Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Os personagens duplos que marcaram “Espelho da Vida”



        A trama da Elizabeth Jhin, Espelho da Vida, está em sua reta final e mesmo minguando uma das piores audiências do horário, o que não entendo, é sem dúvidas a melhor já escrita pela autora até então.
        Sempre frisando em  outras vidas, vidas passadas, vidas pós-morte através do espiritismo em suas novelas, Espelho da Vida também tem essa essência, mas com o diferencial de ter contada sua narrativa em dois tempos, mostrando os personagens em suas vidas passadas e reencarnações atuais.
        Mesmo já tendo testado esse tipo de narrativa com maestria  em Além do Tempo (2015), onde a trama mostrava as duas vidas dos personagens,   Espelho da Vida inova ao mostrar  concomitantemente  as encarnações dos personagens,  o que exigiu  muito mais do elenco que teve que viver dois personagens ao mesmo tempo,  e na maioria deles    com perfis totalmente diferentes , o caso do Felipe Camargo (Coronel Eugênio / Américo) e Irene Ravache (Hildegard / Margô).
        Foi exatamente quando o tempo passado de Espelho da Vida começou a tomar conta dos capítulos, que a trama realmente deslanchou, tirando a aura de lentidão que pairou por quase metade da história.
        O brilho e a perícia dos atores vivendo  personagens tão distintos deram credibilidade ao texto e a narrativa,  o público começou a se formar e torcer pela trama.

Júlia / Cris – Vitória Strada 

        Ísis Valverde estava escalada para viver a  protagonista de Espelho da Vida, porém  descobriu que estava grávida e teve que deixar a trama, assim Vitória Strada, recém-saída de Tempode Amar (2017) foi escalada para viver Júlia Castelo e Cris Valênça. Era um risco, afinal de contas mesmo com um trabalho primoroso  anteriormente, Vitória era praticamente estreante e ainda estava muito viva em nossa memória a Maria Vitória, porém o risco valeu a pena. Logo em suas primeiras cenas vivendo as duas personagens que defendeu na trama, Vitória mostrou que já estava pronta sim e conseguiu fazer uma interpretação segura da mocinha da trama nas duas   vidas da personagem. Um show em cena de uma atriz que sabe fazer espetáculo da simplicidade de uma interpretação.


Dora / Isabel – Alinne Moraes

        Alinne Moraes como a  antagonista da trama em nenhum momento ficou em segundo plano. Sua performance como as vilãs Dora / Isabel foi digna de aplausos,  que grande atriz, principalmente vivendo vilãs. Interpretação segura  que em muitos momentos me fez   querer entrar na trama para dar uma jeito nas vilanias da personagem,  a atriz fez um trabalho irrepreensível. Destaque para sua dobradinha com a mãe Grace/Graça  (Patrícia Travassos) e a filha/irmã  Priscila/Teresa (Clara Galinari).


Danilo / Daniel  - Rafael Cardoso

        Rafael Cardoso está há 10 anos ininterruptos no ar e mesmo com  a imagem degastada,  o ator consegue marcar cada novo personagem que vive. Em Espelho da Vida , ele tinha uma tarefa difícil – Viver uma das pontas do principal triângulo amoroso e entrando   na trama mais de 10 capítulos depois, poderia sair perdendo na disputa pela empatia do público com o Alain, do João Vicente Castro. Porém bastou as primeiras cenas do ator como Danilo na primeiro encontro com Júlia, para o Rafael arrematar o público e ganhar sua torcida. A interpretação dupla com maestria, depois que Daniel, a reencarnação do Danilo apareceu,  só confirmou isso. Rafael Cardoso prova em Espelho da Vida , que quando um ator sabe se entregar à um personagem e fazê-lo crescer em cena, esse negócio de “imagem degastada” em trabalhos anteriores  é apenas um mero detalhe – cada personagem é um novo bom personagem é pronto.


Graça / Grace – Patrícya Travassos

        Patrícya Travassos está de volta a Globo depois de 13 anos e não poderia ter voltado em personagens melhores. Sempre fadada a papéis mais cômicos na emissora, Espelho da Vida deu a Patrícya a chance de mostrar uma nova faceta do seu talento – A Grace da vida atual é até parecida com o perfil eternizado pela atriz, mas foi quando a Graça, a reencarnação entrou em cena que o trabalho da Patricya começou a ganhar brilho dentro da história da Elizabeth Jhin. A aura simples da Graça contrastando  com a esotérica da Grace foi o  estopim para uma interpretação irrepreensível  da atriz. Impressionante a transformação da Patrícya na Graça, até o olhar  e o jeito de piscar da atriz muda para deixar o telespectador íntimo da timidez e humildade da personagem, o que torna ainda mais rico o trabalho cênico. É sempre muito bom ver uma atriz saindo da sua zona de conforto e dando um show.


Hildegard / Margô – Irene Ravache

        Irene Ravache já é uma espécie de amuleto nas tramas da Elizabeth Jhin, e em Espelho da Vida não foi diferente. Dá gosto assistir cada cena  da atriz por mais simples que seja, a Margô de tão simples, ou por isso mesmo,  é uma personagem espetacular, e a Irene no auge dos seus 74 anos, é uma expert em fazer esse tipo. Porém  na metade da trama fomos presenteados com a vida passada da Margô, a exuberante Hildegard, um literal contraponto da outra.  Ai a Irene mais uma vez transforma a novela em seu palco nos brindando com duas personagens totalmente diferentes e igualmente bem interpretadas.

  
Cel. Eugênio Castelo / Américo – Felipe Camargo

        Felipe Camargo é outro ator em ótima forma dentro da narrativa de Espelho da Vida. Se o Américo vai redimir ou não os pecados do Cel. Eugênio, isso ainda é uma incógnita, mas o fato é que os personagens nas cronologias diferentes da trama deram um outro status ao trabalho do Felipe Camargo, que precisava desse novo fôlego. Se alguém tinha alguma dúvida que ele é um dos grandes atores da sua geração, o trabalho impecável na trama das seis é uma prova disso.


Albertina Castelo / Guardião do Castelão – Suzana Faini

        Suzana Faini outra grande  veterana que ganhou uma ótima personagem na trama. Aliás essa escalação de atrizes veteranas em bons papéis também é uma marca registrada da autora Elizabeth Jhin. Suzana Faini  começou Espelho da Vida como a figura enigmática da  Guardiã da casa  onde Júlia (Vitória Strada) fazia a passagem para outra vida. No decorrer da trama é revelado que a Guardiã na verdade está morta e trata-se da avó de Júlia, que ainda vaga pagando por um grande pecado de outras reencarnações. Será que ela matou a Júlia? Enfim   Suzana Faini vai terminar a trama marcada por um ótimo trabalho no auge dos seus 86 anos de vida e quase 50 de carreira.


Piedade / Ana  - Júlia Lemmertz

        Sensibilidade e perícia são as principais características do trabalho da Júlia Lemmertz, que a meu ver é uma atriz camaleônica, se transformando nos mais variados tipos de personagem. A Piedade e a Ana, suas duas personagens em Espelho da Vida,  são  mais uma prova disso. A Mãe sensível da protagonista nas duas vidas deu um vasão para a Júlia apresentar tudo que ela pode fazer em cena com uma personagem simples e humana  enriquecendo ainda mais o texto da Elizabeth.


Madre Joana / Gentil – Ana Lúcia Torre

        Elogiar Ana Lúcia Torre em cena é chover no molhado. Seja fazendo drama ou humor ela é sempre um espetáculo. Em Espelho da Vida a Gentil, que de gentil nada tem, cativou o público logo em suas primeiras cenas com as tiradas nada discreta e sempre bem sinceras. Sua personagem em 1930 demorou aparecer, mas  a Madre Joana veio quando socorreu Danilo (Rafael Cardoso), depois de espancado por Augusto (João Vicente Castro). Com a inserção da nova personagem tivemos o contraponto da Ana Lúcia, vivendo, assim como Irene Ravache, magistralmente duas personagens totalmente diferentes.


Gustavo / Alain  - João Vicente de  Castro

        Confesso que não engoli inicialmente o João Vicente de Castro como o Alain, principalmente depois que o Danilo (Rafael Cardoso), aparece na outra vida da Cris (Vitória Strada). Faltava força na interpretação do ator para viver o protagonista da trama, e a química entre a Vitória Strada e Rafael Cardoso também enfraqueceu muito o Alain.  Mas também confesso que ao vê-lo  na versão de 1930, como o vilão Gustavo Bruno,  o Marquês de Torga, a interpretação do ator ficou sem dúvidas mais digestiva. Com uma bagagem de humor como um dos fundadores do Porta dos Fundos e uma experiência em novelas Rock Story (2016), Espelho da Vida sem dúvidas exigiu muito  do ator,  que vai sair da trama galgado por um bom e bem construído  personagem.

Veja Também: 
Aberturas das Novelas da Elizabeth Jhin 
Meus personagens Favoritos do Rafael Cardoso
Meus Personagens Favoritos da Alinne Moraes
Meus Persoangens Favoritos da Irene Ravache
Meus Personagens Favoritos da Suzana Faini
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa