grande plano e conseguia engravidar do seu marido. Na trama da autora Glória Perez,  Beth Goulart deu um show com as loucuras da personagem em manter o marido sempre alerta à ela.


Neli de Paraiso Tropical (2007)


        Em Paraíso Tropical, trama do autor Gilberto Braga, Beth deu vida a consumista, deslumbrada e egoísta Nelí. Uma mulher que desiludida com a vida simples que leva, via nas filhas Joana (Fernanda Machado) e Camila (Patrícia Werneck) a chance de ascender socialmente.


Regina de Vidas em Jogo (2011)


        Em 2011, Beth Goulart é contratada pela RecordTv, emissora que está até agora, e estreia como uma das vilãs da trama de Vidas em Jogo, da autora  Cristianne Fridmann. Regina sua personagem centrou  praticamente todos os acontecimentos da trama,  e é a personagem mais crível e melhor construída da novela. A crítica teceu todos os elogios à Beth transformando a Regina de Vidas em Jogo sua melhor personagem de todos os tempos.


 Clarice de Vitória (2014)


        Em 2014, Beth volta a brilhar  vivendo   uma personagem escrita por Cristianne Fridmann. Desta vez lhe foi dado a sofredora da história. Clarice era uma mulher amargurada com um casamento desfeito no passado e a revolta do filho paraplégico que acreditava ser seu pai o grande responsável por seu estado. Na trama Beth e Bruno Ferrari , que vivia seu filho, o protagonista da trama, proporcionaram cenas emocionantes e inesquecíveis à novela. Vitória foi outro grande trabalho de Beth Goulart, que mesmo em uma novela sem a repercussão esperada, conseguiu um  grande destaque.




Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...