Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a volta de “Senhora do Destino” no “Vale a Pena Ver de Novo”



        Senhora do Destino está de volta ao Vale a Pena Ver de Novo a partir desta segunda-feira (13.03). A novela do autor Aguinaldo Silva, exibida originalmente em 2004, é a trama que detém a maior audiência do horário até então.
        Esta será a segunda reprise da trama no Vale a Pena Ver de Novo, mas nunca é demais assistir Senhorado Destino, e abaixo cito 10 motivos para não perder essa re-reprise.


1 – Aguinaldo Silva sem regionalismo e realismo fantástico


        Senhora do Destino marcou a volta do autor ao estilo que tentara emplacar cinco anos antes como Suave Veneno (1999), e não obteve êxito. Na trama de 2004, o autor foi mais feliz, centrando a trama em dramas mais urbanos e realistas. O Tema principal da trama, o rapto da menina Lindalva (Carolina Dieckmann), foi tirado das manchetes dos jornais. O autor se inspirou na rapto do menino Pedrinho ocorrido em Brasília e que teve projeção nacional.


2 – As questões sociais e o preconceito 


        A novela abordou e levantou várias bandeiras e questões sociais. Falou sobre a violência doméstica através da personagem da Adriana Lessa (Rita); a corrupção na política através dos personagens Reginaldo e Viviane, personagens do Eduardo Moscovis e Letícia Spiller, prefeito e primeira-dama da fictícia cidade de São Miguel. Mas nenhum teve um projeção tão grande quanto o lesbianismo mostrado através das personagens Eleonora e Jeniffer, vividas pelas  atrizes Mylla Cristie e Bárbara Borges. Abordado de uma forma muito peculiar, diferente do que acontecera em tentativas de outros autores e do próprio Aguinaldo, o público não rejeitou o romance e comprou a briga do casal.


3 – Giovanni Improtta e o inesquecível José Wilker


        O Saudoso José Wilker construiu um Giovanni Improtta inesquecível. Se a Nazaré Tedesco  (Renata Sorrah) foi a personagem feminina que marcou a trama, o Giovanni foi o masculino. Impossível falar de Senhora do Destino e não lembra-lo.  O personagem na medida certa do histrionismo foi uma grande homenagem a saudosos coronéis da nossa teledramaturgia como Odorico Paraguaçu, o Paulo Gracindo em O Bem Amado (1973)  e o Senhorzinho Malta, Lima Duarte em Roque Santeiro (1985). Mas o talento do Wilker deu uma projeção tão grande ao personagem com uma repercussão inimaginável. Vai ser bom demais revê-lo!


4 – Último trabalho da Míriam Pires na em novelas
Adicionar legenda

        Míriam Pires vivia na trama a cozinheira Clementina, e por problemas de saúde acabou se afastando da novela. Foi substituída por Cristina Mullins, que fez às vezes de sua filha na trama. Míriam faleceu na manhã do dia 07.09.2004 e foi homenageada na trama com o lançamento do livro “A Cozinha Maravilhosa de Dona Clementina”.





        Senhora do Destino marca também  um trabalho inesquecível da dupla Raul Cortez e Glória Menezes como o Barão e Baronesa de Bom Sucesso. Os dois formam um casal alegre que gosta de celebrar a vida, embora não tenham mais a situação financeira favorável. Protagonizaram  cenas hilárias, quando o Barão aceita ser o personal stylist do Giovanni Improta; e emocionou quando a Baronesa começa a sofrer do mal de Alzheimer.


6 - Cenas Marcantes 


        Duas cenas inesquecíveis pontuam a trama de Senhora do Destino. Logo no primeiro capítulo, na primeira fase da trama, Maria do Carmo (Carolina Dieckmann), dá banho nas águas do Rio São Francisco em Lindalva ainda bebê. A Imagem da Carolina Dieckmann banhando o bebê virou uma espécie de marca da trama.  E Claro que ninguém esqueceu também do tão aguardado acerto de contas entre Maria do Carmo (Susana Vieira) e Nazaré (Renata Sorrah). O Capítulo exibido em 26 de outubro de 2004 foi o de maior audiência da trama mostrando a surra que a nordestina dá na sequestradora de sua filha.


