Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Sá, Rodrix e Guarabira




        O ano de 2019 vai marcar a volta de um seção que fez muito sucesso aqui no e10blog e que teve seu último post publicado em  maio de 2017 – a “No Tema e Na Trilha”.
        A seção escolhe um importante nome do cenário musical e  o homenageia através de suas músicas inseridas em trilhas sonoras.
        O Retorno não poderia ser em melhor companhia – Vamos relembrar os temas musicais do trio Sá, Rodrix e Guarabyra.
        Sá e Guarabyra é um dupla musical brasileira  formada em 1971 pelos compositores e cantores Luiz Carlos Pereira e Sá e Guttemberg Ney Guarabyra Filho. O primeiro sucesso de Guarabyra veio em outubro de 1967, quando ficou em primeiro lugar no Festival Internacional da Canção com a música “Margarida” interpretada pelo Grupo Manifesto, no qual era integrante. teve seu primeiro grande sucesso gravado por Pery Ribeiro  em 1966, “Giramundo”.
        Até então eram artistas solos quando formaram juntos com Zé Rodrix (antes do grupo Som Imaginário) – o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, que alcançou um relevante sucesso a partir de 1972 com a gravação de 2 LP´s pela Odeon.  O Estilo rock rural conquistou o grande público e o trio uma grande importância dentro do cenário musical brasileiro.  Em 1973, Zé Rodrix se separou do grupo , e a agora dupla , passou a figurar como   Sá e Guarabyra, que ganhou ainda mais projeção e cravou definitivamente seus nomes na história da MPB.
        Depois de alguns anos sem trabalho de estúdio em 1977 voltaram com um dos seus melhores trabalhos – o disco “Pirão de Peixe com Pimenta” marcado pelos sucessos “Sobradinho” e “Espanhola”. Mas foi o “10 anos Juntos” de 1982,  gravado ao vivo,  o trabalho de maior vendagens da dupla. No  disco eles relembraram grandes sucessos da dupla e da época do trio com Zé Rodrix. Foi nessa regravação que foi apresentada pela primeira vez as músicas “Dona” e “Caçador de Mim”, dois marcos na carreira da dupla.
        Vamos agora relembrar  os sucesso  da dupla, do trio ou deles separadamente  que figuraram na nossa teledramaturgia  e contar essa bela história regada a muita música boa.

Sá e Guarabyra:
Tema do Assoviador (Dona Xepa – 1977)


        Como dupla,  Sá e Guarabyra estrearam nos  tema de novelas em 1977, com o tema instrumental  do Daniel, um dos protagonistas da trama de Dona Xepa, do Gilberto Braga,  vivido pelo Edwin Luisi.  A música era inspiradora e mostrava mesmo em forma de melodias ou talvez por isso mesmo, todo o grau de talento dos compositores.

O Silêncio é de Ouro (Sinal de Alerta – 1978)


        O Estilo rock rural da dupla começava a se formar com  O Silêncio é de Ouro” que integrou a trilha de Sinal de Alerta, trama  do autor Dias Gomes. Na novela a música foi tema do agressivo Nilo, vivido pelo ator Eduardo Conde.

Roque Santeiro (Roque Santeiro – 1985)


        A novela Roque Santeiro foi um marco para a carreira da dupla.  Quem nunca cantarolou o “ . . .E o A,B C do Santeiro”, estrofe da música “Roque Santeiro” composta especialmente para tema de locação da trama do Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Foi também em Roque Santeiro que “Dona”, clássico composto pela dupla, ganhou  a versão imortalizada pelo Roupa Nova, que virou tema da Viúva Porcina, vivida pela Regina Duarte.

Verdades e Mentiras (Roque Santeiro – 1985)


        Devido ao sucesso da trilha nacional de Roque Santeiro, pela   primeira vez uma novela da Globo ganhou  uma segunda trilha nacional ao invés da internacional. Em Roque Santeiro Volume2, outra composição e gravação de Sá e Guarabyra ganhou as paradas de sucesso e se transformou em uma  das 100 músicas mais executadas do ano –  Verdades e Mentiras”. A música foi  um segundo tema de locação para a trama.

Em Silêncio (Hipertensão – 1986)


        Em Hipertensão, trama da autora Ivani Ribeiro, Sá e Guarabyra embalaram com “Em Silêncio  o personagem Chico, um índio interpretado pelo Stênio Garcia na novela.

Tabuleiro (Fera Radical – 1988)


        Na trama de Fera Radical, do Walther Negrão, que mesclava o cenário rural com o urbano, a dupla compôs e gravou uma música que contava exatamente essas sutis diferenças.
“No sertão as cidades esperam o dia em que o asfalto chegar
No sertão as cidades esperam o dia em que o asfalto chegar
Lá se vão os amigos
Lá se vão os tropeiros
Lá se vão automóveis
Tudo no mesmo areião”
          A música foi usada como tema de locação, tocou nas cenas de ação do Fernando, o protagonista vivido pelo José Mayer e nas  do Sr.  Altino, o personagem do saudoso Paulo Goulart.

Regra do Jogo (Pedra sobre Pedra – 1992)


        Em 1992, o grande vilão Candido Alegria, imortalizado pelo saudoso Armando Bógus na trama de Pedrasobre Pedra, do autor Aguinaldo Silva, foi embalado por esse tema na voz da dupla.


Ama Teu Vizinho como a Ti Mesmo (Salsa e Merengue – 1996)


        Em 1996, Zé Rodrix voltou a compor e  gravar com a dupla Sá e Guarabyra em “Ama Teu Vizinho como a Ti Mesmo”, que entrou na trilha nacional de Salsa e Merengue, do Miguel Falabella. A Música foi usada com tema de locação do núcleo da Vila Vintém.

       
Guarabyra em Carreira Solo:
Manhãs Bonita (Sinhá Moça – 2006)


        Em 2006,  Guarabyra  compôs e gravou “Manhãs Bonitas”, que entrou como tema de locação  na trilha do remake de Sinhá Moça, do Benedito Ruy Barbosa, atualizado por suas filhas Edmara e Edilene Barbosa.


Zé Rodrix em Carreira Solo
O Espigão (O Espigão – 1974)


        Zé Rodrix  ainda em carreira solo  integrou   a trilha de três novelas. Em 1974,  compôs  o tema de abertura  da novela O Espigão, do Dias Gomes.


Gerações (Corrida do Ouro  - 1974)


        Zé Rodrix  ficou responsável pela trilha sonora da novela Corrida do Ouro, da dupla Lauro César Muniz e Gilberto Braga. É composição dele todas as músicas do LP, porém o cantor só gravou a faixa que abre o disco “Gerações”.

A Garota do Teatro Rebolado (Selva de Pedra – 1986)


        Em 1986, Zé Rodrix  embalou a personagem Fanny, uma ex-atriz de teatro vivida pela Nicette Bruno na trama do remake de Selva de Pedra, da autora Regina Braga, com a música “A Garota do Teatro Rebolado” que não poderia ter casado tão bem com a personagem.


Veja Também:
Novelas Inesquecíveis  -Dona Xepa (1977)

Trilha Sonora Eterna - Roque Santeiro (1985)
No Tema e Na Trilha do Roupa Nova 
Nossos Autores - Miguel Falabella 
e10blog
No Tema e Na Trilha 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Globo começa as chamadas de “Dona de Mim” - A nova novela das sete

        Dona   de   Mim , a   nova novela das sete que vai substituir   Volta   por Cima , já   tem data    de estreia.   A   Trama criada e escrita por  Rosane Svartman , com colaboração de Juan Jullian, Renata Sofia ,  Jaqueline Vargas , Michel Carvalho ,  Mário Viana  e Carolina Santos, tem   direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman , estreia   dia 28   de   abril.           Protagonizada por   Clara Moneke   e um grande elenco   encabeçado   como nomes como Tony Ramos , Claudia Abreu, Rafael Vitti, Giovanna Cordeiro, Juan Paiva     e uma   participação especialíssima   da Camila   Pitanga , entre   outros,   será marcada por um casamento que não se tornará uma celebração do amor de Filipa (Cláudia Abreu) e Abel (Tony Ramos...