Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meu Pedacinho de Chão (1971)

A Primeira novela educativa brasileira e o primeiro trabalho de Benedito Ruy Barbosa na Globo



        Nesta segunda feira , dia 07 de abril, estreia no horário das seis o remake de um dos primeiros sucessos de Benedito Ruy Barbosa na GloboMeu Pedacinho de Chão

        Em comemoração a essa estreia o e10blog resolveu falar hoje nesta seção da primeira versão da trama, exibida em 1971 simultaneamente pela Globo e pela Tv Cultura.

                             Juliana  Coronel Epaminondas  Zelão 

        Meu Pedacinho de Chão  foi a primeira novela educativa da  história da Tv brasileira e inaugurou o então novo horário das seis de novelas na Globo.
        A trama conta a história da professora Juliana (Renné de Vielmond) que chega à cidadezinha para ensinar as crianças e se depara com um povo humilde, mas acuado com os desmandos do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), um homem arrogante que resolve tudo no grito e nas armas, e que dita às regras na região. A professora é cortejada por Fernando (Ênio de Carvalho), filho do coronel, um playboy mau caráter que voltou da capital onde torrou toda a grana que o pai lhe mandava para os estudos. Ao mesmo tempo, Juliana conhece o amor altruísta do peão Zelão (Maurício do Valle), sempre disposto a proteger a professora do assédio de Fernando.
Em meio à guerra que se forma no vilarejo, as crianças Pituca (Patrícia Ayres), Serelepe (Aires Pinto) e Tuim (Pelezinho) vivem suas aventuras num mundo à parte, longe das preocupações e interesses dos adultos. A menina Pítuca é Liliane, filha mais nova do coronel Epaminondas. E os meninos  Serelepe e Tuim, são agregados na fazenda, e por isso o coronel não vê com bons olhos a amizade pura entre sua filha e os dois garotos.
O Formato  escolhido para a novela  veio de um pesquisa de marketing feito na época, que apontou o veículo como o mais funcional para passar certos ensinamentos e informações sobre o campo.


Com a trama rural sendo o principal ponto da novela, o autor passou várias informações úteis  aos trabalhadores e população do campo.  As informações eram sobre desidratação infantil , vacinação, higiene e técnicas agrícolas. A novela também abordou o tema do analfabetismo, e com base no programa MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) lançado na época a novela levou de volta à escola adultos que haviam abandonado os estudos para trabalhar.
Mesmo com ações socioeducativas e com o direto fim de educar, Meu Pedacinho de Chão sofreu com a censura. Em um dos cortes mais drásticos, os censores implicaram com a cena em que um personagem cantava o hino nacional  com  voz e violão, e a cena em que um dos alunos aparece na sala de casa com a bandeira do Brasil  sobre a mesa também cantando o hino. As duas cenas foram cortadas com a explicação de que o hino nacional só poderia aparecer em “Cenas Especiais”.

Pituca

O Elenco infantil foi sem dúvidas o grande destaque de Meu Pedacinho de Chão. Patrícia Ayres que viveu a encantadora Pituca , vinha do grande sucesso de  A Pequena Órfã (1968) na TV Excelsior  do autor Teixeira Filho, que colaborava com Benedito na trama.
As crianças Pituca, Serelepe e Tupim  reapareceram adultos  em 1983 na trama de Voltei Pra Você , vividos pelos atores Paulo Castelli, Cristina Mullins e Cosme dos Santos respectivamente.
 Benedito Ruy Barbosa  na época que escreveu a trama era assessor especial do governo de São Paulo junto a Tv Cultura, nomeado pelo próprio Laudo Natel, Governador do Estado, e contou em entrevistas que tinha ao  escrever a novela  um dos seus grandes prazeres, por acreditar nos projetos do governo e na contribuição que a trama daria,  e deu a sociedade.
Benedito Ruy Barbosa ainda não era contratado da Globo quando Meu Pedacinho de Chão foi apresentada na emissora, seu contrato era com a Tv Cultura. Apenas em 1976 o autor foi contratado pela emissora carioca  e apresentou a trama da novela O Feijão e o Sonho.


O Remake da trama que estreia nesta segunda  trocou o clima rural da original por um mundo lúdico visto pelos olhos das crianças protagonistas da trama. Estou botando muita fé nesse novo formato escolhido pelo autor e pelo diretor Luiz Fernando Carvalho.  Todas as novelas de hoje praticamente trazem uma temática educativa ou de serviço social em seu entrecho, mas uma trama totalmente educativa talvez não fosse tão bem vista como em 1971.
Benedito Ruy Barbosa é um mestre em escrever sobre o mundo rural, vide  sucessos como Pantanal (1990), Renascer (1993) , O Rei do Gado (1997) entre outros, e em Meu Pedacinho de Chão ele já mostrava essa perícia, e ainda com uma importância maior, com a preocupação de ajudar pessoas que em muitas vezes nunca tinham ouvido falar em nenhum dos assuntos e temas trazidos pela trama.

Ficha Técnica:
Autor: Benedito Ruy Barbosa com colaboração de Teixeira Filho
Direção Geral – Dionísio Azevedo
Exibição: 16 de Agosto de 1971 à 06 de  Maio de 1972

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com e Wikipédia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...