Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Força de Um Desejo” no Viva



Em 1999, a Globo resolveu apresentar no horário das seis uma trama de época com o intuito de alavancar a audiência do canal derrubada  pelo remake de Pecado Capital (1998), da GlóriaPerez,  Salomé de 1991,  havia sido a última. Assim Gilberto Braga desenvolveu uma sinopse do Alcides Nogueira e apresentou o literal novelão Força de Um Desejo.

 A novela teve inacreditáveis 226 capítulos, numa época em que as novelas já começavam a ser mais condensadas, e apesar de não ter sido um grande sucesso, mesmo merecendo, Força de Um Desejo não foi o fracasso que muitos fazem questão de dizer. A trama  foi muito esticada,  mas nem por isso perdeu seu dinamismo  e manteve o interesse a cada novo gancho e capítulo. Fico imaginando o tamanho do sucesso que seria se Força de Um Desejo tivesse sido apresentada no horário nobre.

A trama está de volta a partir da próxima segunta-feira (24.10) em reprise pelo Canal Viva, substituindo Alma Gêmea (2005), e para os que ainda não a viram ou não lembram, o e10blog cita 10  dos vários motivos  que fazem de Força de Um Desejo uma novela imperdível.

       

A Volta de GilbertoBraga ao horário das seis



        A Globo precisava alavancar  a audiência do horário das seis, e escalou Gilberto Braga, que já havia abrilhantado o horário  com clássico adaptados como Helena , Senhora e Escrava Isaura, antes de se mudar para o horário nobre,  e o mesmo desenvolveu essa sinopse já escrita por Alcides Nogueira desde 1988, que quase foi produzida na época com o título de Amor Perfeito, mas até então estava engavetada. A Sinopse foi desenvolvida  a partir do livro O Viconde de Taunay – A Mocidade de Trajano. A imprensa divulgou na época que Gilberto Braga se sentiu rebaixado  ao ser transferido do horário nobre para o das seis,  coincidentemente logo depois de Pátria Minha (1994), considerada um novela complexa no currículo do autor. Porém   a passagem no horário das seis só credenciou ainda mais  Gilberto, que apresentou um novelão  para um público que talvez ainda não conhecia  seu poder nesse horário , e em 2003 voltou ao horário nobre em grande estilo com Celebridade.

 

A Trinca Gilberto Braga  Malu Mader , Fábio Assumpção e Cláudia Abreu



        A trina Malu Mader , Fabio Assumpção e ClaúdiaAbreu, nomes sempre presente nos elencos do Gilberto mas que até então nunca haviam se juntado em uma mesma novela, brilharam em Força de Um Desejo.  Malu Mader   deu um glaumor e força necessários para a exuberante Ester Delamare; Fábio Assumpção deu o tom  ao mocinho preterido pelo pai e Cláudia Abreu espetacular como a  escrava esperta que lutava para fugir dos seus algozes.

        A trinca se juntaria novamente em Celebridade – A Linda Maria Clara Diniz,  o vilão Renato Mendes e a cachorra Laura.

 

A Relação Escravo-Senhor Higino Ventura e Olívia – Paulo Betti e Cláudia Abreu



        Paulo Betti interpretou com grande desenvoltura seu personagem-vilão, enquanto Cláudia – mesmo com Olívia sofrendo maus-tratos – não a deixou cair no dramalhão previsível e lacrimejante. Ambos não eram totalmente bons ou maus. Olívia era trapaceira e de caráter duvidoso, enquanto Higino mostrava momentos de sensibilidade. Um entrecho muito interessante da trama.

 

Participação especialíssima de Sônia Braga



        Sônia Braga voltou às novelas depois de 19 anos em Forçade Um Desejo, numa participação especial nos primeiros capítulos como Helena, a Boronesa Sobral. A última novela dela aqui havia sido em 1980,  quando fez a protagonista da trama de Chega Mais.

 

Nathália Timberg  e sua vilã Idalina



        Depois da bondosa Celina de Vale Tudo (1988), e da megera Constância Eugênia de O Dono do Mundo (1991), finalmente NatháliaTimberg ganhou de Gilberto Braga uma verdadeira vilã para interpretar: a perversa Idalina Menezes de Albuquerque Silveira. Uma das sequências mais lembradas da novela é quando Ester (Malu Mader), depois muito tempo sendo chantageada e humilhada pela megera, a expulsa de casa, mandando a escrava fazer uma fogueira com todos os seus vestidos caros.

 

Lavínia Vlasak como vilã



        Lavínia Vlasak brilhou com  sua primeira vilã em Força de Um Desejo, a pérfida Alice Ventura. Uma jovem sem escrúpulos, que virou cúmplice de Idalina  para tentar conquistar o amor de Inácio (Fábio Assumpção).

 

Selton Mello  e o introspectivo Abelardo

        Selton Mello está espetacular na trama como o introspectivo  Abelardo,  o jovem que sente desprezado pelo pai e preterido pelo irmão mais velho. Acaba se casando com  Alice,  que  na verdade ama seu irmão. O Ator deu o tom certo ao personagem ,  que sem muitos momentos de explosão,  brilhou com uma interpretação simples , seca e contida, quase um precursor de Dom Pedro II de Nos Tempos do Imperador.

 

Isabel Fillardis e  a espevitada e divertida  escrava Luzia



        Isabel Fillardis, que fora chamada para viver a Clarice de Suave Veneno (1999), viu esse papel ser-lhe retirado sem maiores explicações. Escalada para Força de um Desejo, a atriz teve a oportunidade de interpretar uma das melhores personagens da novela, a divertida escrava Luzia.

  

 

O “Quem Matou o Barão Sobral” ?



        Dono dos mais emblemáticos e poderosos “Quem Matou?” da nossa teledramaturgia, Gilberto Braga também inseriu um em Força de Um Desejo, que na minha opinião foi um dos melhores pela forma  que foi desenvolvido e revelado.

        Alerta tem spoiler a partir daqui :

O Barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria) foi morto a tiros em seu quarto, durante uma festa. O principal suspeito era seu próprio filho, Inácio (Fábio Assunção), que fugira naquela noite com sua amante, Ester (Malu Mader), sua madrasta. Depois de Inácio ter sido preso, e de muitas reviravoltas, a explicação veio no último capítulo. O assassinato do barão tem a ver com três outros crimes ocorridos anteriormente: a morte por envenenamento de Helena (Sônia Braga), mulher do barão, do Dr. Xavier (Nelson Dantas), médico da família, e do Padre Olinto (Abrahão Farc). Por ciúmes, Bárbara Ventura (Denise Del Vecchio) envenena a baronesa. Helena fora uma antiga paixão de Higino (Paulo Betti), o marido de Bárbara, e ela não aceitava o fato dele ainda estar apaixonado por Helena. Quando o Dr. Xavier diagnostica a morte da baronesa por envenenamento, Bárbara mata-o. Depois, atormentada, ela confessa ao padre os seus crimes. Arrependida da confissão, Bárbara mata o padre. Por fim, ao saber que Henrique Sobral estava a par de tudo e que iria denunciá-la, atira no barão. Desmascarada, Bárbara enlouquece e passa o resto dos seus dias num manicômio.

 

Trilha Sonora  





        A trilha sonora  de Força de um Desejo foi produzida por Roger Henri, com direção musical de Mariozinho Rocha. Entre suas 14 faixas, merece destaque o seu belíssimo tema instrumental, “As Terras do Barão”, composição exclusiva de Roger Henri para a trama. Esse tema era sempre executado durante as chamadas da telenovela. O tema de abertura, “Tema de Ana”, uma valsa inédita composta por Tom Jobim para sua mulher, pouco antes de morrer, em  1994, tem arranjos do maestro Jacques Morelenbaum  e execução da Orquestra Sinfônica Brasileira, com o pianista Cristóvão Bastos como solista. A trilha inclui ainda os temas “Emperor Valse, op. 437” e “Annen Polka”, do compositor erudito Johann Strauss, executadas pela Orquestra Filarmônica de Viena. A trilha incidental traz cantos de escravos de acordo com a cultura bantu.

 

Veja Também:

Força de Um Desejo (1999) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipedia.com.br    www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...