Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cama de Gato (2009)

A Ambição e o resgate de valores humanos foi a mola mestra da trama que marcou a estreia da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid em uma novela inédita  e  contemporânea

        Cama de Gato (2009), completou 10 anos  este mês, a novela marcou a estreia oficialmente sós das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, que vinham do sucesso da adaptação de O Profeta (2006), supervisionadas por Walcyr Carrasco.
        A novela  foi baseada nas histórias de Jó e Buda. Como no livro de , do Antigo Testamento da Bíblia,  o protagonista Gustavo, vivido pelo Marcos Palmeira é um homem que perde todas as suas riquezas. E, como Buda, ele desperta e conhece o verdadeiro mundo.


        Gustavo Brandão (Marcos Palmeira) é um homem rico mas amargurado, dono de um empresa de perfumes com Alcino Rodrigues (Carmo Dalla Vecchia), seu melhor amigo, e casado com a ambiciosa Verônica (Paolla Oliveira). Alcino descobriu estar com uma doença grave e os dias contados. Ao perceber que Gustavo havia perdido o prazer de viver, Alcino, com a ajuda de Verônica, decidiu mandá-lo para um deserto, para que ele repensasse a vida e seus valores. Só que Verônica aproveitou-se da situação para dar cabo do marido e ficar com sua fortuna. Para isso, ela contou com a ajuda do amante Roberto (Dudu Azevedo).

Rose (Camila Pitanga), faxineira da empresa, ouviu o plano de Alcino sem entender os motivos dele. Íntegra e honesta, ela é ex-mulher do malandro Tião (Ailton Graça) e trabalha duro para sustentar os quatro filhos, além do ex-marido. Na noite do lançamento de um novo perfume, Rose e Taís (Heloisa Perissé), sua melhor amiga, entraram escondidas na festa e contaram a Gustavo os planos de Alcino, porque achavam que ele estivesse querendo matá-lo. Gustavo não acreditou e as demitiu. Porém, no dia seguinte, ele acordou no meio de um deserto, concluindo que Rose e Taís estavam certas.

        Cama de Gato é uma das minhas preferidas novelas das seis dos anos 2010,  tinha um magnetismo que já começava com o trio central de protagonistas – Rose , Gustavo e Verônica  - os personagens da Camila Pitanga, Marcos Palmeira e Paolla Oliveira. 

        O Rose da Camila Pitanga era uma mocinha, pobre, sofredora com uma família para sustentar, mas nem por isso perdeu o brilho de um protagonista e nem se apegou ao drama apresentando um perfil sofrível. A Rose  era um baluarte a honestidade, uma espécie de Raquel, a Regina Duarte em Vale Tudo (1988), mas sem exageros, era crível e apaixonante. Mesmo sem uma grande repercussão de uma Bebel de Paraíso Tropical (2007), a Rose  foi um dos ótimos momentos da atriz na tv.

        Paolla Oliveira foi outra surpresa com sua vilã. A Atriz havia trabalhado com as autoras em O Profeta, com a apagada protagonista Sônia, mas a Verônica foi o grande salto da atriz, que brigou de igual para igual com a  Camila Pitanga. Uma antagonista inesquecível que credenciou a atriz  para sua primeira protagonista em horário nobre – A Marina de Insensato Coração, depois que Ana Paula Arósio foi desligada do papel.
        Cama de Gato foi a primeira novela das 18 horas com closed caption. As autoras usaram o recurso já que, na novela, Tarcísio (Heslander Vieira), filho de Rose é um deficiente auditivo. Inclusive a abordagem da deficiência do personagem foi uma das ações socioeducativas da trama.
        Outra ação abordada pela autoras na trama foi a importância das atividades físicas entre as pessoas da meia e melhor idade. A personagem Loló, da Berta Loran, mostrava que as pessoas dessa faixa etária podem se manter ativas e atualizadas. Ela, uma das internas de uma casa de repouso, aprendeu a usar internet e criou um blog que virou sensação entre os jovens. Suely Franco e Pedro Paulo Rangel também viveram outros idosos animados na trama. Destituídos do preconceito, os dois tomavam banho de sol  nús   na varanda do apartamento, antes de irem para as atividades do asilo.

        Outras tramas paralelas também se destacaram muito dentro de Cama de Gato,  o caso da história de amor de Débora e Pedro, os personagens da Guta Gonçalves e Ronny Kriwat. Os dois se casam apaixonados depois que o rapaz descobre a gravidez precoce da namorada.  Depois de um flagra de traição armado por Duda (Bia Arantes),  que também era apaixonada por Pedro, Debora entra em trabalho de parto, tem um bebê prematuro e morre na mesa de cirurgia em uma das cenas mais emocionantes da novela. Com a morte  do seu grande amor, Pedro com uma criança recém nascida , se mostra um pai responsável  inclusive amamentando o filho através do método mamãe-canguru, neste caso, papai-canguru, um incentivo ao contato pele a pele entre os pais e o bebê. Com o passar do tempo Pedro se envolve com Érica, a personagem da Monique Alfradique. Curiosamente esse entrecho da morte de Débora não constava na sinopse original, apesar das autoras nunca terem confessado isso. Nos bastidores consta que a atriz Guta Gonçalves devido a muitos atrasos teve problemas com a produção da novela e foi sumariamente demitida, mesmo vivendo uma personagem que tinha grande empatia com o público da novela. Verdade ou não,  o fato é que Cama de Gato  foi até então , o último trabalho da atriz.
        Na trama, Camila Pitanga contracenou com Antônio Pitanga, seu pai também na vida real. Os dois já haviam sido pai e filha na trama de A Próxima Vítima (1995), do Silviode Abreu.
        O Ator e cantor Tony Tornado foi homenageado na novela. Seu personagem o motorista Péricles, imitava o cantor Tony Tornado, cria um grupo musical e grava um disco, chegando a ganhar um disco de ouro pelas vendagens.
        Tarcísio Meira e Glória Menezes fizeram uma participação especial e afetiva no último capítulo da novela.  O Casal, além de Francisco Cuoco e Regina Duarte,  haviam sido homenageado pelas autoras através dos filhos da personagem Rose. Eles  foram batizados com o nome dos  grandes atores brasileiros, dos quais Rose era fã : Tarcísio (Heslander Vieira), Glória (Raquel Fiúna), Francisco (Gustavo Maya) e Regina (Julyana Garcia).
        Cama de Gato foi a primeira novela do ator Ronny Kriwatt e das atrizes Luana Martau, Bia Arantes e Marcella Rica. Foi também a primeira novela  na Globo da atriz Bianca Salgueiro.

        A novela recebeu seis indicações ao 12º. Prêmio Contigo de Tv, inclusive a de melhor novela. Paolla Oliveira foi indicada à melhor atriz, Ailton Graça competiu como ator coadjuvante e Guta Gonçalves em melhor atriz revelação. Ronny Kriwatt e Rainer Cadete foram indicados a melhores atores revelação. Em 2010, a novela recebeu o prêmio de melhor novela internacional na categoria “Drama” na cerimônia canadense Banff World Television.

        Cama de Gato tinha um estilo ágil e uma narrativa que nos remetia a trama das seis da década de 80 e 90, com o clássico folhetim somado ao ritmo pouco comum as últimas tramas do horário das seis. Com um emaranhado de golpes segredos e armadilhas, com ganchos e reviravoltas  diários  a novela prendeu o telespectador e colecionou um público cativo em seus 161 capítulos.

Ficha Técnica:

Novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid
Direção Geral: Amora Mautner e Ricardo Waddington
Elenco:
MARCOS PALMEIRA – Gustavo de Almeida Brandão / Vicente
CAMILA PITANGA – Rose (Rosenilde Pereira dos Santos)
CARMO DALLA VECCHIA – Alcino Rodrigues
PAOLLA OLIVEIRA – Verônica Tardivo
DUDU AZEVEDO – Roberto Alves Moreira
HELOÍSA PERISSÉ – Taís Helena Amâncio
MARCELLO NOVAES – Bené (Benedito Prazeres Tibiriçá)
AÍLTON GRAÇA – Tião (José Sebastião dos Santos)
ISABELA GARCIA – Mari (Mariana Antunes)
ÂNGELO ANTÔNIO – Davi
PAULA BURLAMAQUI – Sofia
PEDRO PAULO RANGEL – Ferdinando
SUELY FRANCO – Julieta
PAULO GOULART – Severo
YONÁ MAGALHÃES – Adalgisa Monteiro de Britto
LUIZ GUSTAVO – Waldemar
JORGE CERRUTTI – Domênico (Vitor Bittencourt)
NÍVEA STELMANN – Kátia Santana Costa
HESLANDER VIEIRA – Tarcísio
RAQUEL VILLAR (FUINA) – Glória
RAINER CADETE – Nuno
EMANUELLE ARAÚJO – Heloísa
DANIEL BOAVENTURA – Solonaldo da Santíssima Trindade (Sólon Gutierrez Ortega)
ROSI CAMPOS – Genoveva
RONNY KRIWATT – Pedro
GUTA GONÇALVES – Débora
TONY TORNADO – Péricles
ILVA NIÑO – Ernestina
MARCELLA RICA – Luli (Lucimara Amâncio)
BIANCA SALGUEIRO – Eurídice
MARCELA VALENTE – Suzana
LUANA MARTAU – Patrícia
BERTA LORAN – Loló
CHICO TENREIRO – Paquito
LUPE GIGLIOTTI – Áurea
SELMA LOPES – Dirce
ANDRÉ LUIZ MIRANDA – Juvenal
WAGNER MOLINA – Fiasco
WALTER BREDA – Delegado Salviano
MOUHAMED HARFOUCH – Almeidinha
BIA ARANTES – Duda
GUILHERME VIEIRA – Igor
HENRIQUE RAMIRO – Macau (Marco Antônio Lobato)
NORMA BLUM – Irmã Andréia
TÂNIA COSTA – Bruna
ROUMER CANHÃES – Professor Limogine
ANA BERTINES – Cleusa
ARAMIS TRINDADE – Dr. Emanoel
BETA PEREZ – Lurdes
MARCELO PORTINARI – Jorjão
as crianças
GUSTAVO MAYA – Francisco
JULYANA GARCIA – Regina
RAFAEL MIGUEL – Juca (João Carlos Amâncio Tibiriçá)
JÚLIA MATOS – Sandrinha
e
ADRIANO GARIB – promotor no julgamento de Alcino
AGNALDO LOPES – João
ALDO PERROTA – oficial de Justiça que fala no rádio (julgamento de Alcino)
ALEX MORENNO – Lucky
ALEXSANDRO PALERMO – jornalista que entrevista Alcino
ANA CECÍLIA COSTA – Leda de Lucca
ANTÔNIO KARNEWALLE – médico que opera Tarcísio
ANTÔNIO MENDEL – oficial de Justiça que abre as audiências no plenário (julgamento de Alcino)
ANTÔNIO PITANGA – Miguel (pai de criação de Rose)
BETO QUIRINO – bóia-fria
CLÁUDIO CAPARICA – oficial de Justiça que chama as testemunhas para depor (julgamento de Alcino)
CLÁUDIO CINTI – Heitor
DAVID HERMAN – Sérgio Batista (representante do novo sócio da Aromas)
DÉBORA OLIVIERI – juíza no julgamento de Alcino
DOUGLAS CAMPIGOTTO – rapaz que socorre Gustavo após ser atropelado
ED OLIVEIRA – Jair (capanga contratado por Alcino e Verônica para sumir com Gustavo)
EDUARDO LASSAB – jornalista que entrevista Alcino
FLÁVIA GUEDES – Gilvânia (mulher de Solonaldo)
GILBERT – juiz na audiência pela guarda de Alice, filha de Pedro e Débora
GILBERTO MARMOROSCH – Elias (ex-patrão de Bené)
GLÓRIA MENEZES como ela mesma
JAIME LEIBOVITCH – médico de Tarcísio
JOSÉ RAMOS – mendigo
JITMAN VIBRANOVSKI – Dr. Pompeo Louzada (advogado de Verônica)
JÚLIO LEVY – Dr. Pitágoras
JÚNIOR PRATA – Totonho
JURANDIR OLIVEIRA – delegado
LETÍCIA BIRKHEUER – Natasha Werner
LUIZ NICOLAU – Juarez (contratado por Verônica para falsificar um perfume da Aromas)
MARCELLO GONÇALVES – capataz dos bóias-frias
MARIA REGINA – Zica Xiboquinha / Eugênia (falsa mãe de Sólon) / Madame Mansad
MAURÍCIO MACHADO – Pinky
MONIQUE ALFRADIQUE – Érica (neta de Loló e médica de Débora)
NEUSA MARIA FARO – Gioconda (irmã rica de Genoveva)
NILVAN SANTOS – homem que ajudou a recolher Alcino depois da explosão
PAULO ASCENÇÃO – Catulo
PRAZERES BARBOSA – Maria
PRISCILA CAMARGO – Tereza (mãe de Duda)
RAFAEL BARONESI – apresentador do programa de TV que Luli participa
RENATO GÓES – Gustavo (jovem)
RICA BARROS – advogado de Leda
ROBERTA FHOSTER – Geni (presidiária que alia-se a Verônica)
RODRIGO RANGEL – Antônio (capanga contratado por Alcino e Verônica para sumir com Gustavo)
SAMIR MURAD – advogado de Gustavo no julgamento de Alcino
SANDRO ROCHA – Xavier (segurança da Aromas)
SHIMON NAMIAS – Carlos (piloto que levou Gustavo para o deserto)
TARCÍSIO MEIRA como ele mesmo
VICENTINI GOMEZ – Paolo Bianchi (empresário italiano que vem ao Brasil para negociar com a Aromas)
VIÉTIA ZANGRANDI – Wanda Santoro Rocha (advogada de Verônica)
Exibição: 05 de Outubro de 2009 à 10 de Abril de 2010
Capítulos: 161
Veja Também: 
Nossos Autores - Thelma Guedes e Duca Rachid 
Aberturas Inesquecíveis - Cama de Gato (2009)
Meus Personagens Favoritos do Marcos Palmeira
Meus Personagens Favoritos da PAOLLA OLIVEIRA
Meus Personagens Favoritos da Camila Pitanga 
Novelas Inesquecíveis - Ídolo de Pano (1974) 
e10blog
Novelas Inesquecíveis  
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo