Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Espigão (1974)



45 anos da primeira novela a falar sobre ecologia denunciando a expansão imobiliária desenfreada

        Há 45 anos,  Dias Gomes apresentava no horário das dez um bom momento na teledramaturgia com a trama de O Espigão, que em sua estrutura girava em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado poderia esmagar o homem,   com avanço acelerado  e predatório da  imobiliária  sobre o meio ambiente.
Palavras como “ecossistema”, “ecologia  e “espigão”, que virou sinônimo de prédios altos  como “arranha-céus”, e assuntos como inseminação artificial e bebê  de proveta, entraram para o vocabulário popular ao serem discutidas na trama. Na época,  a Ecologia era discutida apenas  nos meios acadêmicos e científicos, e Dias Gomes com a novela ajudou a disseminar o assunto no meio popular.  
        Uma novela com assuntos tão ousados, claro chamou a atenção da censura  e de grandes nomes do meio imobiliário no eixo Rio – São Paulo. Na época,  Sérgio Dourado era o principal nome nesse mercado  com obras realizadas por sua construtora espalhadas por toda cidade.  Dias Gomes foi chamado às pressas por Boni (então superintendente da Globo), para uma reunião urgente na emissora. Ao receber queixas de Dourado, seu amigo, Roberto Marinho havia mandado cancelar a novela, porque o empresário se dizia retratado à revelia na produção, que sequer havia estreado ainda  - mais precisamente na figura do protagonista Lauro Fontana (Milton Moraes). Com isso o protagonista da novela deixou de ser um construtor  de prédios de apartamentos e  foco da trama passou a ser a construção de hotel de luxo.  
        A Censura interviu muito na trama e mesmo depois do seu término, anos depois , continuou de olho em O Espigão. Em 1982, a Globo providenciou um resumo de 60%  da trama para ser apresentada no lugar da minissérie   Bandidos da Falange, que havia sido censurada uma semana antes da estreia. Porém a pressão das imobiliárias fizeram com que a reprise também fosse cancelada, e com a liberação da minissérie para o dia seguinte ,  a Globo acabou engavetando de vez a suposta reprise de O Espigão, que já tinha até uma nova abertura e a trilha sonora nacional pronta para ser relançada.      


        O Espigão contava a história de Lauro Fontana (Milton Moraes), um empresário megalômano com sede de progresso e tecnologia, quer construir o maior hotel do Brasil, o “Fontana Sky”, um edifício de 50 andares. Para isso é necessário convencer os irmãos Camará – Urânia (Vanda Lacerda), Baltazar (Ary Fontoura), Marcito (Carlos Eduardo Dolabella), Tina (Susana Vieira) e Carlinhos (Tomil Gonçalves) – a vender sua mansão em Botafogo, no Rio de Janeiro, para que ele possa utilizar o terreno.

O solar pertenceu a um velho advogado, Martiniano Pedreira Camará (Ibanêz Filho), que chegou a ter grande fortuna, mas, ao morrer, deixou apenas aquela mansão cercada de árvores. O inventário estava ainda em andamento, cabendo a herança aos filhos. Deles, em última instância, é que dependia a viabilidade do audacioso empreendimento de Lauro Fontana.
Dos cinco irmãos, só Marcito quer vender a casa, para gastar o dinheiro com mulheres. Urânia quer respeitar a vontade do pai, que pediu no leito de morte para conservar a mansão. Baltazar é um professor de Ecologia contrário à devastação de mais uma área verde da cidade. Tina não quer sair da casa onde mora com seus 25 vira-latas. E Carlinhos é um hippie que mora em uma barraca no jardim, mas não consegue se desapegar da casa.
Lauro Fontana, de origem humilde, deu o golpe do baú ao casar-se com Cordélia (Suely Franco), a filha do patrão, proprietário de uma rede de motéis. Ela, fútil e geniosa, deseja um filho a qualquer preço. Porém, Lauro é estéril. A solução é a inseminação artificial – depois da frustrada tentativa de adoção de Saulo, o bebê de Dora (Débora Duarte), moça humilde envolvida com Léo (CláudioMarzo), um defensor da natureza sem nenhuma sorte.
Lauro tinha outras mulheres em sua vida -  Lazinha Chave-de-Cadeia (Betty Faria), que se torna sua amante. Ela também tivera infância pobre: depois de muito lutar pela vida no Beco da Fome, tornou-se assaltante, liderando sua própria gangue, na qual Nonô Alegria-das-Gringas (Milton Gonçalves) é o cérebro. Já Elka Escobar (Rosamaria Murtinho), mulher prática e dinâmica, fora secretária e amante de Lauro. Quando ele casou com Cordélia, Elka jurou vingança e acabou se tornando a sua maior concorrente no negócio hoteleiro.

Uma cena marcante de O Espião foi apresentada logo no primeiro capítulo, onde em um engarrafamento de trânsito na cidade do Rio de Janeiro, em plena noite de reiveillon, alguns personagens se conheceram, criando os entrechos necessários para os capítulos seguintes. Foi nesse engarrafamento, no meio do túnel Rebouças, que aconteceu o nascimento do filho da jovem Dora, a personagem da Débora Duarte.

Dias Gomes trouxe mais uma seleção de tipos curiosos na trama,  como os irmãos Camará, uma família tradicional, bem educada, mas reprimida sexualmente. O maior exemplo das neuroses era dado pelo professor Baltazar, que colecionava mechas de cabelos de mulher que nunca havia possuído. Mais um tipo inesquecível criado por Ary Fontoura – assim como seriam  o Professor Aristóbulo de Saramandaia (1976) e o Prefeito Florindo Abelha de Roque Santeiro (1985).

Inesquecíveis também a Lazinha Chave-de-Cadeia  imortalizada pela Betty Faria;  Nonô Alegria-das-Gringas do Milton Gonçalves;  Elka Escobar da Rosamaria Murtinho e  Susana Vieira  que foi agraciada com atriz revelação da  APCA pela  composição impecável da Tina Camará.
O Espigão foi agraciada pela APCA em duas outras categorias: Melhor novela juntamente como Os Ossos do Barão e Os Imigrantes; e melhor atriz para Betty Faria, juntamente com Neuza Amaral e Elza Gomes por Os Ossos do Barão e CleydeYáconis, por Os Inocentes.  Também venceu o Troféu Imprensa de Melhor novela do ano de 1974 e melhor ator para  o protagonista Milton Moraes.
A novela usou pela primeira vez,  em grande escala, muitos efeitos especiais. Como o corredor que antecedia o escritório de Lauro Fontona ou a cama vibratória de Cordélia. Na verdade os “efeitos especiais” ainda eram bem  artesanais. O Corredor do escritório de Lauro na verdade era um carrinho puxado por contra regras, assim com a cama vibratória era sacudida manualmente.
Objetos de decoração sofisticados e de alta tecnologia foram importados especialmente para enfeitar os cenários da casa e escritório de Lauro Fontana , com um super-relógio digital de mesa, que exibia as horas  em vários países, um aparelho que funcionava como rádio, abridor de cartas e apontar de lápis. Novidades para época!
A Inseminação artificial e  bebês de proveta foi abordado através dos personagens  Lauro e Cordélia. Pressionado pela esposa, com ideia de ser mãe, e depois de não conseguir adotar o filho de Dora, que presenciara o parto no primeiro capítulo, o casal decide recorrer a inseminação artificial para gerar o filho tão desejado. O procedimento ainda  parecia ficção científica em 1974,  e foi mais uma  ótima ideia de Dias Gomes para a trama.

A Abertura mostrava o logotipo da trama rasgando o céu com imagem de grandes prédios das metrópoles brasileiras, ao som de “O Espigão”, música feita especialmente para a novela  e cantada por Zé Rodrix. 


Outra cena marcante e popular   de O Espigão foi a morte de Urânia (Vanda Lacerda), acertada por um coco na cabeça. Com a morte de Urânia, os Írmãos Camará são vencidos pela proposta de Lauro Fontana, que consegue finalmente comprar o casarão no final da trama. Na cena final, enquanto manifestantes de movimentos pró-ecologia são mantidos afastados por policiais, o empresário assiste impassível à demolição do casarão e a limpeza do terreno onde, em breve, começaria a ser erguido O Espigão.
Por mais que retratasse um assunto sério e pertinente, Dias Gomes seguiu a linha do humor  em O Espigão, e isso foi um diferencial, dando uma leveza nos temas e mostrando nas entrelinhas o que precisava ser dito. A novela é mais um dos clássicos escritos pelo autor, que se tornou um expert nessa  categoria –  criticar rindo, apontar o erro com gargalhadas e conseguir prender a atenção do grande público.
Esta era a mensagem narrada nas cenas dos próximos capítulos, uma prática comum na época:
“Cidade grande. O homem vira máquina, a máquina esmaga o homem. Chega pro lado! Abre caminho… A engrenagem engolindo… O futuro brotando… O Espigão!”
       
Ficha Técnica:

Novela do Autor Dias Gomes
Direção Geral: Régis Cardoso
Supervisão: Daniel Filho
Elenco:
MILTON MORAES – Lauro Fontana
BETTY FARIA – Lazinha Chave-de-Cadeia
ARY FONTOURA – Baltazar Camará (Tatá)
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Marcito Camará
VANDA LACERDA – Urânia Camará
SUSANA VIEIRA – Tina Camará
SUELY FRANCO – Cordélia
CLÁUDIO MARZO – Léo Simões
DÉBORA DUARTE – Dora
ROSAMARIA MURTINHO – Elka Escobar
MÁRIO LAGO – Gabriel Martins
MAURO MENDONÇA – Donatelo
MILTON GONÇALVES – Nonô Alegria-das-Gringas (Norival)
LUTERO LUIZ – Gigante
RUY REZENDE – Dico
MYRIAN PÉRSIA – Olga Maria
DORINHA DUVAL – Zilda
JARDEL MELLO – Machado
IBAÑEZ FILHO – Martiniano Pedreira Camará
TOMIL GONÇALVES – Carlinhos Camará
MARIA POMPEU – Leda 
MARIA LÚCIA DAHL – Renata
ANA CRISTINA – Marly 
RENÊ FERNANDES – Edinho 
JÚLIO CÉSAR – Luluca 
JORGE LUIZ
PIETRO MÁRIO – mordomo na casa de Lauro Fontana 
LUIZ MAGNELLI – gerente 
o bebê CARLOS EDUARDO CIPRIANO – Saulo (filho de Dora)
e
AMILTON MONTEIRO
BIBI VOGEL – Samanta
CECIL THIRÉ – Silveirinha
ESTELITA BELL – Marieta (tia de Cordélia, e nova namorada de Marcito) 
GILBERTO GARCIA – coroinha 
ILKA SOARES – dona de uma boutique, tem um caso com Léo 
KÁTIA D´ANGELO
MARTA ANDERSON – Elisabeth
ROGÉRIO FRÓES
VERA LÚCIA – Sula
Exibida: 03 de Abril à 1º. de Novembro de 1974
Capítulos: 150
Veja Também: 
Nossos Autores - Dias Gomes 
Aberturas Inesquecíveis - O Espigão (1974)
Novelas Inesquecíveis - Os Ossos do Barão (1973)
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque