Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Fera Radical Internacional (1988)



        A trilha dissecada no post de hoje é uma das minhas preferidas literalmente. Tenho o Disco velho, comprado na época do lançamento que até hoje , e como  aquele bolachão tocou  na minha vitrola.
        Estou falando da trilha internacional da novela Fera Radical, do autor Walther Negrão, considerada um dos novelões dos anos 80,  que tinha MaluMader, José Mayer, Carla Camurati e o saudoso Thales Pan Chacon como protagonistas.
         A Trama recentemente reprisada no Viva,  voltou a ser aclamada e eu pude perceber,  agora com um gosto bem mais apurado,  a tamanha importância da história para a memória da teledramaturgia, é aquele tipo de trama que poderia ser facilmente uma novela de horário nobre sem dúvidas.
Uma trama que mesclava o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança! Fera Radical é nitroglicerina pura.
        A novela foi inspirada na peça A Visita da Velha Senhora, de Frederich Durrenmatt, que já havia inspirado Cavalo de Aço, trama também do autor exibida pela Globo em 1973. Fera Radical foi uma espécie de remake de Cavalo de Aço,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973, Tarcísio Meira era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto.
Fera Radical ficou marcada como a última trama da diva Yara Amaral, inesquecível como a vilã Dona Joana Flores, que infelizmente se despediu de nós como uma personagem ímpar. A atriz  faleceu pouco mais de um mês após o término da trama como uma das vítimas da tragédia do Bateau Mouche, no réveillon de 1989.      
Fera Radical marcou também  a estreia de Malu Mader como protagonista oficial e na pele da vingativa Cláudia, a atriz emocionou e brilhou se consagrando de vez como uma das mais belas e competentes atrizes da sua geração.
        A trilha internacional trouxe na capa o peão Fernando, vivido pelo José Mayer, o que foi mais uma decepção pra mim. Eu esperava,  já que a Malu não veio na capa da trilha nacional, que fosse dela a internacional. Mas enfim, acho que a Globo preferiu “descansar” a imagem dela em trilhas já que ela ainda estava nas lojas na capa de O Outro Internacional,  lançada um ano antes. Mas  a mulherada claro que adorou o José Mayer,  no auge da sua beleza,  na capa e isso certamente ajudou nas vendagens da trilha.
        Antes de dissecarmos a internacional, vale a pena rever o post sobre a trilha nacional com  a linda Carla Camurati na capa.
        Sou daquela época em que a gente esperava até por volta do capítulo 100 para começarmos ouvir as primeiras músicas internacionais embalar os personagens e os entrechos, em Fera Radical foi assim, apesar do clima rural chique da trama, não foi lançado uma volume 2, veio mesmo a  bombástica trilha internacional, que não é campeã de vendas, mas com certeza campeã em memória afetiva.
        Sérgio Motta foi o responsável pela seleção das músicas para o disco, e foi uma tarefa difícil, afinal de contas os temas nacionais que misturaram músicas  rurais como pop rock e  faixas  comerciais casaram com perfeição com cada personagem, essa trilha internacional não poderia ser incoerente.
        Sem receio de errar a trama juntou o melhor que estava tocando nas rádios do mundo inteiro naquele ano e não à toa que dois temas de  filmes que marcaram a década foram logo pescados para a novela – “She´s Like The Wind” composta e interpretada por Patrick Wayze, que foi tema do filme estrelado pelo ator um ano antes – “Dirty Dancing – Ritmo Quente”, que marcou uma geração e  Natural Woman (You Make me Feel Like a)  garimpada do filme  – ‘Tokyio Pop” que contava a história da garota americana Wendy Reed, que viaja para o Japão, onde conhece e se apaixona por Hiro, líder de uma banda pop mal sucedida, interpretada por Carrie Hamilton e Yutaka Tadokoro.
        Então vamos ao faixa a faixa dessa trilha inesquecível  que logo vai estar completinha junto com a novela, na Globo.Play, plataforma de streaming da Globo, que divulgou títulos de trama antigas que estarão em seu catálogo ainda este ano.

“She´s Like The Wind”
Intérpretes: Patrick Swayze e Wendy Fraser
Compositores: Patrick Swayze e Stacey Widelitz

        She´s Like The Wind” composta e interpretada por Patrick Wayze,  foi tema do filme estrelado pelo ator um ano antes - – “Dirty Dancing – Ritmo Quente”, que marcou uma geração. A Música abria o LP da trilha  como o tema da personagem Ana Paula, vivida pela Cláudia Abreu. A Ana Paula era a neta dos flores, começou com um participação pequena, mas o talento da atriz logo rendeu mais entrechos para a personagem que terminou a trama como um dos destaques de Fera Radical. Depois da trama, Claudia ganhou uma personagem de maior destaque em QueRei Sou Eu? (1989) e no ano seguinte ganhou sua primeira protagonista, a Clara de Barriga de Aluguel (1990).

“Get Outta My Dreams, Get Into My Car”
Intérprete: Billy Ocean
Compositores: Billy Ocean e Robert Jonh Lange

        A segunda faixa do disco trazia o lado dançante forte na trilha de Fera Radical. E Billy Ocean esquentou vários capítulos da novela com o hit “Get Outta My Dreams, Get Into My Car  tema de locação  e dos acontecimentos da trama.

(You Make Feel Like A) Natural Woman
Intérprete: Carrie Hamilton e Yutaka Tadokoro
Compositores: Carole King, Gerry Goffin e Jerry Wexler

        Claudia e Fernando são um dos casais mais marcantes da história da teledramaturgia, Malu Mader e José Mayer estavam no auge de suas carreiras vindo de personagens de destaque na tv e cinema e ganharam o protagonismo de Fera Radical como presente.  O Tema internacional do casal foi outra faixa de destaque do disco e que ganhou as rádios.  Natural Woman (You Make me Feel Like a)”   é  outra música da trilha garimpada de um  filme  - Tokyio Pop” que contava a história da garota americana Wendy Reed, que viaja para o Japão, onde conhece e se apaixona por Hiro, líder de uma banda pop mal sucedida, interpretada por Carrie Hamilton e Yutaka Tadokoro.

“Living In a Box”
Intérpretes: Living In a Box
Compositores: Marcus Vere e Steve Pigott

        Linving In a Box” é outra canção dançante da trilha. Título do single, do álbum e da banda  que teve o seu auge na década de 80 com um sonoridade típica da época.  A música foi o maior sucesso da banda que se desfez em meados do início dos anos 90.

“That´s What Love Is All About”
Intérprete: Michael Bolton
Compositores: Eric Kaz e Michael Bolton

        Marília e Heitor, o outro casal principal da trama interpretados pela Carla Camurati  e o saudoso Thales Pan Chacon, tiveram uma história de amor complicada durante a trama, com traições, brigas  e a partir da metade da novela  se descobriram  realmente apaixonadas e resolveram começar de novo. Essa fase  foi acompanhada pela trilha internacional através da música “That´s What Love Is All About”,  um clássico romântico do cantor Michael Bolton. Foi exatamente na década de 80 que o cantor explodiu com suas baladas românticas. Essa canção fez parte do seu  quinto álbum, “The Hunger”, lançado no mesmo ano da novela.

“Lessons in Love”
Intérprete: Level 42
Compositores: Mark King, Phil Gould e Wally Badarou

        Cláudia ganhou na trilha nacional o dito “tema de ação”, o clássico “A Cura” na voz do Lulu Santos, e na trilha internacional seu tema de ação foi “Lessons in Loveda Level 42, banda inglesa de música pop com Mark King como vocalista e baixista. A Banda já vendeu mais de 30 milhões de cópias pelo mundo e a música chegou ao terceiro lugar nas paradas do Reino Unido.

“Magic Emotions”
Intérpretes e Compositores : Joel Paul Drade

        Altino e Marta, os personagens do Paulo Goulart e Laura Cardoso, reviveram um amor do passado logo que se reencontraram na trama do Walther Negrão. O casal ganhou essa  música instrumental  do Joel Paul Drade como tema. É considerada uma das faixas fraquinhas do disco, mas eu particularmente gosto muito.

“Love Changes Everything”
Intérpretes: Climie Fischer
Compositores: Dennis Morgan, Rob Fischer e Simon Climie

        Love Changes Everything” abria o lado B do disco. A música é um duo inglês Climie Fischer – do compositor Simon Climie com Rob Fischer. Inicialmente,  Climie havia composto a música para Rod Stewart gravar. Com  a  recusa do cantor, guardou a canção e gravou em parceria com Fischer. O Sucesso não foi instantâneo e a versão só ganhou destaque mesmo depois de um remix de Bob Clearmountain, com  o merecido segundo lugar nas paradas do Reino Unido.  Na trama foi tema do personagem Rafael Flores,  o irresponsável neto de Altino e Joana (Yara Amaral) vivido pelo  saudoso ator George Otto.

“Tell It To My Heart”
Intérprete: Taylor Dane
Compositores: Franne Golde e Seth Swirsky

        Essa faixa  foi usada como tema geral dentro de Fera Radical e se tornou uma dos carros chefe do LP. Taylor Dane escolhia o repertório do seu primeiro álbum quando deu de cara com a música,  composição de Franne Golde e Seth Swirsky. Com a  identificação imediata, gravou e se tornou em seis semanas o maior sucesso da cantora, que inclusive lhe garantiu uma indicação ao Grammy  como Melhor Vocal Pop Feminino de 1988.

“Just A Little Love”
Intérpretes: Rainier Hoeglmeier
Compositores: Bernd Meinunger e Ralph Siegel

        O Cantor alemão Rainier Hoeglmeier  entrou na trilha com “Just A Little Love” que embalou o improvável casal Betty e Dudu, vividos pela Alexandra Marzo e o saudoso Luiz Maças.

“Promises”
Intérpretes: Basia
Compositores: Basia Trzetrzelewska, Danny White e Peter Ross

        Com uma pegada bem abrasileirada, a cantora polonesa Bárbara Trzetrzelewska, mas conhecida como Basia, entrou na trilha com “Promises” tema do divertido personagem Paxá, vivido pelo Tato Gabus Mendes. A Música esteve no álbum de estreia da cantora “Time and Tide”, lançado em 1987,  que vendeu um milhão de cópias nos Estados Unidos.

“Special Way”
Intérpretes: Kool & The Gang
Compositores: Dwania Kyles, George Brown, J.T. Taylor, Kendal Stubbs e Khalis Bayyan

        Música carimbada e figura constante nas rádios de flashbacks,  Special way  foi o primeiro tema internacional a tocar dentro da trama.  Do Grupo, a música era o tema da prafrentex Vic, vivida pela saudosa Cláudia Magno. Outra atriz que participou de Fera Radical e nos deixou precocemente. A Personagem assim como a Cláudia,  da Malu, era moderna, conhecia vários países e chegava na pequena cidade de Rio Novo para causar.

“Watch Your Step”
Intérprete e Compositores: Star

        Star, que eu não achei nada na net sobre o cantor, entrou na trilha  com “Watch Your Step”.

“Mary´s Prayer”
Intérprete: Danny Wilson
Compositores: Gary Clark e Jonathan Richman

        Fechando o disco, “Mary´s Prayer”, single do primeiro disco do grupo pop escocês Danny Wilson, que emplacou essa canção no verão de 1987. Gary Clark,  um dos compositores da música,  se tornou conhecido em sucesso gravados por nomes como Natalie Imbrulia, Nick Carter e Melanie C.

Veja Também:
Trilha Sonora Eterna - Fera Radical Nacional 
Novelas Inesquecíveis - FERA RADICAL (1988) 
Trilha Sonora Eterna - AVENIDA BRASIL (2012)
e10blog
TRILHA SONORA ETERNA 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Atores Consagrados que são os grandes destaques de “No Rancho Fundo”

        Com cada vez mais aumentando a desvalorização de grandes profissionais que fizeram a história da nossa teledramaturgia, quase sempre   sendo preteridos a atores   com mais seguidores na internet, a trama das seis da Globo , No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , correu por fora e mostrou que   a mistura de nomes   consagrados com rostos novos ainda é sem   dúvidas uma grande fórmula para o gênero.         Na trama,   como não se emocionar com as cenas protagonizadas por atores que nem precisaram provar mais nada, mas se entregam de uma forma magistral ao texto – Andrea Beltrão (Zefa Leonel), Alexandre Nero (Tico Leonel) , Deborah Bloch (Deodora) e Eduardo Moscovis (Ariosto). Eles provam que o talento somado à experiencia sempre será bem vinda   na teledramaturgia, fazendo com que a história flua com coerência e contexto.         Os protagonistas oficiais de No Rancho Fundo , os quase estreantes   Quinota e Artur, vividos pela Larissa Bottino e Túlio Starling, não estã

Uma Saudade - Elias Gleiser (1934 / 2015)

O Sr. Manel de “ Direito de Amar ”   e o   Frei José   de “ Sinha Moça ” ambas em reprise no Viva         Que saudades do nosso eterno   Bonachão! Elias Gleiser nos deixou há quase 10 anos, e cada nova trama   com a participação   dele que volta em reprise não tem como não se emocionar com   sua interpretação e quase incorporação do personagem.         Atualmente ele pode ser visto em 2 reprises   do Canal Viva - O Sr. Manel em Direito de Amar (1986)   e o   Frei José   de Sinhá Moça (2006).             O Ator tem um currículo recheado por mais de 50 personagens  em novelas minisséries e especiais, e os tipos bonachões sempre foram a característica principal de muito deles, assim com os    avôs de sangue ou postiços em várias novelas.               Tenho ótimas    lembranças do ator  em personagens que marcaram minha infância como  o Pedrão de Livre para Voar (1984),   o Donato Orsini de  Fera Radical  (1988) ambas     do  Walther Negrão ; O Jairo de  Tieta   (1989) do  Agu