Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Duas Vidas (1976)

44 anos de uma das tramas realistas da Janete Clair que mais foi mutilada pela Censura Federal



        Todo mundo deve ter brincado daquele de cama de gato quando criança, certo?  Cama de Gato é um  jogo  feito com um barbante nas mãos onde vão se formando figuras geométricas e o barbante vai passando de mão em mão, sempre formando novas figuras.

      Esse jogo foi divulgado no Brasil  no finalzinho de 1976 quando entrou no ar a abertura da novela Duas Vidas da autora Janete Clair. A Autora  continuava apostando em tramas realistas e a novela tinha como personagem principal a obra do metrô no bairro do palácio do catete no Rio de Janeiro,  uma obra do Governo Federal, o que acabou transformando a novela , que estreava há 44 anos,  em uma das obras mais mutiladas pela censura federal.

         Cenas simples como a dos personagens reclamando da poeira dentro de casa por causa da obra , foram vetadas, e mesmo com Janete Clair mandando uma carta direta para o Governo, nada adiantou, a novela continuou  vigiada até seu último capítulo.

       


        A história se inicia  com a desapropriação de uma rua no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, para a construção do metrô,  que separa vidas há anos entrelaçadas. Entre elas, os noivos Leda Maria (Betty Faria) e Dino César (Mário Gomes). Ele resolveu ir para São Paulo tentar a carreira de cantor. A brecha deixada por sua ausência foi ocupada por Tomás (Cécil Thiré) , que há tempos amava Leda. Os dois se casam e vão morar com a família dele: o pai Menelau Palas (Sadi Cabral), um grego dono de uma agência de casamentos, e seus irmãos Sônia (Isabel Ribeiro), que trabalha com o pai, e Osvaldo (Luiz Gustavo), um sonhador que vive em confusões.

        A aproximação de Leda  e Rosa (Elza Gomes) é reforçada pelo fato do filho da velha senhora, Vitor Amadeu (Francisco Cuoco), ter sido amigo do pai de Leda. Vitor é médico e, como a mãe, importa-se com a comunidade. Por isso, inicia um programa de atendimento gratuito para os mais pobres. No início, Vitor preocupa-se com a difícil situação de Leda e, dessa preocupação inicial, acaba nascendo um amor. Porém, esta é uma relação tensa: eles se casam, separam-se e tornam a ficar juntos. O retorno de Dino César complica ainda mais a história.



Fracassando em sua tentativa profissional, Dino quer recomeçar a vida e reatar o noivado com Leda, como se nada tivesse acontecido. Ao mesmo tempo, utiliza-se de todos os subterfúgios possíveis para seguir o almejado sucesso como cantor. Por meio de uma farsa, aproxima-se da temperamental Cláudia (Susana Vieira), dirigente de uma gravadora, e acaba por se juntar a ela, atingindo seu objetivo. Porém, ao mesmo tempo que Cláudia tem poderes para consagrar Dino César, também pode acabar com sua carreira.

Nesse meio tempo, as demolições começam e os moradores, liderados por Dona Rosa, retiram-se do velho bairro, mudando-se para outro local. É quando Sônia se apaixona pelo garotão Maurício (Stepan Nercessian) – ela, uma mulher madura, e ele, um rapaz bem mais jovem – e tem de lutar contra as dificuldades dessa relação para ficarem juntos.

Janete Clair propunha três partes distintas dentro de Duas Vidas : a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e  o reencontro com as vidas modificadas.

Daniel Filho assinou a direção geral de Duas Vidas e cuidou pessoalmente dos primeiros capítulos, passando o bastão para Gonzaga Blota e Jardel Mello, a partir do capítulo 41. Quando explodiu a paixão entre Betty Faria, sua mulher na época, e o ator Mário Gomes, ambos protagonistas da trama, ficou insustentável a permanência do diretor.  Conforme ele relatou em entrevistas para  o livro  Nossa Senhora das Oito”, cedidas à Mauro Ferreira e Cleodon Coelho.



Foi exatamente nesta época, que surgiu na imprensa a fake News sobre uma suposta entrada de Mário Gomes em um hospital com uma cenoura introduzida em seu corpo. A notícia caiu como uma bomba na vida do ator, que apesar de continuar como astros de várias outras tramas até meados da década de 90, teve muitos trabalhos negados devido ao fato.



Assim como seu personagem em Duas Vidas, Mário Gomes se lançou como cantor na época, gravando inclusive um disco. Uma das suas músicas “Chiclete e Carbochard” foi um dos temas da trama. Mário Gomes voltaria a gravar tema para  um  personagem  que interpretava  na trama de Vereda Tropical (1984), do Carlos Lombardi, onde deu vida  o jogador Luca. A música “O Dono da Bola” integrou a trilha.

Janete Clair fez uma citação ao filme  “... E o Vento Levou”  de 1939. Em uma cena , Leda Maria precisa ir a uma festa e não tem roupa apropriada. Tal qual Scarlet O´Hara do filme , ela arranca a cortina de renda da janela  e faz um vestido com o tecido.



Carlos Poyart, que fez o Téo, o filho da personagem da Betty Faria, foi a grande revelação  de Duas Vidas. Sua química com a Betty  foi  agradabilíssima. Depois de Duas Vidas o ator mirim  ainda participou da novela O Astro (1978) e em seguida migrou  para a linha de shows onde participou do humorístico Planeta dos Homens, onde imortalizou o bordão “Criança Sofre!”.

Duas Vidas  foi a primeira novela das atrizes ChristianeTorloni e Yaçana Martins.



A Abertura de Duas Vidas trazia  o  jogo de cama de gato  e,  as duas mãos , uma adulta e uma de criança que apareciam  no vídeo simbolizavam a relação de Leda Maria (Betty Faria) , a protagonista da trama e seu filho Téo (Carlos Poyart).



A Atriz Isabel Ribeiro, conceituada no teatro – mas com pouquíssimas participações na tv , ganhou projeção nacional por conta da sua personagem Sônia, que teve grande repercussão na trama. Sônia, uma mulher madura , se envolve com Maurício (Stepan Nercessian). Estabilizada financeiramente , o romance não foi bem visto pela censura ,  o que obrigou a autora oficializar a união do casal que não estava prevista na sinopse.

Duas Vidas deu muito trabalho à Janete Clair  que pretendia seguir na linha do realismo social sobre o qual ela sabe  escrever com maestria, mas foi o  público o grande salvador de Duas Vidas. Mesmo mutilada e chamada de subversiva , reescrita algumas vezes, sempre que a  censura implicou  com algo,  o público deu uma boa audiência  à novela, e mesmo não sendo lembrada como os melhores momentos da Janete na teledramaturgia, esses 44 anos de   estreia da trama merecem ser muito   comemorados.

Ficha Técnica:



Novela da Autora Janete Clair

Direção Geral : Daniel Filho, Jardel Mello e Gonzaga Blota

Elenco:

BETTY FARIA – Leda Maria
FRANCISCO CUOCO – Vitor Amadeu
MÁRIO GOMES – Dino César
SUSANA VIEIRA – Cláudia
LUIZ GUSTAVO – Osvaldo
SADI CABRAL – Menelau Palas
ISABEL RIBEIRO – Sônia
STEPAN NERCESSIAN – Maurício
ELZA GOMES – Dona Rosa
NEUZA AMARAL – Sara
FLÁVIO MIGLIACCIO – Túlio
ALBERTO PEREZ – Raul Barbosa
HELOÍSA HELENA – Virgínia
HÉLIO ARY – Sena
RUTH DE SOUZA – Elisa
LAURA SOVERAL – Leonor
MOACYR DERIQUÉM – Heitor
CHRISTIANE TORLONI – Juliana
GLÓRIA PIRES – Letícia
NAVARRO PUPPIN – Luiz Carlos
ANTÔNIO GANZAROLLI – Jorge
AUGUSTO OLÍMPIO – Oliveira
YAÇANÃ MARTINS – Shirley
LUÍS VASCONCELLOS – José
LEDA BORBA – Francisca
ISOLDA CRESTA – Vera
ALEGRIA – Gentil Paulino
SILVIO FRÓES – Braga
SAMANTHA SCHULLER – Sandra
MYRIAN RIOS – Cidinha
FRANCISCO MORENO – Eugênio Matta
ZEZÉ MOTTA – Jandira
ALFREDO MURPHY – Osmano
SÉRGIO FONTA – Renatinho
RENATA RAYAN – Maria

o menino CARLOS POYART – Téo

e
ANA ARIEL – Madame Xavier
ARLETE SALLES – Naná (amante de Tomás)
AURIMAR ROCHA – Carlos
CECIL THIRÉ – Tomás (primeiro marido de Leda, pai de Téo)
CLEYDE BLOTA – Roberta Bernardes
DARY REIS – Barros
ELIANE MEDEIROS – Ana Maria
JAIME BARCELOS – Geraldo
LÚCIA HELENA ALVES – Maria José (assistente social do metrô)
MILTON GONÇALVES – Alexandre
NÍVEA MARIA – Hebe
RICARDO – Ricardo (Rômulo, cantor lançado por Cláudia, no final)
SÔNIA OITICICA
SUZANA FAINI – Paula
VERA GIMENEZ – Zuleica (ex-mulher de Osvaldo, mãe de Letícia)

Exibição : 13 de Dezembro de 1976 à 13 de Junho de 1977

Capítulos: 154

Veja Também : 

Homenagem da Semana - Janete Clair 


Aberturas Inesquecíveis  -Duas Vidas (1976)


Terras do Sem Fim (1981)


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela