Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Estrela-Guia (2001)



        No próximo mês (abril) , Estrela-Guia, a novela da Sandy, da autora Ana Maria Moretzsohn, está de volta  à Tv em um novo horário de novelas no Viva.
        A trama curta que foi idealizada especialmente para ser protagonizada pela Sandy, devido o grande sucesso que a dupla atingiu naquele final da década de 90, acabou se tornando um relativo sucesso de público e crítica.
        Para comemorar essa volta que tal relembrarmos a trilha da trama. Estrela-Guia rendeu um CD com músicas nacionais e internacionais abrindo  e fechando com dois clássicos:  Imagine”  do John Lennon  regravada pelo Paulo Ricardo especialmente para a trama, e “Como Nossos Pais” do Belchior,  imortalizada na voz da Elis Regina.
        Curiosamente a Sandy não cantou nenhuma das músicas  da trilha,  para não dizer  que a dupla passou em branco, Junior regravou “Enrosca” que entrou como tema do Bernardo (Thiago Fragoso).


        O Cd de Estrela-Guia é uma das trilhas mais vendidas lançadas neste formato até então, e mesmo dentro de uma novela curta, foi muito bem executada.
        Então vamos ao faixa a faixa:

“Imagine”
Intérprete: Paulo Ricardo
Compositor: John Lennon

        Paulo Ricardo regravou o clássico do John Lennon especialmente para a abertura da novela – “Imagine” casava direitinho com a aura hippie da trama ambientando o telespectador   desde então à história.

“Por Um Triz”
Intérprete: Lulo Scroback
Compositor: Rodrigo Pitta

        Gisela, a jovem rebelde de cabelos vermelhos transformou Thaís Fersoza na grande revelação  de Estrela-Guia,  e ganhou como tema “Por um Triz  na voz do Lulo Scroback. O intérprete da música não ganhou muita notoriedade na época da trama, seu nome acabou ganhando projeção um ano depois quando integrou o elenco da terceira temporada da Casa dos Artistas, do SBT, sendo o primeiro eliminado do reality. 


“Just The Way You Are”
Intérprete: Barry White
Compositor: Billy Joel

        “Just The Way You Are” na voz irrepreensível do Barry Withe embalou as vilanias da bela Vanessa, a personagem vivida pela Carolina Ferraz. É a primeira faixa internacional do CD. A Música dois anos depois abria o CD internacional da novela Celebridade (2003), do Gilberto Braga, numa gravação da Diana Krall e tema da personagem Beatriz (Déborah Evelyn).


“Cristal”
Intérprete: Itamara Koorax
Compositores: Dudu Falcão, Ary Sperling e Ana Maria Moretzsohn

        A Cristal ganhou uma música composta especialmente para a personagem. A música foi composta pela  autora da trama, Dudu Falcão e Ary Sperling , “Cristal” foi gravada pela voz apaixonante da Itamara Koorax.

“Enrosca”
Intérprete: Junior
Compositor: Guilherme Lamounier

        Thiago Fragoso  deu vida na trama de Estrela-Guia ao personagem Bernardo, que ganhou como tema “Enrosca”, interpretada pelo Junior. A Música de autoria do Guilherme Lamounier  já havia integrado da trilha da novela Locomotivas (1976), do Cassiano Gabus Mendes, como tema da Patrícia (Elizangela).


“Oye Como Vá”
Intérprete: Santana
Compositor: Tito Puente

        Lalá e Guilherme, os personagens da Christine Fernandes e Gabriel Braga Nunes, aprontaram muito dentro de Estrela-Guia, até terminarem  como um casal.  Para acompanhar a dupla/casal  veio mais um tema internacional – “Oye Como Vá” na voz da Santana. A Música já havia integrado a trilha internacional da novela Tropicaliente (1994), como tema dos personagens Pessoa (Guga Coelho) e Adrenalina (Natália Lage).


“Quase Nada”
Intérprete: Zeca Baleiro
Compositores: Zeca Baleiro e Alice Ruiz

        Sérgio Marone, antes de virar o Ramsés de Os Dez Mandamentos (2015)  ou a Besta  do Apocalipse (2017), estreava na trama de Estrela-Guia  como o misterioso Santiago. O personagem ganhou como tema um dos clássicos do Zeca Baleiro, “Quase Nada”  que virou uma espécie de carro-chefe do disco “Liricas” que o cantor lançara em 2000. 


“Rebelião”
Intérpretes: Skank com participação especial Andreas Kisser
Compositores: Samuel Rosa e Chico Amaral

        Rebelião” do Skank, integrante do quinto disco de estúdio da Banda, era o tema do Carlos Charles, o bad boy vivido na trama pelo Rodrigo Santoro.


“Um Girassol da Cor dos Seus Cabelos”
Intérprete: Claudia Ohana
Compositor: Lô Borges e Márcio Borges

        Claudia Ohana não integrou o elenco de Estrela-Guia mais estava na trilha com “Um Girassol da Cor dos Seus Cabelos”, composição da dupla Lô e Márcio Borges, o tema da personagem Sukhi, vivida pela Fernanda Rodrigues.


“Father And Son”
Intérprete e Compositores: Cat Stevens

        TarcísioFilho e Graziella Moretto (que estreava na trama), viveram o casal Mauro e Heloísa. Pais de três filhos,  tentavam  conciliar a vida a dois com a criação conturbada dos rebentos. Como tema romântico a dupla ganhou uma das músicas internacionais que integravam o CD – “Fhater And Son” do Cat Stevens.


“Pout Pourri – Bailão de Peão / Na Aba do Meu Chapéu”
Compositores: Maria da Paz e Nino



        O Estilo country esteve presente na trilha com  esse  clássico pout pourri da Chitãozinho e Xororó. A música era tema da dupla de amantes Alor e Dafne, vividos pelo Floriano Peixoto e a Lília Cabral.

“Vieste”
Intérprete: Lenine
Compositor: Vitor Martins e Ivan Lins

           Outro clássico que integrou a trilha de Estrela-Guia , “Vieste” na voz do Lenine, já havia sido tema de outra novela. Em 1993, na versão original gravada pelo Ivan Lins,  foi o tema do Lucas, o protagonista de Sonho Meu, vivido pelo Leonardo Vieira. Em Estrela-Guia a música foi tema do protagonista Tony, vivido Guilherme Fontes.


“Vámo Embolando”
Intérprete: Banda Beijo
Compositores: Tenison Del Rey e Paulo Vascon

        Em 2000, a Banda Beijo liderada pela Gil estava no auge do sucesso com seu axé music. Com isso emplacou uma de suas músicas como tema de Estrela-Guia. A música foi o tema da dupla impagável Lucrécia e Carlota, vividas pela Lucinha Lins e a Rosamaria Murtinho.


“La em Mauá”
Intérprete: P.O. Box
Compositores: Casinho Terra e Renato Terra

        Para os que não vão lembrar, P.O Box   era um grupo musical de Goiânia formado em 1997, e que estouraram em 2000 com o hit “Papo de Jacaré”, que inclusive foi muito executado até  no Japão. No ano seguinte o grupo emprestou sua voz para “Lá em Mauá  que na trilha de Estrela-Guia foi o tema dos personagens André e Luciana, vividos pela Evandro Mesquita e a Isabela Garcia.


“Amor de Índio”
Intérprete: Roupa Nova
Compositor: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

        A história de amor  de Cristal e Tony, conquistou o Brasil, que se apaixonou igualmente pelo casal. Para embalar o romance entrou Roupa Nova na trilha com “Amor de Índio” um dos hits da Banda e que,  como vários outros,  marcou   mais um sucesso em trilhas de novelas.


“Retiens La Nuit”
Intérprete: Johnny Holliday
Compositor: Garvarentz e Charles Aznavour

       
        Retiens La Nuit”, obra  prima de Garvarentz e Charles Aznavour, interpretado magistralmente por Johnny Holliday, foi outro tema internacional a abrilhantar o cd da trama. A Música foi  tema dos personagens Dominique e Michael, vividos pela Ana Carbarti e Maurício Gonçalves.


“Vem Pra Mim”
Intérpretes: 6L6
Compositor: R. Gibb, M. Gibb, B. Gibb e Carlos Colla

        6L6 era uma boy band lançada no início dos anos 2000. A Banda gravou apenas um CD e foi dele que saiu “Vem pra Mim”, penúltima  música do CD de Estrela-Guia.

“Como Nossos Pais”
Intérprete: Elis Regina
Compositor: Belchior

        Como Nossos Pais” na voz da Elis Regina, emoldurava a trama de Estrela-Guia fechando o CD.  Mais um clássico que abrilhantava a trilha, a música do Belchior que marcou uma época, também marcou o CD como tema do núcleo dos hippies de Jagatah.



        Estrela-Guia ainda rendeu uma trilha complementar  - Mantras e Bhajans – Tomaz  Lima (Homem de Bem),  com alguns dos Mantras entoados na trama, inclusive alguns pela própria Sandy.

Veja Também: 
Aberturas Inesquecíveis   -Estrela Guia (2001)

Novelas Inesquecíveis - Estrela Guia (2001)
e10blog
No Tema e na Trilha 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa 

Comentários

  1. Claudia Ohana participou de Estrela Guia, fez uma participação especial. Uma evangélica, mãe do personagem do Thiago Fragoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...