Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Barriga de Aluguel (1990)


         Barriga de Aluguel, a novela das seis com cara de novelão das oito,  completa hoje 25 anos de estreia. Glória Perez conseguiu segurar o telespectador a frente da tv com toda a dramaticidade da  história  mesmo  depois da ordem de esticamento da trama , que finalizou com 243 capítulos.
        A autora em 1990 resolve falar sobre a inseminação artificial com destaque para as barrigas de aluguel,  praticamente ficção científica para  época e levou a discussão de quem teria o direito de ficar com o filho,  a mãe que cedeu os óvulos ou a que  o gerou em sua barriga, para os quatro cantos do país.
        Mas diferentemente do que se imaginava quando a trama foi concebida, isso 5 anos antes, pois na verdade em 1985 a autora  apresentou Barriga de Aluguel para a Globo, mas o tema foi considerada muito fantasioso, a autora não criou uma polêmica e uma sofrida disputa por uma criança. Barriga de Aluguel teve seu tema principal mesclado a um folhetim dos bons, com destaque para a vida amorosa da Clara, personagem da Claudia Abreu, que sem dúvidas foi a mais sofredora da trama.


        A novela contava a história de Ana (Cássia Kiss Magro) e Zeca (Victor Fasano), uma casal feliz e realizado profissionalmente, principalmente Ana, uma conceituada jogadora de vôlei. Mas para completar essa felicidade faltava uma criança, e foi exatamente nesse momento que Clara (Cláudia Abreu) entra na vida do casal, quando Ana resolve pagar uma fortuna para uma barriga de aluguel que pudesse gerar seu filho.


        Clara tem uma vida  financeira e emocional complicada. É expulsa de casa pelo pai, Ezequiel um fanático religioso e abandonada pelo namorado João (Humberto Martins) que mesmo a amando não consegue aceitar a situação da gravidez. À medida que a gravidez avança, Clara  começa sentir um amor incondicional pela criança que sabe não ser sua. Na contramão, Ana não consegue esconder a curiosidade de conhecer e acompanhar a gravidez da mulher que gera seu filho, e é esse encontro que transforma a história completamente, com o envolvimento de Zeca com Clara, depois de se separar de Ana, e a briga pelo bebê Carlinhos.


        A briga pela guarda do bebê se transforma no maior interesse do telespectador dentro da trama, e a autora Glória Perez encomendou a três juízes sentenças  diferentes com brechas para recurso. Assim em primeira instância Clara ganha o bebê. Ana,  recorre ao Tribunal Superior de Justiça que a reconhece como mãe, e Clara perde o bebê no segundo julgamento. É marcado então um terceiro, mas  a novela termina antes da última decisão.


        É pura emoção  cada cena em que as mães tiveram que se separar do filho. Cássia Kiss deu um show (como sempre), quando foi obrigada a entregar Carlinhos para Clara, e Cláudia Abreu, também brilhou absoluta com mais um sofrimento da sua personagem quando teve o bebê arrancado dos seus braços.


        A Cena final de Barriga de Aluguel é uma das mais bonitas e emocionantes  da história da teledramaturgia nacional. À Espera do terceiro julgamento, Clara e Ana andam na praia de mãos dadas com o filho, dando a entender  uma a outra que independente da decisão judicial, terão que viver para sempre como mãe de um mesmo filho.


         Cláudia Abreu brilhou absoluta e  se consagrou em sua primeira protagonista, graças a interpretação visceral dada à Clara. A atriz  não se prendeu ao sofrimento da personagem, que   mesmo uma sofredora,  mergulhava  de cabeça em busca da felicidade.


        No elenco vale destacar ainda grandes interpretações de Leonardo Villar (Ezequiel), Vera Holtz (Dona Dos Anjos), Humberto Martins (João), Sura Berditchewski (Raquel), Lady Francisco (Yara), Nicole Puzzi (Luiza) e Denise Fraga (Ritinha) entre outros.
        No núcleo cômico Lucia Alves e Wolf Maia, que viveram o casal Moema e Paulo César foram destaque absoluto roubando a cena.


        E a grande revelação da novela sem dúvidas foi Eri Johnson na pele do afetadíssimo coreografo da boate, Lulu. O Ator já havia feito alguns personagens pequenos, mas sem dúvidas o Lulu foi o divisor de águas em sua carreira.


        Beatriz Segall e o saudoso Mário Lago, viveram em Barriga de Aluguel, os médicos Miss Brow e Molina. Na novela eles divergiam sobre os princípios éticos da geração de bebês através das barrigas de aluguel. Em 2001, Glória Perez reviveu os personagens para a trama de O Clone, e novamente ambos divergiam sobre a ética, desta vez sobre a clonagem humana.


        Uma trama paralela de Barriga de Aluguel que também chamou atenção foi o envolvimento de Aida, personagem da Renée de Vielmond,  que depois de dar uma basta nas traições de Barone (Adryano Reys), se envolve com Tadeu (Jairo Mattos), então marido de sua filha Laura (Teresa Sseiblitz). Tadeu depois de maltratar emocionalmente tantas mulheres, entre elas Clara e Laura, se apaixona perdidamente pela sogra e pela primeira vez sofre e se entrega verdadeiramente ao amor. Mas como obra do destino, Aída não aceita viver a relação por amor à filha. O tema internacional do casal,  “Begin The Beguine”, da Dione Warvick,  é uma das músicas mais bonitas do LP.



        A bela abertura criada pela equipe de Hans Donner marcou época, assim como o tema de abertura “Aguenta Coração” na voz do José Augusto virou hit nacional e é uma das principais músicas do cantor até hoje.

Adicionar legenda
        Barriga de Aluguel marcou a estreia dos atores Victor Fasano, Jairo Mattos, Teresa Sseiblitz, a menina Alessandra Aguiar, e saudosa Daniela Perez (Filha da autora Glória Perez).
        O Sucesso da trama no horário das seis consagrou Glória Perez, e   cerca de 1 ano depois do término de Barriga de Aluguel, a autora estreou em horário nobre, desta vez em voo solo,  com a novela De Corpo e Alma (1992).
        Glória Perez se arriscou com a trama de Barriga de Aluguel, mas foi uma aposta certeira. A Autora criou uma grande história com um filão dramático poucas vezes visto e que não cansou em nenhum momento o telespectador. Foi um voo da autora, mas um voo com destino certo.

Ficha Técnica :
Resultado de imagem para fotos da novela barriga de aluguel
Novela da Autora Glória Perez
Direção Geral : Wolf Maia
Elenco:
CLÁUDIA ABREU – Clara
CÁSSIA KISS – Ana
VICTOR FASANO – Zeca
HUMBERTO MARTINS – João
DENISE FRAGA – Ritinha
LEONARDO VILLAR – Ezequiel
MÁRIO LAGO – Dr. Molina
BEATRIZ SEGALL – Miss Penélope Brown
JAIRO MATTOS – Tadeu
RENÉE DE VIELMOND – Aída
ADRIANO REYS – Dr. Álvaro Barone
NICOLE PUZZI – Luísa
TEREZA SEIBLITZ – Laura
LADY FRANCISCO – Yara
LÚCIA ALVES – Moema
WOLF MAYA – PC (Paulo César)
SURA BERDITCHEWSKY – Raquel
SÔNIA GUEDES – Ambrosina
VERA HOLTZ – Dos Anjos
ERI JOHNSON – Lulu
ANILZA LEONI – Edith
REGINA RESTELLI – Rosa Aimée
TÁCITO ROCHA – Garcez
VICTOR BRANCO – Jonas
FRANCISCO MILANI – Chiquinho / Ramon / Dartagnan / Salgado
DANIELA PEREZ – Clô
MARIANNE EGBERT – Drica
VANESSA BARUM – Leninha
PAULO CÉSAR GRANDE – Dudu
CARLA DANIEL – Cissa
MARCELO SABACK – Duarte
EMILIANO QUEIRÓZ – Dr. Barroso
CARLOS KROEBER – Ramiro
ILKA SOARES – Mimí
PEDRO BELLINI – Jeremias
VÂNIA DE BRITO – Dina
MARY DANIEL – Vovó Lola
RENATO RABELO – Pity
CAIO JUNQUEIRA – Tatau
CYNTHIA MARANHÃO – Mariana
PAULO LEITE – Fernando
JONAS MELLO – Delegado José de Oliveira
CHICO TENREIRO – Antônio
DARCY DE SOUZA – Leonora
LEONARDO SERRANO – Marcelinho
DUDA RIBEIRO – Ricky
KHRISTEL BIANCO – Dayse
CACÁ SILVA – Tomas
CRISTINA BITTENCOURT – Celinha
RICARDO CÂMARA – Serginho
PAULA BURLAMAQUI – Paulinha
TETÊ VASCONCELLOS – Cacá
VERA PAXIE – Maria Alice
MARA SANDES – Leila
FERNANDA FERRAZ – Júlia
ROSANA FRAGA – Mirtes
ANTÔNIO VIANA – Bené
JÚLIA MIRANDA – Audenora
ROSIMAR DE MELLO – Terezinha
VANDA ALVES – Jussara
DAYSE TENÓRIO – Regina
WANDA ALVES – Mary Black (empregada de Moema e PC)
Lisa (babá de Tita, apaixonada por Dudu)
a menina
ALESSANDRA AGUIAR – Tita
e
ÉLCIO ROMAR – policial da delegacia chefiada pelo Delegado José de Oliveira
HEMÍLCIO FRÓES – diretor do hospital que despede Tadeu a pedido de Barone
IVAN DE ALBUQUERQUE – médico que atendeu o parto de Clara antes do doutor Molina chegar
IVAN MESQUITA – oficial de justiça
JOSÉ STEINBERG – diretor da fundação que apoia o hospital onde trabalha Molina e onde funciona a clínica de Barone
LUIZ CARLOS ARUTIM – vendeu um caminhão a João
MARCELO ESCOREL – policial
NELSON DANTAS – psicanalista
NEUZA AMARAL – juiza do primeiro julgamento
MOACYR DERIQUÉM – juiz do segundo julgamento
ROBERTO FROTA – juiz do terceiro e último julgamento
NORMA GERALDY – freira francesa que socorre João na estrada
PAULO FIGUEIREDO – namorado de Moema
YAÇANÃ MARTINS – enfermeira
Exibição : 20 de Agosto de 1990 à 01 de Junho de 1991
Capítulos : 243



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com
         
       


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v