Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)


        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.
        A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.

        A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho (Paulo Gracindo), Romeu (Ary Fontoura) e Napoleão (Cláudio Correa e Castro), que disputam entre si a atenção da bela moça. O que ela não sabe é que no passado os velhinhos haviam se casado com trigêmeas e uma delas era a mãe de Carina. Quem será seu verdadeiro pai? Enquanto cada velhinho luta pela paternidade de Carina, um crime mobiliza a cidade: a jovem Luzia (Cláudia Abreu) é assassinada.

        Carina, a protagonista foi vivida por Maria Zilda Betlhem no auge da sua beleza. Em Nossa Filha Gabriela a personagem foi da Eva Wilma. Sandro Galhardi, vivido pelo Cláudio Cavalcanti em Hipertensão, foi vivido pelo saudoso Gianfrancesco Guarnieri  na versão da Tupi.

        Cláudio Corrêa e Castro voltou a interpretar o mesmo personagem que havia feito em Nossa Filha Gabriela: o metódico e autoritário Napoleão, um dos velhinhos da trama. Os outros velhinhos, Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), foram interpretados na novela original por Ivan Mesquita e Abrahão Farc, respectivamente.

        Fafy Siqueira  imortalizou na trama a beata fofoqueira Fifi – que vivia nas janelas tecendo comentários maldosos contra todos da violência. O Sucesso da personagem  foi tão grande  que “Fifi” acabou virando sinônimo para se referir a pessoas futriqueiras e mexeriqueiras – “Ela é uma Fifi!”.
        As belas Monique Evans e Sandra Bréa fizeram participação especial na trama como babás dos filhos de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella) e candidatas ao seu coração.

        Hipertensão marcou a estreia em novelas dos atores Antônio Calloni, Cláudia Abreu, Carla Marins, Eri Johnson e Alexandra Marzo. O Ator Jonathan Nogueira, então com sete anos, também estreou na tv na trama. César Filho, já famoso como apresentador, estreou como ator na trama,  e seu personagem Túlio teve muito destaque ganhando inclusive a capa da trilha internacional com seu par romântico na trama,  a atriz Carla Marins.

        Uma das coisas que mais me lembro de Hipertensão é da colorida abertura ao som de “Gosto do Prazer” de A Cor do Som. No vídeo, o caminhão do grupo de Teatro Mambembe por onde passava espalhava um colorido pelas ruas e casas. Um show de abertura!

        Uma das tramas que chamou atenção em Hipertensão foi o núcleo de Donana, da inesquecível e saudosa Georgia Gomide. A viúva é  mulher autoritária exerce grande influência sobre a comunidade de Rio Belo. Ela tem dois filhos: Raquel (Deborah Evelyn), a quem hostiliza por considerá-la responsável pela morte do marido, e Raimundo, o Rai (Taumaturgo Ferreira), um playboy que deixou a cidade para estudar na capital. Quando volta a Rio Belo, Rai acaba se envolvendo com Luzia (Cláudia Abreu), filha de Odete (Lupe Gigliotti), empregada da fazenda Santa Lúcia. Os dois vivem um conturbado romance, que se complica quando ela engravida. No decorrer da novela, Luzia morre misteriosamente. Rai, o principal suspeito, foge. Enquanto permanece desaparecido, Donana se esforça para inocentar o filho, mas ele é preso, para desespero da mãe. No final, ela vai até a delegacia e revela ao delegado Joel (Nelson Xavier) que é a verdadeira assassina de Luzia. Donana conta ao delegado que ofereceu dinheiro para a moça, na tentativa de que ela desistisse de se casar com Rai e se mudasse para bem longe de Rio Belo. Luzia recusou o dinheiro, e as duas começaram a se agredir fisicamente. Donana, então, empurrou Luzia, que rolou barranco abaixo.  
        O Desfecho desse assassinato que mobilizou a reta final de Hipertensão acabou duplicando Cláudia Abreu no ar. A Atriz que já estava no elenco de O Outro (1987), aparecia simultaneamente nas duas novelas.
        Rio Belo contava também com outros habitante importantes e que marcaram a trama, como o índio Chico, do Stênio Garcia , que era a reedição do personagem que o ator viveu em A Muralha, novela que a autora adaptou em 1968  para a Tv Excelsior; além do médico Assunção do Ruy Resende e o Padre Vicente do Oswaldo Louzada.

        Hipertensão não é considerada um grande sucesso da autora, apesar da sua trama água com açúcar ter conquistado o público que se apegava a um ou outro personagem. Porém o estilo mais voltado para trama das seis do que das sete, o horário em que ela foi veiculada, fez da trama uma novela certa apresentada em um horário que não lhe fez justiça. Apresentada entre as novelas Cambalacho (1986) e Brega e Chique (1987) , dois clássicos do horário, do Silvio de Abreu e Cassiano Gabus Mendes respectivamente, ambos já consagrados  com o estilo que perpetuava a novela das sete da década de 80. Assim quando entrou Hipertensão o público sentiu a falta do humor com mais força em seus entrechos.  
Ficha Técnica:

Novela da Autora Ivani Ribeiro
Direção Geral: Wolf Maia
Elenco:
MARIA ZILDA – Carina
CLÁUDIO CAVALCANTI – Sandro Galhardi
PAULO GRACINDO – Candinho
ARY FONTOURA – Romeu
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Napoleão
GEÓRGIA GOMIDE – Donana
TAUMATURGO FERREIRA – Rai (Raimundo)
ELIZABETH SAVALA – Renata
PAULO BETTI – Laerte
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Marcos Mendonça
DEBORAH EVELYN – Raquel
ELOÍSA MAFALDA – Gioconda
STÊNIO GARCIA – Chico
CÉSAR FILHO – Túlio
CARLA MARINS – Carola
JOSÉ MAYER – Raul Galvão
LÚCIA ALVES – Beatriz
ANTÔNIO CALLONI – Fratelo
LÍLIA CABRAL – Antonieta
RUY REZENDE – Dr. Vitor Assunção
FAFY SIQUEIRA – Fifí
NELSON XAVIER – Joel
CLÁUDIA ABREU – Luzia
LUPE GIGLIOTTE – Odete
BRUNO ROCHA – Viriato
ROMEU EVARISTO – Sabiá
FRANCISCO DANTAS – Américo
ANA ARIEL – Conceição
OSWALDO LOUZADA – Padre Vicente
IDA GOMES – Ma Mére
ERI JOHNSON – Juca
ERNESTO PICCOLO – Beto
ANA BEATRIZ WILTGEN – Soninha
ALEXANDRA MARZO – Taís
CARLOS DUVAL – Seu Vieira
CHAGUINHA – Boca Mole
SILVEIRINHA – prefeito Zequinha
SÉRGIO ROPPERTO – Roque
e as crianças
ANDERSON MARTINS – Pé-de-Meia
KARINE MOURA – Niní
DUDU CARDOSO – Diogo
BRUNO ANDRADE – Tavinho
JONATHAN NOGUEIRA – Lalau
ÍGOR ROBERTO LAGE – Ed
e
DAISY TENÓRIO – governanta da casa de Marcos
DILMA MACHADO – Jurema (empregada de Donana)
HORÁCIO VETER – Tonho
LYS BELTRÃO – Solange (secretária de Donana)
MANOEL ELISIÁRIO – Neco (dono de um bar em Rio Belo)
MARCOS WAIMBERG
MARINO JARDIM – jardineiro de Marcos
MONIQUE EVANS – Alaíde (trabalhou como babá dos filhos de Marcos, candidata ao seu coração)
PAULO CELESTINO FILHO
SANDRA BRÉA – trabalhou como babá dos filhos de Marcos, candidata ao seu coração
THEREZA CASTRO – mulher do prefeito Zequinha
Exibição: 06 de Outubro de 1986 à 18 de Abril de 1987
Capítulos: 167


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra