Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Garota do Momento” - Chega o fim do novelão e leva um pedaço da gente junto



        A trama de Garota do Momento, um novelão tanto pelo conjunto da obra como pelos 202  capítulos, chegou ao fim nesta sexta (27.06) e há tempos  eu não tinha aquela sensação de orfandade com o fim de uma novela.

        Sem dúvidas a melhor   no ar  e melhor das seis da última década, mesmo com a barriga na reta final  depois  do   esticamento e a redenção  abrupta da Bia (Maisa), Alessandra Boggi planejou muito bem a trama, que apresentou um melhor elenco jovem já visto em uma novela, com todos  as  resoluções  a seu tempo, com os destaques corretos, coerências, ou seja tudo bem amarrado dramaturgicamente e  emoldurado pela  perfeita direção artística  da  magistral Natália Grinberg. 



        O elenco de Garota do Momento, que elenco ... Depois do grande destaque  como  a Maria Santa na primeira  fase do remake de RenascerDuda Santos  foi alçada a grande estrela  do  horário das seis  e mostrou que estava  preparada para esse momento embora ainda esteja lapidando aspectos técnicos, demonstra sensibilidade artística, entrega e talento. A Beatriz foi  uma grande personagem e a atriz  brilhou de igual  pra igual com grandes  nomes  com quem duelou em cena  como LíliaCabral , Fábio Assumção, Solange Couto entre  outros.  A química  com o Pedro Novaes   foi outro ponto forte da novela.



         Maísa Silva , já uma  estrela consagrada, finalmente estreou nas novelas da Globo e  ganhou logo de cara a grande vilã  do horário das  seis  e antagonista direta.  O trabalho como a vilã Bia  nos  revelou uma atriz em crescimento, abraçando desafios inéditos, explorando camadas dramáticas e trazendo intensidade — mesmo em falas controversas — ao novo universo das novelas de época. Foi  sem dúvidas, um marco na sua carreira.


          Ele chegou com o peso de ser filhos  de  dois grandes astros que  fazem  muito  sucesso na teledramaturgia  - Letícia Spiller  e Marcelo Novaes – e claro que  isso  foi  cobrado  desde seu  primeiro trabalho na tv (Malhação – Toda Forma de  Amar/2019).  Mas o Beto de Garota do Momento certamente foi   aquele personagem para chamar de divisor de águas.  Pedro Novaes não interpretou apenas um personagem, ele vivenciou o Beto — imergindo na época, nos códigos sociais, no conflito entre amor e profissão, e na descoberta de seus ideais. O resultado é um protagonista empático, sensível, que “roubou a cena” e trouxe  maturidade e humanidade à personagem do fotógrafo-jornalista.  Elevou o Beto de um simples galã a um jovem reflexivo, determinado e artístico.



           Carol Castro ganhou um novo  status  com  o grande sucesso da Clarice de Garota do Momento.  Carol mostra maturidade ao interpretar uma mulher moderna em uma trama de época, equilibrando sobriedade com intensidade quando necessário.     Com mais  de 20 anos de carreira, Carol Castro vem a cada novo  trabalho  mostrando   um  amadurecimento cênico  como  vimos em Órfãos da Terra (2019) e  Amor Perfeito (2023) e a Clarice de Garota do Momento  só confirmou isso. 



        E  o que  dizer do trio de grandes vilões  que nos apresentou  - Juliano, Maristela e Zélia ,   por  seus intérpretes, já era esperado que  seriam personagem bons, mas  eles se  entregaram e superaram todas as expectativas. Foi muito bom ver Lília Cabral  e Fábio Asusmção em   ótimos  papéis  e  a Leticia Colin que, merecia sim um  final melhor, foi  espetacular. 

        Não posso esquecer de citar  nesse elenco nomes  como Paloma Duarte, Danton Mello, Eduardo Sterblitich, Maria Flor, Maria Eduardo Carvalho, Tatiana Tiburcio, Ícaro Silva, Bete Mendes, Carla Cristina Cardoso, Ana Flávia Cavalcanti  entre  outros. 



        No elenco jovem,  o Basílio foi o grande divisor de águas na carreira  do Cauê Campos, que sem dúvidas foi  a grande  revelação  de Garota do  Momento.   O  personagem, o  seu primeiro papel adulto e como vilão na TV, marcou  uma fase importante em sua trajetória.   A química com Lília Cabral  foi o combustível para  o crescimento do personagem  e  o ator soube aproveitar cada cena e viu o  Basilio  crescer  se transformando em um dos pilares  da história.  Inclusive  no final passou a perna na vilã  e a transformou em sua empregada doméstica  - que no caso da Maristela foi um castigo mais  que merecido.

        Nesse elenco jovem brilharam também Caio Manhete (Eduardo), João Vitor Silva (Ronaldo), Débora Ozório (Celeste), Klara Castanho (Eugênia), Pedro Goifmann  (Guto) entre  outros  fizeram em  Garota do Momento trabalho de gente grande.



        Apesar de uma trama de época  a novela tocou em assuntos  pertinentes e atuais de uma forma perita, delicada e  de fácil entendimento sem cair no didático chato  - Abordou racismo, homossexualidade, gravidez na adolescência, separação de casais, empoderamento feminino entre outros.   



        Alessandra Poggi nos deu   mais uma  amostra do quão talentosa é hábil na construção do folhetim de época dialogando  com a atualidade  e,  Garota do Momento entra  para o hall das nossas grandes novelas dignificando o horário das  seis  - Uma garota não só do momento , mas  uma garota  do  futuro que,  coma  própria Beatriz  fez questão de frisar encerrando a trama.  

Veja Também:

Leticia Colin





10  Destaques  de Garota do Momento 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – De Corpo e Alma Internacional (1992)

        Sem dúvidas essa é uma das melhores trilhas dos anos 90. Com uma seleção do expert Nelson Motta , De Corpo e Alma Internacional é um marco na história das trilhas internacionais.         Muito antes de passear por culturas diferentes e países distantes,    Glória Perez  mostrava os avanços da ciência através das suas novelas. Em 1990, marcou o horário das seis com  Barriga de Aluguel    e graças ao sucesso da trama foi elevada ao posto de autora do horário nobre com  De Corpo e Alma .  A novela contava a história de amor entre Paloma, vivida pela  Cristiana Oliveira , que chegava a  Globo  com ares de grande estrela depois do sucesso em  Pantanal   (1990), na  extinta  Rede Manchete   e Diogo (Tarcísio Meira) a partir de um transplante de coração.          Infelizmente a...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...