Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de "História de Amor" nas tardes da Globo


            

              Um clássico de volta  -História de Amor, uma das melhores novelas do autor Manoel Carlos volta  nesta segunda  (10,02 )  em  edição especial nas tardes da  Globo  substituindo a reprise de Cabocla  (2004).

         Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de Irmãos Coragem (1995) , e História de Amor conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens de Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.

 

Regina Duarte e sua primeira Helena



         Manoel Carlos contou na época que escreveu a sua Helena de História de Amor pensando exatamente em Regina Duarte,  a novela inclusive comemorou os 30 anos de Regina Duarte na TV e a sua estréia no horário das seis.  Regina ainda iria viver mais duas Helena´s do autor , em Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006). Nesta Helena de 1995,  Regina nos brindou com uma personagem diferente de tudo que ele já havia interpretado,  ainda tinha em minha memória a  extravagante Maria do Carmo de Rainha da Sucata que ela havia feito 5 anos antes, e a personagem de Manoel Carlos era o oposto. Uma mulher de classe média separada, e que criava a filha adolescente à duras penas. Enquanto a interpretação primorosa de Regina Duarte era amplamente eleogiada, o seu visual virou alvo de críticas, sempre usando uma trança nos cabelos “semi-mau terminada”  uma carta no editorial  no Jornal do Brasil na época comparava o visual da personagem à uma flagelada, o que culminou em uma rápida mudança no “layout”.

Mesmo sem ganchos, a trama prende o telespectador

          História  de Amor não teve nenhum pico alto de emoção no decorrer dos capítulos , como ocorrido em outras tramas do autor : O Encontro dos gêmeos de Baila Comigo (1981), a descoberta à Bia(Tatiane Gulart)  que seu pai era o Álvaro (Tony Ramos) de Felicidade(1991)  ou  a revelação da troca dos bebês   de Por Amor(1997), mas mesmo assim a trama prendia atenção do telespectador , sem ter que apelar para ganchos mirabolantes  ou assassinatos, a novela primava pela simplicidade, e certamente isso foi o seu maior charme.

 

Carolina Ferraz e a espetacular Paula



        Carolina Ferraz  deu um show como a mimada Paula , ex-mulher de Carlos (José Mayer ) que não se conformava em perder o marido para uma mulher mais velha.  A Personagem sempre que tinha alguma crise no casamento ou problema , tomava porres de champagne , o que virou sua marca registrada.

 

Carla Marins e a suportável Joyce



          Carla Marins , que aos 29 anos viveu a Joyce uma adolescente de 19 anos, também brilhou no papel,  e nos brindou com o  dueto formado  com Regina Duarte, nas inúmeras brigas e desentendimentos entre mãe e filha. Ao contrário do que aconteceu com as outras “filhas” das Helenas do Maneco em suas novelas seguintes; A Eduarda ( Gabriela Duarte em Por Amor ) e a Camila ( Carolina Dieckmann de Laços de Família – 2000), a Joyce apesar de também ser muito chata e mimada, agradava o grande público que torceu pelo seu relacionamento com Bruno (Cláudio Lins ) , livrando-a da relação doentia com o pai do sua filha Caio ( Ângelo Paes Leme). 

 

Eva Wilma e a hilária  Zuleika

         Eva Wilma, mais uma vez deu show em cena fazendo humor na pele da falida e excêntrica Zuleika, um papel simples dentro da trama, mas que a atriz fez brilhar.

 

Lília Cabral como Sheila  -Sua primeira grande personagem do autor



          Lília Cabral , começou  mostrar em História de Amor , a grande atriz que é. No papel da Sheila, sócia e ex de Carlos, ela iniciou a trama , como aquela amiga confidente, se mostrando a ex-amante resolvida. Mas no decorrer da trama a personagem declarou  o amor que ainda sentia por Carlos , deflagrando uma guerra  com  Paula e Helena. A Atriz  que é chamada pela imprensa de atriz “cirúrgica” mais uma vez pegou seu bisturi, e fez uma Sheila perfeita, mostrando os problemas psicológicos que culminavam em uma patologia nos últimos capítulos da trama, com a tentativa de atropelar Paula, ex-mulher de Carlos. Uma situação engraçada, a personagem apesar da loucura, quando se deu conta que não poderia vencer Helena na disputa pelo amor de Carlos, resolveu então mirar toda sua ira para Paula , que insistia em atrapalhar o  novo romance do ex-marido, ou seja Sheila aceitava perder para Helena , para a Paula não. Certamente foi graças a esse personagem que a Lília soube valorizar tão bem dentro da trama, que depois ele viveu mais duas personagens do autor que a consagraram, a vilã Marta de Páginas da Vida (2006)  e a Tereza de Viver a Vida (2009).

 

A História de superação do Assunção (Nuno leal Maia) e a abordagem do câncer de mama da personagem Marta (Bia Nunnes)

          Nuno Leal Maia  na trama deu vida ao ex-campeão de remo do Vasco, o  personagem era machista e não aceitava o gravidez da filha solteira. Esportista e apresentador de um programa de esportes o Assunção foi mais um personagem do ator que ganhou o público logo  de cara, assim como aconteceu com o Tony Carrado de Mandala (1987), o Gaspar de Top Model (1989) e Padre Garotão de Vamp (1991).  No decorrer da trama, Assunção sofre um acidente de carro e fica tetraplégico. O Drama do personagem para ter que se adaptar ao seu novo estado foi amplamente divulgado na trama, mostrando “passo a passo”  o retorno de Assunção as atividades do cotidiano, como trabalhar , vida sexual , etc.  Desde o acidente  , acho que todos tinham a esperança de que no final da novela Assunção voltaria a andar, mas o autor achou por bem deixá-lo nesta situação , que na verdade era irreversível como  na realidade acontecem muitos casos. A Volta por cima de Assunção foi ter que  adaptar seu estilo e sua vida a sua nova condição. Praticamente o mesmo drama foi mostrada em Viver a Vida (2009) também do autor , com a personagem Luciana , vivida pela Aline Moraes, que também em um acidente automobilístico ficava tetraplégica.

        A História da recuperação e adaptação do Assunção serviu de incentivo para muitas pessoas nessa situação servindo como uma ação socioeducativa da novela.

        Outro assunto que o autor achou importante tocar na trama de História de Amor , foi no câncer de mama. Na novela a personagem Marta , vivida pela Bia Nunnes descobre um tumor no seio , e Manoel Carlos  mostrou em detalhes todos os passos para a descoberta , tratamento e cura  da doença, passando pela mastectomia (Cirugia de retirada da mama) até o acompanhamento psicológico do paciente e seus parentes. Enquanto História de Amor esteve no ar, registrou-se o aumento no número de exames preventivos.

 

José Mayer no ar !



        História de Amor nos trará de volta José Mayer à tv com o galante e apaixonante Dr. Carlos Moretti A novela foi  o primeiro trabalho do ator com Manoel Carlos, com quem retornou em Laços de Família (2000-2001), Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas da Vida (2006) e Viver a Vida (2009-2010), e na minissérie Presença de Anita (2001).

 

Sinopse Alterada



        Na sinopse original da novela , Joyce disputaria o amor de Carlos com a mãe, mas a Globo resolveu mudá-la por achar o entrecho muito pesado para o horário das seis, e assim Manoel Carlos  inseriu essea trama em Laços de Família veiculada no horário nobre em 2000.

 

Atores que já morreram de História de Amor

        O Retorno de História de Amor vai nos dar mais uma chance de rever o trabalho de grandes nomes da nossa teledramaturgia :  Eva Wilma (Zuleika), Cláudio Correa e Castro (Rômulo), Yara Cortes (Olga), Humberto Magnani (Mauro), Sebastião Vasconcellos (Urbano), Marly Bueno (Rafaela), Sérgio Viotti (Gregório), Buza Ferraz (Marcos), Fábio Junqueira (Fabrício), Maria Alves (Nazaré) e  Mário Lago (Medina),

 

Veja Também:

História de Amor 



Abertura História de Amor 


Trilha Sonora - História  de Amor 


Historia de Amor Internacional 



Fonte:
Texto: Evaldiano de  Sousa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna - Champagne Internacional (1983)

        Vamos brindar ao som dos clássicos internacionais que   integraram a trilha da novela Champagne .            Champagne    marcou a estreia do autor  CassianoGabus Mendes  no horário nobre.  A Ideia da emissora era ressuscitar o horário das dez, assim escalou  Janete Clair ,  que subiu do horário das oito para o das dez com  Eu Prometo ; e  Cassiano Gabus Mendes   consagrado com suas comédias românticas no horário das sete,  foi promovido para o horário das oito.         Quando foi divulgado o lançamento dos Fragmentos  da  novela  Champagne   na   Globoplay  em dezembro,  a internet entrou em  parafusos.  Há relatos e pesquisas que apontam que existe uma versão dublada em espanhol da novela, mais completa, preservada em arquivo...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Uma Saudade - Cleyde Yáconis (1923 / 2013)

A Isabelle de Brésson de “ Rainha da Sucata ” no VPVN         Ela está prestes a entrar na trama de Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo , dando vida a chiquérrima falida Isabelle de Brésson, cunhada de Laurinha Albuquerque Figueroa (Glória Menezes ).         Com   isso, logo teremos o   prazer de   rever a saudosa Cleyde Yáconis , um dos ícones da teledramaturgia   nacional em cena.           Cleyde Yáconis iniciou sua carreira no  Teatro Brasileiro de Comédia   (TBC) ao lado da irmã, a atriz  Cacilda Becker . Tem um dos repertórios teatrais mais variados e ilustres da dramaturgia nacional. Para Cleyde, sempre foi normal a escalação para interpretar personagens de mais idade que a sua própria, talvez devido à sua voz de contralto e suas feições graves.             ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...