Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Novelas das Seis que o e10blog não esqueceu



        Nessa minha trajetória de anos acompanhando a teledramaturgia nacional tenho como minhas primeiras memórias afetivas as tramas do horário das seis, aos cinco anos de idade  lembro  de lapsos de capítulos de tramas como de Pão Pão Beijo Beijo (1983), e eu lá quietinho acompanhando os capítulos, embasbacado com a beleza da Maria Cláudia e da Elizabeth Savalla e rindo das tiradas do Arnaud Rodrigues que vivia o hilário nordestino Soró.
        Enfim foi o horário das seis que me  iniciou nesse mundo mágico da teledramaturgia,  um horário que  começou tímido e se firmou no decorrer dos anos com grandes novelas.
        O Horário das seis inicialmente era reservado a adaptações literárias, e se tornou um horário tradicionalmente de  novelas de enredo simples e tipicamente romântico, muitas  vezes de época ou regional. Porém no decorrer  dos anos  algumas tramas de temática mais forte chegaram a chamar atenção no horário até mais do que suas concorrentes do horário nobre da época.
        A primeira trama a ser exibida no horário  foi Meu Pedacinho de Chão (1971), do Benedito Ruy Barbosa, que tinha uma pegada educativa ,  seguida por  Bicho do Mato (1972) e A Patota (1973). Depois do término desta última,  o horário  deu uma parada ficando desativado entre 30 de março de 1973 à 05 de maio de 1975, quando retornou com as clássicas adaptações literárias de títulos  como Helena (1975) e O Noviço (1975)  entre outros.  A Faixa ainda sofreu duas outras interrupções  - entre as novelas Cabocla (1979) e Olhais os Lírios do Campo (1980) e  três meses entre as novelas Sinhá Moça (1986) e Direito de Amar  (1987) , quando o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio de Janeiro reivindicava um limite  máximo de seis horas diárias de trabalho para seus afiliados. Durante esse período sem novela inédita a Globo exibiu um compacto de Locomotivas, novela do Cassiano Gabus Mendes, exibida originalmente  no horário das sete em 1977.
        Barriga de Aluguel (1990), da Glória Perez, foi a novela mais longa apresentada  no horário, a trama teve, inacreditáveis para a realidade de hoje, 243 capítulos e as mais curtas foram Helena e O Noviço, apresentadas em 1975, do Gilberto Braga e Mário Lago, respectivamente, com 20 capítulos cada.  Senhora (1975), adaptação do romance homônimo de José de Alencar, escrito por Gilberto Braga, foi a segunda telenovela a ter produções em cores, depois das novelas das dez e antes das novelas das oito. A alta definição começou com Araguaia (2010), do Walther Negrão. A Gravação e exibição em 24 fps começou em Cordel Encantado (2011), das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, porém já havia sido testado nos primeiros capítulos do remake de Sinhá Moça (2006). Em Boogie Oogie (2014) a gravação e exibição em 60 fps voltou a ser utilizada.  
        Até 2016, duas novelas apresentadas no horário das seis estavam entre as campeãs de vendas para outros países: A Vida da Gente (2010), da Lícia Manzo, o terceiro melhor êxito da emissora vendidos para 113 países  e Escrava Isaura (1976), do Gilberto Braga,  o maior sucesso, que  permanece por mais de 40 anos como a quarta novela mais vendida, já apresentada em 104 países.
        O Horário das seis também é detentor de dois Emmy´s Internacionais, o Oscar da televisão mundial: Lado a Lado (2012),  dos autores João Ximenes Braga e Cláudia Lage e Joia Rara (2013), da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid. 
        Independente do sucesso de audiência ou prêmios, tenho meus xodós do horário da seis e no post de hoje relaciono 10 delas que me fizeram sentar todos os dias mais cedo à frente da tv.

Escrava Isaura  (1976)

        Confesso que só assisti Escrava Isaura em 1990, quando a Globo apresentou um compacto em comemoração aos 25 anos da emissora, e só vim assisti-la por completa mesmo depois do lançamento  em DVD´s em 2012, e olha  não me decepcionei nenhum pouco, mesmo dada as devidas proporções da narrativa da década de 70. É sem dúvidas um clássico novelão.
        Com a novela do Gilberto Braga, uma  adaptação do famoso romance de Bernardo  Guimarães, a teledramaturgia levou um “baque”  no bom sentido da palavra, devido ao tamanho  sucesso e repercussão que a trama teve.  
         Lucélia Santos,  a grande estrela da novela foi catapultada ao sucesso junto com novela e entrou logo pro casting das grandes estrelas  da Globo  em seu primeiro papel. Apesar de não ter sido a primeira a ser cogitada para viver a escrava, Lucelia Santos fez da Isaura a personagem mais importante  da sua carreira.
        Escrava Isaura é até hoje, mais de 40 anos depois, a  quarta novela  da Globo mais vendida  para  outros  países. Em alguns deles,  LucéliaSantos e Rubens de Falco, que viajavam para divulgar a trama,  eram recebidos como chefes de estado.
Escrava Isaura tem uma trama tão cativante que em 2004 , exatos 28 anos depois, a Record produziu um remake do romance, e  novela acabou sendo a grande responsável pela reativação do núcleo de teledramaturgia da emissora. O remake teve  Bianca Rinaldi e Leopoldo Pacheco nos papéis de Isaura e Leôncio.

           Um sucesso no grau que foi o de Escrava Isaura acontece uma  vez em anos, podemos contar nos dedos, e isso mesmo levando em conta a precariedade da produção que por muitas vezes deixou a desejar, como na clássica cena final em que por um erro de continuidade podemos ver nitidamente que Isaura toma realmente a  taça envenada por Rosa, e não  ao contrário  com diz a história.  Mas no fim tudo deu certo, Rosa morre enveneada e Isaura fica livre para viver ao lado de seu grande amor.


A Sucessora (1978)

        A Sucessora, do autor Manoel Carlos, baseado no romance homônimo de Carolina Nabuco, foi outra trama das seis que só conheci depois de lançada em DVD em 2014, mas  já tinha visto algumas cenas na internet e me encantava principalmente as personagens da Susana Vieira e Nathalia Timberg, protagonista e antagonistas na trama,  respectivamente.
         Os recém-casados Roberto (Rubens de Falco )  e Marina Steen (Susana Vieira )  enfrentam dificuldades em sua relação por conta da memória da ex-mulher de Roberto, Alice Steen. Cultuada num retrato, mesmo depois de morta, Alice exerce um fascínio todo especial em todos com quem conviveu, principalmente na governanta Juliana (Nathalia Timberg) , absolutamente fiel à antiga patroa e apaixonada pelo patrão. Vendo em Marina uma intrusa,  que está ocupando um lugar que não lhe pertence, Juliana mantém na mansão um clima de mistério e cria intrigas para separar o casal, chegando a levantar uma suspeita quanto a um relacionamento de Marina com Lopes (Jorge Cherques), ex-capataz da fazenda onde a moça vivia.
Mas outras pessoas também torcem pela desunião do casal, como Adélia (Liza Vieira ), antiga rival de Marina, e Miguel ( Paulo Figueiredo) , que perdeu o amor da prima. Ainda, Marina, jovem criada com toda a simplicidade do campo, é obrigada a defrontar-se com um mundo repleto de etiquetas e francesismos, como mandava a sociedade do Rio de Janeiro, capital do país na década de 1920.
        Esse clima de mistério que se instaurou na trama cativou o grande público que fez de A Sucessora um estrondoso sucesso do horário das seis. A Certa altura , o autor fazia acreditar que Alice pudesse está viva, e até apareceu uma cena em que  Juliana e alguns empregados da casa carregavam pelos corredores um corpo de mulher e são  flagrados  por Marina  que encontra um sapato da mulher pela casa, Juliana explica que  o sapato foi presente de Alice. Mas no final o mistério é esclarecido, Alice  que realmente  havia morrido,  na verdade havia tido uma filha com um romance da adolescencia e ficado grávida, estério depois do nascimento do bebê, Alice  faz com Roberto acredite que ele não pode ter filhos, o que explica o contrangimento do mesmo quando Marina dar indícios de que possa está grávida.
        Os diálogos, brigas e embates de Marina e Juliana ,  foram o maior destaque da trama. As duas atrizes viveram grandes momentos na trama. Suzana Vieira que ainda estava na época em que fazia bons papéis dosados em uma temática dentro da trama, cita ainda até hoje a Marina Stein como um dos seus papéis prediletos. Não assisti a trama , na época, mas acompanhando pela internet, dá um orgulho vê-la na pele da personagem, que começa como uma camponesa simples e passa por uma via cruzes na trama até se tornar no final da novela a atual senhora Stein selando a união com um filho.
        A abertura delicadíssima mostrava mais de 20 cartões românticos originais da década de 20 ,em que eram possíveis ver casais , pais e filhos e belas mulheres transpirando amor.  



        Memória afetiva é um negócio muito estranho mesmo. Eu só tinha 5 anos, quando  assistí Pão Pão Beijo Beijo,  na verdade tenho alguns lapsos de lembranças da trama, só assisti mesmo na  reprise de 1990, quando já tinha 12 anos, porém guardo  as melhores lembranças dessa trama  do Walther Negrão.
        A Trama já dava gosto de assistir (literalmente) pela bela abertura, recheada de ingredientes e pães onde era preparado um apetitoso sanduiche  em forma de coração, fazendo alusão ao tema de abertura “Sandwich de Coração”  (Na época ainda se escrevia Sanduiche em inglês)  da banda Rádio Taxi. A Música foi tão marcante que um dos nomes provisórios da trama foi “Sanduiche de Coração.
        Lembro-me como agora da Elizabeth Savalla no auge da sua beleza, fazendo pela primeira vez uma vilã; Regina Maria Dourado, inesquecível na pele da caricata Lara Sereno, além da Família da Mama Vitória e Soró, vivido magistralmente pelo saudoso Arnaud Rodrigues. Enfim Pão Pão Beijo Beijo, foi aquele tipo de novela que fica em nossa memória afetiva e sempre é acionada quando nos deparamos com situações que a lembram.
        Na trama num cruzamento no subúrbio carioca de Madureira, um acidente une três pessoas completamente diferentes entre si: Ciro (Cláudio Marzo), um motorista de ônibus; Bruna (Elizabeth Savalla), moça rica e geniosa; e Soró (Arnaud Rodrigues), um imigrante nordestino que trabalha carregando mercadorias numa carroça de mão. Como compensação pelos prejuízos causados pela batida, Ciro e Soró vão trabalhar com a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas.
Os mistérios de Ciro, ligado a um homem e a uma mulher, conduzem a história. Enquanto tenta ocultar o seu passado, Ciro se envolve com o ingênuo e brincalhão Soró. Humilhado por Bruna, Ciro resolve ascender socialmente para conquistá-la. Luísa (Maria Cláudia), irmã de Bruna, apaixona-se por ele, que acaba sendo disputado pelas duas irmãs.
Uma história com todos os ingredientes que o Walther Negrão gosta de trabalhar. Lélia Abramo impecável revivendo essa clássica mãezona italiana conquistou  o Brasil. A história do núcleo italiano foi tão forte que quando a trama foi vendida para fora em alguns países foi batizada de Mamma Vitória.
Mesmo sendo considerada um dos grandes sucesso do Negrão, ao lado de Direito de Amar (1987), Fera Radical (1988) e Top Model (1989) em parceria com o Antônio CalmonPão Pão Beijo Beijo teve problemas de estrutura em sua narrativa quando o Negrão fundiu duas histórias que seriam centralizadas no eixo Rio-São Paulo. Antes do início das gravações as locações de São Paulo não poderia mais ser feitas, assim o autor teve que centralizar a trama toda no Rio de Janeiro, e as cantinas da Mamma Vitória, que representava as típicas cantinas paulistas, tiveram  que ser transferida para o Rio também junto com o Condomínio da Barra da Tijuca, a principal locação do Rio. Curiosamente o núcleo da Cantina Italiana acabou centralizando a atenção do telespectador e todos acontecimentos da novela, deixando passar em branco o condomínio da Barra.  Ou seja, quando um autor tem talento e criatividade, mesmo com os percalços que lhe aparecem consegue fazer um trabalho digno e com maestria.

A Gata Comeu (1985)

        Impossível não sair A Gata Comeu  cada vez que alguém me pergunta quais são minhas novela preferidas. Uma trama da Ivani Ribeiro, que eu acompanhei as quatro vezes que ela foi exibida.  Ficou fixado na memória as várias cenas de briga da Jô (Christiane Torloni) com Fábio (Nuno Leal Maia), o casal principal da trama que prendeu a atenção dos leitores por toda a  novela, o casal  que começou brigando, depois que se descobriu apaixonado, o que poderia tirar  um pouco do brilho  das cenas , acabou tornando-as ainda melhores, pois começou a mesclar o namoro com mais brigas.   . A Gata Comeu foi a primeira novela a ser reprisada por duas vezes no horário vespertino.  Foi exibida entre 27.02 à 28.07.1989 e 23.07 a 07.12.2001. 
        A trama é um remake do sucesso da autora  Ivani Ribeiro na Tupi , A Barba Azul exibida em 1974, que tinha Eva Wilma e Carlos Zara nos papéis de Jô e Fábio.
        A melhor fase da novela foi sem dúvida as que aconteceram na ilha deserta , onde boa parte dos personagens  ficaram depois que a lancha que os transportavam   foi sabotada.  Jô e seus convidados e Fábio, sua família e alunos tiveram que conviver por dois meses nessa ilha , até serem resgatados.  A fase fez tanto sucesso que no final  a autora providenciou uma outra viagem a  ilha , o que agradou em cheio os telespectadores.
         Nuno Leal Maia e Christiane Torloni tiveram uma química arrebatadora na pele  da independente milionária e o simplório e machista professor.
         Vários foram os destaques no elenco, como o saudoso Luis Carlos Arutin , que vivia o boa vida Oscar, que  inventava ser entrevado para ser sustentado pela inocente Conceição (Dirce Migliaccio)  enquanto paquerava as gatinhas na praia. Hilária a fase em que a Conceição descobre a safadeza do marido e vai a forra em cima dele, tratando-o pior que lixo. 
        Outro casal que brilhou em cena  foi Claudio Correa e Castro e Marilu Bueno que viveram o Gugu e a Tetê  pais da rebelde Babi vivida pela Mayara Magri. No decorrer da trama Tetê engravida  de gêmeos e enlouquece Gugu com seu desejos.
         Bia Seidl no auge da sua beleza foi impecável vivendo a vilã Glaucia, sempre em parceria com sua mãe Ester ,  vivida pela inesquecível Anilza Leoni.
          
         Mauro Mendonça viveu o Horácio Penteado , pai da Jô. O Personagem foi criado em homenagem ao principal criador da instituição AACD de São Paulo.
         E o  Inesquecível  o elenco mirim da trama , que tinha entre outros os atores Danton Mello, Juliana Martins e Oberdan Jr em início de carreira.
        Uma novela sem nenhuma pretensão que acabou se tornando um marco para o horário das seis. Assisti as três primeiras  exibições em fases diferentes da vida, aos 7 anos na primeira exibição em 1985, ao 11 em 1989 e aos 23 na terceira exibição em 2001.  Em cada uma delas tive uma nova visão da trama e  voltei a me apaixonar pela eternas brigas de Jô e Fábio  e os personagens inesquecíveis criados por Ivani Ribeiro.
       
               
Fera Radical (1988)

        Walther Negrão  inspirou-se na peça A Visita da Velha Senhora , do suíço Friedrich Dúrremant para compor a espinha dorsal de Fera Radical, que também já havia  inspirado a trama principal de Cavalo de Aço , que o autor apresentou em 1973 também na Globo. Em Cavalo de Aço, Tarcísio Meira  era quem chegava  pequena cidade de Vila da Prata, no Paraná para vingar o extermínio de seus parentes. Para Fera Radical  o autor trocou o sexo do  protagonista e trouxe Malu Mader na pele da vingadora.
        Chamas, fogo e a casa que queima em meio a gritos, correria e desespero. Imagens gravadas para sempre por uma menina. Mesmo hoje, 15 anos mais tarde, Cláudia (Malu Mader) ainda se assusta com as cenas presenciadas, que voltam sempre em repetidos pesadelos. Mesmo longe, Rio Novo ficou esquecida no passado - no conforto de Ipanema, Rio de Janeiro, a agora jovem Cláudia não perdoa seus algozes. O massacre de sua família, pai, mãe e irmãos, precisa ser vingado, para cumprir a promessa feita a si própria. Obstinada, prepara-se para voltar à pequena Rio Novo.
        Ao articular a destruição de todos que a fizeram sofrer, Cláudia se defronta com a amizade leal de Altino (Paulo Goulart), que se vê preso a uma cadeira de rodas desde a noite da chacina, e o ódio de Joana (Yara Amaral), mulher de Altino. Tal ódio aumenta quando ela descobre quem é Cláudia e que ela vive com Marta (Laura Cardoso), antigo amor de Altino, cujo romance no passado gerou Olívia (Denise Del Vecchio), criada por ela. Mas os planos de Cláudia podem vir por terra quando ela se envolve com os filhos de Altino, Fernando (José Mayer)  e Heitor (Thales Pan Chacon), e se sente arrebatada pelo amor de Fernando.
        A Novela tinha um clima rural, mas  é  considerada uma novela urbana. Alguns personagens foram caracterizados  neste estilo, principalmente os protagonistas vividos por JoséMayer e Carla Camurati. Os dois mesclavam os dois estilos. A Jaqueta usada por Marília, personagem da Carla virou moda.  Contrastando com  o clima “rural” da pequena cidade de Rio Novo,  a protagonista Cláudia era analista de sistemas, uma profissão que era  novidade na época. 
        Malu Mader viveu sua primeira protagonista em novelas na trama de Fera Radical. A Atriz  que já apresentado  grande destaque e  sucesso  na minissérie Anos Dourados (1986) e a novela O Outro um ano antes , foi uma grata surpresa segurando o papel da vingadora com unhas e dentes.
        Entre as muitas e belas cenas que FeraRadical rendeu, tenho duas que estão vivas em minha memória como agora. A briga entre Joana Flores e Cláudia que acabou terminando na morte da vilã; e Fernando entrando no tribunal de cavalo depois que Cláudia é absolvida.
        É por causa de tramas como FeraRadical  que considero os anos 80 os anos de ouro para teledramaturgia. Fera Radical poderia muito bem ter sido um novelão do horário nobre, tamanho o sucesso  e interesse popular que a novela causou na época de sua exibição. Recheada de personagens ricos dramaturgicamente e uma história  que hoje provavelmente seria podada para poder passar no horário das seis, a trama é atemporal.  A história principal da novela está sempre  entre os entrechos de um ou outra novela atual. Afinal , que não lembrou da Cláudia quando a Nina (Débora Falabella) invadiu a casa do Tufão (Murilo Benício) para vingar seu pai em Avenida Brasil (2012) ? Em Joia Rara, a personagem da Nathalia Dill também se infiltrou na família Hauser para vingar seu pai. Ou seja,  a vingança e as lembranças do passado sempre rendem uma boa história.


        Barriga de Aluguel, a novela das seis com cara de novelão das oito da autora Glória Perez conseguiu segurar o telespectador a frente da tv com toda a dramaticidade da  história  mesmo  depois da ordem de esticamento da trama , que finalizou com 243 capítulos.
        A autora em 1990 resolve falar sobre a inseminação artificial com destaque para as barrigas de aluguel,  praticamente ficção científica para  época e levou a discussão de quem teria o direito de ficar com o filho,  a mãe que cedeu os óvulos ou a que  o gerou em sua barriga, para os quatro cantos do país.
        Mas diferentemente do que se imaginava quando a trama foi concebida, isso 5 anos antes, pois na verdade em 1985 a autora  apresentou Barriga de Aluguel para a Globo, mas o tema foi considerado muito fantasioso, a autora não criou uma polêmica e uma sofrida disputa por uma criança. Barriga de Aluguel teve seu tema principal mesclado a um folhetim dos bons, com destaque para a vida amorosa da Clara, personagem da Claudia Abreu, que sem dúvidas foi a mais sofredora da trama.
         A novela contava a história de Ana (Cássia Kiss Magro) e Zeca (Victor Fasano), uma casal feliz e realizado profissionalmente, principalmente Ana, uma conceituada jogadora de vôlei. Mas para completar essa felicidade faltava uma criança, e foi exatamente nesse momento que Clara (Cláudia Abreu) entra na vida do casal, quando Ana resolve pagar uma fortuna para uma barriga de aluguel que pudesse gerar seu filho.
           A briga pela guarda do bebê se transforma no maior interesse do telespectador dentro da trama, e a autora Glória Perez encomendou a três juízes sentenças  diferentes com brechas para recurso. Assim em primeira instância Clara ganha o bebê. Ana,  recorre ao Tribunal Superior de Justiça que a reconhece como mãe, e Clara perde o bebê no segundo julgamento. É marcado então um terceiro, mas  a novela termina antes da última decisão.
        É pura emoção  cada cena em que as mães tiveram que se separar do filho. Cássia Kiss deu um show (como sempre), quando foi obrigada a entregar Carlinhos para Clara, e Cláudia Abreu, também brilhou absoluta com mais um sofrimento da sua personagem quando teve o bebê arrancado dos seus braços.
         A Cena final de Barriga de Aluguel é uma das mais bonitas e emocionantes  da história da teledramaturgia nacional. À Espera do terceiro julgamento, Clara e Ana andam na praia de mãos dadas com o filho, dando a entender  uma a outra que independente da decisão judicial, terão que viver para sempre como mãe de um mesmo filho.
        No elenco vale destacar ainda grandes interpretações de Leonardo Villar (Ezequiel), Vera Holtz (Dona Dos Anjos), Humberto Martins (João), Sura Berditchewski (Raquel), Lady Francisco (Yara), Nicole Puzzi (Luiza) e Denise Fraga (Ritinha) entre outros.
        No núcleo cômico Lucia Alves e Wolf Maia, que viveram o casal Moema e Paulo César foram destaque absoluto roubando a cena.
        E a grande revelação da novela sem dúvidas foi Eri Johnson na pele do afetadíssimo coreografo da boate, Lulu. O Ator já havia feito alguns personagens pequenos, mas sem dúvidas o Lulu foi o divisor de águas em sua carreira.
         Uma trama paralela de Barriga de Aluguel que também chamou atenção foi o envolvimento de Aida, personagem da Renée de Vielmond,  que depois de dar uma basta nas traições de Barone (Adryano Reys), se envolve com Tadeu (Jairo Mattos), então marido de sua filha Laura (Teresa Sseiblitz). Tadeu depois de maltratar emocionalmente tantas mulheres, entre elas Clara e Laura, se apaixona perdidamente pela sogra e pela primeira vez sofre e se entrega verdadeiramente ao amor. Mas como obra do destino, Aída não aceita viver a relação por amor à filha. O tema internacional do casal,  “Begin The Beguine”, da Dione Warvick,  é uma das músicas mais bonitas do LP.
         Glória Perez se arriscou com a trama de Barriga de Aluguel, mas foi uma aposta certeira. A Autora criou uma grande história com um filão dramático poucas vezes visto e que não cansou em nenhum momento o telespectador. Foi um voo da autora, mas um voo com destino certo.




        E por falar em novelão  . . . com vocês Mulheres de Areia . . .
         O Remake feito em colaboração com Solange Castro Neves foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época (O Mapa da Mina , do autor  Cassiano Gabus Mendes). Inclusive a imprensa divulgou na época que a Globo cogitava  a possibilidade de fazer a troca de uma pela outra, pura especulação.  Verdade ou não,  o fato é que Mulheres de Areia poderia sem dúvidas ter sido apresentada no horário nobre, a trama tinha fôlego suficiente para se tornar um fenômeno, basta ver o seu alvoroço no tímido horário das seis.
         Além de se basear no remake  da novela original  exibida na Tv Tupi em 1973, a autora usou o espinha dorsal de outra trama de sucesso sua,  O Espantalho, que escreveu na Tv Record em 1977.
        Glória Pires  foi impecável vivendo as iguais mais tão diferentes gêmeas. Ruth e Raquel  foi um divisor de águas na carreira da atriz. A Direção e autora da novela queriam Glória no papel, tanto que adiaram a estreia da trama em um ano devido à gravidez da atriz.  Mulheres de Areia  iria substituir Felicidade (1991), porém a Globo produziu Despedida de Solteiro (1992), para no ano seguinte poder estrear Mulheres de Areia com Glória Pires como a grande estrela. O Trabalho da atriz foi tão difícil principalmente na parte da trama em que as gêmeas trocam de lugar. Glória além de fazer a diferença entre as irmãs, ainda teve que encontrar o ponto certo para Ruth fingindo ser Raquel e Raquel fingindo ser a Ruth.
        No elenco também vale destacar  Tonho da Lua vivido pelo ator Marcos Frota. Impossível imaginar outro ator vivendo o personagem numa entrega jamais vista na tv.
        Outros atores também  marcaram seus personagens com interpretações inesquecíveis : Os saudosos Raul Cortez, que deu vida o Virgilio Assunção e Paulo Goulart na pele do vilão Donato; O Casal formado por Laura Cardoso e Sebastião Vasconcellos, que faziam os pais das gêmeas;  Andreia Beltrão  como a Tônia, Viviane Pasmanter como a ovelha negra Malu  e  Guilherme Fontes que conseguiu fazer do seu personagem Marcos, considerado um homem fraco diante do pai e de Raquel, em um bom momento na tv.
        A Abertura de Mulheres de Areia  é uma das mais bonitas e bem produzidas por Hans Donner. Monica Carvalho seminua sensualizava ao som de “Sexy Iemanjá” na voz do Pepeu Gomes  com água e areia. Na reprise de 2011, a Globo teve que adequar a trama  a classificação etária e a primeira mudança foi esconder a nudez da Monica Carvalho na abertura.
        Mulheres de Areia foi uma daquelas novelas onde tudo deu certo. Produção, direção e elenco impecáveis ,  somados a uma  boa história  foram os ingredientes desse sucesso. A novela teve 209 capítulos e em nenhum deles, mesmo com uma certa barriga, conseguiu segurar os telespectadores na frente da tv. Lembro-me como agora como era bom jantar com as paisagens ,  histórias e personagens criados impecavelmente pela IvaniRibeiro.


        Em 1999, a Globo resolveu apresentar no horário das seis uma trama de época com o intuito de alavancar a audiência do canal derrubada  pelo remake de Pecado Capital (1998), da GlóriaPerez,  Salomé de 1991,  havia sido a última. Assim Gilberto Braga desenvolveu uma sinopse do Alcides Nogueira e apresentou o literal novelão Força de Um Desejo.
        A novela teve inacreditáveis 226 capítulos, numa época em que as novelas já começavam a ser mais condensadas, e apesar de não ter sido um grande sucesso, mesmo merecendo, Força de Um Desejo não foi o fracasso que muitos fazem questão de dizer. A trama  foi muito esticada,  mas nem por isso perdeu seu dinamismo  e manteve o interesse a cada novo gancho e capítulo. Fico imaginando o tamanho do sucesso que seria se Força de Um Desejo tivesse sido apresentada no horário nobre. Com certeza teria sido um “novelão” em todos os sentidos.
        No elenco vários destaques como a trinca  de sucessos do autor Malu Mader / Fábio Assumpção / Claudia Abreu. Que voltariam a se juntar em 2003 na trama de Celebridade, também do autor.   Malu Mader ganhou e foi indicada a vários prêmios de melhor atriz graças a impecável atuação como a Cortesã Ester Delamare.
        Paulo Betti  na pele do vilão Higino Ventura apresentou um trabalho impecável. Sua relação senhor-escrava com Olívia, a personagem da Cláudia Abreu, chamava atenção pelos vários entrechos que deu vasão a relação entre eles. Apesar de ser uma escrava fugida, e passar por vários maus tratos, Olívia não se prendeu ao estigma da escrava protagonista sofredora.  Ambos os personagens eram dúbios, Olívia  era trapaceira e de caráter duvidoso, enquanto Higino mostrava momentos de sensibilidade e amor por ela.
        Nathália Timberg deu um show na pele da grande vilã da trama Idalina. A atriz roubou a cena e finalmente brilhava em uma personagem escrita sob medida por Gilberto Braga especialmente para a atriz.
        Isabel Fillardis, que viveu a inesquecível Luzia na trama, viu seu papel de Clarice em Suave Veneno (1999) ser dado  à Patrícia França. Sorte da atriz. A Clarice morreu no meio da trama do Aguinaldo Silva, enquanto a Luzia de Força de Um Desejo  é até então uma das suas personagens de maior destaque.
        Outros destaques do elenco: Lavínia Vlasak (Alice), Louise Cardoso (Guiomar), Daniel Dantas (Bartolomeu), Selton Mello (Aberlardo), Júlia Feldens (Juliana),  Otávio Augusto (Dr. Enrico Navarro), DiraPaes (Palmira), Marcelo Serrado (Dr. Mariano Xavier)  entre outros.  
        A trama trouxe de volta ao Brasil Sônia Braga, que fez os primeiros capítulos de Força de Um Desejo, na pele da Baronesa Sobral. A última novela do atriz no Brasil havia sido à 19 anos, a  trama de Chega Mais (1980), quando resolveu ir embora para tentar a carreira nos Estados Unidos.
        Como uma trama do Gilberto Braga, sem um “Quem Matou?” não é do Gilberto, Força de  Um Desejo também teve o seu. O Barão Sobral , personagem do Reginaldo Faria é assassinado durante uma festa em sua casa no mesmo dia em que Inácio e Ester resolvem fugir para viverem juntos, se tornando assim os principais  suspeitos pelo assassinato. Os entrechos e a revelação do assassino do Barão foi um dos mais criativos da história da teledramaturgia na minha singela opinião. O Autor buscou explicações de acontecimentos desde  o primeiro capítulo, como a morte/assassinado da Baronesa Sobral (Sônia Braga) até chegar a identidade desde no  último capítulo.  A Assassina era a Bárbara Ventura, a baronesa casada com Higino, vivida pela DeniseDel Vecchio.
        Quando foi escolhida para ser reapresentada no horário do Vale a Pena Ver de Novo, foi uma surpresa, visto que a trama não foi considerada um grande sucesso de público. Porém sua reprise foi muito satisfatória dando mais pontos de audiência que tramas de  sucesso, como Terra Nostra (1999), e em alguns capítulos deu mais audiência que a trama inédita do horário das sete apresentada na época, Bang Bang (2006). A trama foi a primeira a ser apresentada na sessão vespertina com o recurso de closed caption – Sistema de legendas que permite aos deficientes auditivos acompanharem o que  está sendo dito no programa.
        Como não tinha uma grande expectativa, por ser uma produção das seis, Gilberto Braga pode imprimir mais detalhes que deram o charme da novela. Com um elenco em total sintonia e querendo fazer dar certo, uma irrepreensível reconstituição de época,  uma   história recheada de entrechos e ótimos  ganchos, e a direção primorosa do núcleo do saudoso Marcos Paulo,  a trama foi um bom e memorável momento do horário das seis.


O Cravo e a Rosa (2001)

        O Cravo e a Rosa, o primeiro grande sucesso do Walcyr Carrasco,  É Uma comédia romântica leve e divertida que alavancou a audiência no horário das seis e um amuleto para a Globo. A trama já foi reprisada duas vezes, em 2003 e 2013,  ambas as reprises marcadas pelo sucesso de audiência. Atualmente no ar pelo Canal Viva a novela,  de novo,  conquistou o público  e vem fazendo o maior sucesso.
        O Cravo e a Rosa é inspirada no clássico “A Megera Domada”,  do Shakespeare, com referências nas novelas A Indomável (1965), da Tv Excelsior e O Machão (1974) da Tv Tupi.  Os  personagens atualizados por Walcyr  cativaram o grande público e transformaram a novela  em uma  das melhores já produzidas para o horário das seis até então.
        A novela foi idealizada inicialmente para ser uma novela curta, assim como sua antecessora Esplendor (2000), mas o sucesso logo nas primeiras semanas esticaram a história que fechou com 221 capítulos.
        A Química entre Eduardo Moscovis e Adriana Esteves foi  fator determinante para o sucesso da trama. Petruchio e Catarina  impecavelmente  bem construídos  por seus interpretes. Sem a química entre eles teria  muito  prejudicada a  empatia junto ao  público que se entregou ao casal mais improvável da história da teledramaturgia. Ambos os atores vinham de personagens totalmente diferentes dos perfis do Petrucchio e Catarina. Eduardo vinha do Carlão de Pecado Capital (1998), o remake da Glória Perez e a Adriana tinha acabado de nos brindar com a Sandrinha de Torre de Babel (1998), do Silvio de Abreu, e se entregaram de tal forma aos protagonistas de O Cravo e a Rosa que deram um novo status aos seus trabalhos, mostrando que sabiam fazer um humor inteligente e brincar com um bom texto em mãos.
        Outra trama que chamou atenção é a história da doce Bianca, a irmã de Catarina, vivida pela atriz Leandra Leal. Com Catarina casada, Bianca que ao contrário da irmã sonhava em se casar, Dinorá (Maria Padilha) dá o prosseguimento ao seu plano de casar o irmão Heitor  com a mais nova herdeira do banqueiro Batista (Luis Mello). O pilantra conquista o coração de Bianca através de poemas românticos  escritos na verdade pelo professor Edmundo, um intelectual, o inverso do fortão Heitor. Ao longo da história Bianca descobre que ele é o seu verdadeiro amor, e que Heitor apenas  se interessava por seu dinheiro. Porém enquanto isso Bianca vive um grande dilema – gosta da inteligência de Edmundo e do corpo de Heitor.
        Além de Eduardo Moscovis e Adriana Esteves, que brilharam  fazendo humor na pele dos protagonistas da novela, outros atores fizeram da trama um palco  e se destacaram também no  humor: Ney Latorraca (Cornélio) e  Maria Padilha (Dinorá),  LuisMello (Batista) e Drica Moraes (Marcela); Pedro Paulo Rangel (Calixto) e Suely Franco (Dona Mimosa); Eva Todor (Josefa) e Carlos Vereza (Joaquim); Taumaturgo Ferreira (Januário) e  Vanessa Gerbelli (Lindinha) entre outros.
         O Cravo e a Rosa consagrou Walcyr logo em seu primeiro trabalho na Globo,  que depois foi responsável por outros grandes sucessos da emissora como Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Caras e Bocas (2009), Verdades Secretas (2015) , Êta Mundo Bom (2016) entre outras.  

Lado a Lado (2012)

        Lado a Lado mostrou a luta por amor e liberdade de duas jovens no início do século XX e  tomou o Emmy Internacional de “Avenida Brasil”.
         Estreia dos autores  João Ximenes Braga e Cláudia Laje como titulares, Lado a Lado teve um minucioso trabalho de reconstituição do Rio de Janeiro do início do século XX e traçou para o telespectador um fiel panorama das transformações políticas, sociais e econômicas da época. 
        A novela enchia os olhos de tanta perfeição, com a soma de um ótimo texto e entrechos, direção sensível  do Vinícius Coimbra e Denis Carvalho,  um elenco com nomes novos que  fizeram de seus personagens um divisor de águas em suas carreiras e uma trilha sonora, que mesmo contemporânea,  casou perfeitamente com a história.
        O elenco  de Lado a Lado foi uma das peças principais para esse impecável trabalho apresentado na trama.  Os protagonistas vividos pelo quarteto Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Marjorie Estiano e Thiago Fragoso tiveram uma química perfeita por toda  a história e enriqueciam a cada nova cena.
        Marjorie Estiano foi impecável na pele da contestadora Laura, uma mulher à frente do seu tempo. Em uma das muitas passagem da trama,  Laura chegou a assinar com o nome de homem para um jornal denunciando os desmando do governo na época. A atriz mostrou um trabalho sensível de caracterização e mesmo vivendo uma mocinha do século XX em nenhum momento esqueceu o romantismo e nem o deixou ser o  único atrativo da personagem. O Êxito da personagem  inspirou a publicação do livro Laura, uma história alternativa da jovem feminista, pela Biblioteca 24 horas. A empatia do casal Laura e Edgar (Thiago Fragoso), criada e cultivada no decorrer da novela, visto que inicialmente Laura se casa obrigada pela família, acabou se tornando uma das mais belas história de pares românticos da teledramaturgia. O Casal foi eleito o melhor par romântico do ano de 2012 pelo Prêmio Noveleiros.
        Camila Pitanga seduziu o público com a força e beleza da descendente de ex-escravos Isabel. Seu perfil também  à frente do tempo e sua luta por amor e liberdade foi o mote principal da sua história.
        Já o Zé Maria do Lázaro Ramos foi uma espécie de Forrest Gump dentro de Lado a Lado,  acompanhando  ou protagonizando os fatos históricos narrados na novela. Ele foi  testemunha do episódio  em que um negro, seu amigo, aceita passar pó-de-arroz para jogar futebol num clube da elite carioca. Fato que ocorreu na vida real.
        Mas ninguém brilhou tanto como Patrícia Pillar. Era difícil imaginar uma outra vilã, depois da Flora de A Favorita (2008), que marcasse a carreira da atriz. Mas a Constância Eugênia conseguiu esse feito, e a atriz  foi aclamada como a grande vilã de Lado a Lado.
        Outros atores também marcaram a trama  – Milton Gonçalves (Afonso); Caio Blat (Fernando), Cristiana Guinle (Carlota), Isabela Garcia (Celinha), Débora Duarte (Eulália) e o estreante em novelas Álamo Facó (O Quequé).
        Ambientada no Rio de Janeiro em um período pouco explorado pela teledramaturgia, o público foi apresentado ao início do século 20, o mais rico em acontecimentos, como o advento do futebol e do samba, o fim dos cortiços e o processo da favelização no Rio – Conhecido como o Bota Abaixo, no governo do prefeito Pereira Passos (1902-1906), a influência francesa; as revoltas da vacina (1904) e da Chibata (1910), o nascimento da mulher moderna na sociedade brasileira e sua luta por emancipação, o preconceito contra o negro, as mulheres descasadas, os capoeiras e as religiões africanas.
             Outras tramas paralelas também se destacaram em Lado a Lado como a história do Senador Bonifácio, personagem do Cássio Gabus Mendes, que com o fim da Monarquia e a chegada da Republica, o empresário de sucesso tenta tirar proveito das grandes transformações pela qual o Rio de Janeiro passaria.
        Berenice e Caniço, personagens da Sheron Menezes e Marcelo Mello Jr,  os antagonistas vilões  da Isabel e Zé Maria, também tiveram um grande destaque em Lado a Lado, representado o caminho oposto seguido pelos protagonistas. Ela uma invejosa e ele se tornando bandido no decorrer da novela.
        Mesmo com uma audiência fraca, alguns momentos de Lado a Lado causaram grande alarde nas redes sociais -  como o emprego do termo “Divórcio” na separação de Edgar e Laura; a cena em que Laura sofre um tentativa de estupro por parte de seu chefe. Coincidentemente na trama de Salve Jorge, que passava no horário nobre da Globo na época, a personagem da Carolina Dieckmann também era estuprada, e a  crítica especializada acabou comparando as duas cenas e elogiando a perícia e sensibilidade da apresentada por Lado a Lado.
         Lado a Lado mesmo sendo uma novela de época pode ser vista como uma trama mais do que a frente do seu tempo e sim atemporal.  O machismo, emancipação feminina, o preconceito contra as mulheres divorciadas, dramas da ilegitimidade das mulheres que tinham filhos fora do casamento, obstáculos para a inserção dos negros e as  camadas mais populares e a liberdade religiosa, todos temas retratadas dentro da trama,  fizeram da novela um espetáculo exibido no horário das seis e que injustiçada por uma inexplicável baixa audiência,  teve o merecido reconhecimento  pelo  Emmy Internacional.

Veja Também: 

Novelas Inesquecíveis - Lado a Lado (2012)
Adicionar legenda
Novelas Inesquecíveis - Força de Um Desejo (1999)
Novelas Inesquecíveis - Fera Radical (1988)
NOVELAS Inesquecíveis - A GATA COMEU (1985) 

Novelas Inesquecíveis - A Sucessora (1978)
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa