Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Os personagens duplos que marcaram “Espelho da Vida”



        A trama da Elizabeth Jhin, Espelho da Vida, está em sua reta final e mesmo minguando uma das piores audiências do horário, o que não entendo, é sem dúvidas a melhor já escrita pela autora até então.
        Sempre frisando em  outras vidas, vidas passadas, vidas pós-morte através do espiritismo em suas novelas, Espelho da Vida também tem essa essência, mas com o diferencial de ter contada sua narrativa em dois tempos, mostrando os personagens em suas vidas passadas e reencarnações atuais.
        Mesmo já tendo testado esse tipo de narrativa com maestria  em Além do Tempo (2015), onde a trama mostrava as duas vidas dos personagens,   Espelho da Vida inova ao mostrar  concomitantemente  as encarnações dos personagens,  o que exigiu  muito mais do elenco que teve que viver dois personagens ao mesmo tempo,  e na maioria deles    com perfis totalmente diferentes , o caso do Felipe Camargo (Coronel Eugênio / Américo) e Irene Ravache (Hildegard / Margô).
        Foi exatamente quando o tempo passado de Espelho da Vida começou a tomar conta dos capítulos, que a trama realmente deslanchou, tirando a aura de lentidão que pairou por quase metade da história.
        O brilho e a perícia dos atores vivendo  personagens tão distintos deram credibilidade ao texto e a narrativa,  o público começou a se formar e torcer pela trama.

Júlia / Cris – Vitória Strada 

        Ísis Valverde estava escalada para viver a  protagonista de Espelho da Vida, porém  descobriu que estava grávida e teve que deixar a trama, assim Vitória Strada, recém-saída de Tempode Amar (2017) foi escalada para viver Júlia Castelo e Cris Valênça. Era um risco, afinal de contas mesmo com um trabalho primoroso  anteriormente, Vitória era praticamente estreante e ainda estava muito viva em nossa memória a Maria Vitória, porém o risco valeu a pena. Logo em suas primeiras cenas vivendo as duas personagens que defendeu na trama, Vitória mostrou que já estava pronta sim e conseguiu fazer uma interpretação segura da mocinha da trama nas duas   vidas da personagem. Um show em cena de uma atriz que sabe fazer espetáculo da simplicidade de uma interpretação.


Dora / Isabel – Alinne Moraes

        Alinne Moraes como a  antagonista da trama em nenhum momento ficou em segundo plano. Sua performance como as vilãs Dora / Isabel foi digna de aplausos,  que grande atriz, principalmente vivendo vilãs. Interpretação segura  que em muitos momentos me fez   querer entrar na trama para dar uma jeito nas vilanias da personagem,  a atriz fez um trabalho irrepreensível. Destaque para sua dobradinha com a mãe Grace/Graça  (Patrícia Travassos) e a filha/irmã  Priscila/Teresa (Clara Galinari).


Danilo / Daniel  - Rafael Cardoso

        Rafael Cardoso está há 10 anos ininterruptos no ar e mesmo com  a imagem degastada,  o ator consegue marcar cada novo personagem que vive. Em Espelho da Vida , ele tinha uma tarefa difícil – Viver uma das pontas do principal triângulo amoroso e entrando   na trama mais de 10 capítulos depois, poderia sair perdendo na disputa pela empatia do público com o Alain, do João Vicente Castro. Porém bastou as primeiras cenas do ator como Danilo na primeiro encontro com Júlia, para o Rafael arrematar o público e ganhar sua torcida. A interpretação dupla com maestria, depois que Daniel, a reencarnação do Danilo apareceu,  só confirmou isso. Rafael Cardoso prova em Espelho da Vida , que quando um ator sabe se entregar à um personagem e fazê-lo crescer em cena, esse negócio de “imagem degastada” em trabalhos anteriores  é apenas um mero detalhe – cada personagem é um novo bom personagem é pronto.


Graça / Grace – Patrícya Travassos

        Patrícya Travassos está de volta a Globo depois de 13 anos e não poderia ter voltado em personagens melhores. Sempre fadada a papéis mais cômicos na emissora, Espelho da Vida deu a Patrícya a chance de mostrar uma nova faceta do seu talento – A Grace da vida atual é até parecida com o perfil eternizado pela atriz, mas foi quando a Graça, a reencarnação entrou em cena que o trabalho da Patricya começou a ganhar brilho dentro da história da Elizabeth Jhin. A aura simples da Graça contrastando  com a esotérica da Grace foi o  estopim para uma interpretação irrepreensível  da atriz. Impressionante a transformação da Patrícya na Graça, até o olhar  e o jeito de piscar da atriz muda para deixar o telespectador íntimo da timidez e humildade da personagem, o que torna ainda mais rico o trabalho cênico. É sempre muito bom ver uma atriz saindo da sua zona de conforto e dando um show.


Hildegard / Margô – Irene Ravache

        Irene Ravache já é uma espécie de amuleto nas tramas da Elizabeth Jhin, e em Espelho da Vida não foi diferente. Dá gosto assistir cada cena  da atriz por mais simples que seja, a Margô de tão simples, ou por isso mesmo,  é uma personagem espetacular, e a Irene no auge dos seus 74 anos, é uma expert em fazer esse tipo. Porém  na metade da trama fomos presenteados com a vida passada da Margô, a exuberante Hildegard, um literal contraponto da outra.  Ai a Irene mais uma vez transforma a novela em seu palco nos brindando com duas personagens totalmente diferentes e igualmente bem interpretadas.

  
Cel. Eugênio Castelo / Américo – Felipe Camargo

        Felipe Camargo é outro ator em ótima forma dentro da narrativa de Espelho da Vida. Se o Américo vai redimir ou não os pecados do Cel. Eugênio, isso ainda é uma incógnita, mas o fato é que os personagens nas cronologias diferentes da trama deram um outro status ao trabalho do Felipe Camargo, que precisava desse novo fôlego. Se alguém tinha alguma dúvida que ele é um dos grandes atores da sua geração, o trabalho impecável na trama das seis é uma prova disso.


Albertina Castelo / Guardião do Castelão – Suzana Faini

        Suzana Faini outra grande  veterana que ganhou uma ótima personagem na trama. Aliás essa escalação de atrizes veteranas em bons papéis também é uma marca registrada da autora Elizabeth Jhin. Suzana Faini  começou Espelho da Vida como a figura enigmática da  Guardiã da casa  onde Júlia (Vitória Strada) fazia a passagem para outra vida. No decorrer da trama é revelado que a Guardiã na verdade está morta e trata-se da avó de Júlia, que ainda vaga pagando por um grande pecado de outras reencarnações. Será que ela matou a Júlia? Enfim   Suzana Faini vai terminar a trama marcada por um ótimo trabalho no auge dos seus 86 anos de vida e quase 50 de carreira.


Piedade / Ana  - Júlia Lemmertz

        Sensibilidade e perícia são as principais características do trabalho da Júlia Lemmertz, que a meu ver é uma atriz camaleônica, se transformando nos mais variados tipos de personagem. A Piedade e a Ana, suas duas personagens em Espelho da Vida,  são  mais uma prova disso. A Mãe sensível da protagonista nas duas vidas deu um vasão para a Júlia apresentar tudo que ela pode fazer em cena com uma personagem simples e humana  enriquecendo ainda mais o texto da Elizabeth.


Madre Joana / Gentil – Ana Lúcia Torre

        Elogiar Ana Lúcia Torre em cena é chover no molhado. Seja fazendo drama ou humor ela é sempre um espetáculo. Em Espelho da Vida a Gentil, que de gentil nada tem, cativou o público logo em suas primeiras cenas com as tiradas nada discreta e sempre bem sinceras. Sua personagem em 1930 demorou aparecer, mas  a Madre Joana veio quando socorreu Danilo (Rafael Cardoso), depois de espancado por Augusto (João Vicente Castro). Com a inserção da nova personagem tivemos o contraponto da Ana Lúcia, vivendo, assim como Irene Ravache, magistralmente duas personagens totalmente diferentes.


Gustavo / Alain  - João Vicente de  Castro

        Confesso que não engoli inicialmente o João Vicente de Castro como o Alain, principalmente depois que o Danilo (Rafael Cardoso), aparece na outra vida da Cris (Vitória Strada). Faltava força na interpretação do ator para viver o protagonista da trama, e a química entre a Vitória Strada e Rafael Cardoso também enfraqueceu muito o Alain.  Mas também confesso que ao vê-lo  na versão de 1930, como o vilão Gustavo Bruno,  o Marquês de Torga, a interpretação do ator ficou sem dúvidas mais digestiva. Com uma bagagem de humor como um dos fundadores do Porta dos Fundos e uma experiência em novelas Rock Story (2016), Espelho da Vida sem dúvidas exigiu muito  do ator,  que vai sair da trama galgado por um bom e bem construído  personagem.

Veja Também: 
Aberturas das Novelas da Elizabeth Jhin 
Meus personagens Favoritos do Rafael Cardoso
Meus Personagens Favoritos da Alinne Moraes
Meus Persoangens Favoritos da Irene Ravache
Meus Personagens Favoritos da Suzana Faini
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Raia

           Atriz, bailarina , cantora   e um furacão em forma de mulher ! Tudo isso é Cláudia Raia , a Lívia de Salve Jorge   novela da autora Glória Perez. Cláudia que estreou no programa “ Viva o Gordo ”    usando de toda a sua sensualidade,     logo foi mostrando talento e mesmo continuando dando vida a mulheres   sensualíssimas, a atriz conquistou o posto de um das grandes atrizes brasileiras.         Seu atual papel, a anunciada grande vilã de Salve Jorge Lívia Marini, acabou não agradando ao grande público, que não gostou do tom engessado dado à personagem, mas a Cláudia Raia já nos brindou com tantos outros personagens , que nós a perdoamos pela Lívia.         Vamos lembrar o Top 10 dessa atriz completa : 10º. Tancinha de Sassaricando (1987) Foto : mariaclaudiaraia.blogspot.com            Não é segredo para ninguém que o autor Silvio de Abreu é um dos fãs mais árduos   e declarados de Cláudia Raia . Os melhores papéis da atriz foram em novelas suas, só o