Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Estrela-Guia (2001)


“A novela da Sandy” comemora seus 18 anos com retorno em reprise no Canal Viva

        Em 2001, de olho no grande sucesso e empatia junto ao público jovem da dupla Sandy e Jr, a Globo produziu uma novela especialmente pensando na dupla – Estrela-Guia, da autora Ana Maria Moretzsohn, trazia Sandy com a grande estrela  Cristal, e Junior em  um personagem coadjuvante de peso.  A Ideia foi  bem recebida pelo grande público e a novela teve  uma  ótima audiência,  algo que não acontecia desde História de Amor em 1995.  
        Sandy e Jr estavam desde 1999 na tela da tv no seriado que levava o nome da dupla, e gravaram a novela durante as férias do seriado. Vale ressaltar que no seriado a dupla vivia aventuras como eles mesmos,  assim a novela mostrou o verdadeiro lado interpretativo da dupla que se saiu muito bem.

        Na trama,  Sandy como Cristal,  aos 17 anos,  fica órfã e reencontra o padrinho Tony (Guilherme Fontes), que não via há quinze anos. Ele, na condição de seu tutor, vai a Goiás buscá-la para morar no Rio de Janeiro. Estressado pela vida urbana, Tony é quase vinte anos mais velho que Cristal. Há cerca de três anos, namora – sem muito entusiasmo – a mimada e fútil socialite Vanessa (Carolina Ferraz), que não hesita em usar o poder do dinheiro para prendê-lo. Ela é viúva e mãe de Gisela (Thais Fersoza), adolescente rebelde com quem vive em conflito.
Tony acaba percebendo, assim como Cristal, que estão apaixonados. Ele fica confuso e se culpa por este sentimento intenso. Assustado, Tony procura em Jagatah por Purunam (Nelson Xavier), uma espécie de líder no Arco da Aliança, que o convence de que os motivos que ele alega ter para não se envolver com Cristal são tolos. Conta-lhe que a própria Kalinda (Maitê Proença) sempre falou sobre os dois como um casal ideal. Com a ajuda da comunidade, Purunam propicia o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.
Ao perceber que Cristal ameaça a sua relação com Tony, Vanessa vai jogar pesado para afastar a jovem, contando com a ajuda de sua quase-futura sogra, Carlota (Rosamaria Murtinho), e, depois, aliando-se à “perua country” Dafne Pimenta (Lília Cabral), mulher do fazendeiro Alaor Pimenta (Sérgio Mamberti). Inescrupulosa, Dafne comanda os negócios do marido, que faz todas as suas vontades. Entre seus planos, está expulsar a comunidade do Arco da Aliança. Para isso, não hesita em usar o seu filho Carlos Charles (Rodrigo Santoro), de caráter duvidoso.

        A novela foi uma experimentação sendo idealizada para ficar apenas 3 meses no ar. A Globo testava esse novo formato e também levava em conta a disponibilidade da Sandy, que na época gravava o seriado  e ainda tinha uma agenda recheada de shows por todo o Brasil. Foi uma boa experiência,  o público acompanhou os 83 capítulos com entusiasmo, e a autora pode mostrar uma trama “fechadinha”, sem barrigas ou enrolações, podia focar diretamente nos acontecimentos e com isso a história não perdeu o fôlego.
        Para escrever Estrela-Guia, Ana Maria Moretzsohn buscou ideias em filmes como Hair (de Milos Forman, 1979), Papai Pernilongo (de Jean Negulesco, 1955) e Presente de Grego (de Charles Shyer, 1987).


        Sandy sem dúvidas foi a grande revelação da novela, mostrando que era uma boa atriz, dando  a Cristal o perfil e um  tom sob medida – a  menina tímida e ingênua  que teve que ir se descobrindo sozinha depois da morte dos pais.


        Mas a trama teve outros destaques – Carolina Ferraz, sempre perfeita,  como a vilã fútil Vanessa brilhou, um perfil muito parecido com o da Paula de História de Amor (1995); Lília Cabral, que mesmo numa personagem caricata – a perua Couwtry Dafne, se sobressaiu em grandes cenas e Rodrigo Santoro, vivendo o playboy Carlos Charles. Thais Fersoza, como a rebelde Gisela, com uma interpretação segura foi outra boa  revelação de Estrela-Guia.


        Rosamaria Murtinho e Lucinha Lins, na pele de  Carlota e Lucrécia, viveram uma dupla de  vilãs cômicas atrapalhadas  que renderam   bons momentos a Estrela-Guia, principalmente quando esbanjavam dinheiro em jogos de bingos.


        Apesar de um personagem coadjuvante, Zeca vivido pelo Junior, teve um entrecho interessante na trama. Interpretando  um menino de origem pobre que deixa o Nordeste atrás de uma solução para garantir o sustento da família, o jovem vence na vida após ser descoberto pela produtora de Guilherme (Gabriel Braga Nunes).

        Logo que Guilherme Fontes foi anunciando como o par romântico de Sandy na trama,   a imprensa  se armou  de críticas. O Ator estava cinco anos fora do ar, seu último personagem havia sido em O Rei do Gado (1996),  e desde então ele estava envolvido como diretor  no polêmico Chatô (2015), filme que Guilherme levou vinte anos para lançar.  A demora fez com que o ator/diretor sofresse processos do Ministério Público do Rio de Janeiro que exigiram devolução do dinheiro investido através da Rio Filmes na produção.  Porém logo nas primeiras cenas entre Sandy e Guilherme Fontes, como Cristal e Tony,  ficou nítida a boa escolha do veterano ator. A química entre eles  foi perfeita e certamente foi um dos ingredientes que contribuíram para o sucesso da novela.
        Pirenópolis, no interior de Goiás, serviu de locação principal para a trama. Foi na pequena cidade que a comunidade Arco da Aliança foi retratada. Pirenópolis a partir de então  ficou conhecida como a cidade onde foi gravada Estrela-Guia.

        A fictícia Arco da Aliança abriga diversos personagens, como a radical Su-Sukham (Mônica Torres), sua filha Sukhi (Fernanda Rodrigues) – cujo sonho é ir para a cidade grande e virar estrela – e o forasteiro Santiago (Sérgio Marone), personagem com poderes paranormais. A comunidade hippie tem como filosofia de vida a união de forças em torno de ideais como a busca da paz, a preservação da vida, a celebração da amizade, do amor e da fraternidade. A harmonia é abalada pela ambiciosa Daphne Aroeira (Lilia Cabral), mulher de Alaor (Sérgio Mamberti), rico fazendeiro e dono da Fazenda da Rainha, vizinha às terras de Jagatah. Daphne cobiça as terras da comunidade ao descobrir que a área esconde uma mina de esmeraldas.


        A Trilha sonora de Estrela-Guia foi lançada em apenas 1 Cd que mesclava músicas nacionais e internacionais. O Cd foi um dos mais vendidos de novelas  até então. A trilha abria com uma versão de “Imagine  na voz do Paulo Ricardo e fechava com “Como Nossos Pais”,  em gravação original da Elis Regina.


        A Trilha incidental  da novela foi produzida pelo Tomaz Lima, conhecido pelo nome artístico de Homem de Bem. Com isso foi lançado o Cd “Mantras e Bhajans de Estrela-Guia”, lançado pela Som Livre no rastro da novela. Foi o próprio Tomaz de Lima que ensinou Sandy  cantar os mantras que Cristal entoava na novela.

        Estrela-Guia marcou a estreia em novelas dos atores Sérgio Marone e Graziela Moretto e a primeira na Globo do Thiago Fragoso.
         A trama comemora 18 anos no próximo dia 12.03, e esse retorno ao Canal Viva a partir de 08 de abril, abrindo um novo horário de novelas  na emissora,  foi uma boa forma de comemorar essa maioridade.
        A Globo havia cogitado a reprise de Estrela-Guia em 2004,  no Vale a Pena Ver de Novo, porém desistiu quando na época a dupla Sandy e Jr não renovou  seu contrato como atores da casa. Entrou então a reprise de CorpoDourado (1998).
        O Figurino hippie da Cristal fez muito sucesso. As saias, batas e bijuterias new hippie ganharam as ruas do Brasil. Assim como o visual estilizado e rebelde da Gisela, a personagem da Thais Fersoza – o cabelo vermelho e as roupas de couro.


        Estrela-Guia  é aquele tipo de novela despretensiosa que  acaba ultrapassando todas as expectativas. Com texto simples e história já tantas vezes contadas, claro que sem o chamariz da Sandy como estrela talvez a novela nem tivesse   sido produzida, mas é justo dizer que  “a novela da Sandy” venceu por seu conjunto da obra. Se a cantora/atriz  chamou o público, o elenco e a história envolvente  conseguiu segurar esse público, o tornando cativo nos três meses que a trama ficou no ar.

Ficha Técnica:

Novela da Autora Ana Maria Moretzsohn
Direção Geral: Denise Saraceni
Elenco:
SANDY – Cristal
GUILHERME FONTES – Tony
CAROLINA FERRAZ – Vanessa
FLORIANO PEIXOTO – Inácio
LÍLIA CABRAL – Dafne
RODRIGO SANTORO – Carlos Charles
THAÍS FERSOZA – Gisela
SÉRGIO MAMBERTI – Alaor Pimenta
ROSAMARIA MURTINHO – Carlota
LUCINHA LINS – Lucrécia
CHRISTINE FERNANDES – Lalá
GABRIEL BRAGA NUNES – Guilherme
SÉRGIO MARONE – Santiago
THIAGO FRAGOSO – Bernardo
EVANDRO MESQUITA – André
ISABELA GARCIA – Luciana
MÔNICA TORRES – Su-Sukhan
NELSON XAVIER – Purunam
FERNANDA RODRIGUES – Sukhi
ANNA CARBATTI – Dominique
MAURÍCIO GONÇALVES – Michael
TARCÍSIO FILHO – Mauro
GRAZIELA MORETTO – Heloísa
FLÁVIA BONATO – Cida
NIZO NETO – Elesbão
CIDA MOREIRA – Castorina
JÚNIOR LIMA – Zeca
MIGUEL MAGNO – Romeu
MARIA POMPEU – Nenzinha
NATÁLIA BARRETO – Priscila
OBERDAN JÚNIOR – Rafael
MARCELO DE FREITAS – Diogo
ALEXANDRE BARBALHO – Felício
as crianças
NETINHO ALVES – Daniel
THIAGO DE LOS REYES – João
RENATA BRAVIN – Maria
e
CLÁUDIO CAPARICA – repórter que entrevista Dafne Pimenta
CLÁUDIA OHANA – Glorinha
LUCIANA GUERRA (dublê de Sandy)
LUCY MAFRA – Tânia (empregada de Vanessa)
MAITÊ PROENÇA – Kalinda (Catherine, mãe de Cristal, mulher de Hanuman)
MARCOS PASQUIM – Edmilson
MARCOS WINTER – Hanuman (Bob, pai de Cristal, marido de Kalinda)
Exibição: 12 de Março à 16 de Junho de 2001
Capítulos: 83

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Carolina Ferraz 
Aberturas Inesquecíveis - Estrela-Guia (2001)
Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Santoro
Meus Personagens Favoritos da Rosamaria Murtinho
Meus Personagens Favoritos do Guilherme Fontes
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr