Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meu Pedacinho de Chão (1971)

A Primeira novela educativa brasileira e o primeiro trabalho de Benedito Ruy Barbosa na Globo



        Nesta segunda feira , dia 07 de abril, estreia no horário das seis o remake de um dos primeiros sucessos de Benedito Ruy Barbosa na GloboMeu Pedacinho de Chão

        Em comemoração a essa estreia o e10blog resolveu falar hoje nesta seção da primeira versão da trama, exibida em 1971 simultaneamente pela Globo e pela Tv Cultura.

                             Juliana  Coronel Epaminondas  Zelão 

        Meu Pedacinho de Chão  foi a primeira novela educativa da  história da Tv brasileira e inaugurou o então novo horário das seis de novelas na Globo.
        A trama conta a história da professora Juliana (Renné de Vielmond) que chega à cidadezinha para ensinar as crianças e se depara com um povo humilde, mas acuado com os desmandos do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), um homem arrogante que resolve tudo no grito e nas armas, e que dita às regras na região. A professora é cortejada por Fernando (Ênio de Carvalho), filho do coronel, um playboy mau caráter que voltou da capital onde torrou toda a grana que o pai lhe mandava para os estudos. Ao mesmo tempo, Juliana conhece o amor altruísta do peão Zelão (Maurício do Valle), sempre disposto a proteger a professora do assédio de Fernando.
Em meio à guerra que se forma no vilarejo, as crianças Pituca (Patrícia Ayres), Serelepe (Aires Pinto) e Tuim (Pelezinho) vivem suas aventuras num mundo à parte, longe das preocupações e interesses dos adultos. A menina Pítuca é Liliane, filha mais nova do coronel Epaminondas. E os meninos  Serelepe e Tuim, são agregados na fazenda, e por isso o coronel não vê com bons olhos a amizade pura entre sua filha e os dois garotos.
O Formato  escolhido para a novela  veio de um pesquisa de marketing feito na época, que apontou o veículo como o mais funcional para passar certos ensinamentos e informações sobre o campo.


Com a trama rural sendo o principal ponto da novela, o autor passou várias informações úteis  aos trabalhadores e população do campo.  As informações eram sobre desidratação infantil , vacinação, higiene e técnicas agrícolas. A novela também abordou o tema do analfabetismo, e com base no programa MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) lançado na época a novela levou de volta à escola adultos que haviam abandonado os estudos para trabalhar.
Mesmo com ações socioeducativas e com o direto fim de educar, Meu Pedacinho de Chão sofreu com a censura. Em um dos cortes mais drásticos, os censores implicaram com a cena em que um personagem cantava o hino nacional  com  voz e violão, e a cena em que um dos alunos aparece na sala de casa com a bandeira do Brasil  sobre a mesa também cantando o hino. As duas cenas foram cortadas com a explicação de que o hino nacional só poderia aparecer em “Cenas Especiais”.

Pituca

O Elenco infantil foi sem dúvidas o grande destaque de Meu Pedacinho de Chão. Patrícia Ayres que viveu a encantadora Pituca , vinha do grande sucesso de  A Pequena Órfã (1968) na TV Excelsior  do autor Teixeira Filho, que colaborava com Benedito na trama.
As crianças Pituca, Serelepe e Tupim  reapareceram adultos  em 1983 na trama de Voltei Pra Você , vividos pelos atores Paulo Castelli, Cristina Mullins e Cosme dos Santos respectivamente.
 Benedito Ruy Barbosa  na época que escreveu a trama era assessor especial do governo de São Paulo junto a Tv Cultura, nomeado pelo próprio Laudo Natel, Governador do Estado, e contou em entrevistas que tinha ao  escrever a novela  um dos seus grandes prazeres, por acreditar nos projetos do governo e na contribuição que a trama daria,  e deu a sociedade.
Benedito Ruy Barbosa ainda não era contratado da Globo quando Meu Pedacinho de Chão foi apresentada na emissora, seu contrato era com a Tv Cultura. Apenas em 1976 o autor foi contratado pela emissora carioca  e apresentou a trama da novela O Feijão e o Sonho.


O Remake da trama que estreia nesta segunda  trocou o clima rural da original por um mundo lúdico visto pelos olhos das crianças protagonistas da trama. Estou botando muita fé nesse novo formato escolhido pelo autor e pelo diretor Luiz Fernando Carvalho.  Todas as novelas de hoje praticamente trazem uma temática educativa ou de serviço social em seu entrecho, mas uma trama totalmente educativa talvez não fosse tão bem vista como em 1971.
Benedito Ruy Barbosa é um mestre em escrever sobre o mundo rural, vide  sucessos como Pantanal (1990), Renascer (1993) , O Rei do Gado (1997) entre outros, e em Meu Pedacinho de Chão ele já mostrava essa perícia, e ainda com uma importância maior, com a preocupação de ajudar pessoas que em muitas vezes nunca tinham ouvido falar em nenhum dos assuntos e temas trazidos pela trama.

Ficha Técnica:
Autor: Benedito Ruy Barbosa com colaboração de Teixeira Filho
Direção Geral – Dionísio Azevedo
Exibição: 16 de Agosto de 1971 à 06 de  Maio de 1972

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com e Wikipédia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

No Tema e na Trilha da Verônica Sabino

        O nome de Verônica Sabino voltou a circular entre as conversas sobre teledramaturgia desde a estreia da reprise de Selva de Pedra , o remake produzido pela Globo em 1986 que atualmente é uma das principais reprises do Canal Viva.         A cantora é interprete do principal tema da novela “ Demais ” que toca incessantemente nas cenas de amor entre Cristiano (Tony Ramos) e Simone (Fernanda Torres) ,   e que ajudou a fazer o nome da cantora já   em seu primeiro single.         A Cantora e compositora iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Céu da Boca , onde gravou os discos “ Céu da Boca ” (1981) e “ Baratotal ” (1982) realizando shows por todo o Brasil.         Seu primeiro trabalho solo “ Metamorphose ” teve composições de nomes como João Bosco, Tom Jobim, Ivan Lins entre outros com direção artística ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...