Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Andréa Beltrão



        Ela é uma das pioneiras nesse estilo comédia com teledramaturgia, e atualmente pertence ao primeiro escalão de comediantes da emissora.


      No ar atualmente com a Sueli de Tapas e Beijos, que chega a sua quarta temporada com maior sucesso, a atriz mostra mais uma vez sua perícia em fazer comédia com dramaturgia. 

        Mas engana-se quem pensa que Andrea Beltrão só brilha na comédia. A Atriz também tem grandes atuações dramáticas na Tv, cinema e teatro.

        E nesse post entre os 10 preferidos personagens vividos pela atriz, vamos ver a diversidade desse grande talento chamado Andréa Beltrão.


10º. Zelda  de Armação Ilimitada (1985)
Armação ilimitada

Com Kadu Moliterno e André di Biasi 
       A Zelda Scoth de Armação Ilimitada, seriado do Antônio Calmon, foi sem dúvidas um divisor de águas na carreira da atriz, que estava iniciando. O Seriado  marcou época e logo caiu no gosto da galera jovem que via no novo estilo usado no programa sua maior atração.  A mistura de juventude, aventura tudo contado como um ritmo frenético em forma de videoclipe foi um tiro certeiro nos três anos de existência  do programa. Não só  a Andréa Beltrão com a sua Zelda seduziu o público, mas todo o elenco, formando ainda por André de Biasi, Kadu Moliterno e o inesquecível Bacana, vivido pelo ator mirim Jonas Torres. Noseriado Andrea Beltrão fez de tudo, e a Zelda a cada episódio ou bloco de episódio aparecia de uma maneira totalmente diferente. Ela poderia aparecer como uma aborígine, uma índia, uma negra maluca. Isso sem falar nas cenas em que  a Zelda tinha que falar com o chefe,  que ela  fugia como o diabo da cruz. As cenas  entre ela e o saudoso Francisco Milani são inesquecíveis.


9º. Ingrid de Rainha da Sucata (1990)
Rainha da sucata

Com Aracy Balabanian, Jandir Ferrari, Gerson Brener e Marcelo Novaes 

       Em 1990, Andréa Beltrão surpreendeu os telespectadores ao aparecer com um sotaque francês irresistível para viver a linda Ingrid na trama de Rainha da Sucata, novela do autor Silvio de Abreu.  Na trama,  Ingrid se envolvia com as três “filhinhas” da Dona Armênia (Aracy Balabanian) , enlouquecendo  ainda mais a família sem conseguir se decidir  qual das “filhinhas” amava mais : Gerson (Gerson Brenner), Geraldinho (Marcelo Novaes) e Gino (Jandir Ferrari).


8º. Úrsula de Pedra sobre Pedra (1992)
Pedra sobre pedra


       Andrea Beltrão fez poucas personagens com apelo sensual, mas a Úrsula de Pedra sobre Pedra , do autor Aguinaldo Silva,  valeu por todas. Seus banhos nua nos rios de Resplendor  são inesquecíveis, isso sem falar nas tórridas cenas com Fábio Jr que vivia o retratista sedutor Jorge Tadeu na trama.


7º. Radical Chic  de Radical Chic (1993)


Com Otávio Augusto 
       Em 1993, a Globo mais uma vez tentava emplacar um programa no estilo “Game-show”. O Radical Chic trazia um auditório com alunos do 2º. Grau e Maria Paula  comandando a disputa entre meninos e meninas. Radical Chic foi a personagem escolhida para viver as esquetes que eram mostradas antes de cada pergunta. Uma criação do   Miguel Paiva, a personagem era  um sucesso nas tiras dos jornais na década de 90, e mesmo com todas as críticas ao game-show , Andréa Beltrão vivendo a personagem foi um dos poucos elogios que o programa ganhou.


6º. Helena de Vira-Lata (1996)
Vira-lata



        A Helena  de Vira-Lata , novela do autor Carlos Lombardi, foi a primeira protagonista oficial da Andréa Beltrão na TV. Mas infelizmente a personagem  foi rejeitada pelo grande público , que preferiu eleger  Renata, vivida pela Carolina Dieckmann como estrela do folhetim. Eu até acho que foi justo, a personagem da Andréa era muito chata para uma personagem do Lombardi,  e ficou nítido o descontentamento da atriz com a personagem. Claro que o talento da atriz  em nenhum momento foi posto em teste, afinal ela já tinha  mais do que provado que comédia era sua praia, mas o texto “lombardiano”   com certeza não é.


5º. Tatiana de As Filhas da Mãe (2001)
As filhas da mãe

Com Bete Coelho e Cláudia Raia 

      Em 2001, Andrea Beltrão viveu a vilã cômica de As Filhas da Mãe, novela do autor Silvio de Abreu. A Trama não chegou a ser um sucesso na audiência, mas a dobradinha Andrea Beltrão e Bete Coelho  que faziam as irmãs vilãs  foi um dos destaques da trama.


4º. Marilda de A Grande Família (2002 – 2009)




      A Andréa Beltrão integrou o elenco do seriado A Grande Família entre os anos de 2002 e 2009. Foram sete anos vivendo a cabeleireira Marilda.  A Personagem  que começou apenas como uma participação ganhou a empatia do público. Em 2010, a própria Andrea Beltrão pediu para sair do humorístico com a desculpa de querer se dedicar a novos projetos.


3º. Tônia de Mulheres de Areia (1993)
Mulheres de areia


     A Tônia, que a Andreia viveu no remake de Mulheres de Areia  , da autora Ivani Ribeiro, era uma mulher espetacular. No auge da sua beleza, a personagem encantava todos ao seu redor, por sua beleza e por seu jeito desbocado.  No final da trama, Tônia é revelada como  o espantalho que matou Virgílio (Raul Cortez) de um infarto. Tônia se vingava do  vilão da trama por culpa-lo pela morte de seu irmão Reginho (Fabrício Bittar), que morrera intoxicado pelas águas da praia de Pontal da Areia , que haviam sido liberadas pelo por ele.


2º. Bruna de Era Uma Vez (1998)
Era uma vez...



        A Bruna foi a primeira  e única grande vilã da Andrea nas novelas. Dava muita pena vê-la maltratando os filhos do noivo  Alvaro (Herson Capri) , que ela fingia gostar, na trama de Era Uma Vez do autor Walter Negrão. A Personagem abusou do direito de ser má e terminou a trama totalmente desiquilibrada.


1º. Lisa de A Viagem (1994)
A viagem


        Mas a personagem da Andrea Beltrão que mais me marcou foi sem dúvidas a Lisa do remake de A Viagem, da Ivani Ribeiro. A Lisa ditou moda e todas as meninas do bairro começaram usar aquela meia até o meio da perna e as saias com pregas.  Na trama,  ela  virou o novo amor de Téo (Mauricio Mattar) , ex-marido de Dinah (Crhistiane Torloni). E exatamente por isso virou o principal alvo da ciumenta ex-mulher. A Novela é um dos grandes sucessos do horário das sete e para os saudosos , assim como eu , vamos poder rever  Lisa e outros personagens inesquecíveis da trama. A Novela será uma das próximas reprises do Canal Viva.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...