7 – A abertura


        Para a abertura da trama foram usados mais de 800 figurantes que apareciam  em um tabuleiro entre os atores do elenco ao som de “Encontros e Despedidas” na voz da Maria Rita. Aguinaldo Silva era um dos “anônimos” que apareciam na abertura.


8 – Grande homenagem ao povo nordestino
Adicionar legenda

        A trama traz referencias biográficas do nordestino Aguinaldo Silva. Os nomes de Maria do Carmo Ferreira da Silva, a personagem da Susana Vieira, e seu irmão Sebastião, personagem do Nelson Xavier,  são uma homenagem do autor a sua mãe  e tio, que tinham o mesmo nome. A Própria trajetória de Maria do Carmo, uma migrante nordestina que chega ao sul e tem uma trajetória de sucesso, marcada por muitos sacríficos e galgada na honestidade, foi a grande homenagem ao povo nordestino.


9 – A Cronologia estapafúrdia que não comprometeu em nenhum momento à trama


        Muito se  falou  sobre a cronologia de Senhora do Destino, o que inicialmente preocupou , pelo fato disso prejudicar a narrativa da trama. A novela  tinha sua primeira fase em 1968, e a segunda e atual  em meados de 1992 e 1994. Assim foram inseridos na trama elementos e objetos  do início da década de 90. Logo no início da passagem de tempo foi mostrado uma cena  em que os  personagens assistiam  a novela Felicidade (que é de 1991 e 1992), porém os telefones celulares, objetos, automóveis , eram os mais modernos , assim como os figurinos e cenografia. A opção seguida pelo autor   foi deixar de situar a novela  no tempo e transformá-la em atemporal,  com direito a uma bela licença poética. Mesmo parecendo um absurdo para uma  obra audiovisual, isso não comprometeu em nada a história e o sucesso da novela.


10 – Nazaré Tedesco, a dona da história
Resultado de imagem para NOVELA SENHORA DO DESTINO
Adicionar legenda

        Se a Susana Vieira foi a Senhora do Destino, Renata Sorrah na pele da vilã Nazaré Tedesco foi a Dona da História. Há anos o Brasil não se identificava tanto com uma vilã, acho que desde a Odete Roitamnn (Beatriz Segall) de Vale Tudo (1988).  A atriz entrou para história da teledramaturgia  e ganhou todos os prêmios relacionados a Tv do ano . A escada da casa da personagem e sua tesoura viraram símbolos da sua personalidade. Mesmo sendo a vilã da história, Nazaré provocava risadas com seus xingamentos e apelidos dados aos seus inimigos: ela se referia a Maria do Carmo (Susana Vieira) como “anta nordestina”, chamava Cláudia (Leandra Leal) de “songa monga” e Josivaldo (José de Abreu) de “flageladão” – e também fazia rir nas cenas em que se autoelogiava diante do espelho. Entre suas "pérolas", dizia frases como: "Gostosa! Impressionante como o tempo só te valoriza", "Eu nasci linda e loira. Uma alemãzona!", "Loiraça gostosa, gostosona, bocão. Ah, se eu te pego!", "Você é má... maravilhosa!", "Eu sou boa pra dedéu", "Raposa linda, loira e felpuda", "Quando crescer quero ser que nem você, Nazaré Tedesco". As cenas da personagem deixavam os telespectadores grudados na tela. Até hoje, quase 15 anos depois da primeira exibição da trama, Renata Sorrah ainda é lembrada pela personagem. A Força da Nazaré Tedesco é tão grande  que ela  já está escalada para a próxima trama do autor Aguinaldo Silva. Renata Sorrah vai reviver a personagem na trama de O Sétimo Guardião, que vai estrear em 2018 no horário nobre da Globo.




        Deixei a Nazaré Tedesco como último item da lista propositalmente, por que se você caro leitor não se convenceu com os primeiros nove motivos, só a  Nazaré Tedesco para lhe fazer voltar a ver Senhora do Destino.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...