Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder “Caras e Bocas” no Viva

 


          Caras e Bocas  (2009) , trama do autor  Walcyr  Carrasco, clássico do horário das  sete  está de  volta pelo Canal Viva a partir do  próximo dia 03 de Março substituindo Cobras e Lagartos (2006).

A  Trama  é  uma comédia romântica, ambientada na cidade de São Paulo, apresenta a história de amor entre Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Os dois amantes da arte, ambos de gênio forte, apaixonam-se na juventude, mas são separados pelo avô da moça, o milionário Jacques (Ary Fontoura), dono da Conti, empresa de extração de diamantes. Temendo que o rapaz estivesse apenas interessado na herança de sua neta, Jacques arma para que os dois se afastem. Eles se reencontram anos mais tarde, mas as mágoas do passado dificultam a reconciliação.

Há 15 anos, Dafne apenas sonhava abrir sua própria galeria de arte. Financiada pelo avô, que passou a criá-la depois da morte dos pais, a jovem se matricula em um curso de pintura, onde conhece e se apaixona por Gabriel. O rapaz, um talentoso artista, ingressa no curso graças a uma bolsa de estudo, já que não tinha condições de pagá-lo. A paixão pela arte os une, mas nem isso os impedia de viver em conflitos. Ele era um machão; ela se considerava uma mulher moderna e não aceitava intromissões em sua vida.

É uma  novela charmosa  e com  uma  audiência primorosa , tanto na exibição original em 2009, como na reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2014.   Por causa de sua boa repercussãoCaras e Bocas foi esticada em mais de dois meses. Narrativa rápida e humor escrachado também explicaram a receita de seu sucesso.

        Abaixo o e10blog elenco 10 dos  vários motivos que tornam a reprise imperdível :

 

Humor regado  por  um  bom folhetim



        Gabriel (Malvino Salvador) e Dafne (Flávia Alessandra) se amavam, mas havia um série de impedimentos a separar o casal. A família dela, rica, tratou de afastar os dois, já que ele era pobre. Anos depois, eles ainda se amavam, mas surgia sempre um motivo para adiar a reconciliação. Havia os muito ricos, os muito pobres e uma vilã ardilosa. Porém, nada de tipos ambíguos. Foi uma história leve e de fácil assimilação pelo público.

Os telespectadores prestigiaram as cenas de pastelão e as situações cômicas. A leveza de Caras e Bocas veio tanto do texto de Walcyr Carrasco quanto da direção de Jorge Fernando. A maior parte dos personagens se mantiveram um ou dois tons acima do que estariam em uma história realista, resultado da leitura acertada do script. Carrasco evitava o uso de pronomes, por exemplo, o que conferiu uma certa teatralidade aos diálogos. A boa audiência que a novela teve certamente derivou de uma empatia do público com este formato simples e despretensioso, mas competente.

 

Estrela Flávia Alessandra 



        Flávia  Alessandra  viveu mais  uma  protagonista do Walcyr,  desta vez  sendo  a mocinha da história. O  Autor já havia lhe  presenteado com a Vilã  Cristina de  Alma Gêmea (2005)  e  depois  viria a Sandra de Êta Mundo Bom (2016). A Daphne   não era uma  mocinha  burra, é uma mulher independente e que  lutava por seu lugar ao sol  e nenhum momento  caiu nas armadilhas das mocinhas choronas  ou sofredoras, sempre dava a volta  por cima. 

 

Elizabeth Savalla em um tipo diferente



ElizabethSavalla vivendo a simplória Socorro, uma personagem bem diferente do que todas as outras que o autor escreveu para a atriz em suas tramas foi um dos destaques. A Simplicidade  da personagem foi exatamente seu grande chamariz  que a Savalla  tirou de  letra.

 

 O Macaco Chico   - Um dos  protagonistas  


 

 

A Trama traz  ainda como uma das personagens principais , a  macaca Kate , que na novela era o macaco Chico, verdadeiro artista da novela.  Caras e Bocas foi a primeira novela que teve um macaco como personagem com uma trama exclusiva em torno dele. A ideia de Walcyr Carrasco não foi fácil de ser concretizada. O Ibama impôs inúmeras limitações. Por exemplo, o animal não podia contracenar com crianças. Ele – na verdade ela, a chimpanzé Kate – sequer podia circular livremente pela cidade cenográfica. Para seguir tudo à risca, Jorge Fernando e sua equipe tiveram de fazer adaptações na rotina das gravações. Com seu personagem irracional, Walcyr quis – e conseguiu – debochar da irracionalidade de certas avaliações no mundo das artes plásticas.

E teve êxito em outras intenções menos “cabeça”: conquistou o público infantil. O macaco foi um dos motivos. Os atores adolescentes Isabelle Drummond, Miguel Rômulo e David Lucas não contracenaram com o animal, mas estiveram tão bem que o truque de edição convenceu. Xico teve um dublê em algumas sequências, e, embora muitas vezes ficasse difícil de disfarçar, a plateia já estava ganha para a trama.

Uma cena com a macaca Kate mereceu destaque: na sequência em que Denis (Marcos Pasquim), o artista que assinava as telas produzidas pelo símio, foi desmascarado no meio de uma exposição, Xico mostrou sua solidariedade ao dono humilhado, com um abraço e um beijo.

 

Judith - A Vilã da  Déborah Evelyn

        Déborah Evelyn sempre reservada as mocinhas  ou mulheres  neuróticas, ganhou uma grande  vilã em Caras e Bocas. A Judith   entrou para o hall das  melhores da nossa teledramaturgia.  A megera da trama de Walcyr Carrasco é a primeira vilã interpretada pela atriz, que já contabilizava 26 anos de profissão.

 

Primeira atriz cega



           Caras e Bocas inovou também em trazer pela primeira vez uma atriz realmente cega para interpretar na Tv. Daniele Haloten que viveu Anita, teve uma história importante  dentro da trama ao lado de Wagner Santisteban.

 

 Isabelle Drumond   - “É a Treva!”


       

           Vale destacar na trama  também o trabalho de  IsabelleDrumond em seu primeiro papel de maior destaque depois da Emília do Sitio do Pica Pau Amarelo (2001). A Atriz ainda quase pre-adolescente, assim como a Bianca, cresceu dentro  da trama  e  se transformou em  um dos grandes destaques  da história do Walcyr. O Público adolescente comprou  a história  de   Bianca e Felipe (Miguel Rômulo) , ela, uma garota decidida e espevitada, ele, tímido, gago e meio aparvalhado, apaixonado por ela.

        “É a Treva!”   Bordão da personagem em Caras e Bocas  ganhou o Brasil. 

 

Núcleos de Humor



        Susana Pires e Marco Pigossi  foram duas revelações da trama na pele  dos personagens Ivonete e Cássio.

        No humor popular – um dos núcleos mais bem recebidos pelo espectador estava centrado no atendente de bar Fabiano (Fábio Lago), que, desconfiado das traições da mulher, Ivonete (Suzana Pires), perseguiu-a nos mais variados disfarces – de japonesa a baiana do acarajé. O bordão de Ivonete também fez sucesso: “Não me absorva, Fabiano!”

Mereceu destaque a relação amorosa entre os personagens Léa e Cássio, vividos por MariaZilda Bethlém e Marco Pigossi. Ela foi casada mas se apaixonou por um rapaz mais novo e que era gay e afetado. Uma trama que poderia ser considerada ousada para o horário acabou agradando. Cássio caiu nas graças do público, com seu humor caricato e frases espirituosas, como Tô rosa chiclete!”

 

Primeira   personagem de  destaque da Ingrid Guimarães



        Walcyr Carrasco convidou Ingrid Guimarães para viver a personagem Simone mesmo sabendo que a atriz estava grávida. Ingrid saiu de cena antes da metade da novela, apesar da importância de sua personagem, e voltou na reta final.

 

Abertura



        A Trama tinha como pano de fundo o mundo das artes  plásticas e todo o  universo que cerca as vernissages e grandes exposições. Os personagens do Malvino Salvador e Marcos Pasquim são pintores na novela.  Com base nisso a abertura trazia dois rostos , um masculino e um  feminino,  sendo pintados com várias cores de tintas que eram jogadas  em  câmera lenta  em sua direção.

 

 

Veja Também:

Aberturas - Caras e Bocas 


Isabelle Drumond


Elizabeth Savalla



Fonte :

Texto : Evaldiano de Sousa 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...