Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “Êta Mundo Melhor



        Em 2016  Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!.

E para a alegria dos fãs,  a personagem esta  de volta em   Êta Mundo Melhor!, continuação da trama do Walcyr Carrasco.    A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla  esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia   de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria.



Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carreira.

Poucas atrizes têm uma carreira tão sólida, versátil e querida pelo público quanto Elizabeth Savalla. Com mais de cinco décadas dedicadas à arte, ela marcou gerações com personagens fortes, cômicas, humanas e sempre muito brasileiras. Seu talento atravessou o teatro, o cinema e principalmente a televisão, onde construiu alguns dos papéis mais lembrados da dramaturgia nacional.

Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, Savalla chamou a atenção logo cedo. Na TV, estreou em 1974, mas foi em 1975, como a doce e intensa Malvina, da primeira  versão de  Gabriela, que conquistou o país e recebeu seus primeiros prêmios. A partir daí, construiu uma carreira marcada por grandes colaborações  a teledramaturgia — como as  mocinhas inesquecíveis Lili de O Astro (1978), a Carina de Pai Herói (1979) ou  a Marcela de Plumas e Paetês (1980); as  mulheres fortes,  decididas e complexas  como  a Bruna de Pão Pão Beijo Beijo (1983), a Renata de  Hipertensão (1986), a Maria Zanata de Meu Marido (1991) ou a  Maria Luisa de  Quem é Você (1996) e, claro  não posso deixar de citar as hilárias que marcaram mais  esses últimos anos  a carreira da atriz  -  a Auxiliadora de Quatro  por Quatro  (1994), a Jezebel de Chocolate com Pimenta (2003), a Rebeca de Sete Pecados (2007),  a Minerva de  Morde eAssopra (2011)  e a Márcia de Amor à Vida (2013), as quatro últimas escritas  pelo  Walcyr Carrasco, autor  com quem a atriz  trabalhou  mais nos  anos 2000 em diante.



Em 2013, o e10blog    havia  homenageado a atriz  nesse post, porem ficaram muitas personagens de fora e  de lá para cá a Savalla já  nos  presenteou  com tantas outras  inesquecíveis que  nada melhor  que fechar o ano com esse ícone da nossa teledramaturgia , que  merece, sempre, todas as  homenagens.

Com vocês a deusa Elizabeth Savalla . . .

 

Mariazinha de De Quina Pra Lua (1985)



        Em De Quina Pra Lua  novela exibida pela Globo em 1985, escrita por Walter Negrão e  Alcides Nogueira,  Elizabeth Savalla interpretou Mariazinha, uma personagem marcante pelo temperamento forte, pela energia contagiante e pelo humor característico que sempre marcou os trabalhos da atriz.   Ao ser despejada de onde morava, conhece o Professor Cagliosto  (Agildo Ribeiro) na casa de quem passa a morar. Apaixona-se por ele, mas o professor fica balançado entre a manicure e Angelina, a protagonista vivida pela saudosa EvaWilma. 

 

Renata de Hipertensão (1986)



        Na novela Hipertensão, da Ivani Ribeiro,  atualmente  em reprise pela Globoplay  Novelas, Elizabeth Savalla dá vida a Renata, uma artista de espírito inquieto que integra uma trupe de teatro mambembe que chega à pacata Rio Belo. No início da trama, ela carrega um certo desencanto com a vida, tentando reencontrar seu propósito enquanto vive à sombra de um amor silencioso por Sandro Galhardo (Cláudio Cavalcanti), parceiro de companhia que nunca percebe seus sentimentos.

A virada acontece quando Renata aceita trabalhar como governanta na casa do viúvo Marcos Mendonça (Carlos Eduardo Dolabella), pai de seis filhos. Aos poucos, ela se envolve com a rotina daquela família e acaba despertando o interesse do patrão.

 

Agnes  de Alma Gêmea (2005)



        Em Alma Gêmea, Elizabeth Savalla  interpretou mais um personagem do Walcyr Carrasco, autor com quem a atriz mais trabalhou nos anos  2000. Diferente da maioria dos personagens que ele escreveu  pra ela, Agnes tinha uma carga muito dramática, passando longe das comédias pastelão que  seus outros personagens  protagonizaram nessas últimas décadas.

        Agnes é uma personagem importante da trama. Uma mulher rica, elegante e marcada por muito sofrimento, especialmente pela perda da sua única filha, Luna (Liliana Castro). Essa dor profunda molda boa parte do que ela faz ao longo da novela.

No início da história, Agnes não aceita a ideia de que sua filha Luna pode ter reencarnado em outra pessoa, e ela chega a ser dura e desconfiada com Serena (a protagonista, vivida por Priscila Fantin) — que, na verdade, é a reencarnação de Luna. Ela chega até a humilhar Serena e acusá-la de manipulação, porque não consegue acreditar que a filha voltou em outra vida.

A própria Elizabeth Savalla comentou que a personagem foi um dos papéis mais desafiadores da sua carreira, especialmente em cenas que exigiam expressar a dor de perder uma filha — algo que mexeu profundamente com ela.

 

Maria do Socorro de Caras e Bocas (2009)



        Maria do Socorro é outro presente do Walcyr Carrasco para Elizabeth, também sem doses de humor, a personagem era pura emoção ,  uma mãezona para os filhos e os que  a cercavam.  Elizabeth Savalla foi bastante elogiada por dar vida a uma mulher simples, real e cheia de vida, abrindo mão de estereótipos e incorporando as características da Socorro de forma natural e cativante.

 

Minerva de Morde e Assopra (2011)



        A Minerva é outra personagem marcante e cheia de personalidade vivida pela Elizabeth em tramas do  Walcyr Carrasco. Ela é a primeira-dama da fictícia cidade de Preciosa, casada com o prefeito Isaías (Ary Fontoura). No entanto, em muitas situações, quem realmente “manda” na relação e na política local é ela — o marido vive tentando agradá-la e, muitas vezes, cede aos seus caprichos.

        Minerva funciona como uma figura de destaque no núcleo político e social da novela. Sua influência nas decisões do prefeito e sua ambição em valorizar Preciosa — e ao mesmo tempo reforçar seu status — a colocam no centro de muitas cenas de humor, conflito e estratégia política.

        Os embates do casal  Minerva e Isaías eram  explosivos e cômicos ao mesmo tempo. Gritos, ameaças de separação e reconciliações repentinas viram marca registrada dos dois. O duele  cênico entre Savalla e Fontoura enriqueceu muito a história.

 

Márcia de Amor  a Vida (2013)



        Márcia é uma das personagens mais carismáticas e bem-humoradas de Amor à Vida (2013), vivida com grande destaque por Elizabeth Savalla. A atriz imprimiu  à personagem do Walcyr Carrasco seu talento consagrado para a comédia, tornando Márcia uma figura muito querida pelo público.

Márcia é uma mulher simples, espontânea e extremamente falante, conhecida pelo jeito espalhafatoso, pelas roupas chamativas e pelo bom humor constante.

  Elizabeth Savalla nos presenteou com a personagem mais crível da trama. A Atriz foi capaz de tirar leite de pedra  do texto didático do Walcyr  Carrasco  e reinou absoluta dentro da novela. A personagem era tão mágica, que qualquer outro personagem que chegasse perto dela crescia em cena.  No capítulo final a atriz ainda  deu um show vestida de chacrete. Deixou muita  saudade a Tetê para-choque.  

 

Tina de Alto Astral (2014)



        Em Alto Astral, do Daniel Ortiz, Elizabeth Savalla foi Tina, mãe de criação dos quatro filhos  de Manoel Pereira (Leopoldo Pacheco). Contudo, esconde de todos uma vida dupla: tem outra família, em São Paulo, onde vive como a poderosa Cristina Romantini. Quando toda a verdade vem à tona, Manoel se separa dela. Mas o amor dos dois fala mais alto.

 

Cunegundes de Êta Mundo  Bom! (2016)  e Êta Mundo Melhor! (2025)



        Interpretada com maestria por Elizabeth Savalla, Cunegundes  foi uma  das personagens mais icônicas de Êta Mundo Bom!.  A atriz soube transformar a maior crítica à sua personagem, o tom muito acima, no maior charme da Boca de Fogo, digo Cunegundes!

Dona de um temperamento forte, língua afiada e muitas ambições, ela ficou conhecida pelo apelido “Boca de Fogo”, sempre pronta para reclamar da vida dura no sítio e sonhar com dias de fartura.

Na continuação da trama,  ficou impossível imaginar  sem ela.  Cunegundes voltou  fiel à sua essência: autoritária, engraçada e cheia de artimanhas. Sua presença garante novas confusões, situações cômicas e aquele humor popular que o público tanto ama.

Com Elizabeth Savalla brilhando mais uma vez, Cunegundes prova que é daquelas personagens que nunca saem de moda — e sempre deixam saudade.

       

Mirtes Aranha de O  Sétimo Guardião (2018)



        Em O Sétimo Guardião,  do Aguinaldo Silva, Elizabeth Savalla entregou mais uma personagem memorável ao dar vida à Beata Mirtes, uma mulher movida por uma religiosidade extrema e por convicções rígidas que impactaram diretamente os rumos da trama.   Conhecida por seu discurso moralista e comportamento intolerante, Mirtes se colocava como guardiã dos “bons costumes” de Serro Azul, usando a fé como instrumento de julgamento e controle. A personagem chamava atenção justamente por representar o lado mais radical do fanatismo religioso, criando conflitos intensos e cenas marcantes ao longo da novela.

        Elizabeth Savalla , mesmo sendo a beata falsa  e moralista, que ditava regras, mas que na verdade era um poço de maldade, um tipo de personagem típico das tramas realistas fantásticas do autor, não era a grande vilã da trama – esse posto era da Valentina, a personagem da Lília Cabral. Porém   Valentina não passou de um show cênico de frases feitas, e Aguinaldo Silva passou o bastão para a Mirtes, que brilhou em grandes cenas de pura maldade dentro da novela.

        Com sua interpretação firme e cheia de nuances, Elizabeth Savalla conseguiu dar profundidade à personagem, evitando caricaturas e tornando Mirtes uma figura forte, incômoda e impossível de ignorar. Uma atuação que reforça, mais uma vez, a versatilidade e o talento da atriz na TV brasileira.

 

Neda Marino de Quanto Mais Vida Melhor (2021)



        Neda Marino foi uma das personagens mais marcantes da novela Quanto Mais Vida, Melhor!, do autor Mauro Wilson. Dona de um jeito expansivo, direto e cheio de personalidade, Neda conquistou o público logo nas primeiras aparições.

Mãe do Neném (Vladimir Brichta), ela trouxe para a trama uma mistura envolvente de humor afiado, sensibilidade e humanidade. Com seu temperamento forte e coração generoso, Neda foi responsável por cenas divertidas, diálogos memoráveis e também momentos de grande emoção, mostrando a versatilidade de Elizabeth Savalla em papéis que transitam entre a comédia e o drama.

 

Veja Também:

Carolina Kasting 


Elizabeth Savalla


Murilo Benício



Taumaturgo Ferreira 



Felipe Simas



Mylla Christie



Marcos Pasquim



Mauricio Mattar 



Cleyde Blota 



Miriam Pérsia 



Alice Weigmann



Sura Berditchevsky



Lilia Cabral 


Juliana Paiva 



Carol Castro 

Vladimir Brichta


Vladimir Brichta 
GIOVANNA aNTONELLI 

Mateus Solano



Neusa Borges 



Fabio Assumção 2



Nathalia Lage 

Lilia Cabral


Trilha Sonora Eterna - O Outro Nacional (1987) 

Novelas Inesqueciveis - O Outro (1987) 

10 Bons entrechos que O SÉTIMO GUARDIÃO ficou nos devendo
e10blog
O Sétimo Guardião 

Nossos Autores - Aguinaldo Silva 

Leopoldo Pacheco


Amor a Vida 

Chocolate com Pimenta 

Alma Gemea 



Sete Pecados 


Meus Personagens Favoritos da Grazzi Massafera 

Hipertensão 



Aberturas - Hipertensçao 

Ary Fontoura

Meus Persoangens Favoritos da Eva Wilma 

Aberturas Inesquecíveis - Caras e Bocas (2009)

Nossos Autores - Walcyr Carrasco

Nuno Leal Maia

Stenio Garcia 



Carla Marins 


Meus PERSONAGENS Favoritos do Tony Ramos

O  Astro 

Trilha Sonora Etena - Pai Herói (1979)

Eta Mundo Bom 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa