Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Cabocla (2004)



        O Clima rural de Cabocla está chegando ao Viva no próximo mês. O primeiro remake do autor Benedito Ruy Barbosa, escrito por suas filhas Edmara e Edilene Barbosa, estreia no canal dia 07 de outubro, e o e10blog já entra na aura da trama relembrando sua trilha sonora.
          Cabocla, foi inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto e  é  um dos grandes sucessos do horário das seis dos anos 2000,  tanto que depois a Globo produziu ainda mais três remakes do autor – Sinhá Moça (2006), Paraíso (2009) e Meu Pedacinho de Chão (2014).
        A escolha do título de Cabocla pode até soar como descaracterização do perfil do Canal,  afinal será a trama mais nova reprisada até então, tomando o posto de Estrela-Guia (2001), recém reprisada, mas Cabocla tem seus encantos, e fez um boa campanha quando reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 2008.
        A Trilha Sonora de Cabocla foi lançada apenas em um CD, um compilado de clássicos sertanejos  e modas de viola  em versões originais ou regravados por grandes nomes do gênero e da MPB. Seleção assinada por Marcelo Barbosa e Mariozinho Rocha  é uma viagem bucólica que nos remete diretamente a Vila da Mata, cidade fictícia onde se passa a trama.
        Na capa Vanessa Giácomo, como não poderia deixar de ser, a Cabocla escolhida entre várias candidatas e alçada ao posto de grande estrela em seu primeiro trabalho na tv.
        Nomes como Zezé di Camargo e Luciano em “Nosso Amor é Ouro”; Rio Negro e Solimões em “Floresce”; Milton Nascimento em “Outro Lugar”; Ivan Lins em “Sertaneja”; Roberta Miranda em “História do Sertão”; Renato Teixeira em “Amora”; Caetano Veloso  com “Céu de Santo Amaro”; Rolando Boldrin em “Manhã Bonita” são alguns dos que abrilhantam o CD.

                Vamos ao faixa a faixa:

Nosso Amor é Ouro”
Intérprete: Zezé di Camargo e Luciano
Compositor: Zé Henrique

        “Nosso Amor é Ouro” abre a trilha. A Música do compositor Zé Henrique na verdade foi lançada em 2003 um ano antes de Cabocla, mas casou perfeitamente com o segundo casal romântico principal da trama – Neco e Belinha , os personagens vividos pelo Danton Mello e Regiane Alves.

“Você, o Amor e Eu”
Intérprete: Cleiton e Camargo
Compositor:  Bozo Barretti e César Augusto

        A Família Camargo continuou na trilha com a dupla Cleiton e Camargo  numa versão de “Você, o Amor e Eu”. A  música foi o tema do apaixonado e sofredor Tomé, personagem do ator Eriberto Leão.

Floresce
Intérpretes: Rionegro e Solimões
Compositor: Nill Bernardes , Marcelo Barbosa e Bozzo Barretti

        Vera Holtz sempre camaleônica, em Cabocla deu vida a sensível e ao mesmo tempo forte Dona Generosa. Foi mais um trabalho impecável  da atriz que apresentou uma personagem submissa que  tentava controlar e conformar o genioso Marido, Felícia vivido pelo saudoso Sebastião Vasconcellos.

“Outro Lugar”
Interprete: Milton Nascimento
Compositor: Élder Costa

        Milton Nascimento gravou especialmente para a trilha de Cabocla a clássica “Outro Lugar” do Élder Costa. A música embalou a doce Mariquinha, personagem vivida pela Carolina Kasting.

“Sertaneja”
Intérprete: Ivan Lins
Compositores: Vitor Martins e Ivan Lins

        Malvino Salvador estreou na tv na pele do peão Tobias da trama de Cabocla. Era um homem grotesco  e machão,  peão da fazenda do Coronel Boanerges (TonyRamos), caboclo forte, destemido e brigão.  Mesmo com esse perfil, o personagem ganhou  o delicado  tema,  Sertaneja” , que acompanhou sua paixão por Zuca e o sofrimento quando a perdeu para Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) .      

História do Sertão
Intérprete: Roberta Miranda
Compositor: Roberta Miranda e Teresa Tinoco

        Emerenciana, a delicada e complexa personagem vivida com maestria pela Vera Holtz, ganhou como tema esse poema cantado por Roberta Miranda e composto por Teresa Tinoco.

“Amora”
Compositor e Intérprete: Renato Teixeira

        Zuca, a protagonista vivida pela Vanessa Giácomo, que se saiu muito bem em seu primeiro papel na tv já com a carga de protagonista na costas, ganhou como tema esse clássico do Renato Teixeira.

“Manhã Bonita”
Intérprete: Rolando Boldrin
Compositores: Fábio Caetano e Maria Ângela Leal

        Manhã Bonita  na voz inconfundível do Rolando Boldrin foi um dos temas de locação da trama. E que locações! O público  era  brindado diariamente  com muitas imagens bucólicas  de fazendas  do interior.

“Madrigal”
Intérpretes: Lazza, Schiavon e Deluqui
Compositores: Fernando Deluqui e Luiz Schiavon

        A Abertura de Cabocla tinha um charme todo particular com elementos bucólicos de encher os olhos. "Madrigal” acompanhou essa abertura durantes os meses que a trama esteve no ar. A música é  uma composição dos ex-RPMLuiz Schiavon e Fernando Deluqui, interpretada por Lazza.

“Céu de Santo Amaro”
Intérpretes: Caetano Veloso e Flávio Venturini
Compositor: Flávio Venturini

        O Casal  principal da novela  - Luiz e Zuca – teve sua história de amor acompanhada por esse clássico do Flávio Venturini num dueto com Caetano Veloso.

“Sem Palavras”
Intérpretes e Compositores : Marlon e Maicon

        Tina, a personagem da Maria Flor, passou por  muitos entrechos dentro da novela depois de se descobrir apaixonada pelo mesmo homem que sua família considera ter destruído a vida da sua irmã mais velha. Para acompanhar drama e paixão a personagem ganhou a música “Sem Palavras” ,  composta e interpretada pela dupla Marlon e Maicon.

“Riacho Sereno”
Intérprete: Rick e Renner

Compositores: Fábio Caetano, Marcelo Barbosa e Nil Bernardes
        Um casal improvável se formou no decorrer de Cabocla – Chico da Venda e Ritinha, os personagens do Cláudio Galvan e Aisha Jambo. Para acompanhar a história de romance do casal o tema foi “Riacho Sereno”,  na voz da dupla Rick e Renner.

Meu Cavalo Zaino”
Intérprete: Sérgio Reis
Compositor: Raul Torres

        Tony Ramos brilhou em mais uma caracterização irrepreensível na trama de Cabocla – Seu personagem, o inesquecível Coronel Boarnerges,  ganhou como tema “Meu Cavalo Zaino” na voz do Sérgio Reis.

“O Trem Tá Feio”
Intérpretes: Teodoro & Sampaio
Compositores: Murilo Antunes e Tavinho Moura

        O Trem Tá Feio” ,  do Teodoro & Sampaio ,  foi outra música do repertório do CD de Cabocla que foi usada para emoldurar  suas belas locações.

Benzinho”
Interprete e Compositor: Almir Sater

        Fechando o CD, um belo modão de viola  instrumental tocado por Almir Sater, usado como tema geral da trama.

Veja Também:
10 Motivos para não perder a reprise de CABOCLA no Viva
Meus Personagens Favoritos da Wanessa Giácomo 
Meus Personagens Favoritos do Tony Ramos 
Trilha Sonora Eterna - Que Rei Sou Eu Internacional (1988)
e10blog
Trilha Sonora Eterna - 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeo: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube