Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Barriga de Aluguel Internacional (1990)



         Em 1990, Glória Perez discutiu um tema novo para época: os limites éticos da inseminação artificial envolvendo mães de aluguel  e bebês de proveta como  tema central de Barriga de Aluguel, um dos grandes sucessos do horário das seis.
        Glória Perez vinha da Rede Manchete, onde acabara de escrever a novela Carmem (1987/1988), e nessa volta à   escreveu a minissérie Desejo (1990), sobre a trágica vida e morte de Euclydes da Cunha, e em agosto pode finalmente apresentar o projeto de Barriga de Aluguel, engavetada em seu escritório desde 1985.
        A novela   mesmo com a forte temática científica tinha um filão dramático sedutor – afinal qual mãe tinha direito ao filho? A que gerou  ou a que o recebeu na barriga? Essa discussão prendeu e não cansou o público mesmo em 243 capítulos, um novelão, principalmente se considerarmos ter sido apresentada no horário das seis.
        A Trama consagrou Cláudia Abreu, na pele da protagonista Clara, que como seriam todas as outras protagonistas da autora no canal, tinha um perfil dúbio e desestruturado, bem diferente das “mocinhas” tradicionais.
        O Sucesso da trama  credenciou Glória Perez para o hall dos grandes autores globais, e no ano seguinte ao término da  novela já estreava em horário nobre com De Corpo e Alma (1992),  novamente  com tema científico, desta vez com o transplante de coração como mote principal.
        Uma trama do quilate de Barriga de Aluguel mereceu uma trilha a  altura, e o e10blog que já dissecou a nacional, que pode ser conferida neste link,  faz o faixa a faixa agora da  internacional.  


        Como  é de praxe, a trilha  internacional  vendeu  mais que a nacional e trouxe um compilado de hits que marcaram o início da década de 90 como “Cinema” do Ice Mc;  I´ll Never Fall in Love Again” na voz do Deacon Blue , o tema da Clara e seus pretendentes  - Zeca (Victor Fasano) e Tadeu (Jairo Mattos); “Begin The Beguine” , um dos clássicos da Dionne Warwick, imortalizado na trama como o tema da personagem Aída, vivida pela Renee de Vielmond  e “Lonely is The Night” do Air Supply, tema da Ana, personagem da Cássia Kiss e depois  da Moema, vivida pela Lúcia Alves.

Cinema”
Intérprete: Ice Mc
Compositor: Robix

        A trilha que trazia Cláudia Abreu na capa com os cabelos estaqueados, um penteado sucesso naquele início da década de 90, abria com a clássica “Cinema”, do cantor britânico  Ice Mc,  que em sua letra homenageava grandes nomes do cinema  desde  John Wayne à Charles Chaplin. Ice Mc na época da música tinha como uma das suas backing vocais, Alexia, cantora que posteriormente  faria sucesso em carreira solo. Na trama a música embalava as noites do Copacabana Café, a boate e um das principais locações da história.


“I´ll Never Fall in Love Again”
Intérprete: Deacon Blue
Compositores: Burt Bacharach e Hall David

        “I´ll Never Fall in Love Again” foi uma das músicas chicletes do disco. A Tradução do título da música -   “Eu Nunca vou me Apaixonar de Novo” -  casava perfeitamente com a personagem Clara, a protagonista vivida pela Claudia Abreu, que sofreu de amor  até o fim da novela  nas mãos do Tadeu (Jairo Mattos) e do  Zeca (Victor Fasano).  A música ,  um clássico de 1968, já teve várias regravações e entre as mais   lembradas está a da Dionne Warwick, que a levou ao número seis no hot 100 da revista Billboard.  A versão que entrou em Barriga de Aluguel é a gravada pela banda escocesa Deacon Blue, formada em Glasgow em 1985, por Ricky Ross e Lorraine Mcintosh (os vacalistas), James Prime  (Tecladista) e Dougie Vipond (Bateirista).


“Get a Life”
Intérprete: Soul II Soul
Compositor: Beresford Romeo e Hayden Maclaren Browne

        A balada pop “Get a Life” também  embalava os acontecimentos na movimentada boate Copacabana Café, um dos point´s da trama.  A música era interpretada pelo grupo inglês Soul II Soul, do gênero R&B e Soul, criado em Londres nos anos 80 por Jazzie e Caron Wheeler.


“Love Don´t Live Here Anymore”
Intérprete: Double Trouble
Compositores: Miles Gregory

        Essa  foi outra faixa muito dançante do disco da trama. A música  era usada como tema  de locação das ações que aconteciam no Rio de Janeiro, porém também algumas vezes tocava para o personagem Zeca, do então estreante Vitor Fasano. A música era interpretada pelo Double Trouble, banda de apoio ao músico e guitarrista de Southern Rock e Blues Rock, Stevie Ray Vaughan, com Chris Layton na bateria e Tommy Shannon no baixo.


“Now That You´re Gone”
Intérprete: In-dex
Compositores: Len Grant e Rupert Gayle

        Essa faixa não ficou específica para nenhum personagem e praticamente nem tocou na trama. Foi aquele tipo de canção inserida para preencher a compilação.


“Sweet Love”
Intérprete: Leo Robinson

        Também não achei nada em minhas pesquisas sobre o intérprete dessa música. Na trama,  ela  foi o tema internacional da fogosa Dos Anjos, vivida pela magistral Vera Holtz.


“Rock And Roll is Back Again in Town”
Intérprete: Jonny Jo & The Rockers

        Rock and Roll is Back Again in Town  fechava o lado A da trilha. Gravada na década de 60, a música interpretada por Jonny Jo & The Rockers,  também não batizava nenhum personagem.


“Heart Like a Wheel”
Intérprete: The Human League
Compositores: Eugene Reynolds e Jo Callis

        O Lado B do LP abria com The Human League, a banda inglesa de synth-pop, com “Heart Like a Wheel”, mais um tema da boate Copacabana Café.


“I Don´t Know Anybody Else”
Intérprete: Black Box

Compositores: Davoli, Mirko Limoni e Valério Semplici
        I Don´t Know Anybody Else  é outra faixa da trilha de Barriga de Aluguel que ganhou as pistas de dança  do Brasil, e até hoje é hit dos bailes e rádios nostálgicas. A música  é interpretada pela Black Box, um projeto musical formado no final da década de 80, na Itália, pelos produtores  Davoli, Mirko Limoni e Valério Semplici, firmando-se como um dos principais projetos de Italo House ou Italo Disco. Na trama a música era mais uma das executadas no Copacabana Café.


“If Wishes Came True”
Intérprete: Sweet Sensation
Compositores: Deena Charles, Robert Steele e Russ Desalvo

        O trio de freestyle Sweet Sensation formado em 1986 nos Estados Unidos chegou a posição #1 da Billboard Hot 100  com a música “If Wishes Came True”, exatamente a canção que entrou na trilha de Barriga de Aluguel. A música tocou algumas vezes para a personagem Rachel, a irmã da Clara, vivida pela Sura Berditchewsky  e outras vezes para a Luiza, a desequilibrada médica vivida pela Nicole Puzzi.


“Sense Of Purpose”
Intérpretes: Pretenders
Compositor: Chrissie Hynde

        O Bairro de Ihaúma  era outra locação importante dentro da trama de Barriga de Aluguel, tanto que ganhou um tema internacional próprio  para os acontecimentos. “Sense Of Purpose” era interpretada pela Banda de rock anglo-americana The Pretenders,  formada em Hereford, na Inglaterra. A banda original era formada pela vocalista e guitarrista Chrissie Hynde, autora da música,  o guitarrista James Honeuman-Scott, o baixista Pete Farndon e Martin Chanbers.


“Begin The Beghine”
Intérprete: Dione Wanwick
Compositor: Cole Porter

        Begin The Beghine” é a minha preferida do disco. Dione Wanwick sempre magistral. A música inicialmente tocava como tema internacional da Laura (Tereza Sseiblitz) e Tadeu (Jairo Mattos), mas ficou marcada mesmo como o tema da Aída, a personagem da Renée de Vielmond, mãe da Laura e que se envolvia com Tadeu, por quem o galã da trama verdadeiramente se apaixona  e como uma peça do destino, foi rejeitado por ela, como  fizera com Clara e Laura.


“Lonely is The Night”
Intérprete: Air Supply
Compositor: Albert Hammond e Diane Warren

        Lonely is The Night” marcou a trama e a trilha, por isso não entendo   ela  ter vindo   como penúltima faixa do lado B. Na voz do Air Supply,  a música ganhou os quatro cantos do país que se juntou na torcida pela felicidade da Ana, a personagem da Cássia Kiss, que a  ganhou  como tema. A música acabou tocando também algumas vezes para a personagem Moema, vivida pela Lúcia Alves,  a irmã tresloucada da Ana.


“My Brother, My Friend”
Intérprete: Eddy Benedict
Compositor: Edinho Santa Cruz

        A Música que fecha a trilha,  apesar do nome internacional do cantor na verdade foi gravada e composta por Edinho Santa Cruz, conhecido também por Eddy Benedict. Autor e intérprete de diversos temas de novelas, são deles as músicas “Levantar o Astral”, tema de abertura de Amorcom Amor se Paga (1984); “Mais uma Chance  da trilha de Champagne (1983)  e “Doce Pecado” de A Gata Comeu (1985).

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Barriga de Aluguel (1990)

Trilha Sonora Eterna - Barriga de Aluguel (1990)
Aberturas Inesquecíveis - Barriga de Aluguel (1990)
Meus Personagens Favoritos da Cássia Kiss 
Meus Persoangens Favoritos da Renee de Vielmond
Meus Personagens Favoritos da Claudia Abreu
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque