Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Sangue Bom (2013)


Primeira telenovela totalmente autoral da Maria Adelaide Amaral


        Em abril de 2013, depois de consagrada com colaboração em trabalhos do Cassiano Gabus Mendes (Meu Bem Meu Mal/1990 e O Mapa da Mina/1993), adaptações impecáveis de grandes autores da nossa literatura em minisséries como A Muralha (2000), Os Maias (2001), A Casa das Sete Mulheres (2003), JK (2006) entre outros,  e os remakes  de Anjo Mau (1997) e Ti Ti Ti(2010), clássicos da nossa teledramaturgia, Maria Adelaide Amaral , em parceria com Vicent Villari,  “estreava”  com uma trama totalmente autoral no horário das sete.

Sangue Bom  explorava como pano de fundo a valorização excessiva da aparência, a febre pelo consumo e o desejo de fama à qualquer custo.

A trama foi a prova dos nove da autora, que saia da sua zona de conforto, os remakes e adaptações, e dava a cara a tapa. O Risco valeu muito a pena. Através de um texto irônico e divertido, Sangue Bom abordou de forma inteligente a busca pela fama à qualquer custo, sem mérito e com o mínimo de esforço possível, uma explícita crítica ao mundo das (sub) celebridades.  A novela conquistou o grande público logo em seus primeiros capítulos,   e Maria Adelaide Amaral  havia passado no teste.



A Novela tem como protagonistas 6 jovens que não medem esforços em busca da tão sonhada felicidade:   Bento (Marco Pigossi), a it-girl Amora (Sophia Charlotte), o bad boy Fabinho (Humberto Carrão), a doce Malu (Fernanda Vasconcellos), a corintiana Giane (Isabelle Drumond) e o playboy Maurício (Jayme Matarazzo).  Alguns deles vão demorar um pouco mais que os outros para entender que a felicidade não é um bem de consumo, e que nunca poderá ser comprada.
E  no meio da selva paulistana – da moda, das tendências, das capas de revistas  que vivem   Giane  que ama Bento, que ama Amora, que gosta de Maurício, que é o grande amor de Malu. Fabinho não ama ninguém , a não ser ele mesmo, e faz de tudo para conquistar fama e poder. Entre muitos encontros e desencontros, as vidas desses seis jovens vão se cruzar várias vezes no decorrer da trama.



A novela apostou em seis protagonistas jovens e com poucos trabalhos na tv  que,  bem entrosados, com o texto bem amarrado e direção firme, fizeram  a trama fluir de uma maneira espetacular ,  consagrando o sexteto para o seleto time de grandes astros da casting da GloboFernanda Vasconcellos, Marco Pigossi, Isabelle Drumond, Jayme Matarazzo, e destaque para os vilões complexos  da trama, vividos magistralmente pela Sophie Charlotte e Humberto Carrão.



Assim como em  uma pirâmide, o núcleo jovem tinha um time de peso de coadjuvante para seu alicerce. Neste campo brilharam,  Giulia Gam, como a tresloucada e atriz fracassada Bárbara Ellen; Malu Mader,  inacreditavelmente vivendo uma personagem popularesca, a ex-prostituta Rosemare; MarisaOrth, fazendo uma espécie de remake da Nicinha de Rainha da Sucata, com sua Damaris e Gladis;  e Letícia Sabatella que com sua personagem ficou responsável pela parte dramática da trama, com Verônica e sua outra fase, a cantora de boate Palmira Valente.  Todas atrizes veteranas que fizeram de suas personagens em Sangue Bom um diferencial para seus currículos.

Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari levaram a trama de forma tão linear, que mesmo com um elenco numeroso, nenhum ator ou personagem foi esquecido, cada um sempre com falas e entrechos importantes.



Duas características de Ti Ti Ti (2010), trama anterior da dupla, foram repetidas em Sangue Bom – A trilha sonora espetacular, principalmente a nacional,   começando pelo tema de abertura numa releitura do Grupo Sambô do clássico do Lulu SantosToda Forma de Amor” e as adoráveis citações de outras obras da Maria Adelaide.




A novela foi atualíssima ao abordar o universo das celebridades instantâneas, programas de tv sensacionalistas, reality-shows , flashmobs e vídeos do You Tube. Tudo usado como personagem e ao mesmo tempo campo de divulgação da trama.

Os autores   também se preocuparam  com a abordagem de temas sociais,  e além da questão de adoção, um dos principais assuntos da história, falou ainda sobre o “Verdejando”, programa social lançado pela equipe de jornalismo da emissora que falava sobre o quanto de verde as ruas  tinham perdido no decorrer dos anos; e ainda sobre o drama de pessoa com leucemia através da personagem  Simone (Andreia Horta), a irmã de Amora,  que morre em decorrência da doença.

Yoná Magalhães finalizou sua brilhante carreira na trama de Sangue Bom, onde deu vida a Glória Pais, um  dos bons personagens da trama. A atriz faleceu em 20 de outubro de 2015, quase 2 anos depois da trama.   



Sangue Bom não levantou bandeiras do homossexualismo, porém abordou o tema da forma mais natural possível, mostrando a diversidade da sua forma mais simples , com direito inclusive a um personagem travesti, a Mulher Pau-de-Jacu, vivida pelo ator  Luis André Alvim e a descoberta do homossexualismo do personagem Filipinho, do Josafá Filho, o famosinho da Casa Verde.

A novela  se passa em São Paulo, nas redondezas do bairro da Casa Verde, conhecido pela relação de proximidade entre os moradores e pela intensa vida boêmia. Isso deu um charme a mais à trama.

Sem dúvidas, e talvez pela primeira vez, um elenco numeroso jogou a favor de uma trama, os autores souberam usá-los como poucas vezes visto na tv. Sangue Bom não foi nenhum “buumm” de audiência, não ultrapassou os números de Cheias de Charme (2012), até então o atual sucesso do horário,  mas era impossível imaginar perder um capítulo sequer da trama, a história pegava e nos fazia viajar com os dramas de cada personagem. Quem não odiou ou chorou junto com a Amora ou a Bárbara Ellen? Sem dúvidas  grandes momentos na carreira de Shophie Charlotte e Giulia Gam.

Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari mostraram com maestria o que a mídia  é capaz de fazer, levantando ou derrubando uma pessoa com  facilidade e rapidez. Isso   através de  um folhetim  interessante com  uma  direção, elenco e produção  impecáveis.



Sangue Bom está completando cinco anos de estreia este mês, no próximo dia 29, e é uma das boas opções de reprises para o Vale a Pena Ver de Novo, pós Belíssima, que volta em junho próximo na faixa vespertina.

A novela foi um ótimo  momento do horário das sete,    marcou com excelência a parceira dos autores. Uma pena que isso não tenha se repetido  em A Lei do Amor, a estreia da dupla em horário nobre. 
    
Ficha Técnica:



Novela dos Autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari
Direção Geral : Dênis Carvalho
Elenco:
MARCO PIGOSSI – Bento de Jesus
SOPHIE CHARLOTTE – Amora Campana (Mayara)
FERNANDA VASCONCELLOS – Malu (Maria Luísa Campana)
HUMBERTO CARRÃO – Fabinho (Fábio Queiroz)
ISABELLE DRUMMOND – Giane de Souza
JAYME MATARAZZO – Maurício Vasquez
GIULIA GAM – Bárbara Ellen (Conceição)
MALU MADER – Rosemere Moreira
FELIPE CAMARGO – Perácio Pais
LETÍCIA SABATELLA – Verônica / Palmira Valente
ARMANDO BABAIOFF – Érico
BRUNO GARCIA – Natan Vasquez
HERSON CAPRI – Plínio Campana
DEBORAH EVELYN – Irene Fiori (Rita de Cássia)
MARISA ORTH – Damáris Carmim / Gládis do Cabuçu
MARCO RICCA – Wilson Rabelo
MAYANA NEIVA – Charlene de Souza
REGIANE ALVES – Renata Moretti
YONÁ MAGALHÃES – Glória Pais
INGRID GUIMARÃES – Tina (Albertina Leão)
JOAQUIM LOPEZ – Lucindo Lago
JOSAFÁ FILHO – Filipinho (o Famosinho da Casa Verde)
MARIA HELENA CHIRA – Lara Keller
LETÍCIA ISNARD – Brenda
RODRIGO LOPEZ – Vitinho Barata
FAFY SIQUEIRA – Madá
EDWIN LUISI – Tio Lili (Ulisses Lago)
DANIEL DANTAS – Gilson Rabelo
LOUISE CARDOSO – Salma
TATIANA ALVIM – Socorro 
RÔMULO ARANTES NETO – Tito 
MAURÍCIO DESTRI – Vinny 
THIAGO AMARAL – Caio 
THAILA AYALA – Camila Lancaster
CARMEM VERÔNICA – Karmita Lancaster
TUNA DWEK – Sueli Pedrosa
ELLEN ROCHE – Mulher Mangaba (Brunettý)
MILA MOREIRA – Sílvia Laport
CRIS NICOLOTTI – Odila
WANDI DORATIOTO – Nestor Moretti
NORIVAL RIZZO – Silvério de Souza 
DORIVAL CARPER – Eliseu Toledo
TARCÍSIO FILHO – Nelson Ramos
FELIPE LIMA – Xande 
SAMYA PASCOTTO – Tábata 
CARLA SALLE – Mel 
CAROLINIE FIGUEIREDO – Júlia 
RAFAEL PAOLLI – Edu 
BIA ARANTES – Cléo 
SÉRGIO MALHEIROS – Jonas
PEDRO INOUE – Douglas 
JÚLIO OLIVEIRA – Peixinho
NOEMI MARINHO – Margot Queiroz
IZABELLA BICALHO – Nice 
LUIZ ANDRÉ ALVIM – Mulher Pau-de-Jacú (Serjão)
MÔNICA TORRES – Áurea
MARIAH DA PENHA – Emília 
ALINE DIAS – Luz 
MARCUS RIGONATTI – Kevin 
AYUMI IRIE – Dorothy 
MIGUEL ARRAES – Pedrinho 
THAÍS GARAYP – Santa 
SYLBETH SORIANO – Sandrona 
ANDRÉ GUERREIRO LOPES – Barrabás
RÚBENS CAMELO – Bolívar 
YAÇANÃ MARTINS – Celinha 
ELIANA PITTMAN – Chica 
PRISCILA CAMARGO – Nancí 
NANDA LISBOA – Sheila 
THAÍS LAGO – Mari 
KERUSE BONGIOLO – Mônica 
e
ALEJANDRO CLAVEAUX – Manolo (pai do filho de Lara Keller)
ANA CLÁUDIA FANCHINI – Vanessa (recepcionista no salão de beleza de Tio Lili)
ANA PAULA PEDRO – Caetana (amiga carola de Damáris)
ANDREA HORTA – Simone (irmã de Amora)
ANTÔNIO FIRMINO – Evandro (motorista de Bárbara Ellen)
BERNARDO SIMÕES – Fabinho (criança)
BRUNA HAMU – Carol (secretária na agência de Natan)
BRUNO MELLO – Tavares (marido de Pulquéria) 
CAMILO BEVILACQUA – locatário que entra com ação de despejo contra Rosemere
CARLO ALEXANDRE SADDY – André (filho de Simone)
CÉSAR MELLO – Arthur Bicalho (Bento e Malu foram modelos na campanha dele)
CLÁUDIO CAPARICA – marido de Caetana
CLÁUDIO CINTI – Zezão (médico picareta em uma armação para Brenda e outra para Amora)
CHRISTIANO TORREÃO – Eustáquo (marido de Gertrudes)
DANI VIEIRA – Mulher Pupunha
EDVARD VASCONCELLOS – delegado
FERNANDA ABRAÃO – Mulher Jambolão
GUILHERME GONZALEZ – Zito (camera-man que trabalha com Lara Keller)
HELENA FERNANDES – Lana Ferreira (defende os interesses de Bluma Lancaster)
HENRY FIUKA
JACKSON ANTUNES – Pascoal Gambini (empresário, cliente de Natan)
LETÍCIA CANNAVALE – Lívia (falecida mulher de Wilson, filha de Glória, mãe de Bento)
LUAN PICKLER – Bento (criança)
LU CARRY – Vívian (namorada de Suely Pedrosa)
LUCAS NADIN – Afonso (primo de Camila)
LUÍSA THIRÉ – Isaura (assistente social que cuida do caso de Pedrinho)
MARCELLA RAMALHO – Amora (criança) / Mayara (filha de Simone)
MARLOS CRUZ – Carlito (jovem noivo de Karmita)
PABLO MORAIS – Jonathan James (marido de Bárbara Ellen, morre no início)
ROBERTO BIRINDELLI – Willy Bob (primo de Natan)
ROSANA VIEGAS – Pulquéria (amiga carola de Damáris)
SÁVIO MOLL – Tavares (marido de Pulquéria) 
TATO GABUS – Franklin Cardoso (pai de Caio, morre durante seu casamento com Lara Keller)
TERTULINA ALVES – Gertrudes (amiga carola de Damáris)
TIAGO MARTELLI – Sininho (cabeleireiro no salão de Tio Lili)
VÂNIA LOVE – Mulher Saputá
XUXA LOPES – Bluma Lancaster (socialite, mãe de Camila)
Exibição: 29 de Abril à 02 de Novembro de 2013
Capítulos: 160




Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa