Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 personagens que se perderam em “A Lei do Amor”



        A trama da Maria Adelaide Amaral chega a sua última semana marcada por uma verdadeira via cruzes de entrada e saída de personagens e mudança de perfis. 
        Logo nas primeiras semanas de A Lei do Amor o elenco inchado foi apontado com um dos problemas que a trama começava à transparecer, assim a autora foi limando  alguns deles com o intuito de fazer a história fluir. 
        Infelizmente essas “eliminações” foram feitas de forma tão grotesca que o que talvez contasse a favor da trama acabou surtindo efeito contrário. Com o sumiço de alguns personagens outros perderam sentido, ou tiveram que ter seus perfis totalmente alterados para continuar servindo ao roteiro, transformando  grandes personagens em personagens fracos ou descaracterizados.
        Vamos então ver alguns personagens que sofreram isso e que infelizmente se perderam dentro de A Lei do Amor:


Salete da Cláudia Raia
Adicionar legenda

        A Salete é a personagem mais azarada da história das novelas. Nada que foi pensado para a personagem deu certo. Primeiro a história da sensualizada com os frentistas, logo nos primeiros capítulos se esvaiu. Depois veio a história com a filha que se prostituia, outra história que logo foi esquecida. Isso sem falar na falta de química com  o Daniel Rocha,  seu par romântico o que acabou fazendo a autora criar um novo interesse amoroso para a Salete, que foi revelado ser um mau-caráter interessado apenas em destituir a personagem do cargo de prefeita de São Dimas. Enfim, nem a  Claúdia Raia com toda a sua exuberância e talento conseguiu salvar a Salete, foram muitas transformações que só descaracterizaram  a proposta inicial da personagem.


Tião Bezerra do José Mayer


        O Tião Bezerra era um vilão à altura do José Mayer, e claro o ator iria tirar de letra. Infelizmente o decorrer dos capítulos provou o contrário. As vilanias do Tião a certa altura da trama pareciam de vilões do Walt Disney de tão caricatas e nem sua dobradinha com a Magnólia rendia em cena. Em alguns momentos o talento do José Mayer até se sobressaia ao fraco roteiro da trama, mas nem isso foi capaz de salvar o Tião.


Isabela  / Marina da Alice Weigmann


        A Alice Weigmann foi alçada ao posto de grande estrela de A Lei do Amor, depois que a Letícia (Isabela Santonni)  foi taxada de chata pelo público. Porém o roteiro equivocado da trama acabou estragando as duas personagens  que a Alice Weigmann ganhou na trama. Com a morte da Isabela, totalmente desnecessária, a autora criou a Marina, que até hoje não foi explicado se é a Isabela, se é uma irmã gêmea, um clone, um et ou Deus sabe o que?. Afinal de A Lei do Amor podemos esperar tudo! O mais incrível  é que provavelmente será revelado que a Marina é a Isabela mesmo no último capítulo, o que torna a história dessa troca das personagens ainda mais sem sentido.


Letícia da Isabella Santonni


        Isabela Santonni   foi uma das mais atingidas pelas drásticas mudanças de perfil dos personagens de A Lei do Amor para servir ao conturbado roteiro. Sua Letícia  inicialmente se recuperava  de um câncer e era tão melosa e dependente de pai, mãe e noivo que o público ao invés de se comover com a situação,  acabou rejeitando a personagem de tal modo que a única solução da autora foi tentar amenizar as chatices  com o intuito de fazer a estrela jovem da trama voltar a brilhar. Até o tom de voz da Letícia irritava.  No decorrer da trama a autora até tentou consertar a personagem. A emenda saiu pior.  Letícia perdeu o perfil dependente e se transformou em uma profissional de sucesso e uma mulher segura. O único problema é que foi uma mudança brusca praticamente do dia para a noite. Ficou impossível engolir uma Letícia tão diferente do perfil original da personagem.  Sem solução para o final da da personagem , Maria Adelaide Amaral decide repetir  o mesmo drama de Laços de Família (2000), do ManoelCarlos, com um transplante de medula.  Não estou desmerecendo o trabalho da Isabela Santonni, que até foi perfeita no que a personagem pedia,  o problema é o roteiro mesmo, que tirou da atriz a chance de fazer sua primeira grande personagem em horário nobre.


Thiago do Humberto Carrão


        Nunca engoli o Humberto Carrão no posto de grande astro do horário nobre. Acho que falta um pedigree ao ator, mas claro que talento ele tem. Mas o Thiago, seguindo a linha das seus interesses amorosos na trama, se transformou em um personagem intragável. Aquele jogo de gato e rato entre ele e a Isabela/Marina (Alice Weigmann) cansou rapidinho e a trama dos dois se descaracterizou. Podem até ficar juntos no final, mas tenho certeza que ninguém está interessado mais.


Mileide da Heloisa Perissé


        Alguns personagens de A Lei do Amor começaram bem e a  brusca mudança de perfil que os descaracterizou foi  o  estrago. Porém a Mileide da Heloisa Perissé é uma das que desde o começo tinha a cara de que não daria certo mesmo. Nada contra a Perissé,  que  já fez  ótimos trabalhos no humor e até no drama, mas a vidente, meio pastora, meio trambiqueira da Mileide não emplacou. Até hoje não entendo de que serviu a personagem à trama.   


A Ruty Raquel da Titina Medeiros


        Outra personagem que prometia em A Lei do Amor era a Ruty Raquel da Titina Medeiros. Além de ser vivida pela nossa eterna Socorro de Cheias de Charme (2012), ainda tinha essa aura de homenagem a Rute e a Raquel do  Remake de Mulheres de Areia (1993), o que certamente renderia várias citações na trama,  uma marca registrada das novelas da autora. Infelizmente a personagem passou em branco, quase invisível nos sete meses de novela.

       
Antônio do Pierre Baitelli


        Será que na teledramaturgia ainda vai existir um personagem mais canastrão e debiloíde que o Antônio do Pierre Baitelli? O personagem tinha um perfil cômico   que me agradava, principalmente o fato dele usar  de citações de outras tramas em seu texto. Mas o Antônio naufragou de tal modo na trama que  teve praticamente três versões do início  até então. Foi o Antônio que namorou a Jéssica  (Marcela  Ricca); o da Ruty Raquel (Titina Medeiros) e agora virou a babá da Letícia (Isabela Santonni) como prêmio de consolação.


 Bruno do Armando Babaioff


        Uma história paralela de A Lei do Amor que parecia decolar era a do  Dr. Bruno  vivido pelo Armando Babaioff. Um  rapaz introspectivo que tinha um perfil misterioso  por se sentir preterido pela própria mãe  com relação ao  Pedro (Reynaldo Gianecchnni) que ela criara como tal.  O personagem iria ser uma espécie de inimigo do Pedro nesse duelo pelo amor de Zuza (Ana Rosa), mas essa trama logo se esvaiu. Ai apareceu a Jéssica da Marcela Ricca.  O romance entre ele e a  ex-prostituta tinha tudo para ser um bom entrecho, sem falar que a química entre eles  foi perfeita. Mas , O Bruno da noite para o dia resolveu que tinha que estudar fora e abandonou aquela que ele já tinha declarado  ser a mulher da sua vida. Foi embora junto como ele uma trama que poderia ter rendido muito em A Lei do Amor. Vendo esse grande erro que cometeu, Maria Adelaide Amaral resolveu agora na reta final dar uma nova chance para o Bruno e Jéssica. Mas  à essa altura da trama é tarde, o estrago já foi feito.


Helô da  Cláudia Abreu


        Quem viu a Helô no início de A Lei do Amor nunca imaginou que a personagem fosse amargar  um fim moldurado pelo  clichê clássico da mocinha raptada  pela grande vilã. Isso é de fazer qualquer personagem perder a credibilidade. Nem mesmo o talento e perícia da Cláudia Abreu foi poupado nas bruscas mudanças de perfil para a adaptação ao roteiro. De mulher sensata e segura, a Helô se viu   ciumenta e  insegura,  o que contrasta totalmente com toda a  trajetória da personagem. A Helô da primeira fase , quando vivida pela Isabelle Drumond, foi um dos destaques iniciais da novela, e ao entregar o papel para Cláudia Abreu , a Helô tomou uma proporção que parecia virar uma das grandes personagens da trama, não era a mocinha sofredora simplesmente, era uma mulher que lutava por seus ideias e desejos. Infelizmente o tapa buracos que a Maria Adelaide transformou os entrechos de A Lei do Amor,  atingiram a Helô de tal forma  que só a interpretação da Claudia Abreu não foi o suficiente. Uma Pena!

10 Personagens que mesmo em “A Lei do Amor” se destacaram


Magnólia e Luciene – As duas colunas que sustentam “A Lei do Amor”



Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f