Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Bons entrechos que “O Sétimo Guardião” ficou nos devendo



        A novela O Sétimo Guardião está chegando a sua reta final para dar lugar A Dona do Pedaço, e infelizmente o que  foi uma das grandes promessas do horário nobre,  a volta  de Aguinaldo Silva ao  realismo fantástico   foi escoando pelo ralo a cada capítulo e a novela foi uma sequência de entrechos desinteressantes e personagens  que ficaram esquecidos ou sem sentido no decorrer da história.
        O mais engraçado é que a novela estreou recheada de bons entrechos e   personagens que,   se bem trabalhados,  teriam sido sucesso com certeza.
        Com uma certa dose   de ousadia, o e10blog  cita abaixo 10 entrechos que,  se melhores trabalhados pelo Aguinaldo Silva teriam feito O Sétimo Guardião decolar . . .

1 – A Personagem Luz

        A Protagonista Luz, da Marina Ruy Barbosa, era uma grande promessa. Mesmo com a imagem desgastada a atriz é sem dúvidas é uma das mais preparadas da sua geração e depois de uma apagada Amália em Deus Salve o Rei,  seria a hora e a vez da atriz mostrar o que sabia fazer.  Infelizmente o roteiro complexo e confuso de O Sétimo Guardião  deu uma apatia aguda à personagem que se “apagou” em cena. A Confusão que aconteceu nos bastidores da novela envolvendo o nome da atriz e José Loreto,  o que  dependendo da situação fariam os holofotes se abrir em cima da personagem, na verdade só aumentou o desinteresse do público. O Autor que já havia feito algumas mudanças no perfil da personagem antes mesmo da estreia da novela – A Luz na verdade seria uma extraterrestre –  foi dando indícios que ela seria filha do Gato Léon (Eduardo Moscovis)  e Edith (Viviane Araújo), agora  nesta reta final a história já mudou – Luz é filha da Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Enfim um emaranhado envolvendo a Luz que, de forma alguma conseguiu ascender o interesse do público na personagem. E a cereja do bolo foi a total falta de química entre ela e Bruno Gagliasso, seu par romântico.

2 – O Gato Léon

        Soou estranho um gato como protagonista de uma novela, porém as primeiras cenas  do felino  mostraram que ele  era bem mais interessante do que muitos personagens de O Sétimo Guardião. Mas a transformação do gato em gente, um momento tão esperado da novela foi um balde d´agua no entrecho. O Gato na figura do Eduardo Moscovis perdeu a mística e o Murilo entrou para o hall dos personagens sem peso dentro da história.

3 – Nicolau e Afrodite

        Alguns entrechos bons de O Sétimo Guardião,  o autor Aguinaldo Silva simplesmente parece que não quis desenvolver na trama. Iniciou a história e deixou lá andando em círculos. Um deles e o casal Nicolau e Afrodite, vividos pelo Marcelo Serrado e CarolinaDieckmann. A Abordagem da violência doméstica através do Nicolau, um marido prepotente e grosso e que só via a mulher como uma geradora de filhos,   prometia bons  entrechos dramaturgos à trama , além do abordagem social pertinente.

4 – Lourdes Maria

        Bruna Linzmeyer iniciou a novela com uma Lolita que usava da sensualidade para conquistar o que queria. Com uma vibe de vilã, sua paixão por Junior (José Loreto) e depois o envolvimento com Olavo (Tony Ramos), eram entrechos que poderiam fazer da personagem um grande papel para atriz e render momentos memoráveis a trama do Aguinaldo, porém logo a personagem murchou e hoje está fazendo uma mera figuração de luxo ao lado do Caio Blat, novamente em um personagem muito aquém do seu talento.

5 – Stefânia e João Inácio

        Outro casal que poderia ter feito às vezes de casal romântico, quando ficou nítida a falta de química entre os personagens da Marina e do Gagliasso, Stêfania (Carol Duarte) e João Inácio (Paulo Vilhena) seguiu um linha tão obscura, que mesmo a Carol Duarte conseguindo fazer uma personagem interessante depois da Ivana de A Força do Querer  (2018) , ainda tão viva em nossa memória, não teve  mais chances de brilhar. Suas primeiras cenas no cabaré da Ondina (Ana Beatriz Nogueira) ou na luta contra Mirtes (Elizabeth Savalla) para viver seu grande amor, foram muito importantes, mas logo que o autor concretizou o amor do casal os congelou na trama e  até hoje estão ai  sem mais entrechos. Essa última semana Stefânia descobriu uma gravidez que até então ainda não revelou ao João Inácio, será que vem mais algum entrecho  por ai? Isso é uma pena, que além da história propriamente dita, a prostituta que se apaixona e larga a vida, o entrecho ainda traria a atriz Carol Duarte em um papel totalmente do seu anterior e o Paulinho Vilhena em um personagem sereno, muito distante dos que havia feito até então.
       
6 - O Delegado de calcinhas

        Milhem Cortaz finalmente estreava oficialmente na Globo e ganhou do Aguinaldo um personagem digno do seu talento. O Delegado que gostava de usar calcinhas prendeu atenção do telespectador nas primeiras semanas e as cenas tórridas entre ele  e FláviaAlessandra, a Rita , empolgou o público. Novamente o decorrer dos capítulos mostrou os entrechos esquecidos no roteiro de O Sétimo Guardião, e o final dos personagens   com cenas tocas,  como o delegado sendo despido durante toda a cidade e morto, como uma das primeiras vítimas do Serial Killer criado para dar mais “vida” à trama nesses últimos capítulos. Junto com o Milhem, Flávia Alessandra viu sua sensual Rita não passar de mera figuração de luxo! Um Pecado!

7 – O Coroinha sem Cuecas

        Uma novela sem um casal teen para torcer não é  uma novela, certo!? O Sétimo Guardião até prometeu um casal assim: Maltonni (Mateus Abreu), o coroinha que não usava cuecas e Elisa (Giulia Busccácio). Porém o autor só lembrou do casal agora quase no final, enfim tarde demais para criar um bom entrecho para os personagens.

8 – Marilda e água milagrosa

        Que a fonte milagrosa já perdeu todo seu encanto isso é a mais pura verdade, não lembra nem de longe aquela em que Marilda, a personagem da Letícia Spiller usava para se banhar e manter-se sempre jovem. Aliás a Letícia na pele da Marilda foi o primeiro grande destaque da novela, e mesmo num tom muito pesado agradava o público. Acho que só não agradou ao autor, que esqueceu por completo da personagem, transformando-a em mais uma figuração de luxo dentro da história.

9 – Milu e Jurandir

        Milu,  a personagem da Zezé Polessa, se despediu da trama na semana passada em uma das cenas mais emblemáticas apresentadas pela trama. Ela sempre foi a mais sensata dos guardiões e estava vez ou outra envolvida em vários entrechos da novela. O que não entendi foi o porquê de criar uma relação entre ela e Jurandir,  o personagem do Paulo Miklos, para logo em seguida separar o casal sem maiores explicações. Me parece que o autor foi experimentando, experimentando ... e sem maiores requisitos simplesmente deixava no meio o que,  a seus olhos,  não funcionaria.
               
10 – O Alcoolismo da Stella

        Vanessa Giácomo conseguiu brilhar em cada cena que apareceu na trama – seus embates com a Mirtes, da Elizabeth Savalla,  renderam sem dúvidas o melhor que O Sétimo Guardião nos apresentou, e mesmo assim sua história   dos problemas com o álcool, um entrecho tão importante, foi mostrado com tamanha simplicidade, que a explicação da sua cura ficou a cargo de um trauma que a personagem sofreu quando pensava não poder engravidar.  Muito além da questão dramaturga, chega a ser irresponsável tratar um assunto tão sério de forma tão infantil.

Veja Também: 
Nossos Autores - Aguinaldo Silva 
Meus Personagens Favoritos do ZEZÉ POLESSA 
Meus Personagens Favoritos da Vanessa Giácomo

e10blog
O SÉTIMO GUARDIÃO
Texto: Evaldiano de Sousa  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque