Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Dia das Crianças - Personagens Infantis que roubaram a cena nas novelas


        Mais um dia das crianças e o e10blog como nunca deixa passar em branco, vai homenagear esses seres que alegram todos os lugares que passam, relembrando personagens infantis que roubaram a cena em novelas. Sejam pelo talento que já despontava em seus primeiros passos na teledramaturgia, ou pela graciosidade empregada pelos pequenos,  que  transformaram os personagens  em parte da nossa família.
        A maioria dos citados tiveram uma carreira crescente e hoje estão no patamar dos grandes profissionais  cada um de sua geração,   provando que o talento e a veia para a arte de interpretar estava em seus sangue. 

Toquinho – Patrícia Ayres em A Pequena Orfã (1968)

        Em 1968, a Tv Excelsior viu sua audiência subir rapidamente quando veiculou a novela A Pequena Órfã, que contava a história de uma menina abandonada pelos pais e  sofria nas mãos da megera dona do orfanato em que vivia. O Tema pipocou em todas as outras emissoras e transformou Patrícia Aires, a interprete de Toquinho, protagonista da novela,  em grande estrela mirim da casa.  Porém,  Patrícia Aires acabou deixando a novela antes do seu término, o pai da menina,  o também ator Percy Aires, contou em entrevista que tirou a filha da trama devido à grande demanda de trabalho a qual ela era submetida. O Diretor da trama, Dionísio Azevedo,  rebateu a declaração de Percy , alegando que ela havia tirado a menina  por causa de um contrato mais vantajoso com a Rede RecordTv, no qual ele já era contratado. Polêmicas à  parte, a menina foi um sucesso meteórico  e em 1971 voltou a protagonizar uma novela, Meu Pedacinho de Chão, do Benedito Ruy Barbosa, na Globo, vivendo a Pituca. Porém depois de Rosa dos Ventos (1973), a menina resolveu abandonar a teledramaturgia e se dedicar a outras profissões.

Maria Helena, Isabela Garcia em  Água Viva (1980)

        Outra menina órfã que chamou atenção em uma trama foi a Maria Helena, vivida pela então criança, Isabela Garcia, na novela Água Viva, do GilbertoBraga. Com muita graciosidade e sofrimento a menina passou por poucas e boas no orfanato, mas  sempre contando com o apoio de sua vizinha, que morava ao lado do orfanato, a doce Suely (Ângela Leal). No decorrer da trama descobre-se que Maria Helena é filha de Nelson, o personagem do Reginaldo Faria. Isabela Garcia como sabemos, se transformou em grande estrela e protagonizou várias tramas em sua fase adulta.

Heleninha, Beatriz Bertú em Bebê a Bordo (1988)

        Oito anos depois de Água Viva, Isabela Garcia protagoniza a trama de Bebê a Bordo, do Carlos Lombardi, agora como mãe de um dos bebês mais marcantes da história da teledramaturgia – A Heleninha. Ana , a personagem da Isabela dá a luz em pleno um congestionamento de trânsito de uma avenida  no primeiro capítulo, começando ali a via cruzis do bebê que passou de mão em mãos por toda a trama. A Heleninha foi vivida por vários bebês, mas sem dúvidas a mais marcante foi a última e  que ficou mais tempo no ar,  a menina vivida pela Beatriz Bertú que centralizou a atenção do público, se apaixonando por ela a cada nova cena. Beatriz Bertú acabou não ingressando na carreira  e só voltou à teledramaturgia em 2014 numa websérie para internet.

Tita , Alessandra Aguiar em  Barriga de Aluguel (1990)

        Ela estreou na tv quase que por acaso, depois de ser vista por uma diretora na praia, que a levou para um teste com Wolf Maia. O Diretor, que na época  além de atuar, dirigia a trama de Barriga de Aluguel, da Glória Perez , selecionou a menina para viver a pequena Tita. A Menina  que encantava os médicos na área pobre do hospital que era um dos núcleos da novela, também seduziu o Brasil, que se apaixonou pela graciosidade e talento da atriz (ainda sem saber) mirim. A Pequena Alessandra Aguiar, logo engatou novos trabalhos e foi contratada para integrar o elenco de Os Trapalhões, onde ficou por cinco anos. Depois fez algumas novelas na Globo, e hoje ao 25 anos,  estuda ioga e meditação.

Bia, Tatyane Goulart em  Felicidade (1991)

        A Bia de Felicidade, trama do autor Manoel Carlos, foi um daqueles personagens que se transformaram em fenômeno. Impossível imaginar a novela sem ela. A intérprete, Tatyane Goulart, além da meiguice de criança e com  um talento nato, poucas vezes visto em crianças da sua idade na tv, fez um trabalho irrepreensível brilhando ao lado de grandes nomes como Maitê Proença, Tony Ramos e Laura Cardoso. A Bia foi a dona do penúltimo capítulo da trama, quando sua mãe,  Helena (Maitê Proença),  finalmente resolve revelar quem é seu verdadeiro pai. A Cena da menina correndo as escadarias do prédio para a pracinha,   onde Álvaro (Tony Ramos) à esperava,  emocionou o Brasil. Na trama vale destacar também o Alvinho,  vivido pelo menino Eduardo Caldas. A química dos dois era perfeita,  o que só credenciou ainda mais o trabalho da Tatyane que se transformou em estrela da Globo. A Atriz continuou fazendo trabalhos de destaque na emissora no decorrer dos anos 90. Nos anos 2000 o ritmo desacelerou,   e seu último trabalho foi em Pecado Mortal (2013) na Rede RecordTv. Hoje aos 33 anos, assumiu as empresas da família e declarou em entrevistas que não pretende voltar a Tv.

Sandrinha, Cecília Dassi em Por Amor (1997)

        Atualmente reprisada pelo  Canal Viva, Por amor, foi outra trama do Manoel Carlos que nos  apresentou um personagem infantil muito importante dentro do enredo e que se transformou em sucesso instantâneo. A Sandrinha, vivida pela atriz Cecília Dassi, era a irmã mais nova da protagonista Eduarda (Gabriela Duarte), filha do  segundo casamento  de Orestes (Paulo José), pai das duas. A Menina encantou o público em cenas com alta dose dramática. Ela cuidava com muito carinho do pai , que sofria com o drama do alcoolismo, e foi o elo de reconciliação entre Orestes e Eduarda. O Talento da Cecília logo chamou atenção e depois de Por Amor participou de várias outras novelas – a última foi Viver a Vida em 2009, e depois de um participação no seriado A Vida Alheia (2010), resolveu dedicar-se a carreira de psicóloga, e hoje ao 27 anos, tem um canal do You Tube em que fala sobre autoconhecimento e motivação, entre outros temas.

Khadija, Carla Diaz em  O Clone (2001)  

        Carla Diaz, já tinha um currículo de dar inveja a muita veterena, com vários trabalhos antes de ganhar a projeção nacional com  a Khadja na trama de O Clone , a novela da Glória Perez em que deu vida a filha da protagonista Jade (GiovannaAntonelli).  Apaixonada por ouro, muito ouro e sempre com um  “Inshalá”  na ponta da  língua, a personagem  se transformou em sucesso a medida que O Clone se transformava em fenômeno na teledramaturgia e até hoje Carla Diaz, que vive a periguete Carine em A Força do Querer, é lembrada pela personagem marroquina.

 Salete, Bruna Marquezine em  Mulheres Apaixonadas (2003)

        Fica difícil imaginar, mas a Bruna Marquezine já foi uma menininha fofinha e que seduzia o Brasil com meiguice e talento. A menina, que na época foi chamada de prodígio encantou o telespectador na pele da doce e sofredora Salete, da trama de Mulheres Apaixonadas, do Maneco. Com um desempenho extraordinário, a menina foi a grande revelação da novela e brilhou em cena com grandes atores como Tony Ramos e VanessaGerbelli, mostrando a grande atriz que se tornaria, virando estrelas de novelas como Em Família (2014)  e I Love Paraisópolis (2015).

Raí, Sérgio Malheiros em Da Cor do Pecado (2004)

        Único menino dessa lista, o então criança Sérgio Malheiros, dividiu o sucesso de Da Cor do Pecado, novela do autor JoãoEmanuel Carneiro, com Tais Araújo, que viveu a protagonista Preta. Mãe e filho na trama, a química entre eles  foi tão grande que fica impossível imaginar  o Raí e  a Preta vividos por outros atores. A força deles em cena foi tão grande, que quase 13 anos depois,  Tais Araújo e Sérgio Malheiros postaram uma foto juntos, uma espécie de reencontro de mãe e filho, e a postagem bombou nas redes sociais. Sérgio não deixou a fama do Raí cair no ostracismo e praticamente fez uma novela por ano de lá para cá.
  
Sabina, Marina Ruy Barbosa em Belíssima (2005)

        Marina Ruy Barbosa,  grande estrela da tv e publicidade, também despontou para o sucesso ainda muito criança e cheia de sardas,   e entre vários trabalhos infantis em novelas vale destacar a inesquecível Sabina de Belíssima, do autor Silvio de Abreu. Na pele da cativante menina, Marina já mostrava a desenvoltura e talento que tinha para interpretar e protagonizou cenas inesquecíveis na trama com Cláudia Abreu (que vivia sua mãe) e Fernanda Montenegro (Sua Avó).

Dias das Crianças - Atores que cresceram na Tv


Abertura dos Programas Infantis que marcaram época



Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa :www.wikipédia.com.br

        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...