Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Lilia Cabral (2)

A Maristela  de "Garota do Momento" 



         Uma atriz cirúrgica! Sempre  gostei desse termo usado para Lília Cabral . Acho que ele foi dito quando a atriz brilhou vivendo a  vilã Marta de Páginasda Vida (2006) , e desde então eu sempre uso quando posto algo sobre a bela carreira da atriz.

        Na pele  da  Maristela de Garota do Momento vive   uma vilã clássica, cuja inteligência e manipulação a colocam sempre um passo à frente, mas cujas ações acabam levando à sua própria destruição. Mas um grande  momento da atriz  em  nossa  teledramaturgia.



        Lília Cabral estreou na tv  em 1981, na novela OsImigrantes, da Rede Bandeirantes. Em 1984, ingressou na Rede Globo, consolidando-se como uma das atrizes mais versáteis e respeitadas do país. Entre seus papéis mais marcantes estão a vilã Marta em Páginas da Vida (2006), que lhe rendeu uma indicação ao Emmy Internacional de Melhor Atriz, a protagonista Griselda em Fina Estampa (2011) e a personagem Tereza em Viver a Vida (2009), que também lhe garantiu uma segunda indicação ao Emmy.

Lilia também se destacou no cinema com o filme Divã (2009), baseado na obra de Martha Medeiros, no qual interpretou Mercedes, uma mulher em busca de autoconhecimento através da psicanálise. O sucesso do filme resultou em uma minissérie homônima exibida pela TV Globo em 2011.



Ao longo de sua carreira, Lilia Cabral acumulou diversos prêmios, incluindo quatro Troféus Imprensa, um Prêmio APCA, um Prêmio Shell e um Grande Otelo. Sua dedicação e talento a tornaram uma das figuras mais respeitadas da dramaturgia brasileira.

Para  comemorar  o sucesso  da Maristela em Garota do Momento,  Lilia Cabral é a  estrela  do post  desta quinzena onde vamos  relembrar suas  melhores e mais marcantes  personagens.  A  Atriz  já havia sido homenageada na  seção em agosto de 2013, que você  pode  rever  AQUI.

No post  de hoje vamos  relembrar  os personagens que ficaram de  fora desse  primeiro  e  os que ela  viveu   a partir de  então. 

 

Margarida  de Corpo aCorpo (1984)



        A Margarida de Corpo a Corpo marcou a estreia da Lília  Cabral na Globo. A personagem era  a esposa  de Olavo  (Marcelo Picchi), o filho mais velho  do  Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), na trama do Gilberto Braga.  Interesseira e puxa-saco, como o marido, vive tentando agradar Alfredo. Em vão, já que é vista como uma figura deslumbrada e risível.

 

Antonieta de Hipertensão (1986)



         Em 1986,  Lilia voltou em Hipertensão, trama  das sete da  Ivani Ribeiro. Sua  personagem  Antonieta “Tatá é  marcada uma   delicadeza e dualidade. Durante o dia, ela é uma professora de colégio de freiras, irmã de Fifi (vivida por Fafy Siqueira), e se destaca por sua inocência, bondade e mansidão . À noite, porém, ela revela um lado oculto: se transforma em dançarina de forró em uma gafieira da cidade vizinha—algo que esconde de todos.

 

Alva de Pedra sobre Pedra (1992)



        Em  Pedra sobre Pedra, do Aguinaldo  Silva,  ela interpretou  a personagem Alva, uma  das  meninas do Grémio Recreativo de Esplendor, que fazia  a  alegria  dos  homens da cidade. 

 

Dafhne de Estrela Guia (2001)



        Em Estrela-Guia, da  Ana Maria  Moretzsonh, Lília Cabral viveu  Daphne , que   representa a primeira vilã da carreira da atriz, trazendo uma personagem cômica e perversa ao mesmo tempo. Seu estilo “country perua” (chapéu, roupas sofisticadas, couro) reforça seu status de socialite esnobe, que sente verdadeiro nojo de animais e vive cercada pelo luxo . A presença de Daphne é central para tensionar o conflito entre a comunidade Jagatah — símbolo de vida alternativa, paz e harmonia — e o poder econômico e predatório representado por ela. A personagem impulsiona reviravoltas como o incêndio trágico, a tentativa de sedução de Cristal (Sandy), pelo seu filho Carlos Charles (Rodrigo Santoro) e planos cada vez mais maquiavélicos para alcançar seus objetivos.

 

Barbara de Chocolate com Pimenta (2003)



        Em Chocolate com  Pimenta, do Walcyr Carrasco, Lília Cabral surge como   Bárbara que,  inicialmente é a grande antagonista de Ana Francisca (Mariana Ximenes), usando seu poder e influência para tentar separar o casal de protagonistas. Mas sua trajetória ganha profundidade com o drama pessoal, a busca por independência e a espetacular volta que endurece ainda mais a rivalidade com Vivaldo (Fulvio Stefanini ) e as demais personagens.

          A mudança repentina na trama, com a fuga ao circo e o incêndio, foi toda uma adaptação para permitir que Lília Cabral fizesse um tratamento de saúde durante as gravações

       Para a cena icônica da careca, a atriz usou uma touca de látex. Seu cabelo não foi raspado de fato. O processo demorava cerca de 1h30 para ficar pronto.

 

Vitória Vilar de Saramandaia (2013)



        A Vitória Villar, que a Lília viveu na trama do remake de Saramandaia, é uma  empresária de sucesso,  que vivia em São Paulo. Volta a Bole-Bole ao ficar viúva, após trinta anos morando fora. É uma mulher voluntariosa, temperamental e geniosa, mas também é bem-humorada, inteligente e vaidosa. Tenta lutar contra o seu coração, mas seu corpo entrega o que sente: ela, literalmente, se derrete quando está apaixonada  dentro dos entrechos de realismo fantástico  da obra  de  Dias Gomes.

          No remake, RicardoLinhares deu mais profundidade psicológica a personagens femininas como Vitória, em comparação com a versão de 1976. Lilia Cabral foi bastante elogiada por sua interpretação intensa e contida, dando nuances à personagem que ora se mostra rígida, ora frágil.

 

Maria Marta de Império (2014)



        Em  2014,  interpretou Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque  uma das personagens centrais da novela Império, escrita por Aguinaldo Silva.

        Maria Marta é a ex-mulher do protagonista José Alfredo de Medeiros (vivido por Alexandre Nero), o "Comendador". Ela é uma mulher elegante, forte, sofisticada e extremamente ambiciosa.  Vive um casamento de aparências com o Comendador, com quem tem uma relação conflituosa, repleta de ressentimentos, ciúmes e disputas de poder. Mesmo separados emocionalmente, continuam ligados pelos negócios e pelos filhos. Ela vê o império de José Alfredo como também sendo "seu" e quer assegurar que sua família mantenha o controle sobre ele.

        Ao longo da trama, Maria Marta se envolve em diversas intrigas, tanto dentro da família quanto com aliados e inimigos externos. Ela disputa espaço com Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), a amante jovem de José Alfredo, e com outros personagens que ameaçam sua posição.

        Lília dominava as cenas com uma autoridade impressionante. Mesmo quando dividia espaço com atores igualmente carismáticos (como AlexandreNero, o Comendador), ela conseguia impor uma força dramática intensa.

        Embora Maria Marta fosse manipuladora e fria, Lília conferiu à personagem uma complexidade emocional que fez o público compreender (ou até simpatizar com) suas motivações.

        Um espetáculo em cena!

 

Virgínia  de Liberdade, Liberdade  (2016)



        Virginia foi  a   personagem da Lília Cabral  que  marcou  a novela   Liberdade, Liberdade,  do Mário Teixeira, exibida pela  Globo em 2016. Mulher forte, independente e carismática,  dirige um bordel em Vila Rica (atual Ouro Preto, Minas Gerais), no período pós-Inconfidência Mineira, no século XVIII.    

        Aliada  de Joquina/Rosa (Andrea Horta),  Virginia representa uma crítica à hipocrisia da sociedade colonial brasileira. Embora marginalizada por sua profissão, ela demonstra sabedoria, coragem e senso de justiça, muitas vezes superiores aos dos homens “respeitáveis” da cidade. Sua presença na novela traz à tona questões sobre gênero, moralidade, poder e resistência.

 

Silvana  de A Força  do Querer (2017)



        Silvana, foi a complexa   personagem  que a Lília  viveu na  novela A Força do Querer, escrita por Glória Perez.   O ponto central do arco da personagem é seu jogo compulsivo (ludomania). Ela mente, forja documentos, esconde dívidas e toma atitudes arriscadas para continuar jogando. Sua compulsão coloca em risco seu casamento, sua estabilidade financeira e até a relação com a filha.

    Silvana é uma personagem muito humana, porque oscila entre o arrependimento e a recaída. Em muitos momentos, ela tenta parar, mas é tragada novamente pelo vício, o que gera tensão e empatia do público.

 

Valentina Marsalla  de O  Sétimo Guardião (2018)



        Nascida em Serro Azul como Marlene, humilde e rejeitada após ser abandonada no altar por Egídio (Antônio Calloni), volta anos depois como Valentina Marsalla, uma empresária de sucesso no ramo de cosméticos, porém fria e calculista -   a grande vilã  de O Sétimo Guardião, a complexa e cheia de  polêmicas trama  do  Aguinaldo Silva, que marcava  o retorno  do  autor ao  realismo fantástico.

        Valentina Marsalla é uma vilã típica do Aguinaldo Silva: poderosa, estratégica, e cheia de nuances. A interpretação de Lília Cabral potencializou uma figura amarga, vingativa, elegante e — surpreendentemente — capaz de se reerguer. Sua trajetória entre o glamour, o rancor e a redenção acabou sendo uma das mais marcantes de O Sétimo Guardião, mostrando mais uma vez o  potencial da atriz  que conseguiu tirar  leite  de  pedra na trama  que  praticamente é considerada um dos maiores  fracassos do horário nobre  global. 

 

Bebel de Fuzuê  (2023)



        Em 2023, a Bebel de Fuzuê,  do Gustavo Reiz, marca a volta  as  novelas de  Lilia Cabral, depois de  um  hiato de 5 anos.  Era uma personagem simples, muito aquém do talento de Lília, mas que em nenhum momento foi  feito com menos maestria pela atriz.    Lília Cabral trouxe charme, profundidade e autenticidade a Bebel. Sua interpretação foi elogiada por representar bem uma mulher refinada, interiormente forte e emocionalmente complexa. A química com o elenco, especialmente Marina Ruy Barbosa, foi outro ponto alto.

 

Maristela de Garota do Momento (2024)



        A Maristela Alencar, vivida por Lília Cabral em Garota do Momento, é uma das vilãs mais intensas da carreira da atriz – alguém sem empatia, narcisista e estrategicamente fria. Desde o início da novela (ambientada nos anos 1940/50), seu objetivo principal é controlar a história de seu filho, Juliano (Fábio Assunção), impedindo que ele case-se com Clarice (Carol Castro).

        A atriz conta que esta é a vilã mais marcante que já interpretou – com uma atuação cuidadosa, investindo no figurino, linguagem e mentalidade da alta sociedade dos anos 1950.

        Maristela  é a grande antagonista da  história  de Alessandra Boggi, manipulando situações, destruindo reputações e controlando mentes  -  Uma vilã clássica, na melhor tradição das novelas das 6.

 

Veja Também:

Neusa Borges 


Fabio Assumção 2



Nathalia Lage 



Fabio Assumçao 

Meus Personagens Favoritos da Lilia Cabral 

Fabricio Boliveira 



Camila Queiroz 



Mariana Ximenes



Maria Claudia

Carol Castro

Marina Ruy Barbosa 



Gustavo Reiz

Nossos Autores - Aguinaldo Silva 

Com trama reta, realista e coerente, A FORÇA DO QUERER, termina como fenômeno da teledramaturgia 

Aberturas Inesquecíveis - Chocolate com Pimenta

Novelas Inesquecíveis - Chocolate com Pimenta (2003) 

Nossos Autores - Walcyr Carrasco 

Aberturas Inesquecíveis - Estrela-Guia (2001)

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Santoro

Corpo a Corpo 



Deborah  Duarte 

Páginas da Vida (2006)

Meus Persoangens Favoritos da Regina Duarte 



Meus Personagens Favoritos da Glória Menezes 



Meus Persoangens Favoritos da Grazzi Massafera 

Fonte:

Fonte:

Texto: Evaldiano de  Sousa 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...