Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cobras e Lagartos (2006)

Um dos  últimos sucessos de audiência do horário das sete



        Mais uma vez   a novela Cobras e Lagartos não passou pelo Ministério Público para entrar no Vale a Pena Ver de Novo. Essa  já é a terceira vez que a Globo tenta emplacar a trama de João Emanuel Carneiro no horário. Em 2013 , a trama foi escolhida para substituir a reprise de O Profeta (2006). Antes do término da segunda reprise de O Cravo e a Rosa (2000) no início de 2014 o ministério público exigiu cortes tão drásticos que deixavam a trama sem sentido, e na semana passada mais uma vez a trama foi selecionada para  ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo substituindo  Caras e Bocas (2009), mas infelizmente vamos ficar mais uma vez sem vê-la.

         A Trama foi a novela seguinte ao sucesso de Da Cor do Pecado (2004), e mais uma vez João Emanuel Carneiro conseguiu prender a atenção do público.  Cobras e Lagartos foi o passaporte do autor para o horário nobre, onde estreou em 2008 com A Favorita.



        O Ministério Público alega que  os cortes impostos na trama para sua liberação para todas as faixas etárias  deve-se ao fato de terem ido  ao ar cenas com linguagem depreciativa e de conteúdo discriminatório, nudez e violência em excesso. Vale lembrar que até na época da sua exibição original a trama sofreu com essa vigilância do Ministério Publico, que exigiu que a trama fosse reformulada . Apesar de não comentar sobre o assunto, os veículos de comunicação divulgaram que paralelamente a novela ficcional, começou uma outra na justiça , que exige uma indenização de 6,8 milhões a título de danos morais coletivo da Rede Globo.

        Mas, Cobras e Lagartos não se conformou apenas com os problemas com o ministério público .   A Trama ainda foi acusada de plágio pelo cineasta Walter Salles, que via na história do motoboy que se apaixonava por um musicista,  a espinha dorsal do roteiro de seu filme “Linha de Passe”. 

        Vamos relembrar essa “polêmica”  trama? Nesta semana  a novela comemorou   8 anos da sua estreia (24.04), e provavelmente vamos ficar ainda alguns anos sem poder revê-la em uma reprise.



        A Trama de Cobras  e Lagartos conta a história de Omar Pasquim (Francisco Cuoco),  um rico milionário dono da grande rede de lojas de luxo, Luxus, que vende de roupas a joias. O empresário sofre de uma doença grave e só tem poucos meses de sobrevivência. Ele sabe disso e teme que sua herança vá parar nas mãos de quem não a merece. Omar é de origem pobre e trabalhou dura a vida inteira para construir seu império..
Como não se casou e nem teve filhos, Omar tem como herdeiros naturais sua irmã, a hilária e trapaceira Milu Montini (Marília Pêra), e seus sobrinhos: a inescrupulosa e perversa Leona (Carolina Dieckmann), o desajuizado Tomás (Leonardo Miggiorin) e a graciosa Bel (Mariana Ximenes). Desses todos, apenas Bel merece a consideração do milionário, porque os outros não passam de parasitas interesseiros. O curioso é que sua sobrinha preferida vive às turras com ele, porque o considera egoísta, grosseiro e avarento. E ela não se cansa de dizer a ele que não quer nem um centavo de sua herança.
        A vilã Leona, prima de Bel, além de cobiçar a fortuna de Omar, é também amante do namorado dela, o perigoso Estevão (Henri Castelli). Bel, porém descobre a traição do namorado,  e desolada, acaba sendo atropelada pelo office-boy Duda (Daniel de Oliveira), por quem mais tarde virá a se apaixonar. Duda é um rapaz responsável e honesto que perdeu os pais em um acidente e vive com a tia Silvana (Totia Meirelles), o tio empresário Orã (Luis Mello) e o primo Geléia (Rafael Ciani).
        No Saara, ou núcleo importante da trama,   vive Foguinho (Lázaro Ramos), um malandro que leva a vida à base de mentiras. Ele vive cercado de gente que está louca para vê-lo pelas costas, como seu pai Ramires (Ailton Graça), a madrasta Shirley  (Elizangela) e seus irmãos, Sandrinha (Maria Maya) e Téo (Iran Malfitano). Desde a adolescência, Foguinho é apaixonado por Ellen (Taís Araújo), vendedora da Luxus que pensa apenas em subir na vida , mas quem de verdade gosta dele é Kika (Cristiana Kalache) , amiga de Ellen e também vendedora da Luxus. Meiga e doce , é completamente apaixonada por Foguinho. Por um golpe do destino, a fortuna de Omar, não vai parar só nas mãos de Bel, mas também na de Foguinho, confundido com outro Duda, pelos dois terem o mesmo nome: Daniel Miranda.
E a partir daí, a vida de Foguinho dará uma reviravolta  e na de todos os outros personagens. Omar morre assassinado por Leona, e ele ficará rico no lugar de Duda, sabendo que o dinheiro não era para ser dele, e com isso atrairá muitos interesseiros, como Ellen, que o desprezava quando pobre, e que agora o namorará depois dele ficar rico. 
Cobras e Lagartos recuperou a audiência derrubada por Bang Bang (2005) do autor  Mário Prata, e chegou a dar picos de  51 pontos no capítulo exibido  na segunda-feira dia 31.07.2006.
A Trama era gostosa de assistir. Ágil e com um texto e trama bem armados.

No elenco destaque para Marília Pêra, que arrasou vivendo a vilã cômica  Milu Fontini. Uma perua falida em busca da fortuna do irmão.


Lázaro Ramos estreou com pé direito em novelas. O Foguinho foi seu primeiro personagem em um folhetim, e o carisma do personagem tomou o Brasil de assalto que se rendeu ao estilo  do personagem. O Ator foi indicado ao Emmy  como melhor ator por sua interpretação.

Adicionar legenda
Na trama aconteceu algo estranho. A Vilã Leona , vivida magistralmente pela Carolina Dieckmann, e o casal anti-herói Foguinho e Ellen, do Lázaro e da Taís Araújo  foram os maiores destaques da trama, se sobressaindo ao  casal de protagonistas vividos pela Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira.


O Visual  “loura blonde” e o estilo da Leona foi copiado em todo o país. A personagem virou sinônimo de elegância desfilando as maiores grifes  nacionais e internacionais na trama. A Personagem é considerada uma das melhores da Carolina.
Nas tramas paralelas de Cobras e Lagartos vale destacar o núcleo da Família de Eva (Eliane Giardini).  Ela é  uma carola casada com um ladrão, e tenta criar os filhos dentro dos seus rígidos preceitos, e não percebe  que eles seguem  os caminhos do pai Serafim (Otávio Augusto).
O Casal Letícia e Luciano, vividos pela Cléo Pires e Carmo Dalla Vecchia (em um papel  não engessado, bem diferente dos últimos que ele viveu) também se destacaram; assim como a sempre ótimo Cássia Kiss Magro , que viveu a personagem Henriqueta,  e Luis Mello na pele da Conchita. O Personagem se travestia de mulher para se aproximar da sua família que ele abandonara anos antes.

Adicionar legenda
Foram lançadas três trilhas sonoras da novela: uma nacional, outra internacional e uma especial, chamada Saara. Essa última contou com uma seleção musical inspirada na Rádio Saara, a rádio do centro de comércio popular do Rio de Janeiro, e misturava ritmos como sertanejo, axé, rap e funk.
Uma trama onde a falta de escrúpulos dos vilões chamou mais atenção do que a virtude dos mocinhos. Acho que começava em Cobras e Lagartos essa moda dos vilões serem as  grandes estrelas da trama. Mas ao mesmo  tempo , dentro desse humor , o texto ágil da trama discutia valores importantes para a sociedade contemporânea.


 A Globo sabe da importância da novela, e por isso mesmo continua insistindo em transmitir sua reprise. Talvez a exibição de Cobras e Lagartos conseguisse dar uma alavancada na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”.

Ficha Técnica :
Novela do Autor : João Emanuel Carneiro
Direção Geral : Wolf Maya
Exibição : 24  de abril de 2006 à 17 de Novembro de 2006
Capítulos  : 179

Adicionar legenda
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa