Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Lima Duarte (Parte 2)

Murilo Pontes (Pedra sobre Pedra/1992) , Major Bentes (Fera Ferida/1993), Nikos (Uga Uga/2000), Afonso Lambertini (Da Cor do Pecado/2004), Shankar (Caminho das Índias/2009) entre outros

        Nesta semana o e10blog continua com a homenagem a Lima Duarte com a segunda parte do “Personagens Favoritos” do ator.
        São mais 10 tipos inesquecíveis e imortalizados pelo profissional que se transformou em patrimônio cultural brasileiro.


Murilo Pontes de Pedra sobre Pedra (1992)
Bordão: “Hilda, Minha Filha!”


        Outro tipo marcante do Lima foi o Murilo Pontes da trama de Pedra sobre Pedra, do autor Aguinaldo Silva. A dobradinha que mesclava queda de braço  e muito amor aprisionado por Pillar Batista, rendeu cenas antológicas entre o ator e Renata Sorrah, um dos pares românticos mais fortes vividos pelo Lima Duarte, depois da  Sassá Mutema e Professora Clotilde de O Salvador da Pátria (1989).  O personagem retornou numa participação especial em outro trabalho do Aguinaldo Silva. Na trama de A Indomada (1997), ele aparece em uma partida de pôquer em Grenville, cidade fictícia da novela.

Major Bentes de Fera Ferida (1993)
Bordão: “Ooooooouro!”

        Em Fera Ferida, outra clássica novela do Aguinaldo Silva, Lima Duarte imortalizou outro tipo para a teledramaturgia nacional – Major Bentes. Viúvo e presidente da câmara dos vereados de Tubiacanga, fazendeiro e dono da Gazeta. É Avarento e mesquinho. É cruel , tirano, arbitrário e conta com algumas mortes nas costas. Só se derrete de ternura pela bela ninfeta Isoldinha (Carolina Aguiar), a filha mais nova de Margarida (Arlete Salles), e usa esses encantos para tirar vantagens do vilão. Vale destacar também a dupla inesquecível formada com Joana Fomm, que vivia  a  Salustiana, outra vilã de Fera Ferida.

Zé Bolacha de APróxima Vítima (1995)

        Na trama de A Próxima Vítima, do Silvio de Abreu, Lima Duarte protagonizou uma trama em que seu sensato personagem se apaixona por uma mulher no mínimo 40 anos mais nova. O Zé Bolacha aprendeu tudo na estrada, nos bordéis, na vida. Embora seja a sabedoria popular em pessoa, não se apoia em frases feitas  ou ditados batidos. Conhece de cor muita poesia, e tem um verdadeiro fascínio pela palavra. Com isso consegue ser  irresistível para quem o observa. É em uma dessas conversas que o experiente personagem se ver perdido ao se encantar pela doce e decidida Irene (Viviane Pasmanter). O Choque cênico de gerações  rendeu bons momentos à trama de  A Próxima Vitima.

Coronel Ildásio Junqueira de O Fim do Mundo (1996)

        Em outra trama recheada de realismo fantástico do Dias Gomes, Lima Duarte deu vida ao octogenário Coronel Ildásio Junqueira, um dos fundadores da fictícia Tabacópolis, e sempre fazia questão de alardear isso  a qualquer outro personagem da trama que se aproximasse dele. Com a anuncio do Fim do Mundo, o velho que há anos não saia de casa resolve ir à forra e passa a suposta última noite de todos os tempos num bordel nos braços de uma bela mulata. O Ildásio foi mais um personagem em que  o Lima pode brincar com os trejeitos e prosódia  em mais um sucesso do gênero na Globo.

Nikos de Uga Uga (2000)

        Em Uga Uga, do CarlosLombardi, Lima Duarte se destacou entre o elenco desnudo do autor com a interpretação memorável do mal-humorado Nikos e sua procura pelo neto desaparecido. Sua dobradinha com a também mal-humorada personagem da saudosa Nair Bello renderam ótimos momentos à novela.

Afonso Lambertini da Da Cor do Pecado (2004)

        Em Da Cor do Pecado, trama do autor João Emanuel Carneiro, Lima deu vida ao grande empresário Afonso Lambertini, um homem sério  e que  depois da  morte do único filho se trancou para vida. Com a descoberta do nascimento  do suposto neto, filho de Paco (Reynaldo Gianechinni).  Juntamente com Raí (Sérgio Malheiros), filho de Preta (Tais Araújo), Afonso também fica sabendo da gravidez da viúva de Paco, a interesseira Bárbara (Giovanna Antonelli). Assim com o passar dos tempos e convivência com os netos, Afonso se transforma em uma pessoa melhor, mais feliz e sensata. As cenas de Lima Duarte com os atores infantis que viveram seus netos – Sérgio Malheiros e Felipe Latge –  emocionaram o público, tamanha a química entre eles.

Murat de Belíssima(2005)

        Durante a carreira Lima Duarte viveu as mais diversas nacionalidades através de seus personagens. Em Belíssima do Silvio deAbreu,   deu vida ao Turco Murat, marido de Katina (Irene Ravache). O Jogo e as apostas são seu ponto fraco, que ele sempre tenta esconder da mulher – muitas vezes, sem sucesso. Murat não sabe que não é o pai verdadeiro de Cemil (Leopoldo Pacheco), mas também guarda um segredo: um envolvimento amoroso com Bia Falcão (Fernanda Montenegro), o que resultou em uma gravidez. Ele acha porém que a criança nasceu morta.

Viriato Palhares de Desejo Proibido (2007)

        Em Desejo Proibido, do Walther Negrão, Lima Duarte deu vida ao prefeito Viriato Palhares da fictícia cidade de Passaperto. O personagem vivia as voltas com as filhas à caça por um bom partido. Florinda (Grazzi Massafera), a filha caçula do prefeito, vive em conflito com a filha mais velha Eulália (Aninha Lima), pois Viriato só permite que Florinda se case depois de Eulália, e esta nem pensa em cassar-se tão cedo. Um prefeito que nunca toma partido de nada para não contrariar seu eleitores. É Cheio de lábia e amigo de todos. Na rua se mostra autoritário, mas em casa quem manda é a mulher Magnólia, a personagem vivida pela Nívea Maria.

Shankar de Caminho das Índias (2009)

        Mais um estrangeiro veio para o currículo do Lima na trama de Caminho das Índias, da autora Glória Perez. Na pele do Indiano Shankar, um Branâme, que criou o Dálit Bahuan (Márcio Garcia) o ator  mais uma vez deu um show em cena. Sempre preocupado com o bem estar dos outros, Shankar  passou a trama inteira numa quebra de braços com Opash (Tony Ramos), que não aceitava o fato dele ter afeição e respeito com os dálit´s da cidade. No final da trama é revelado que na verdade Opash é filho de Shankar fazendo com que ambos repensem seus comportamentos.
  
Max de Araguaia (2010)

         Em 2010, Lima Duarte deu vida ao vilão Max na trama de Araguaia, do autor Walther Negrão.  Um rico e desonesto criador de gado, capaz de passar por cima de tudo e de todos para defender seus interesses. Desde a juventude, é completamente apaixonado por Antoninha (Regina Duarte), mas seu afeto jamais foi correspondido. Por rancor, acusou o marido dela Gabriel (Juca de Oliveira), de subversivo e o fez fugir da região, abandonando a mulher. Max casou-se com Amélia (Júlia Lemmertz), com quem mantém um casamento de aparências e pai da protagonista Manuela (Milena Toscano).
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...