Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Pecado Capital Nacional (1975)



        Na semana passada a Globoplay divulgou alguns títulos de tramas que irá disponibilizar em seu catálogo em 2021 e,  está entre eles o clássico da Janete ClairPecado Capital, a versão original de 1975, protagonizada por Betty Faria, Francisco Cuoco e Lima Duarte, que interpretaram personagens que definitivamente marcaram suas carreiras.

        Pecado Capital é um dos maiores sucessos do gênero, considerada pela crítica especializada a melhor das novelas da autora. Curiosamente a trama foi concebida  às pressas depois que a Censura Federal da época proibiu a exibição  de Roque Santeiro, do DiasGomes, no dia da sua estreia em 27 de agosto de 1975.  A Globo apresentou então um compacto de Selva de Pedra (1972) enquanto em menos de 2 meses, aproveitando elenco e produção de Roque Santeiro, Janete Clair desenvolveu Pecado Capital.

        A Autora apresentou  em Pecado Capital  a história do taxista que acha esquecido no banco do seu carro uma grande quantia em dinheiro, fruto de um assalto. A Trama marcou um  novo rumo no estilo de Janete, que vinha sendo criticada devido suas tramas muito melodramáticas. A novela   mostrou  muito realismo  e inovou  com uma  mocinha e galã bem diferentes dos costumeiros, nem tão ingênuos e românticos. 

        Para comemorar esse retorno da trama à plataforma de streaming o e10blog vai relembrar a também clássica trilha sonora  nacional da novela, que marcou aquela metade de década  setentista.  

        Faixas como o tema de abertura “Pecado Capital” na voz do Paulinho da Viola, virou marca registrada da trama, assim como os acordes de contrabaixo e  cuíca em  Melô da Cuíca”, gravado pelo  Grupo Azimuth,  que marcou o “estamos apresentando” e “Voltamos a Apresentar”, além dos momentos de suspense. Também vale destacar “Você Não Passa de Uma Mulher” com Martinho da Vila (a música mais tocadas nas rádios de 1975) e o clássico tango “El Dia em Que me Quieras” gravado por César Camargo Mariano sob o pseudônimo de Pablo Fernandes.

        Em 2001,  a Som Livre relançou a trilha sonora nacional de Pecado Capital , em Cd, na coleção “Campeões de Audiência”,  onde foram lançadas  20 trilhas nacionais de novelas campeãs de vendagem nunca antes lançadas em CD.

        Então por esse aperitivo já vimos  essa viagem pelo faixa a faixa  da trilha de Pecado Capital  Nacional ,  produzida pelo Guto Graça Melo,  vai ser mais que agradável, mais que inesquecível  . . .

 

“Moça”

Intérprete e Compositor: Wando



        Moça”,  composta e gravada pelo saudoso Wando,  abria a trilha. A música foi o tema da  sofrida Elizeth,  vivida pela Leina Krespi. Irmã de Carlão (Francisco Cuoco), ela foi expulsa de casa depois de decepcionar o pai e o irmão ao tentar viver uma “vida fácil”. Hoje canta em uma boate e observa o pai, que ainda ama muito, de longe,  no cais do porto onde ele  frequenta.

 

“Você Não Passa de uma Mulher”

Intérprete e Compositor : Martinho da Vila



        Betty Faria, quase não aceitou viver a Lucinha. A Atriz que estava no elenco de Roque Santeiro, e viveria a Porcina, não via com bons olhos a protagonista suburbana. Convencida por Daniel Filho, ela aceitou o papel e transformou a Lucinha em um dos seus  melhores momentos da tv. Na minha opinião a Lucinha só perde para Tieta. O Tema da personagem, o samba  Você Não Passa de uma Mulher”, do Martinho da Vila, casou perfeitamente com  o  seu perfil  e foi a música mais tocada nas rádios daquele ano.

 

“El Dia Em Que Me Quieras”

Intérprete: Pablo Hernandez y Sus Vocalistas

Compositor: Carlos Gardel e Alfredo Le Pera



        Com pseudônimo de Pablo Hernandez , César Camargo Mariano gravou o clássico tango  de Carlos Gardel  - “El Dia Em Que Me Quieras - especialmente para o tema de Salvino Lisboa, um dos protagonistas vivido pelo Lima Duarte.

 

Se Você Pensa”

Intérprete: Moraes Moreira

Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos



        Moraes Moreira regravou o clássico  composto por Erasmo e Roberto Carlos  - “Se Você Pensa” -  que virou o tema da personagem Vilma, vivida pela Débora Duarte. O Perfil da Vilma era complexo,  com sintomas de esquizofrenia  e crises de agressividades abruptas e a Débora Duarte deu um show.

 

“Melô da Cuíca”

Intérprete: Azimuth

Compositores: José Roberto Bertrami e Alexandre Malheiros



        Essa faixa ficou marcante na trilha da novela sonorizando as vinhetas de intervalo e as sequências de suspense. Impossível ouvi-la e não lembrar imediatamente da trama.

 

“Pecado Capital”

Intérprete e Compositor: Paulinho da Viola



        Pecado Capital”,  o tema de abertura foi composto sob pressão e ficou pronto em 24 horas. A Escolha de um samba para a abertura foi a grande novidade da trilha. O Produtor musical Guto Graça Mello e o diretor Daniel Filho encomendaram músicas a três compositores, mas não tinha como não ser “Pecado Capital” do Paulinho da Viola.  A Faixa foi a única encomendada especialmente para a trilha.  Por conta de uma mudança de mecanismos  de produção de trilhas sonoras  da Globo. Antes, a norma era que as músicas das trilhas fossem compostas por encomenda para a novela. O Produtor Guto Graça Mello sempre bateu na tecla de trilhas mais comerciais, mas sempre fora voto vencido.  Porém ao ser convocado às pressas para  produzir a trilha  de Pecado Capital , e sem tempo para encomendas de músicas, fez o que sempre quisera, procurou nos catálogos das gravadoras  e assim nascia uma das primeiras trilhas nacionais sucesso de vendagem.

 

“Juventude Transviada”

Intérprete e Compositor: Luiz Melodia



        Carlão, o imortal personagem interpretado pelo Francisco Cuoco,  ganhou como tema “Juventude Transviada” , composta e interpretada por Luiz Melodia.  À pedido do diretor da trama, Janete escreveu uma cena em que incluía  a participação de Luiz Melodia. Na cena, Luiz e Carlão cantavam uma serenata para Lucinha, o grande amor de Carlão.

 

“Meu Perdão”

Intérprete: Beth Carvalho

Compositores: Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho



        Outro grande nome da trilha de Pecado Capital  foi a saudosa Beth Carvalho, que integrou a trilha  com a faixa “Meu Perdão”.

 

“Que Besteira”

Intérprete: João Donato

Compositores: Gilberto Gil e João Donato



        “Que Besteira”, do João Donato, foi o tema de Marciano, vivido pelo Lutero Luiz,  o grande amigo de Carlão. Trabalha em seu táxi durante a noite. Tem obsessão por assuntos referentes à vida extraterrestre e afirma já ter feito uma viagem a Marte num disco voador.

 

“O Boêmio”

Intérprete: Época de Ouro

Compositores: Catulo da Paixão Cearense e Anacleto de Medeiros



        Com tema geral entrou uma versão  instrumental de “O Boêmio” , interpretada pela banda Época de Ouro, dos compositores Catulo da Paixão Cearense e Anacleto de Medeiros.

 

 

“Makara”

Intérprete e Compositor : Márcio Montarroyos



        Carlão ganhou essa faixa também como tema – “Makara  uma composição e interpretação instrumental  do sempre espetacular Márcio Montarroyos.

 

“Não sei”

Intérprete: Sônia Santos

Compositor : Noca da Portela e Mauro Duarte



        Sônia Santos era a  aposta no samba da gravadora Som Livre, pegando carona no sucesso meteórico do ritmo na voz de Clara Nunes. A Cantora que já havia participado de outras trilhas de novelas como O Espigão (1974) e O Rebu (1974), lançou seu primeiro álbum em 1975, produzido por Guto Graça Mello, que logo pegou a faixa “Nada Sei” e a inseriu na trilha de Pecado Capital como tema de Raimundo,  o pai do Carlão , vivido pelo saudoso Gilberto Martinho.

 

“Beijo Partido”

Intérprete: Nana Caymmi

Compositor : Toninho Horta



        Eunice, a personagem da Rosamaria Murtinho, ganhou “Beijo Partido” como tema do seu drama na trama. Eunice, é a mulher que envolvida em um assalto com o amante, acaba esquecendo a bolsa de dólares no táxi do Carlão. No decorrer da  novela, depois de descobertas  sobre o assalto, ela casa-se com Carlão, mesmo sabendo que ele não a ama.


Veja Também: 

Pecado Capital (1975) 


 

Aberturas Inesquecíveis - Pecado Capital (1975) x Pecado Capital (1998)


Fonte:

Texto :  Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...