Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Trilha Sonora Eterna – Cordel Encantado (2011)



        Cordel Encantado está chegando ai no Vale a Pena Ver de Novo! A trama das autoras Thelma Guedes e DucaRachid, um dos grandes sucessos dos anos 2010 no horário das seis,  será a substituta de Belíssima (2005)  nas tardes da Globo.
        A trama juntou em sua história dos mundos imaginários inspirados nos contos de fadas e nas lendas heroicas do sertão brasileiro, mesclando Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel e Branca de Neve entre outros com os mitos sobre o rei do cangaço.  Esse mistura deu um tom interessante a trama que o público comprou logo em seus primeiros capítulos.
        Assim como a trama, a trilha sonora tinha que  ter essa aura para conectar o telespectador com o mundo de Cordel Encantado.
        Eduardo Queiroz e Mariozinho Rocha, produtor e diretor musical da trilha, conseguiram um compilado de músicas que fizeram do  CD comercial  da novela um das melhores da década  com clássicos de nomes como  Luiz Gonzaga, Vila Lobos, Alceu Valença, Zé Ramalho, Gilberto Gil entre outros.
        Para comemorar esse  retorno da trama,  Cordel Encantado é a primeira a ser dissecada faixa a faixa  no  Trilha Sonora Eterna     , para entrar 2019 como o pé direito.

“Minha Princesa Cordel”
Intérpretes: Gilberto Gil e Roberta Sá
Compositor – Gilberto Gil


        Nas tramas das últimas décadas fica difícil imprimir em nossa memória seus temas de abertura, o que em muitas vezes em nada tem a ver com a temática ou história da novela. No caso de Cordel Encantado  até o tema de abertura foi milimetricamente pensado. Gilberto Gil foi convidado pela diretora Amora Mautner por sugestão  de uma das autoras (Duca Rachid).  O Cantor leu  um resumo da sinopse da trama e na mesma tarde já tinha “Minha Princesa Cordel” composta para ser gravada. E para abrilhantar a gravação  convidou Roberta Sá para fazer um dueto com ele. Pronto a música logo em seus primeiro acordes leva o telespectador ao mundo de Cordel Encantado e prova  que a Globo,  quando quer,  sabe se dedicar a um bom tema musical.

“Bela Flor”
Intérprete e Compositora: Maria Gadú


        Os protagonistas Açucena e Jesuíno, vividos pela Bianca Bin e Cauã Reymond, tiveram sua turbulenta e encantadora relação acompanhada pela bela e forte voz da Maria Gadú em “Bela Flor”. Esta música abria o CD de estreia da Maria Gadú lançado em 2009, 2 anos antes de Cordel Encantado,  mais ao ouvir a música  emoldurada pelas imagens da trama fica impossível não imaginar que ela tenha sido feita especialmente para os personagens.

“Quando Assim’
Intérprete e Compositora – Núria Mallena


        Quando Assim” foi o primeiro trabalho da cantora e compositora Núria Mallena   a ter  uma maior projeção nacional. A Cantora só lançaria seu primeiro cd , o “Nu”, em 2012, certamente impulsionado pelo sucesso da música que entrou na trilha da novela. A composição acompanhou o inesperado casal formado pelo Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Maria Cesária (Lucy Ramos), que na trama viveram um entrecho inspirado no conto  Cinderela, visto que Augusto, Rei da Seráfia do Norte, se apaixona pela bela e simplória cozinheira da pequena cidade de Brogodó.

“Candeeiro Encantado”
Intérprete: Lenine
Compositores: Lenine e Paulo César Pinheiro


        Candeeiro Encantado   que embalou o bando do Coronel Herculano (Domingos Montagner)  na trama, na verdade foi gravada originalmente em 1997 no álbum “O Dia em que Faremos Contato” do Lenine. Mas é outra música que casou tão bem com a trama que parece ter sido feita especialmente para a mesma.

“Maracatu Atômico”
Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi
Compositores: Jorge Mautner e Nelson Jacobina


        Maracatu Atômico foi lançada originalmente em 1974 no álbum “Jorge” do Jorge Mautner, e no mesmo ano Gilberto Gil regravou para o álbum “Cidade de Salvador”. A versão que entrou na trilha de  Cordel Encantado foi gravada pelo Chico Science e Nação Zumbi, expoentes do manguebeat,  no álbum “Afrociberdelia  lançado em 1996. A música é um clássico do estilo e antes de integrar a trilha da novela  foi tema do filme Senna numa gravação da Nação Zumbi.

“Chão de Giz”
Intérprete e compositor: Zé Ramalho


        Clássico do Zé Ramalho que marcou a estreia profissional do cantor  em 1978. Na trama foi  tema do emblemático personagem Duque Petrus, vivido pelo Felipe Camargo. Desaparecido e dado como morto, na verdade Petrus havia sido vítima de uma intriga real e preso a uma máscara de ferro.

“Saga”
Cantor e Compositor: Filipe Catto


        Saga” que embalou as vilanias da Úrsula, vivida pela Déborah Bloch, é uma composição do além de cantor,  instrumentista, ilustrador e designer gráfico Filipe Catto. A música foi lançada como EP  em 2009 e integrou o primeiro trabalho do cantor , o CD “Fôlego”,  em 2011. Apesar de não ser  muito popular já foi backing vocal da Gal Costa,  e é dele  a versão de “No me Compares (Não me Compares)” gravado pela IveteSangalo e Alejandro Sanz para a trilha sonora de Salve Jorge   (2012). O Cantor  também ficou marcado por outras músicas em trilhas de novelas – “Quem é Você” (Sangue Bom), “Adoração” (Saramandaia) e  Flor da Idade” (Joia Rara), todas no ano de 2013.

“Circuladô de Fulô”
Intérprete: Caetano Veloso
Compositores: Caetano Veloso e Haroldo de Campos


        Essa foi outra faixa regravação de Cordel Encantado. A música é originalmente de 1991, data de lançamento do álbum “Circuladô  do Caetano Veloso, considerado um dos pontos altos das produções do cantor.

“Tum Tum Tum”
Intérprete: Karina Buhr
Compositores: Ary Monteiro e Cristovão Alencar


        A Vilã Úrsula, que foi magistralmente imortalizada na novela pela Déborah Bloch, ganhou esse outro tema na trilha. O tema interpretado pela cantora baiana Karina Burh era tocado nas tórridas cenas de amor da personagem com Herculano (Domingos Montagner).

“Coração”
Intérprete e Compositora: Monique Kessous


        A Bela e cristalina voz de Monique Kessous em “Coração” embalou a personagem Rosa, vivida pela Isabelle Drumond na trama. Monique que estreou na música aos 9 anos apesar de não ter um nome ainda popular no cenário musical  é muito conceituada no meio com direito a participações de Elba Ramalho e Ana Carolina em seus shows.  No eixo Rio e São Paulo abriu shows do Seu Jorge,  Capital Inicial e Jorge Ben. A Cantora  e compositora  já figurou entre outras trilhas de novelas como  Ciranda de Pedra (2008), Paraíso (2009) e Sangue Bom (2013).

“Na Primeira Manhã”
Intérprete e Compositor – Alceu Valença


        Na Primeira Manhã” foi lançada em 1980, é uma das faixas do disco “Coração Bobo” do Alceu. Uma bela canção que ajudou enriquecer ainda mais o CD de Cordel.

“Melodia Sentimental”
Intérprete – Djavan
Compositor – Villa Lobos


        Inácio (Maurício Destri) e Antônia (Luiza Valdetaro), viveram um amor quase impossível na trama  de Cordel Encantado. Ele abandonou todas as regalias  para viver como pobre depois que foi abandonado por seu grande amor,  que era prometida a um homem mais velho. “Melodia Sentimental” na voz do Djavan acompanhou a via-crúcis do casal que só pode finalmente ser feliz no último capítulo. Com poema de Dora Vasconcellos, “Melodia Sentimental” é parte integrante da obra “A Floresta do Amazonas” de Heitor Villa-Lobos, composta nos anos 50 para o filme Green Mansions de Mel Ferrer. A Gravação na voz do Djavan, compôs a trilha sonora  do filme Deus é Brasileiro, do Cacá Diegues. Executada na cena final é considerada uma das mais belas da produção.

“Estrela Miúda”
Intérprete – Maria Bethânia
Compositor – João do Valle e Luiz Vieira


        A inconfundível Maria Bethânia com   Estrela Miúda” acompanhou as aventuras de Farid (Mohamed Harfouch) e suas três mulheres.  Viajando muito cortando cabelos e arrancando dentes, Farid manteve por muito tempo em segredo o romance com três mulheres diferentes : a controladora Neusa (Heloísa Perissé), a sensual Bartira (Andrea Horta) e a moderna e sofisticada Penélope (Paulo Burlamaqui).  A Música  foi gravada originalmente em 1974 por João do Valle para o álbum “A Música Brasileira deste século por seus Autores e Intérpretes”, porém é mais  conhecida por essa regravação da Bethânia e uma outra imortalizada na voz da Amelinha.

“Carcará”
Intérprete – Otto
Compositores - João do Valle e José Cândido


        Carcará” é outra composição do João do Valle que entrou para a trilha de Cordel Encantado. Imortalizada na interpretação da Maria Bethânia, a canção foi lançada no compacto de estreia da cantora de  1965. Na trama, numa regravação do cantor Otto, foi utilizada como tema geral.

“Rei José”
Intérprete e Compositor – Silvério Pessoa


        Numa interpretação bem regional, Silvério Pessoa, artista muito conhecido  pelos eventos de São João e Natal por todo o Nordeste, entrou na trilha da trama com a música “Rei José” , também utilizada como tema geral para algumas cenas.

“Xâmego”
Intérprete – Luiz Gonzaga
Compositores – Luiz Gonzaga e Miguel Lima


        Uma trilha tão regional como a de Cordel Encantado não poderia faltar  Luiz Gonzaga. Assim fechando a trilha da trama entrou “Xâmego”, clássico do Gonzagão que batizou seu álbum lançado em 1958.

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Cordel Encatnado (2011)

Nossos Autores - Thelma Guedes e Duca Rachid 
e10blog
Trilha Sonora Eterna
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela