Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus personagens Favoritos do Flavio Migliaccio



        Flávio Migliaccio vem roubando a cena, como era de  esperar, na pele do Mamede em Órfãos da Terra. Inicialmente  protagonizando cenas cômicas que só engrandeciam a história de Thelma Guedes e Duca Rachid, em parceria com outro grande nome da nossa Tv , Osmar Prado,  seu personagem vem  entrando agora  na abordagem  do Mal de Alzmeimer, através da doença  que o personagem começa apresentar, e novamente o ator vem dando show em cenas emocionantes do Mamede diante do drama dos sintomas da doença.

        Porém vendendo saúde, o intérprete do Mamede, com mais de 60 anos de carreira, mesclados entre as funções de ator, diretor e produtor, empresta seu talento e trabalho impecável vivendo os mais vários tipos na tv, cinema e teatro.
        Flávio Migliaccio, nasceu em São Paulo no Bairro do Brás, filho de uma família de 17 irmãos, entre eles a  também  atriz e  comediante, Dirce Miggliaccio, já falecida.  O Ator iniciou a carreira atuando em peças de teatro na periferia de São Paulo, onde logo descobriu sua veia para a comédia, no qual está centrado a  maioria de seus personagens.
        A Carreira profissional se iniciou em 1954, depois de fazer um curso de teatro do diretor italiano Ruggero Jacobbi, no Teatro de Arena. Seu  primeiro papel como profissional foi de um cadáver na peça Julgue Você.
        Na tv estreou em 1958, no Grande Teatro Tupi, e no ano seguinte viveu o personagem que marcaria definitivamente sua carreira na televisão, o Xerife da novela O Primeiro Amor  e da Série Shazan, Xerife e Cia no ano de 1972,  ao lado do colega e amigo Paulo José.
        No decorrer dos anos o ator foi galgando uma carreira de tipos inesquecíveis que entraram para a história da teledramaturgia em produções como As Aventuras do Tio Maneco (1978), da Tv Cultura  e nas novelas Rainha da Sucata (1990), Perigosas Peruas (1992), A Próxima Vítima (1995), Senhorado Destino (2004), Passione(2010) entre outros trabalhos.
        Para comemorar   mais um trabalho marcante do ator na trama de Órfãos da Terra, o e10blog vai relembrar os melhores personagens do ator, numa homenagem mais que merecida a um dos nomes que escreveram a história da dramaturgia nacional. 
       
Xerife de O Primeiro Amor (1972) e Shazan, Xerife e Cia (1972)

        Xerife foi um dos personagens de destaque da trama de O Primeiro Amor, do autor Walther Negrão, que tinham dois pilares distintos -  a comédia e o drama. Em parceria com Paulo José, o Shazan, conquistaram o público adulto e infantil, e a dupla foi sem dúvidas o maior destaque da novela.  Os personagens fizeram tanto sucesso que ganharam  um seriado próprio ao fim da novela. O seriado Shazan, Xerife e Cia, que contava as aventuras da dupla, entrou no ar uma semana depois do término da novela, com 66 episódios apresentados entre os anos de 1972 e 1974. Na verdade  a ideia do seriado já existia antes mesmo de O Primeiro Amor, a novela foi um veículo de teste de popularidade da dupla. Shazan, Xerife e Cia foi a primeira spin-off da história da teledramaturgia.    O primeiro nome pensado para viver o Xerife, foi Armando Bógus, com quem Walther havia trabalhado em A Próxima Atração (1970), mas seguindo a ideia de Daniel Filho, decidiu por Flávio Migliaccio que já tinha uma experiência de teatro ao lado de Paulo José (o Shazan). A Química da dupla foi perfeita e eles mesmo opinaram em muitos pontos sobre os personagens, como figurino, interpretação, prosódia.
        Em 1998, em comemoração aos 25 anos de criação dos personagens, o autor trouxe de volta a dupla em sua novela Era Uma Vez . . . (trama  que  se passava também numa cidade fictícia chamada de Nova Esperança).
        Por seu trabalho à frente do Xerife, Flávio Migliaccio foi agraciado com o Troféu Imprensa de revelação masculina de 1972.

Neco de O Astro (1977)

        Em 1977,  Flávio apareceu no horário nobre vivendo o malandro Neco na trama de O Astro, da autora Janete Clair. Na  história,   seu personagem era dono de uma barbearia e havia sido o parceiro de golpes do Herculano (Francisco Cuoco), e com medo deste vivia fugindo.

Genésio de Pai Herói  (1979)

        Em Pai Herói, outro trabalho de Janete Clair em que Flávio participou, o ator voltou a apresentar sua veia cômica como o desconfiado Genésio Pereira, braço direito de Baldaracci, o personagem do Paulo Autran. Um tipo engraçado, morre de ciúmes da exuberante e provadora esposa,  a Mirtes, vivida pela Maria Helena Velasco.
       
Seu Moreiras de Rainha da Sucata (1990)

        Na trama de Rainha da Sucata, do Sílvio de Abreu, Flávio Migliaccio deu mais um show de comédia como o hilário e desleixado verdureiro Seus Moreiras. Na trama, o personagem é o pai de Nicinha, personagem da Marisa Orth, que não se conforma  por a  filha ter ficado “falada” na vizinhança, e é eternamente  apaixonado por Dona Armênia (Aracy Balabanian). Vive dando em cima dela, mas sem resultados.

Venâncio Falcão de Perigosas Peruas (1992)

        Na anárquica trama de Perigosas Peruas, do Carlos Lombardi, Flávio deu vida ao delegado Venâncio, pai da Cidinha, uma das peruas vividas pela deusa Vera Fischer. Ex-militar, muito honesto, um pouco inconformado com a situação do país. É delegado de polícia, do tipo implacável, que não livra a cara de ninguém. Sua relação  com o filho João Maluco (Felipe Martins) foi interrompida quando o menino tinha apenas 10 anos e fugiu de casa, sob a acusação de ter acidentalmente matado a mãe. O Assunto é um tabu dentro da família.
       
Tio Vitinho de  A Próxima Vítima (1995)

        Na trama  de A Próxima Vítima, do Silvio do Abreu, Flávio Migliaccio veio na pele do Tio Vitinho, que trabalha com Juca (Tony Ramos)  no mercado.

Seu Jacinto de Quem é Você (1996)

        Em Quem é Você,  trama da Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves, o ator deu vida ao motorista Jacinto,  o sedutor das domésticas da casa de Maria Luisa, a protagonista vivida pela Elizabeth Savalla. Na trama o ator protagonizou cenas hilárias no triângulo amoroso formado por Fafy Siqueira e Beth Beck.

Ângelo de Vila Madalena (1999)

        Na trama de Vila Madalena, do autor Walther Negrão, Flávio Migliaccio  viveu um personagem mais dosado no drama. Ângelo era o pai de Solano, o protagonista vivido pelo Edson Celulari. Na história o ator viveu uma  rica parceria  cênica com Laura Cardoso, que deu vida a Deolinda, sua esposa na novela.

Seu Jacques de Senhora do Destino (2004) e Duas Caras (2007)

        Flávio Migliaccio voltou a viver o mesmo personagem em duas tramas nos anos 2000. Em 2004, foi o seu Jacques, um dos vizinhos  da vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), na trama de Senhora do Destino. Em 2007, na trama de DuasCaras, novela também do AguinaldoSilva, o ator viveu um personagem com o mesmo nome em participação especial.  

Karan Ananda de Caminho das Índias (2009)


        Na trama de Caminho das Índias, da Glória Perez, Migliaccio deu vida ao tio-avô do personagem Opash, vivido pelo Tony Ramos. Cunhado de Laksmi  (Laura Cardoso) é cheio de ideias mais modernas, defende a modernização da Índia, apesar de algumas opiniões mais conservadoras. É o único que sabe do segredo sobre um romance do passado de Laksmi, e desconfia sobre a real paternidade de Opash.

Tio Fortunato de Passione (2010)

        Em Passione, mas um trabalho do Migliaccio em tramas do Silvio de Abreu, deu vida ao Tio Fortunato, irmão da falecida irmã de Olavo (Francisco Cuoco). Um senhor de espírito jovem, descolado e que não liga para pompas, vivia entrando em conflitos com a exuberante e nova rica Clô,  vivida pela Irene Ravache.

       
Seu Chalita de Tapas e Beijos (2011 à 2015)

        A Partir de 2011,  o ator voltou aos seriados na pele do Seu Chalita  em Tapas e Beijos, série do  Claudio Paiva. Quatro anos no ar como o personagem, seu Chalita virou uma das marcas registrados da série sempre  protagonizando as histórias ao lado de Suelí e Fátima, as protagonistas vividas pela Andrea Beltrão e FernandaTorres.  Mais um grande momento com interpretação irrepreensível e um  tempo perito para humor desse grande astros.

Veja Também : 
Novelas Inesquecíveis - O Primeiro Amor (1972)
Novelas Inesquecíveis - A Próxima Vítima (1995) 
Meus Personagens Favoritos da Paolla Oliveira
e10blog
Meus Personagens Favoritos 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...