Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)


        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.
        A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.

        A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho (Paulo Gracindo), Romeu (Ary Fontoura) e Napoleão (Cláudio Correa e Castro), que disputam entre si a atenção da bela moça. O que ela não sabe é que no passado os velhinhos haviam se casado com trigêmeas e uma delas era a mãe de Carina. Quem será seu verdadeiro pai? Enquanto cada velhinho luta pela paternidade de Carina, um crime mobiliza a cidade: a jovem Luzia (Cláudia Abreu) é assassinada.

        Carina, a protagonista foi vivida por Maria Zilda Betlhem no auge da sua beleza. Em Nossa Filha Gabriela a personagem foi da Eva Wilma. Sandro Galhardi, vivido pelo Cláudio Cavalcanti em Hipertensão, foi vivido pelo saudoso Gianfrancesco Guarnieri  na versão da Tupi.

        Cláudio Corrêa e Castro voltou a interpretar o mesmo personagem que havia feito em Nossa Filha Gabriela: o metódico e autoritário Napoleão, um dos velhinhos da trama. Os outros velhinhos, Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), foram interpretados na novela original por Ivan Mesquita e Abrahão Farc, respectivamente.

        Fafy Siqueira  imortalizou na trama a beata fofoqueira Fifi – que vivia nas janelas tecendo comentários maldosos contra todos da violência. O Sucesso da personagem  foi tão grande  que “Fifi” acabou virando sinônimo para se referir a pessoas futriqueiras e mexeriqueiras – “Ela é uma Fifi!”.
        As belas Monique Evans e Sandra Bréa fizeram participação especial na trama como babás dos filhos de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella) e candidatas ao seu coração.

        Hipertensão marcou a estreia em novelas dos atores Antônio Calloni, Cláudia Abreu, Carla Marins, Eri Johnson e Alexandra Marzo. O Ator Jonathan Nogueira, então com sete anos, também estreou na tv na trama. César Filho, já famoso como apresentador, estreou como ator na trama,  e seu personagem Túlio teve muito destaque ganhando inclusive a capa da trilha internacional com seu par romântico na trama,  a atriz Carla Marins.

        Uma das coisas que mais me lembro de Hipertensão é da colorida abertura ao som de “Gosto do Prazer” de A Cor do Som. No vídeo, o caminhão do grupo de Teatro Mambembe por onde passava espalhava um colorido pelas ruas e casas. Um show de abertura!

        Uma das tramas que chamou atenção em Hipertensão foi o núcleo de Donana, da inesquecível e saudosa Georgia Gomide. A viúva é  mulher autoritária exerce grande influência sobre a comunidade de Rio Belo. Ela tem dois filhos: Raquel (Deborah Evelyn), a quem hostiliza por considerá-la responsável pela morte do marido, e Raimundo, o Rai (Taumaturgo Ferreira), um playboy que deixou a cidade para estudar na capital. Quando volta a Rio Belo, Rai acaba se envolvendo com Luzia (Cláudia Abreu), filha de Odete (Lupe Gigliotti), empregada da fazenda Santa Lúcia. Os dois vivem um conturbado romance, que se complica quando ela engravida. No decorrer da novela, Luzia morre misteriosamente. Rai, o principal suspeito, foge. Enquanto permanece desaparecido, Donana se esforça para inocentar o filho, mas ele é preso, para desespero da mãe. No final, ela vai até a delegacia e revela ao delegado Joel (Nelson Xavier) que é a verdadeira assassina de Luzia. Donana conta ao delegado que ofereceu dinheiro para a moça, na tentativa de que ela desistisse de se casar com Rai e se mudasse para bem longe de Rio Belo. Luzia recusou o dinheiro, e as duas começaram a se agredir fisicamente. Donana, então, empurrou Luzia, que rolou barranco abaixo.  
        O Desfecho desse assassinato que mobilizou a reta final de Hipertensão acabou duplicando Cláudia Abreu no ar. A Atriz que já estava no elenco de O Outro (1987), aparecia simultaneamente nas duas novelas.
        Rio Belo contava também com outros habitante importantes e que marcaram a trama, como o índio Chico, do Stênio Garcia , que era a reedição do personagem que o ator viveu em A Muralha, novela que a autora adaptou em 1968  para a Tv Excelsior; além do médico Assunção do Ruy Resende e o Padre Vicente do Oswaldo Louzada.

        Hipertensão não é considerada um grande sucesso da autora, apesar da sua trama água com açúcar ter conquistado o público que se apegava a um ou outro personagem. Porém o estilo mais voltado para trama das seis do que das sete, o horário em que ela foi veiculada, fez da trama uma novela certa apresentada em um horário que não lhe fez justiça. Apresentada entre as novelas Cambalacho (1986) e Brega e Chique (1987) , dois clássicos do horário, do Silvio de Abreu e Cassiano Gabus Mendes respectivamente, ambos já consagrados  com o estilo que perpetuava a novela das sete da década de 80. Assim quando entrou Hipertensão o público sentiu a falta do humor com mais força em seus entrechos.  
Ficha Técnica:

Novela da Autora Ivani Ribeiro
Direção Geral: Wolf Maia
Elenco:
MARIA ZILDA – Carina
CLÁUDIO CAVALCANTI – Sandro Galhardi
PAULO GRACINDO – Candinho
ARY FONTOURA – Romeu
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Napoleão
GEÓRGIA GOMIDE – Donana
TAUMATURGO FERREIRA – Rai (Raimundo)
ELIZABETH SAVALA – Renata
PAULO BETTI – Laerte
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Marcos Mendonça
DEBORAH EVELYN – Raquel
ELOÍSA MAFALDA – Gioconda
STÊNIO GARCIA – Chico
CÉSAR FILHO – Túlio
CARLA MARINS – Carola
JOSÉ MAYER – Raul Galvão
LÚCIA ALVES – Beatriz
ANTÔNIO CALLONI – Fratelo
LÍLIA CABRAL – Antonieta
RUY REZENDE – Dr. Vitor Assunção
FAFY SIQUEIRA – Fifí
NELSON XAVIER – Joel
CLÁUDIA ABREU – Luzia
LUPE GIGLIOTTE – Odete
BRUNO ROCHA – Viriato
ROMEU EVARISTO – Sabiá
FRANCISCO DANTAS – Américo
ANA ARIEL – Conceição
OSWALDO LOUZADA – Padre Vicente
IDA GOMES – Ma Mére
ERI JOHNSON – Juca
ERNESTO PICCOLO – Beto
ANA BEATRIZ WILTGEN – Soninha
ALEXANDRA MARZO – Taís
CARLOS DUVAL – Seu Vieira
CHAGUINHA – Boca Mole
SILVEIRINHA – prefeito Zequinha
SÉRGIO ROPPERTO – Roque
e as crianças
ANDERSON MARTINS – Pé-de-Meia
KARINE MOURA – Niní
DUDU CARDOSO – Diogo
BRUNO ANDRADE – Tavinho
JONATHAN NOGUEIRA – Lalau
ÍGOR ROBERTO LAGE – Ed
e
DAISY TENÓRIO – governanta da casa de Marcos
DILMA MACHADO – Jurema (empregada de Donana)
HORÁCIO VETER – Tonho
LYS BELTRÃO – Solange (secretária de Donana)
MANOEL ELISIÁRIO – Neco (dono de um bar em Rio Belo)
MARCOS WAIMBERG
MARINO JARDIM – jardineiro de Marcos
MONIQUE EVANS – Alaíde (trabalhou como babá dos filhos de Marcos, candidata ao seu coração)
PAULO CELESTINO FILHO
SANDRA BRÉA – trabalhou como babá dos filhos de Marcos, candidata ao seu coração
THEREZA CASTRO – mulher do prefeito Zequinha
Exibição: 06 de Outubro de 1986 à 18 de Abril de 1987
Capítulos: 167


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Oi:

    A novela marcou mesmo!
    Lembro quando passou; tinha 11 para 12 - época em que se assistia muito TV (e a programação compensava)...
    Sei que foi a 1a de CLAUDIA ABREU. E que a intratante DONANA foi a assassina.
    DEBORA S. EVELYN num dos 1os papéis (lembro que tinha um comercial da GLOBO mostrando artistas onde esta aparecia uma irmã gritava: OLHA A RAQUEL, rs.
    EDUARDO CARDOSO atuou pouco (lembro em PANTANAL onde foi tragado por uma sucuri). Parece que reside nos EEUU.
    As outras crianças tb adultas (o tal NOGUEIRA não mudou nada).
    CLAUDIO CAVALCANTI quando atuava (uma vez troquei e mail com este/bem gente boa).
    CESAR FILHO na época com 27. INACREDITÁVEL QUE TEM 65 ATUALMENTE.
    E tb a 1a de CARLA CRISTINA MARINS (repare que tem a voz igual da CLEO PIRES).
    Outras boas novelas deveriam passar. Não só essas mais atuais que na maioria já deram.

    Valeu,
    Rodrigo

    ladutive@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talent...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...