Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder “Corpo a Corpo” Viva

 


          Um suposto pacto com o diabo  foi o mote principal e a trama que mais chamou atenção dentro da novela Corpo a Corpo, um dos sucessos do Gilberto Braga,  nunca reprisada, considerada, pelo próprio autor, sua melhor novela,  está de volta a apartir do próximo  dia  24.06, no  Canal Viva.

        O  e10blog cita abaixo 10 motivos que tornam essa reprise imperdível:

Primeira Reprise:



        A Novela que tem 40  anos, só agora vai ter finalmente sua primeira reprise. Considerada uma novela complexa, principalmente pelo pacto, entre outros fatores, acabou sendo protelada. Agora  vamos poder matar essa vontade de quase cinco décadas.

 

Personagens femininas memoráveis e marcantes

        Corpo a Corpo foi um momento brilhante da nossa teledramaturgia daquele inicio de década. Personagens femininos sedutores  que davam o charme do folhetim –

- A Mulher que perde o homem amado e planeja vingança para destruí-lo, a Tereza da Glória Menezes;

- A Mulher que faz um pacto com o diabo para ascender profissionalmente – Eloá, vivida pela DeboraDuarte;

- A  Mulher vítima de racismo, cujo sangue salva a vida do homem que um dia lhe menosprezara e  fizera sofrer- Sônia, vivida pela Zezé Motta;

- e a mulher da sociedade vivendo em conflito com o passado glorioso e o presente sem dinheiro, à procura de um casamento de interessante – Lúcia, da Joana Fomm.

 

Racismo



        Foi na trama de Corpo a Corpo, que houve  uma das primeira representações, se não a primeira, de uma família de negros bem colocada socialmente, em uma época em que atores negros muito raramente fugiam do estereótipo do escravo, do serviçal ou do bandido.  Zezé Motta, viveu em Corpo a Corpo a personagem Sonia, uma moça negra, de classe média, arquiteta paisagista, culta e esclarecida.

        O Racismo foi retratado a partir de momento em que Cláudio, o personagem do saudoso Marcos Paulo, um rapaz muito rico, de temperamento rebelde que vivia batendo de frente com  a família  e a intransigência  do pai, Alfredo Fraga Dantas(Hugo Carvana), um homem conservador, arrogante e preconceituoso, se apaixona por Sônia.   O Pai claro que não aceitou esse romance e foi capaz de tudo para tirar Sônia do caminho do filho e da família. Mas como novela é novela, na reta final de Corpo a Corpo, foi o sangue de Sônia que salvou Alfredo da morte.

        Porém, o entrecho real chocou mais que o da ficção. Em uma pesquisa para aferir a aderência do público sobre o casal Sônia e Cláudio, o resultado  surpreendeu todos os envolvidos.  As reações foram as mais violentas e preconceituosas possíveis conforme Zezé Motta narrou nos documentários “A Negação do Brasil  e confirmou no “Tributo”:

        “As reações foram violentas (…) Um homem disse que se fosse ator e estivesse precisando de dinheiro e a televisão obrigasse a beijar uma negra feia e horrorosa ‘como aquela’, chegaria em casa todos os dias e desinfetaria a boca com água sanitária. (…) Teve uma empregada doméstica que disse que toda vez que o casal se beijava, ela trocava de canal porque não acreditava nesse amor. (…) Outro disse que não acreditava que Marcos Paulo estivesse tão necessitado de dinheiro para passar por essa humilhação.”

        Nove anos depois, em 1995 na trama de A Próxima Vítima, do Sílvio de Abreu,  Zezé Motta voltou a encabeçar uma família negra de classe média alta.

       

Flávio Galvão como o  Diabo



        Flávio Galvão foi um dos destaques masculinos de Corpo a Corpo na personificação do próprio Diabo.

 

Débora Duarte como Eloá

        Débora Duarte  no auge da sua beleza e ascensão de carreira viveu uma de suas melhores personagens em Corpo a Corpo à protagonista Eloá.  A  atriz vinha do sucesso de duas minisséries – Padre Cícero e Anarquistas Graças a Deus, exibidas meses antes da estreia da  novela. Por  sua atuação na trama, Débora foi eleita pela APCA  Melhor atriz do ano, juntamente com Geórgia Gomide e Marieta Severo, por Vereda Tropical (1984) e Mírian Pires, por Meus Filhos, Minha Vida; Lucinha Lins pela minissérie Rabo de Saia e Nathália Timberg por Santa Marta Fabril. 

 

Joana Fomm / Lúcia Gouveia 

                Joanna Fomm, novamente brilhou vivendo uma grande vilã do Gilberto, tal qual acontecera com a Yolanda Pratini de Dancin´Days (1978). A Lúcia Gouveia  foi tão perversa que a atriz contou em entrevistas que chegou a ser hostilizada em restaurantes por pessoas que naquela época ainda confundiam personagens com os atores.

 

O Grande Mistério da Trama

        Corpo a Corpo aguçou a curiosidade do público acerca do mistério que envolvia o Diabo (Flávio Galvão). Em troca de uma promissora carreira profissional na empresa Fraga Dantas, Eloá (Débora Duarte) aceita fazer um pacto com o capeta. No meio da novela, descobria-se que tudo não passava de uma farsa arquitetada por um grupo de pessoas que estavam usando Eloá para se apoderar da empresa onde ela era executiva.

Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana) havia fundado sua firma com um sócio, que veio a falecer e lhe deixou a sua parte em testamento. A viúva, Nádia (Tânia Scher), alia-se a Rogério (Odilon Wagner), alto funcionário da Fraga Dantas, para conseguir esse testamento. Por meio de Raul (Flávio Galvão), encarnando o próprio Diabo, é fácil para Rogério promover a ascensão de Eloá. Enquanto isso, a enfermeira Tereza (Glória Menezes) se infiltra na mansão Fraga Dantas com a incumbência de seduzir Alfredo, casar-se com ele e meter as mãos no testamento, guardado em um cofre. Em troca, Tereza quer o fim do casamento de Eloá e Osmar (Antônio Fagundes), sua antiga paixão, como uma vingança pessoal contra ele, que a abandonara grávida no passado.

Descoberta a farsa, todos os envolvidos são condenados, com exceção de Nádia, que morre atropelada antes do julgamento, e de Eloá, que era tão vítima quanto Alfredo. Tereza vai presa e se regenera na cadeia. Rogério morre ao fugir da polícia. Raul também tenta uma fuga e (aparentemente) morre, quase aos olhos de Tereza.

....a partir  de agora tem spoiler ...

Porém, para surpresa do público, o Diabo reaparece, agora para a atormentada Tereza, que já cumpriu sua pena. Ele a convence que todas aquelas mortes são obra sua, e que ela poderá vir a reconquistar o amor de Osmar. Entretanto, para isso, terá que matar Alfredo. É quando a novela inicia um novo mistério. Ao final, a elucidação do caso: Raul não morrera. Ele aliou-se a Amauri (Stênio Garcia), que queria a morte de Alfredo para finalmente ficar com o amor de sua vida, Lúcia (Joana Fomm), a nova mulher do empresário.

 

Trilha Sonora



                O Romance do casal Sônia e Cláudio,  ficou marcado pela música “Coração de Estudante”  que virou uma espécie de hino cívico depois que foi usada como música de fundo sobre as reportagens, cortejo fúnebre e sepultamento do primeiro presidente eleito pela democracia Tancredo Neves em 1983. A Música havia sido composta por Wagner Tiso para o filme “Jango” sobre o presidente João Goulart. Depois do lançamento do filme Milton Nascimento escreveu a letra que virou um clássico.

        Curiosamente a  música não consta em nenhuma trilha lançada comercialmente  da novela.

        Outras músicas muito marcantes na novela foram “Nada Mais (versão da internacional Lately), gravada por Gal Costa (tema de Tereza), e a internacional Missing You, na voz de Diana Ross (tema de Lúcia e Amauri) – esta, curiosamente, tocou desde o início da novela, quando a prática na época era executar as músicas estrangeiras a partir da metade da trama, quando o disco internacional era lançado comercialmente.

Corpo a Corpo foi uma das primeiras novelas em que um efeito visual e um efeito sonoro anunciavam o fim do capítulo: a última imagem “congelava” em preto e branco com um som impactante.

 

Primeira parceria DenisCarvalho /Gilberto Braga  e Malu Mader /Gilberto Braga

        Corpo a Corpo foi a primeira e longa parceria do novelista Gilberto Braga com o diretor Dennis Carvalho. E Também primeira novela do autor com a atriz Malu Mader, para  quem ele criou personagens de destaques em produções seguintes como Anos Dourados, O Dono do Mundo, Anos Rebeldes, Labirinto, Força de Um Desejo e Celebridade.

 

Primeira novela  da Lilia Cabral e Selton Mello na Globo

        Dois nomes que virariam referência   com  atores de tv estrearam em Corpo a Corpo -Lilia Cabral e Selton Mello. Ambos vinham de produções da Rede Bandeirantes.

 

Veja Também:

Gloria Menezes   


Corpo a Corpo 


Deborah  Duarte 


Zezé Motta 

Joana  Fomm 


Marcos Paulo 


Flávio Galvão 


Gilberto Braga 


Malu Mader 


Fonte:

Texto: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

  1. CORPO A CORPO tem, na verdade, 40 ANOS - incompletos - a contar de de sua data de estreia, 26.11.1984, e não 44. Esta é a única incorreção neste seu texto que quase chega à perfeição, pois a novela de autoria de Gilberto Braga tem todos estes motivos para a primeira reprise no Brasil ser considerada imperdível e alguns outros mais. Basta pensar nas questões de especulação imobiliária, catástrofes e emergências climáticas, falta de planejamento de habitações urbanas e rurais, já que um dos plots iniciais da trama é também uma situação dramática de alguns personagens que sofrem com a ocorrência de enchentes e inundações severas na região do Vale do Rio Itajaí e Blumenau especificamente em 1983. O autor foi realmente pioneiro e visionário na dramatização e no retrato realista nessa questão da emergência climática global e no consequente desequilíbrio ecológico gravíssimo. Depois repetiu, com a mesma contundência e perspicácia, o retrato de um drama semelhante, com as inundações e deslizamentos de terrenos e habitações nos morros de bairros cariocas periféricos, em PÁTRIA MINHA (1994). Este é outro atrativo da novela sensação dos horário dos "mofos" do VIVA, que está prestes a estrear. Ainda é interessante salientar que toda a história da novela tem mais a ver com ÁGUA VIVA (1980), que apresentaram também histórias com grandes doses de crítica social, realismo e romantismo/idealismo, em tramas mto bem construídas; e não tanto com LOUCO AMOR (1983), a sua obra imediatamente anterior, que apresentava mais uma trama popular, porém voltada para o lado fantasioso folhetinesco. Parabéns pelo seu excelente e maravilhoso texto, com a sua dedicada pesquisa! E vamos juntos acompanhar CORPO A CORPO, em sua primeiríssima reprise, com o carinho e a celebração que ela merece!

    ResponderExcluir
  2. A novela tem 40 anos! É de 1984! Tá errado esses 44 anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...