Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Novelas estrangeiras inesquecíveis apresentadas pelo SBT


         Para os que acompanham as novelas noturnas  atualmente  uma conversa  é unanime,  o infeliz fracasso de Babilônia, o sucesso de Os Dez Mandamentos na Record, Cumplices de Um Resgate no SBT e Mil e Uma Noites na Bandeirantes.
        Mil e Uma Noites é a única entre elas que é uma novela estrangeira, e prova mais uma vez que as novelas exportadas apesar do sucesso das brasileiras ainda tem seu lugar reservado na grade das emissoras.
        O SBT foi a primeira emissora a exportar as produções em meados  da década de 80 e é a emissora que mais apresentou novelas estrangeiras até hoje.  A primeira foi Os Ricos Também em 1982, com a estrela Verônica Castro, que passou a ser conhecida no Brasil inteiro depois do sucesso da trama.
        Claro que a comparação com as novelas brasileiras é uma covardia, a Globo e suas novelas servem de parâmetro para várias delas,  porém mesmo assim o exagerado melodrama ainda continua sendo a marca registrada dessas tramas.  Embora muitos ainda virem a cara para os melodramas mexicanos, o sucesso delas  é incontestável. 
        Pensando nisso fiz uma listinha com as 10 novelas estrangeiras apresentadas pelo SBT que mais gostei.  Na lista estão tramas dos anos 90 em diante, década em que comecei a assisti-las.   


A Estranha Dama (Argentina – 1992)
 
        Lembro-me do fenômeno que foi A Estranha Dama no SBT. Ainda estudava a noite, e era uma correria para chegar a tempo de ver a trama. A Estranha Dama,  novela produzida por Omar Romay, do original de Lucy Galardo,  foi apresentada no Canal 9 da Tv Argentina em 1989. Protagonizada por Luisa Kollok, Jorge Martinez e Maria Rosa Gallo. O SBT apresentou a novela  entre maio e julho de 1992, e em menos de 1 mês a trama voltou a ser apresentada entre agosto de 1992 e janeiro de 1993.  A novela contava a história de Gina (Luisa Kollok) que depois de uma desilusão amorosa e  descobrir que estava grávida, ela é acolhida por um convento e 17 anos depois era conhecida como Irmã Piedade. Depois de retornar sua cidade, Irmã Piedade passa a frequentar a noite com outra identidade, sendo chamada de A Estranha Dama.   


Topázio (Venezuela – 1992)

        Topázio consagrou a atriz Grécia Colmenares  no Brasil na pele da romântica e sensível cega.  A Novela Mostrava a vida dE Topázio (Grecia Colmenares), que se apaixona por Jorge Luis (Víctor Cámara), filho dos donos da fazenda grande, mal sabiam eles que foram trocados à nascença, pois, Topázio foi dada como morta. Topázio tinha um grande amigo Sirilo (Carlos Cámara), que sofria de problemas mentais.
        Topázio é uma novela venezuelana  produzida e apresentada pelo pelo canal RCTV. A Novela  era uma remake da trama de Esmeralda, da cubana Delia Fialho de 1970.  
        O tema de abertura da versão brasileira, a música “Que Por Que Te Quero”  do cantor Carlos Mata, virou hits e tocou incessantemente nas rádios. Inesquecível!
        O SBT apresentou Topázio entre 14 de Julho de 1992 e 1º março de 1993.

Chispita (Mexicana – 1984)

        Chispita sem dúvidas foi a primeira  novela infantil mexicana a se tornar um fenômeno nacional. Lucero, a protagonista, que na época ainda  usava o nome artístico de Lucerito, se transformou em estrela do dia para a noite. A Atriz deu  uma entrevista para o Gugu no Viva a Noite contando da surpresa do sucesso da trama no Brasil.
        O SBT apresentou capítulos tão arrastados e pequenos que a trama ficou mais tempo no ar no Brasil do que na sua exibição original  no México em 1982. O SBT apresentou a trama entre 12 de Março à 03 de Novembro de 1984, com mais 3  reprises em  1985, 1992 e 1996.
        Durante muito tempo Chispita foi a única novela protagonizada por Lucero apresentada pelo SBT, até Lazos de Amor, em 2006. A Atriz é a protagonista da próxima novela da emissora A Dona, que estreia ainda este mês no SBT.
        Chispita é uma remake de Andrea Celeste, produzida em 1979 na  Argentina, e protagonizada por Andrea Del Bocca. Em 1996, a Televisa realizou outro remake, Luz Clarita, protagonizada por Daniela Luján.


Rosa Selvagem (Mexicana - 1991)
 
        Verônica Castro, famosa no Brasil desde Os Ricos Também Choram, voltou em grande estilo como a protagonista de Rosa Selvagem, novela inspirada no romance La Gata e La Indomable  da Inês Rodena, e em uma história de Abel Santa Cruz , adaptada por Carlos Romero  e produzida por Valentin Pimstein, foi sucesso absoluto no Brasil.
        A novela conta o drama de Rosa (Verõnica Castro)  que vive com sua madrinha em um bairro muito pobre, ela é uma garota muito simples e se veste como um garoto. Ela foi abandonada pela sua mãe, Paulette (Irma Lozano). Num certo dia Rosa vai a uma mansão para roubar maçãs e conhece o dono da casa Ricardo (Guilhermo Capetillo).
Ricardo é um homem rico e que vive em constantes discussões com suas irmãs que sempre querem decidir com quem ele deve se casar.


Simplesmente Maria (Mexicana – 1991)
Adicionar legenda

        Outra atriz mexicana que brilhou no Brasil foi Victoria Ruffo quando Simplesmente Maria tomou conta do horário nobre do SBT e virou fenômeno nacional.
        A novela baseada na obra Simplesmente Maria, novela peruana exibida em 1969.
        A história extremamente dramática, afinal Maria sofria o pão que o diabo amassou durante praticamente toda a sua trajetória,  tomou o Brasil de assalto.
        O SBT apresentou a novela entre setembro de 1991 e março de 1992 com uma excelente audiência.


Carrossel (Mexicana – 1991)
 
        Não consigo imaginar a década de 90 sem Carrossel e a professora Helena, a novela mexicana que sem dúvidas é o maior sucesso do gênero no Brasil.
        Baseada em Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, tem por argumento a história de uma turma de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Mundial. Juntos, eles descobrem os prós e os contras da vida e procuram resolver seus problemas com alegria e descontração, sempre com o auxílio e carinho da Professora Helena (Gabriela Rivero), que servia como uma segunda mãe para eles.
        A novela foi transmitida pelo SBT entre maio de 1991 e abril de 1992 , e reprisada em 1993, 1995 e 1996. A trama foi fenômeno nacional, chegando a ofuscar a trama do horário nobre global da época, O Dono do Mundo, do Gilberto Braga. Gabriela  Rivero imortalizou a professora Helena, e impossível imaginar quem não se apaixonou por sua doçura.
        Em 2012,  O SBT levou ao ar um remake de Carrossel, baseado na obra  mexicana, com  a atriz Rosanne Mulholland no papel da professora Helena.


Maria Mercedes (Mexicana/1996), Marimar (Mexicana/1996) e Maria do Bairro (Mexicana – 1997)

Adicionar legenda

       
     A trilogia das Marias se iniciou no SBT em 1996 com Maria Mercedes. A trilogia era uma referência às três novelas protagonizadas pela atriz e cantora mexicana Thalia, que além de Maria Mercedes, tem Marimar e Maria do Bairro.  A semelhança entre elas não se resumia  apenas à protagonista. O nome das três personagens vividas pela atriz chamava-se Maria, eram muito pobres e ignorantes e as três tramas eram baseadas em sucessos da década de 70 escritos pela autora Inês Rodena.
        Para Maria Mercedes, a Televisa pensou primeiramente em Verônica Castro, famosa por Os Ricos Também Choram e Rosa Selvagem, e depois em Lucero, a eterna Chispita, mas os produtores fincaram o pé e puseram Thalia como estrela, que vinha do fracasso Luz y Sombra. A aposta foi certeira. Thalia se transformou em fenômeno nacional primeiramente por sua beleza e sua cintura inconfundível e depois teve seu talento consagrado como grande atriz dramática e cantora. Graças as novelas a atriz veio várias vezes ao Brasil. Laura Zapata, a Malvina de Maria Mercedes é irmã de Thalia na vida real.  A irmã como sua antagonista e vilã foi uma exigência de Thalia para protagonizar a novela. Em 2007, o SBT produziu um remake de Maria Mercedes, a novela Maria Esperança protagonizada por Bárbara Paz.
        Maria do Bairro, exibida no SBT em 1997,  fechou a trilogia das novelas com Thalia, a trama era uma remake de Os Ricos também Choram, e virou um sucesso arrebatador. É a maior novela em número de capítulos das três. O Tema de abertura da novela, assim como as outras duas , também foi gravado por Thalia, porém o sucesso de Maria do Bairro pelo mundo fez a música virar hit mundial, consagrando ainda mais  Thalia como cantora.

A Usurpadora (Mexicana - 1999)
Adicionar legenda

        A Usurpadora, o novelão exibido pelo SBT já por seis vezes, está em sua reta final. A história da irmãs gêmeas sendo uma  boa e a outra  má conquistou o país de tal forma que é impossível encontrar alguém que não a tenha assistido. O Sucesso da novela foi tão grande, que no México depois do seu término, o autor Carlos Romero, criou um espécie de continuação da novela em mais 3 capítulos, que no Brasil foi batizado de “Além de A Usurpadora”.
        Gabriela Spanic que viveu as gêmeas Paulina e Paola virou sucesso nacional e veio ao Brasil receber esse carinho pessoalmente. Curioso é que Gabriela tem realmente uma irmã gêmea, a também modelo e atriz Daniela Spanic, que inclusive serviu de dublê para algumas cenas das gêmeas de A Usurpadora
        A Novela foi exibida primeiramente no SBT em 1999, e mesmo com várias reprises a trama cada vez que é reapresentada é marcada pelo sucesso. Dia 28 de agosto próximo,  o SBT finaliza a 6ª. reprise da trama e com certeza a veremos novamente. A Usurpadora   foi apontada por especialistas em novelas como o resgate dos clássicos folhetins franceses  do século 19 e das radionovelas cubanas e as fotonovelas brasileiras.  A novela inclusive virou tema de estudos acadêmicos no Brasil.   


Carinha de Anjo (Mexicana – 2001)

        Como me dava vontade de pegar a Daniela Aedo  e apertar e beijar todinha. A Atriz protagonista de Carinho de Anjo era uma doçura e seduziu o Brasil com suas aventuras na trama, que era um remake de Mundo de Juguete , telenovela exibida pela Televisa  em 1974.
        O Sucesso da novela trouxe Daniela Aedo ao Brasil para divulgar a trama e o lançamento da boneca Carinho de Anjo, baseada na personagem Dulce Maria.     
        A novela foi apresentada pelo SBT em 2001 e reprisada em 2003.


Café com Aroma de Mulher (Colombiana – 2001)
 
        Café com Aroma de Mulher é a novela colombiana de maior sucesso dentro e fora do país. Criada por Fernando Gaítan, a novela consagrou Margarita Rosa de Francisco na pele da Gaivota, seu papel de maior destaque da carreira.
        Guy Ecker, o protagonista que vivia o Sebastião é brasileiro, mas só se tornou conhecido nas novelas colombianas e mexicanas.
        Na trama vale destacar também a antagônica atuação de Alejandra Borrero, que viveu a Lúcia Valejjo.
        A produção de Café com Aroma de Mulher causou um grande impacto na história das telenovelas latinas que até então não haviam  mostrado tão unidas ambas as áreas rurais e modernas da Colômbia que  tiveram um papel importante no desenvolvimento da produção, desde tramas no coração das plantações de café, oferecendo uma vista panorâmica e autêntica da cultura dos cafeicultores colombianos, bem como na capital mostrando o negócio do café em uma grande empresa exportadora e do trabalho da Federação Nacional de Cafeteiros da Colômbia.
        No Brasil a trama foi exibida entre março e setembro de 2001, tendo sido reprisada já duas vezes.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Wikipédia.com. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...