Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Fera Radical (1988)

Um dos grandes sucessos do Walther Negrão


  
        Nesta semana, mas precisamente dia 28 de março, a novela Fera Radical completou 26 anos de estreia. Meu Deus parece que foi ontem, que a Malu Mader descia linda de uma moto em plena festa  na fazenda dos Flores na pequena cidade de Rio Novo.

        A Novela é considerada um dos grandes sucessos do autor Walther Negrão  e uma das melhores do horário. Não há quem não cite Fera Radical com primeira opção de reprise no Canal Viva, e confesso que não entendo o porquê de até hoje a novela não ter entrado na grade da emissora.

fOTO : http://images.quebarato.com.br/

        Walther Negrão  inspirou-se na peça A Visita da Velha Senhora , do suíço Friedrich Dúrremant para compor a espinha dorsal de Fera Radical, que também já havia  inspirado a trama principal de Cavalo de Aço , que o autor apresentou em 1973 também na Globo. Em Cavalo de Aço, Tarcísio Meira  era quem chegava  pequena cidade de Vila da Prata, no Paraná para vingar o extermínio de seus parentes. Para Fera Radical  o autor trocou o sexo do  protagonista e trouxe Malu Mader na pele da vingadora.

        Chamas, fogo e a casa que queima em meio a gritos, correria e desespero. Imagens gravadas para sempre por uma menina. Mesmo hoje, 15 anos mais tarde, Cláudia (Malu Mader) ainda se assusta com as cenas presenciadas, que voltam sempre em repetidos pesadelos. Mesmo longe, Rio Novo ficou esquecida no passado - no conforto de Ipanema, Rio de Janeiro, a agora jovem Cláudia não perdoa seus algozes. O massacre de sua família, pai, mãe e irmãos, precisa ser vingado, para cumprir a promessa feita a si própria. Obstinada, prepara-se para voltar à pequena Rio Novo.


Ao articular a destruição de todos que a fizeram sofrer, Cláudia se defronta com a amizade leal de Altino (Paulo Goulart), que se vê preso a uma cadeira de rodas desde a noite da chacina, e o ódio de Joana (Yara Amaral), mulher de Altino. Tal ódio aumenta quando ela descobre quem é Cláudia e que ela vive com Marta (Laura Cardoso), antigo amor de Altino, cujo romance no passado gerou Olívia (Denise Del Vecchio), criada por ela. Mas os planos de Cláudia podem vir por terra quando ela se envolve com os filhos de Altino, Fernando (José Mayer)  e Heitor (Thales Pan Chacon), e se sente arrebatada pelo amor de Fernando.


A Novela tinha um clima rural, mas  é  considerada uma novela urbana. Alguns personagens foram caracterizados  neste estilo, principalmente os protagonistas vividos por José Mayer e Carla Camurati. Os dois mesclavam os dois estilos. A Jaqueta usada por Marília, personagem da Carla virou moda.  Contrastando com  o clima “rural” da pequena cidade de Rio Novo,  a protagonista Cláudia era analista de sistemas, uma profissão que era  novidade na época. 



Malu Mader viveu sua primeira protagonista em novelas na trama de Fera Radical. A Atriz apesar de grande destaque e  sucesso  na minissérie Anos Dourados (1986) e a novela O Outro um ano antes , foi uma grata surpresa segurando o papel da vingadora com unhas e dentes.


Os saudosos Paulo Goulart e Yara Amaral, foram o grande destaque do elenco da novela. O Altino Flores que de grande vilão acabou se tornando um paizão para Cláudia e boa parte dos telespectadores que se apaixonaram pela relação fraternal entre eles.  Já a Joana foi sem dúvidas o melhor personagem da Iara Amaral em novelas. O ódio da personagem que  crescia no decorrer da trama por Cláudia deu ao perfil da personagem um charme especial. Parece até que a Yara sabia que este seria seu último papel.  A Atriz  morreu na tragédia do Bateau Mouche, meses depois do término da trama no réveillon de 1989.
Adicionar legenda


Outros destaques no elenco : Carla Camurati (Marília), José Mayer (Fernando) , Thales Pan Chacon (Heitor) , Laura Cardoso (Marta), Elias Gleiser (Donato Orsini), Denise Del Vecchio (Olívia), Cleyde Blota (Lurdes) e Cazarré (Robério).


Entre as muitas e belas cenas que Fera Radical rendeu, tenho duas que estão vivas em minha memória como agora. A briga entre Joana Flores e Cláudia que acabou terminando na morte da vilã; e Fernando entrando no tribunal de cavalo depois que Cláudia é absolvida.

                                      
Na trilha sonora destaque para os sucessos nacionais  “A Cura”  no voz do Lulu Santos e “Verdades e Mentiras” da Maria Bethânia; e o internacional “She´s Like The  Wind” do dueto entre Patrick Swayze e Wendy Fraser do filme Dirty Dancing (1987).


 A Trama foi vendida  para vários países como Alemanha, Angola , Argentina, Grécia , Canadá, Nicarágua entre outros.


É por causa de tramas como Fera Radical  que considero os anos 80 os anos de ouro para teledramaturgia. Fera Radical poderia muito bem ter sido um novelão do horário nobre, tamanho o sucesso  e interesse popular que a novela causou na época de sua exibição. Recheada de personagens ricos dramaturgicamente e uma história  que hoje provavelmente seria podada para poder passar no horário das seis, a trama é atemporal.  A história principal da novela está sempre  entre os entrechos de um ou outra novela atual. Afinal , que não lembrou da Cláudia quando a Nina (Débora Falabella) invadiu a casa do Tufão (Murilo Benício) para vingar seu pai em Avenida Brasil (2012) ? Em Joia Rara, a personagem da Nathalia Dill também se infiltrou na família Hauser para vingar seu pai. Ou seja,  a vingança e as lembranças do passado sempre rendem uma boa história.

Ficha Técnica :
Fera radical
Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral  : Gonzaga Blota
Exibição : 28 de Março à 19 de Novembro de 1988
Capítulos : 203  

CláudiaFernandoHeitorMaríliaJoanaAltinoDonatoMartaAna PaulaRobério

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com , Wikipédia.com

Comentários