Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Cleyde Blota

A  Iara de “Plumas e Paetês” na Globoplay Novelas



        Cleyde Blota trilhou um caminho próprio na teledramaturgia brasileira, conquistando seu espaço com atuações marcantes e elegância cênica.

Com uma carreira voltada principalmente para a televisão, Cleyde fez parte de um momento importante da dramaturgia nacional, destacando-se em novelas das décadas de 1970 e 1980. Participou de produções na TV Tupi e na TV Globo, demonstrando versatilidade tanto em papéis dramáticos quanto em personagens mais suaves.

O show em cena da atriz  está  sendo revisto na atual reprise de Plumas e Paetês, novela do Cassiano Gabus Mendes, que está sendo reprisada pelo Canal Globoplay Novelas, em que a atriz  dá vida a personagem Iara.

        Cleyde  assumiu o sobrenome Blota depois do casamento com o diretor Gonzaga Blota, com quem  viveu até  2017, quando o mesmo faleceu.

Entre suas participações mais lembradas  onde atuou ao lado de grandes nomes da época,  estão a Emília de Dancin Days (1978), a Joana de Pão Pão BeijoBeijo (1983), a Lurdes de  Fera Radical (1988) e outras produções que ajudaram a construir a base da teledramaturgia que conhecemos hoje. Embora não tenha tido uma carreira de muitos papéis protagonistas, Cleyde sempre trouxe dignidade e presença às personagens que interpretou.

Fora das câmeras, Cleyde Blota também é lembrada por sua postura discreta e pela ligação com o meio artístico herdada da família. Sua trajetória é uma representação do talento silencioso e consistente, que constrói a história da televisão brasileira sem alarde, mas com muito mérito.

O Post de hoje  vai relembrar e reverenciar a carreira dessa grande profissional que se aposentou em 1998, depois de  uma participação na novela Torre de Babel. 

Após se desligar da carreira artística, Cleyde  se mudou do Rio de Janeiro para Araruama, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, onde vive com a família e dedica-se à vida tranquila, cercada por netos.  Lá ela permanece até hoje, em um estilo de vida mais reservado e pacífico.

       

Maria do Carmo de Senhora (1975)



        Depois de alguns papéis  de destaques em  novelas nas emissoras Tupi, Excelsior e RecordTv a atriz  foi contratada pela Globo e  estreou  fazendo uma pequena participação na novela  Fogo sobreTerra (1974)  e em seguida  ganhou um papel de destaque  na novela  Senhora, do autor Gilberto Braga. 

        Na trama deu vida  a Maria do Carmo,  mãe de Mariazinha (Fátima Freire), uma  mulher  compreensiva que tenta apaziguar a situação  entre o marido e  filha , por este tentar fazê-la casar-se  por conveniência.

 

Doralice  de O Astro (1977)



        Em  O Astro , da  autora Janete Clair, Cleyde deu vida a personagem Doralice, dona de um bar na cidade de Guariba Grande , é mãe de Alan (Stepan Necerssian) e ex-mulher de Herculano Quintanilha (FranciscoCuoco).   Ela não consegue perdoar Herculano por ter deixado mãe e filho, interrompendo deliberadamente qualquer contato entre eles durante anos.   Ao descobrir um romance entre Herculano e Amanda (Dina Sfat), chega “de mala e cuia”, usando Alan como instrumento de chantagem emocional e tenta atrapalhar o novo relacionamento do ex-marido. Acaba também se envolvendo com Neco (FlávioMigliaccio), o antigo comparsa de Herculano.   Cleyde Blota deu vida a essa mulher amarga, ressentida e movida por rancor, com uma atuação carregada de intensidade emocional.

 

Emília  de Dancin´Days (1978)



        Em  1978 foi a vez de Emília de Castro Melo, da clássica novela Dancin’ Days, do Gilberto Braga,  interpretada com sutileza por Cleyde Blota. Emília era uma mulher refinada, sócia de um antiquário ao lado de Solange (Jacqueline Laurence) e uma figura querida no círculo social carioca retratado na trama. Mãe do jovem médico Raulzinho (Eduardo Tornaghi), Emília representava uma geração mais tradicional da elite carioca, mas sempre com empatia e humanidade, especialmente ao lidar com os dilemas amorosos e profissionais do filho.

No  decorrer da trama ele se envolve  com Horário (José Lewgoy), o ex-marido de  Iolanda Pratini  (Joana Fomm). O relacionamento  se desenvolve como um romance maduro, baseado no diálogo, na admiração e no respeito comum. Ao encontrá-la, Horácio redescobre carinho e paz que lhe faltavam havia anos.

        Inesquecível a cena em que Emília, por  justiça resolve devolver o que Iolanda teria  de direito na venda dos bens de Horário, e a mesma  por orgulho  finge não precisar da esmola. Um duelo  cênico de duas grandes estrelas.

 

Iara de Plumase Paetês (1980)



        Na novela Plumas e Paetês (1980), escrita por Cassiano Gabus Mendes, Cleyde Blota deu vida à elegante e intrigante Iara — uma personagem que, embora coadjuvante, conquistou o público com sua presença marcante. A novela está em reprise atualmente no canal Globoplay  Novelas.

Iara é uma mulher sofisticada, ligada ao universo da moda e dos eventos sociais, refletindo o glamour e a leveza que marcaram a trama. Sempre muito discreta, mas observadora, ela circulava entre os personagens principais com inteligência. Na reta final da trama  Iara (Cleyde Blota) começa a receber cartas anônimas que despertam suspeitas, medos e memórias do passado. O conteúdo dessas mensagens misteriosas não é revelado de imediato, o que provoca tensão tanto na personagem quanto no público. 

Cleyde Blota brilhou ao transmitir, com sutileza, a transformação emocional de Iara, que passou de mulher firme e observadora a alguém assombrada por fantasmas antigos. Esse arco acrescentou uma camada de drama e mistério à novela, mantendo o público curioso até os capítulos finais.

 

Joana de Pão-Pão Beijo-Beijo (1983)



        Na charmosa novela Pão Pão, Beijo Beijo (1983), escrita por WaltherNegrão, Cleyde Blota deu vida à sensível e forte Joana, uma personagem que conquistou o público com sua presença marcante e humana. Joana era o braço direito de  Mama Vitória  (Lélia Abramo).  No passado, foi abandonada pelo marido e criou a filha sozinha, com muitos mimos.

 


Lurdes de Fera Radical (1988)



        Na inesquecível novela Fera Radical (1988), escrita por Walther Negrão, tivemos a oportunidade de acompanhar mais uma atuação marcante da grande Cleyde Blota. Ela deu vida à Lurdes, uma personagem que, apesar de não ocupar o centro das atenções da trama, foi essencial para o desenvolvimento de muitos núcleos e emoções da história, com a dona da pensão que  recebia todos os que chegavam à cidade fictícia de Rio Novo.   Despachada, fofoqueira e vaidosa, é uma mulher com sonhos de ascensão social, transferidos para a filha caçula, que quer ver bem casada, ou seja, com um marido rico, de preferência um Flores.

 

Beatriz de Gente Fina (1990)



        Em 1990, Cleyde interpretou Beatriz, na trama de  Gente Fina, do autor Luis Carlos Fusco. Na história ela era a grande amiga e confidente de Janete, a personagem vivida pela saudosa Sandra Bréa. 

 

Veja Também:

Miriam Pérsia 


Alice Weigmann



Sura Berditchevsky



Lilia Cabral 



Neusa Borges 



Fabio Assumção 2



Nathalia Lage 

Camila Queiroz 

Mariana Ximenes

Maria Claudia

Plumas  e Paetes 



Aberturas Plumas e paetes 

Paulo Figueiredo 

Meus Personagens Favoritos da Sandra Brea 

Pao Pão Beijo Beijo (1984) 

Dancin Days (1978) 

O  Astro 



Francisco Cuoco

Novelas Inesquecíveis - Torre de Babel (1998) 

Aberturas Inesquecíveis - Torre de Babel (1998)

Trilha Sonora Eterna  -Pão Pão Beijo Beijo 

Walther Negrão 

Novelas Inesquecíveis 

Fera Radical Nacional 
Fera Radical Internacional 

Aberturas Inesquecíveis  

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em outubro

            Vejam os títulos   resgatados pela Globoplay   em Outubro:   Dia 06.10 – Explode   Coração   (1995)    - A trama da Gloria Perez , que já está na plataforma pelo Projeto Resgate vem agora   pelo Projeto Originalidade . A novela que falava dos primórdios da Internet e   da cultura cigana é   protagonizada por Teresa Seiblitz , Edson Celulari e Maria Luisa Mendonça .   Dia 13.10 – O Feijão e o Sonho   (1976) - Primeira novela de Benedito Ruy Barbosa como contratado da   Globo entra na plataforma pelo Projeto Fragmentos . Anteriormente, em 1971, foi exibida na emissora a sua novela  Meu Pedacinho de Chão , uma coprodução com a TV Cultura de São Paulo.     O Feijão e o Sonho   desenvolveu-se em quatro fases da vida do casal Campos Lara ( Cláudio Cavalcanti e Nívea Maria) , em ambientes distintos: em 1925, na cidade de Sorocaba; de 192...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...