Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Regiane Alves


        Regiane Alves voltou a tv com tudo na pele da sedutora e apaixonante prostituta Marli da série Cidade Proibida, dos autores Mauro Wilson e Maurício Farias. Aliás, a química entre ela  e Vladimir Brichta,  que vive o protagonista Zózimo,   já é o grande trunfo da produção.

        A Atriz estreou na Tv já com um grande desafio – foi a protagonista da novela Fascinação, escrita pelo Walcyr Carrasco,  no SBT em 1998. O trabalho apesar de ter tido pouca repercussão,  credenciou  o trabalho da Regiane, que no ano seguinte já ganhava uma personagem numa trama global.
        Regiane, que é de Santo André, região de São Paulo, aos 13 anos já demonstrava o desejo de trabalhar com atuação e começou a investir na carreira  em trabalhos  como modelo e manequim. Depois, já cursando a faculdade de comunicação, Regiane  ingressou no curso de Teatro em São Caetano do Sul.
        Depois do destaque em Fascinação (1998), Regiane Alves viu que era isso que realmente queria fazer para o resto da vida.  No decorrer dos anos veio galgando uma carreira ascendente, se firmando hoje como uma das melhores da sua geração, com personagens que vamos relembrar no decorrer desse post,  que   marcaram a teledramaturgia nacional. 

Ana Clara de Fascinação(1998)

        Como já disse, Fascinação foi a estreia da Regiane Alves na Tv.  O SBT apostou no rostinho novo da atriz para protagonizar a novela que o Walcyr Carrasco escreveu,  quase que obrigado,   para cumprir o contrato com a casa. A novela, graças a rejeição à Torre de  Babel, trama da Globo apresentada no mesmo ano, teve uma boa audiência, dada às devidas proporções, e isso deu uma projeção ao trabalho da Regiane Alves como a meiga e doce Ana Clara. Nascia naquele momento uma grande profissional  para a nossa teledramaturgia.

Rosália  Olinto de A Muralha (2000)

        Depois de Fascinação, a atriz ainda integrou o elenco de Meu Pé de Laranja Lima (1998), na Rede Bandeirantes  e em 2000 veio sua primeira personagem na Globo, a doce e destemida Rosália Olinto de A Muralha, minissérie  da autora Maria Adelaide Amaral. Sua personagem no decorrer da minissérie acaba se apaixonando pelo mau-caráter Bento Coutinho (Caco Ciocler), grande inimigo de sua família.

Clara de Laços de Família (2000)

        Foi das mãos do Manoel Carlos, que Regiane ganhou sua primeira personagem de maior  projeção nacional , a vilã Clara de Laços de Família. Na trama,  a atriz pode usar todo seu talento dramático para exprimir a inveja e o ciúmes que Clara sentia por Capitu (Giovanna Antonelli), ex-namorada de Fred (Luiggi Baricelli), seu marido. No auge da suas vilanias ela conta em plena festa de casamento da Camila (Carolina Dieckmann), que Capitu  que posa de mãe dedicada e universitária promissora, na verdade era garota de programa, em uma das grandes cenas vivida pela Regiane Alves na tv até então.

Dóris de MulheresApaixonadas (2003)

        A  Consagração de Regiane Alves veio mesmo com a Dóris de Mulheres Apaixonadas, a trama seguinte do Manoel Carlos. A Arrogante e mimada , maltratava os avós de todas as formas, e a abordagem foi usada como uma ação social em favor dos idosos  juntamente com a campanha da fraternidade daquele ano. Carmem Silva e Oswaldo Louzada, que interpretavam os avós, foram pessoalmente à Brasília numa mobilização no Congresso nacional em favor do projeto de lei que criaria o Estatuto dos Idosos.  Por outro lado, a Dóris mesmo sendo uma vilã, caiu  no gosto do público, foi castigada dentro da trama , mas a Regiane Alves só colheu os louros do seu trabalho,  que ainda  rendeu uma ensaio de capa para  a  Revista Playboy em agosto de 2003 na edição de 28 anos da publicação. 

Belinha de Cabocla (2004)

        No remake de Cabocla, atualizado pela Edilene e Edmara Barbosa, Regiane Alves ganhou destaque dando vida a romântica e sonhadora Belinha. Ao voltar dos estudos na cidade grande,  ela acaba conhecendo Neco, o personagem do Danton Mello, exatamente o filho do grande inimigo de seu pai. Com isso,  o casal passa por grandes obstáculos para finalmente serem felizes.


        Em 2008, Regiane Alves ganhou sua primeira protagonista oficial, a órfão Joana de Beleza Pura, primeira e última novela da autora Andrea Maltarolli, que escreveu várias  temporadas de Malhação. A personagem se transforma em uma famosa dermatologista e encontra o amor nos braços de Guilherme (Edson Celulari). No decorrer da novela,  mesmo com uma pegada cômica, a personagem reencontra a mãe, a personagem da  Christiane Torloni , e os irmãos, e eles a partir de então  vivem uma história muito emocionante de reconstrução familiar.

Goretti de Tempos Modernos (2010)

        Em 2010, Regiane Alves entra no campo do humor com a cafona que pensava ser artista plástica , Goretti de Tempos Modernos do Bosco Brasil. Aliás, a personagem detestava ser chamada de Goretti, e insistia em se intitular  simplesmente “Gó”. Ela morria de vergonha da origem pobre familiar e vivia tentando dar ao seu pai o primeiro neto homem, e já estava na quarta filha mulher,  de tanto tentar. Foi um diferencial na carreira da atriz que mostrou que tinha uma veia boa para a comicidade.
  
 Cristiane de A Vida da Gente (2011)

        Continuou no humor na pele da perua Cristiane de A Vida da Gente, da Licia Manzo. Ex-personal trainer e agora Sra. Jonas Macedo (Paulo Betti). Alpinista social, Cris passa rapidamente de funcionária a patroa na mansão dos Macedo. Tendo vivido sempre com pouco dinheiro, após o casamento vira uma consumista furiosa, para desagrado de Nanda (Maria Eduarda), filha mais velha de Jonas.

Renata de Sangue Bom (2013)

        Em Sangue Bom, da Maria Adelaide Amaral, Regiane Alves deu vida a personagem Renata, braço-direito de Verônica, a personagem da LetíciaSabatella, na fábrica de casamentos Para Sempre. Com um casamento sereno a vista, inclusive já com tudo preparado por ela mesma na empresa onde trabalha, de repente se ver arrebatada por uma tesão sem controle por Tito (Rômulo Neto). Em uma desses arroubos  é flagrada pelo noivo gente – boa Érico (Armando Babaioff) o que transforma a vida de ambos completamente depois da dissolução do noivado.

Beth de A Lei do Amor (2016)

        No ano passado,  Regiane Alves entrou no meio da trama de A Lei do Amor, com indícios de uma personagem que iria  fazer um rebuliço total na trama, mexendo com o núcleo  da grande vilã  Magnólia (Vera Holtz). Porém devido o roteiro complexo e desconexo  que a trama tomou , sua personagem acabou sendo desperdiçada e assassinada antes do final da novela. Assim,  ficou pouco mais de um mês dentro da trama da Maria Adelaide Amaral, mas foi o suficiente para vermos que a personagem prometia muito viu.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

No Tema e na Trilha da Verônica Sabino

        O nome de Verônica Sabino voltou a circular entre as conversas sobre teledramaturgia desde a estreia da reprise de Selva de Pedra , o remake produzido pela Globo em 1986 que atualmente é uma das principais reprises do Canal Viva.         A cantora é interprete do principal tema da novela “ Demais ” que toca incessantemente nas cenas de amor entre Cristiano (Tony Ramos) e Simone (Fernanda Torres) ,   e que ajudou a fazer o nome da cantora já   em seu primeiro single.         A Cantora e compositora iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Céu da Boca , onde gravou os discos “ Céu da Boca ” (1981) e “ Baratotal ” (1982) realizando shows por todo o Brasil.         Seu primeiro trabalho solo “ Metamorphose ” teve composições de nomes como João Bosco, Tom Jobim, Ivan Lins entre outros com direção artística ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...