Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Cordel Encantado (2011)



        Cordel Encantado está chegando ai no Vale a Pena Ver de Novo! A trama das autoras Thelma Guedes e DucaRachid, um dos grandes sucessos dos anos 2010 no horário das seis,  será a substituta de Belíssima (2005)  nas tardes da Globo.
        A trama juntou em sua história dos mundos imaginários inspirados nos contos de fadas e nas lendas heroicas do sertão brasileiro, mesclando Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel e Branca de Neve entre outros com os mitos sobre o rei do cangaço.  Esse mistura deu um tom interessante a trama que o público comprou logo em seus primeiros capítulos.
        Assim como a trama, a trilha sonora tinha que  ter essa aura para conectar o telespectador com o mundo de Cordel Encantado.
        Eduardo Queiroz e Mariozinho Rocha, produtor e diretor musical da trilha, conseguiram um compilado de músicas que fizeram do  CD comercial  da novela um das melhores da década  com clássicos de nomes como  Luiz Gonzaga, Vila Lobos, Alceu Valença, Zé Ramalho, Gilberto Gil entre outros.
        Para comemorar esse  retorno da trama,  Cordel Encantado é a primeira a ser dissecada faixa a faixa  no  Trilha Sonora Eterna     , para entrar 2019 como o pé direito.

“Minha Princesa Cordel”
Intérpretes: Gilberto Gil e Roberta Sá
Compositor – Gilberto Gil


        Nas tramas das últimas décadas fica difícil imprimir em nossa memória seus temas de abertura, o que em muitas vezes em nada tem a ver com a temática ou história da novela. No caso de Cordel Encantado  até o tema de abertura foi milimetricamente pensado. Gilberto Gil foi convidado pela diretora Amora Mautner por sugestão  de uma das autoras (Duca Rachid).  O Cantor leu  um resumo da sinopse da trama e na mesma tarde já tinha “Minha Princesa Cordel” composta para ser gravada. E para abrilhantar a gravação  convidou Roberta Sá para fazer um dueto com ele. Pronto a música logo em seus primeiro acordes leva o telespectador ao mundo de Cordel Encantado e prova  que a Globo,  quando quer,  sabe se dedicar a um bom tema musical.

“Bela Flor”
Intérprete e Compositora: Maria Gadú


        Os protagonistas Açucena e Jesuíno, vividos pela Bianca Bin e Cauã Reymond, tiveram sua turbulenta e encantadora relação acompanhada pela bela e forte voz da Maria Gadú em “Bela Flor”. Esta música abria o CD de estreia da Maria Gadú lançado em 2009, 2 anos antes de Cordel Encantado,  mais ao ouvir a música  emoldurada pelas imagens da trama fica impossível não imaginar que ela tenha sido feita especialmente para os personagens.

“Quando Assim’
Intérprete e Compositora – Núria Mallena


        Quando Assim” foi o primeiro trabalho da cantora e compositora Núria Mallena   a ter  uma maior projeção nacional. A Cantora só lançaria seu primeiro cd , o “Nu”, em 2012, certamente impulsionado pelo sucesso da música que entrou na trilha da novela. A composição acompanhou o inesperado casal formado pelo Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Maria Cesária (Lucy Ramos), que na trama viveram um entrecho inspirado no conto  Cinderela, visto que Augusto, Rei da Seráfia do Norte, se apaixona pela bela e simplória cozinheira da pequena cidade de Brogodó.

“Candeeiro Encantado”
Intérprete: Lenine
Compositores: Lenine e Paulo César Pinheiro


        Candeeiro Encantado   que embalou o bando do Coronel Herculano (Domingos Montagner)  na trama, na verdade foi gravada originalmente em 1997 no álbum “O Dia em que Faremos Contato” do Lenine. Mas é outra música que casou tão bem com a trama que parece ter sido feita especialmente para a mesma.

“Maracatu Atômico”
Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi
Compositores: Jorge Mautner e Nelson Jacobina


        Maracatu Atômico foi lançada originalmente em 1974 no álbum “Jorge” do Jorge Mautner, e no mesmo ano Gilberto Gil regravou para o álbum “Cidade de Salvador”. A versão que entrou na trilha de  Cordel Encantado foi gravada pelo Chico Science e Nação Zumbi, expoentes do manguebeat,  no álbum “Afrociberdelia  lançado em 1996. A música é um clássico do estilo e antes de integrar a trilha da novela  foi tema do filme Senna numa gravação da Nação Zumbi.

“Chão de Giz”
Intérprete e compositor: Zé Ramalho


        Clássico do Zé Ramalho que marcou a estreia profissional do cantor  em 1978. Na trama foi  tema do emblemático personagem Duque Petrus, vivido pelo Felipe Camargo. Desaparecido e dado como morto, na verdade Petrus havia sido vítima de uma intriga real e preso a uma máscara de ferro.

“Saga”
Cantor e Compositor: Filipe Catto


        Saga” que embalou as vilanias da Úrsula, vivida pela Déborah Bloch, é uma composição do além de cantor,  instrumentista, ilustrador e designer gráfico Filipe Catto. A música foi lançada como EP  em 2009 e integrou o primeiro trabalho do cantor , o CD “Fôlego”,  em 2011. Apesar de não ser  muito popular já foi backing vocal da Gal Costa,  e é dele  a versão de “No me Compares (Não me Compares)” gravado pela IveteSangalo e Alejandro Sanz para a trilha sonora de Salve Jorge   (2012). O Cantor  também ficou marcado por outras músicas em trilhas de novelas – “Quem é Você” (Sangue Bom), “Adoração” (Saramandaia) e  Flor da Idade” (Joia Rara), todas no ano de 2013.

“Circuladô de Fulô”
Intérprete: Caetano Veloso
Compositores: Caetano Veloso e Haroldo de Campos


        Essa foi outra faixa regravação de Cordel Encantado. A música é originalmente de 1991, data de lançamento do álbum “Circuladô  do Caetano Veloso, considerado um dos pontos altos das produções do cantor.

“Tum Tum Tum”
Intérprete: Karina Buhr
Compositores: Ary Monteiro e Cristovão Alencar


        A Vilã Úrsula, que foi magistralmente imortalizada na novela pela Déborah Bloch, ganhou esse outro tema na trilha. O tema interpretado pela cantora baiana Karina Burh era tocado nas tórridas cenas de amor da personagem com Herculano (Domingos Montagner).

“Coração”
Intérprete e Compositora: Monique Kessous


        A Bela e cristalina voz de Monique Kessous em “Coração” embalou a personagem Rosa, vivida pela Isabelle Drumond na trama. Monique que estreou na música aos 9 anos apesar de não ter um nome ainda popular no cenário musical  é muito conceituada no meio com direito a participações de Elba Ramalho e Ana Carolina em seus shows.  No eixo Rio e São Paulo abriu shows do Seu Jorge,  Capital Inicial e Jorge Ben. A Cantora  e compositora  já figurou entre outras trilhas de novelas como  Ciranda de Pedra (2008), Paraíso (2009) e Sangue Bom (2013).

“Na Primeira Manhã”
Intérprete e Compositor – Alceu Valença


        Na Primeira Manhã” foi lançada em 1980, é uma das faixas do disco “Coração Bobo” do Alceu. Uma bela canção que ajudou enriquecer ainda mais o CD de Cordel.

“Melodia Sentimental”
Intérprete – Djavan
Compositor – Villa Lobos


        Inácio (Maurício Destri) e Antônia (Luiza Valdetaro), viveram um amor quase impossível na trama  de Cordel Encantado. Ele abandonou todas as regalias  para viver como pobre depois que foi abandonado por seu grande amor,  que era prometida a um homem mais velho. “Melodia Sentimental” na voz do Djavan acompanhou a via-crúcis do casal que só pode finalmente ser feliz no último capítulo. Com poema de Dora Vasconcellos, “Melodia Sentimental” é parte integrante da obra “A Floresta do Amazonas” de Heitor Villa-Lobos, composta nos anos 50 para o filme Green Mansions de Mel Ferrer. A Gravação na voz do Djavan, compôs a trilha sonora  do filme Deus é Brasileiro, do Cacá Diegues. Executada na cena final é considerada uma das mais belas da produção.

“Estrela Miúda”
Intérprete – Maria Bethânia
Compositor – João do Valle e Luiz Vieira


        A inconfundível Maria Bethânia com   Estrela Miúda” acompanhou as aventuras de Farid (Mohamed Harfouch) e suas três mulheres.  Viajando muito cortando cabelos e arrancando dentes, Farid manteve por muito tempo em segredo o romance com três mulheres diferentes : a controladora Neusa (Heloísa Perissé), a sensual Bartira (Andrea Horta) e a moderna e sofisticada Penélope (Paulo Burlamaqui).  A Música  foi gravada originalmente em 1974 por João do Valle para o álbum “A Música Brasileira deste século por seus Autores e Intérpretes”, porém é mais  conhecida por essa regravação da Bethânia e uma outra imortalizada na voz da Amelinha.

“Carcará”
Intérprete – Otto
Compositores - João do Valle e José Cândido


        Carcará” é outra composição do João do Valle que entrou para a trilha de Cordel Encantado. Imortalizada na interpretação da Maria Bethânia, a canção foi lançada no compacto de estreia da cantora de  1965. Na trama, numa regravação do cantor Otto, foi utilizada como tema geral.

“Rei José”
Intérprete e Compositor – Silvério Pessoa


        Numa interpretação bem regional, Silvério Pessoa, artista muito conhecido  pelos eventos de São João e Natal por todo o Nordeste, entrou na trilha da trama com a música “Rei José” , também utilizada como tema geral para algumas cenas.

“Xâmego”
Intérprete – Luiz Gonzaga
Compositores – Luiz Gonzaga e Miguel Lima


        Uma trilha tão regional como a de Cordel Encantado não poderia faltar  Luiz Gonzaga. Assim fechando a trilha da trama entrou “Xâmego”, clássico do Gonzagão que batizou seu álbum lançado em 1958.

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Cordel Encatnado (2011)

Nossos Autores - Thelma Guedes e Duca Rachid 
e10blog
Trilha Sonora Eterna
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....